Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Guimarães e Braga – dia 4

Continuamos o nosso roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal e hoje vamos a Guimarães e Braga.

Quem está nos acompanhando viu que já passamos pelo Porto – os dois primeiros dias – e passeamos de barco, no terceiro dia, pelo Vale do Douro.

Nós já vimos paisagens incríveis e tomamos vinho do Porto. Mas ainda há muito mais a descobrir!

Quer saber o que eu fiz em Portugal hoje?!

Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)

Roteiro por Guimarães e Braga

Bom, de manhã cedo nos despedimos do Porto e partimos rumo à Guimarães, que fica a mais ou menos 40 minutos de distância, no sentido norte.

Guimarães

Assim como o Vale do Douro, a cidade de Guimarães também foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, por ser o local em que Portugal teve origem como uma nação. Por isso, inclusive, ficou conhecida como “Cidade-Berço”.

O centro medieval de Guimarães é muito bem conservado, mas pequeno, então, em uma manhã ou tarde você consegue visitá-lo.

o que fazer em GuimarãesNo imponente castelo que há no centro, nasceu o primeiro rei de Portugal: D . Afonso Henriques. A área próxima ao castelo é uma parada obrigatória, ainda com suas muralhas praticamente inteiras.

Logo abaixo, há a Capela de São Miguel do Castelo, onde está a pia onde D. Afonso Henriques foi batizado. São centenas e centenas de anos de História!

Passeio => Excursão de 1 Dia a Braga e Guimarães (a partir do Porto)

Castelo de Guimarães

Em seguida, a visita pode continuar pelo Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV, e que atualmente funciona como residência oficial do Presidente da República Portuguesa, quando ele está em andanças pelo norte do país.

roteiro Guimarães

Na hora do almoço fomos comer na Pousada Santa Marinha da Costa, (Pousada Guimarães) originalmente um mosteiro que, por ter uma localização privilegiada na parte da alta (encosta da Penha), tem uma lista vista da cidade e é, em si, um lugar muito agradável.Pousada Santa Marinha da Costa

Braga

Em seguida, fomos para Braga, cidade vizinha que fica a cerca de 20 minutos de carro, conhecida por ser o coração da região do Minho.

A cidade é também um dos principais centros religiosos do país, cheio de igrejas barrocas, em especial a Sé Catedral (a mais antiga do país) e a Igreja de Santa Cruz.

Mas a sua principal atração é mesmo o Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma colina, por onde começamos a nossa visita à cidade. Você pode tanto subir de funicular, como se aventurar pela famosa escadaria barroca que serpenteia monte acima. A nossa opção foi subir os mais de 500 degraus e descer no funicular.

Leia também:

o que fazer em Braga

Dali fomos dar uma voltinha pelo Centro Histórico, igualmente lindo. Vale a pena se “perder” por suas ruelas. Ali você não pode deixar de visitar a Sé, como já mencionei, e o Jardim de Santa Bárbara, que é lindo!

roteiro BragaHoje, a nossa hospedagem foi no Melia Braga Hotel & Spa, um 5 estrelas, mas com um preço acessível, que fica perto da universidade de Braga e a poucos minutos do centro. Os quartos são excelentes, com o quarto e o banheiro integrados, separados pela banheira e/ou uma cortina, se quiser separar os ambientes.dica hotel Braga

E de noite saímos para jantar no Restaurante Brac, especializado em pratos tradicionais portugueses, mas com uma “roupagem” contemporânea, do chef Álvaro Araújo. O ambiente é mais intimista, embora descontraído, e tem uma particularidade: a presença de ruínas romanas ao lado da sala de jantar: o contraste entre o passado e o presente. Eu me deliciei com um maravilhoso Mil Folhas de Bacalhau.

Brac

Nosso dia foi esse. Quando você estiver pensando no seu roteiro por Portugal, não deixe de incluir Guimarães e Braga.

E acompanhe essa viagem através dos nossos outros posts:

Guimarães e Braga

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

0 comentário em “Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Guimarães e Braga – dia 4”

  1. Oi Ana. Dá para fazer um passeio para Braga e Guimarães, no mesmo dia em bate-volta, saindo do Porto? É possível fazer de trem ou ônibus?
    Pensei em me fixar por 5 noites no Porto para conhecer a cidade, o vale do Douro, Braga e Guimarães.
    Acho mais interessante fazer bate e volta e dormir no único lugar. Assim não tenho que me preocupar com malas, checkin e etc.
    O que vc acha?
    Obrigado

    Responder

Deixe um comentário