Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Coimbra e Vista Alegre – dia 8

Como Coimbra é a minha cidade natal, não podia passar por aqui sem dar um alô para a família, então, acordei bem cedinho e fui tomar o café em casa e só depois fui me encontrar com os meus companheiros de viagem. Confesso que foi meio estranho fazer turismo aqui, cidade que conheço como a palma da minha mão, mas como adoro Coimbra, foi legal poder mostrar um pouquinho dela para os blogueiros que estão me acompanhando nesta viagem.

Começamos pela Faculdade de Direito é o local mais visitado e fotografado, e lá do final do seu imenso pátio, há uma boa vista para o rio e parte da cidade. Não deixem de conhecer a Biblioteca Joanina, que é uma das mais bonitas que já vi na vida e que tem em seu subsolo a antiga prisão acadêmica. Infelizmente a biblioteca não pode ser fotografada.

Vista da Universidade

Universidade de Coimbra

Fizemos a visita à vários ambientes da Universidade e depois fomos recebidos numa sala privada pelo vice diretor da biblioteca, que separou algumas obras raras da relação do Brasil e Portugal para nos mostrar, como por exemplo, um documento assinado por José Bonifácio e o primeiro livro impresso no Brasil.Obras raras

Depois descemos o famoso quebra-costas (imagina o porquê desse nome?!) em direção à Baixa, passando por algumas repúblicas de estudantes, até atravessarmos o Arco da Almedina. Para a despedida da cidade, almoçamos numa parte nova, o Parque Verde do Mondego, no “A Portuguesa”.

Coimbra tem muitas outras coisas para ver, que infelizmente em apenas meio dia não somos capazes de visitar, então, se você tiver mais tempo, dedique à cidade, principalmente por aqueles recantos que fogem da rota turística tradicional.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Fomos em seguida fazer uma visita à fábrica de porcelana da Vista Alegre (considerada uma das melhores do mundo) em Ílhavo, onde estivemos ontem, mas como era domingo, estava fechada.  Além da fábrica em si, onde podemos ver todo o processo de fabricação das peças, há ainda um museu e um teatro datado de 1851, e claro, como não podia deixar de ser, uma tentadora loja com as porcelanas da marca, onde já fiz umas comprinhas. Poder ver o modo tão artesanal como as peças são feitas é incrível e nos ajuda a entender o valor dessas peças.IMG_0279Vista Alegre

A nossa noite hoje foi em Penalva do Castelo, já próximo à Viseu, na Casa da Ìnsua, um 5 estrelas que posui um imponente edifício solarengo de estilo barroco. Uma curiosidade sobre o local, é que ele possui um acervo riquíssimo relativo ao Brasil setecentista. Jantamos por aqui e já estamos animados com algumas atividades que iremos ter amanhã, como fazer o Queijo da Serra. Depois eu conto como é meter a mão na massa, ou melhor, no queijo.Casa da Ínsua

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo.jpg

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito do blog!! e queria deixar uma dica:
    Nunca vi qualquer informação sobre os Açores, estive no Arquipélago dos Açores recentemente, que é composto por 9 ilhas pertencente a Portugal , é um lugar mágico com paisagens maravilhosas e exoticas, as opções vão desde de esportes radicais, observação de baleias, surf, visita a vulcões e até mesmo descanso.
    Conheço muitos lugares e esse me encantou por ser tão diferente e ao mesmo tempo tão desconhecido.

  2. Gostei muito do blog!! e queria deixar uma dica:
    Nunca vi qualquer informação sobre os Açores, estive no Arquipélago dos Açores recentemente, que é composto por 9 ilhas pertencente a Portugal , é um lugar mágico com paisagens maravilhosas e exoticas, as opções vão desde de esportes radicais, observação de baleias, surf, visita a vulcões e até mesmo descanso.
    Conheço muitos lugares e esse me encantou por ser tão diferente e ao mesmo tempo tão desconhecido.

    • Oi Anni! Eu nunca estive lá, então, não posso publicar nada, pois só escrevo de onde já fui, ok?!

  3. Oi Ana, entre os dias 262 e 013 do ano que vem estarei visitando Nazaré, Alcobaça, Batalha, Coimbra e Aveiro. Você acha que as visitas aos pontos turísticos podem ficar prejudicadas devido ao feriado de carnaval?

  4. Oi Ana, entre os dias 262 e 013 do ano que vem estarei visitando Nazaré, Alcobaça, Batalha, Coimbra e Aveiro. Você acha que as visitas aos pontos turísticos podem ficar prejudicadas devido ao feriado de carnaval?

    • Não existe feriado de carnaval em Portugal, rsrsrs. No máximo na terça algumas coisas possam fechar, nos demais dias, vida normal. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here