Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 10/02/2020

O Parque Natural da Peneda-Gerês fica bem ao Norte de Portugal, na fronteira com a Espanha. Um local de natureza exuberante e grandes rios, como o Rio Lima e o Rio Cávado.

A partir de Braga, é um passeio imperdível para quem gosta de natureza, história e aventura.

Local perfeito para continuarmos o nosso Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal.

Então, depois de passarmos pelo Porto, pelo Vale do Douro, Guimarães e Braga, chegamos agora a esta beleza. Vamos ver como foi o nosso quinto dia.

Parque Natural da Peneda-Gerês

Com 703 km², o parque tem vales, montanhas, florestas, pastagens, cachoeiras… é um ecossistema riquíssimo. Há muita fauna e flora na região, alguns endêmicos (ou seja, que só ocorrem naquele local), como é o caso do lírio do Gerês, que só existe em uma pequena parte da serra do Gerês.

peneda geres - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5

É interessante saber que ele foi o primeiro parque nacional de Portugal, fundado em 1971, servindo de exemplo para a criação dos outros.

ParqueGers - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5

Dentro da área de Peneda-Gerês existem ainda dezenas de aldeias de pedra que sofreram poucas mudanças com o passar dos séculos: uma verdadeira viagem no tempo. Além de monumentos megalíticos espalhados pela serra da Peneda e do Gerês.

IMG 9367 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5

Nosso almoço não poderia ter sido melhor, no Aquafalls Hotel, em São Miguel da Caniçada (Vieira do Minho). Ele possui uma vista espetacular sobre o rio Cávado, além de ser em si um lugar muito bonito, seguindo uma decoração clean e sofisticada.

IMG 9438 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5

RestauranteGers - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5

Diverlanhoso

Depois do almoço fomos para o Diverlanhoso, um dos maiores parques de aventura da Europa, com 170 hectares de espaço verde.

Lá as pessoas podem escolher uma das muitas atividades oferecidas: tirolesa, canoagem, escalada, kartcroos, pontes suspensas e outras. Não faltam opções! As minhas escolhas foram a tirolesa e o circuito de pontes suspensas. Aventura e adrenalina purinhas!

Diverlanhoso - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5

Na volta, entre o Peneda-Gerês e Braga, há um mosteiro do século XII que hoje foi transformado na Pousada de Amares.

Apesar de ter sido todo restaurado, a arquitetura original foi respeitada, preservando ainda algumas partes em “ruínas”. O lugar é inspirador e foi lá que tivemos o nosso jantar de despedida do extremo norte de Portugal.

Restaurante - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5

Nosso dia foi puxado, cheio de aventuras e de natureza, gostou?

Não deixe de ver também o que fizemos nos outros dias:

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo2 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês - dia 5

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *