Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Santar, Viseu e Marialva – dia 9

Logo após o café da manhã fizemos uma visita à propriedade do Hotel  Casa da Ínsua e em seguida, babem, participamos de um workshop sobre Queijo da Serra da Estrela. Bom, confesso que não sou fã de queijos, mas este é um dos queridinhos das pessoas que apreciam.

Já quase na hora do almoço seguimos para Santar, o coração da região vínica do Dão. Lá fizemos a visita à Casa de Santar, um casarão muito parecido com os que existem nas fazendas brasileiras da época de ouro do café e almoçamos no Paço dos Cunhas de Santar, uma propriedade do início do século XVII, que fica na mesma localidade. Deu até vontade de cochilar em seguida, tamanha a satisfação pós almoço.

Queijo da Searra da Estrela

Santar

Mas como turista que é turista não “perde” a tarde dormindo, lá fomos nós para uma visita ao centro histórico de Viseu, cidade que fica a pouco mais de 15 minutos de distância. Capital da Beira Alta, Viseu também tem suas ruelas de pedra e becos medievais,  por onde se “perder” é melhor pedida.Viseu

Depois partimos em direção à  Aldeia Histórica de Marialva, considerada uma das mais bonitas do país, dominada por um grande castelo do século XII, que confere ao lugar um certo ar assombrado. Sobre ela escreveu José Saramago: “(…) é este conjunto de edificações em ruína, o elo misterioso que as liga à memória presente dos que viveram aqui, que subitamente comove o viajante, lhe aperta a garganta e faz subir lágrimas aos olhos.”

Marialva, no Vale do Côa, é de fato bem pitoresca e é lá que está localizada a hospedagem mais sofisticada da região, a Casas do Côro, que respeita na parte externa o espírito rústico do lugar, mas possui um interior requintado. O lugar é mágico, uma verdadeira viagem no tempo!Casas do Côro

Por lá mesmo jantamos e não poderíamos ter vivido experiência melhor.

Amanhã faremos um passeio pelo aldeia e castelo, então, poderei postar aqui um fotos desse lugarzinho “perdido” no tempo.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo.jpg

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Lugar lindo! E eu adoro queijo rsrsr Acompanhando sua viagem por essas terras que tanto amo (e que falta conhecer mais)
    Abçs de viajante

  2. aNA, ADOREI SUA VIAGEM SERA QUE VC PODERIA ENVIAR O ROTEIRO COMPLETO? NAO ACHEI, E QUERIA COPIAR IGUALZINHO! OBRIGADA
    bJS Debora

    • O roteiros está por dia. É só seguir a sequência. Aqui é o dia 9, volte os posts da categoria Portugal, que poderá ler todos. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here