Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela – dia 10

Começamos o dia visitando com mais atenção Marialva, que é uma das 12 Aldeias Históricas. Esta aldeia toda de pedra, com cerca de 40 habitantes e isolada no topo de uma colina, mantém seu imponente castelo e muros medievais, totalmente “perdida” no tempo. A parte curiosa foi pegar a chave do castelo e ir abrí-lo, visto que hoje era feriado.

Depois fomos para Belmonte, lugar que tem um elo especial com o Brasil, já que foi lá que nasceu Pedro Álvares Cabral. O castelo que pertencia à sua família ainda está lá, sendo sua principal atração turística, além do Museu dos Descobrimentos, totalmente interativo e que pode ser uma ótima visita para qualquer idade.

Castelo de Marialva

Marialva

Almoçamos no Restaurante Pousada do Convento de Belmonte, com pratos preparados por um chef brasileiro, o Valdir Lupave, que serviu algumas delícias à base de cogumelos.

Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de PortugalBelmonte

Nossa viagem está chegando ao fim, mas ainda faltava um lugar para irmos: a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal. Se ainda fosse inverno, seria possível esquiar ou brincar de esqui-bunda, mas ainda sim, a serra é sempre uma boa pedida, tando para viagens românticas, quanto em família ou com amigos. De noite, ficamos na Casa das Penhas Douradas, para poder curtir o clima geladinho da serra e a linda vista.

Roteiro de 10 dias por Portugal

E amanhã é hora de partir para Lisboa, onde teremos algumas horinhas. Como a maior parte da galerinha que está comigo nunca esteve em Portugal, vou fazer um tour express pela cidade, do mesmo tipo que escrevi no post “uma tarde em Lisboa”. Não é o ideal, mas pelo menos dá para se ficar com uma ideia da capital portuguesa.

Gostou de me acompanhar nesta aventura?! Aguarde em breve posts mais detalhados desses lindos lugares por onde passei.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Viajamos desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

Descubra Portugal - logo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Estivemos em Portugal há um ano quando fizemos de Lisboa e seus arredores ao Porto e seus arredores de carro, seguindo as dicas da querida amiga de longa data, Ana Catarina. Mas, ficou a vontade de voltar. Bom isso, não?
    Voltamos recentemente de lá, numa nova viagem de carro, agora de Madri a Santiago de Compostela, passando pelas aldeias históricas, seguindo, de novo, as dicas da amiga.
    Não estava no roteiro a subida da Serra da Estrela, mas, não resistimos. Subimos a montanha e, apesar de enxugar um pouco a permanência em algumas aldeias, não nos arrependemos e, mesmo estando no verão onde a neve é exuberante no inverno, a cada curva da estrada nos surpreendíamos com o belo visual da paisagem a perder de vista.

  2. Olá Ana Catarina. Vou para Portugal de 23 a 31/01/2017. Tenho lido seus posts. Gostaria de ir a Lisboa, Sintra, Óbidos, Alcobaça, Batalha, Coimbra e Serra da Estrela. Estou com dificuldades para encontrar transporte, visto que não desejo alugar um carro. E possível se deslocar de trem ou ônibus? E seguro compartilhar carro ? https://www.blablacar.pt/

  3. Ana,

    Adorei o seu relato de 10 dias e pretendo fazer este roteiro um pouco mais estendido, descendo até Óbidos, Lisboa e Évora. A minha dúvida é a seguinte: Com relação a questão da bagagem, naturalmente, em muitos desses locais você deixava a bagagem dentro do carro enquanto explorava a cidade. É seguro?? Tenho um amigo que teve o carro arrombado em Coimbra. Você teve alguma experiência negativa?

    • Casos desses são muito raros, afinal, Portugal é um dos países mais seguros do mundo. O que pode fazer é o mesmo que faria no Brasil: evitar expor a bagagem e estacionar em lugares mais visíveis e seguros. Eu nunca passei por isso e nem conheço ninguém que tenha passado. Boa viagem!

  4. JA ESTIVEMOS EM PORTUGAL TRES VEZES, PORÉM DESTA VEZ, IREMOS EU E MEU MARIDO, COM MINHA FILHA, GENRO E NETOS. CHEGAREMOS POR LISBOA E PARTIREMOS VIA PORTO. PRETENDEMOS SEGUIR O SEU ROTEIRO. PERÍODO DE NOSSA VIAGEM DE 28/6 A 27/07.
    DEPOIS TE DAREI UM RETORNO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here