Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 13/09/2020

Acredite se quiser, mas mesmo já tendo visitado Sintra tantas vezes na minha vida, eu nunca tinha ido até a Quinta da Regaleira e hoje me pergunto como pude cometer um crime turístico desses. O lugar é simplesmente lindo e beira o mágico; é, possivelmente, a visita mais interessante que se pode fazer na cidade, na minha humilde opinião.

Então, se você não tem muito tempo e está se perguntando o que visitar em Sintra, coloque a Quinta da Regaleira em primeiro lugar na sua lista de prioridades, pois não irá se arrepender.

Mas vamos aos fatos. Esta quinta ficou muito famosa por causa do Poço Iniciático e é a razão pela qual 9 entre 10 pessoas vão até lá (inclusive eu). Na minha cabeça seria um visita rápida: veria o poço, o palacete e pronto. Como me enganei (e que bom)!

=> Economia: Seguro Viagem Para Portugal (com desconto)

Quinta da Regaleira

dicas de lisboa - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Fomos a pé da estação até lá, apesar de ser uma boa caminhada, mas como a cidade é toda muito bonitinha, vale o esforço. Quando estávamos nos aproximando já vimos o imponente palacete e não há como não se impressionar. Ele é lindo!

☛ Leia também: Como chegar e o que visitar em Sintra

quinta da regaleira - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Assim que compramos os nossos ingressos recebemos um mapa. Pedi para marcarem onde ficava o poço e eis que veio o meu primeiro susto: o lugar era gigantesco e o poço ficava bem afastado de onde estávamos. Veja o mapa aqui. Ainda descobri que, além do poço famoso, existiam outros, entre eles o Poço Imperfeito e o nome, claro, chamou a nossa atenção.

Dica => Excursão de 5 Horas Sintra e Quinta da Regaleira (a partir de Lisboa)

sintra como chegar - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

sintra dicas - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Bom, traçamos um rota no papel e decidimos ir direto, mas assim que começamos a caminhar um pouco vimos que seria impossível ignorar o restante, porque o jardim daquele lugar é simplesmente lindo e diferente de tudo o que já tinha visitado.

Nessa hora percebemos que nossa visita seria demorada e que possivelmente passaríamos boa parte do dia ali, então, relaxamos, decidimos que se não desse para ir a outros lugares, tudo bem, e fomos passear com calma.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - O que visitar em Sintra: Quinta da RegaleiraQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


É até difícil explicar como é esta visita, pois como já disse, é um lugar bem fora do convencional. O jardim tem vários níveis, pois fica num terreno na encosta da montanha. Tem vários lagos, pequenas construções, pontes, grutas, arenas, torres… mas o grande barato desse lugar é um sistema de túneis que liga vários pontos da propriedade, incluindo o Poço Iniciático.

Há quem diga que no jardim há muitos símbolos relacionados a Ordem dos Templários, à Maçonaria e à Rosa-Cruz. Vimos muita coisa, mas não sei identificar o que era de que.

Confira => Passeios em Sintra

dicas de sintra - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

o que ver em sintra - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

bate e volta de lisboa - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Demoramos um pouco para encontrar a entrada do Poço Iniciático, pois não estava muito bem sinalizada. Somente quando a encontramos e descemos tudo até o seu fundo é que entendemos que esses túneis eram interligados (tínhamos vistos alguns, mas ficamos receosos de entrar e não saber onde iria dar ou se era para entrar), pois vimos pessoas vindo deles, então, resolvemos seguir e ver onde daria e, para nossa surpresa, havia uma bifurcação e uma delas saia num lugar que já tínhamos estado antes.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Uma sensação muito fascinante essa de percorrer a propriedade por debaixo da terra. Uma dica é levar uma lanterna ou algo para iluminar, pois alguns túneis são bem escuros. Nós usamos a lanterna do Iphone e foi suficiente.

poco iniciatico sintra - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

o que visitar em sintra - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

dicas sintra - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Por fim, depois de explorar todo o jardim, fomos visitar o Palacete, que é muito bonito por dentro, mas é mais impactante por fora.

+++ Pesquise aqui opções de hospedagem em Sintra +++

quinta da regaleira sintra - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

lisboa dicas - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Logo ao lado há um café e restaurante, onde almoçamos. A comida era boa e o preço honesto, além disso, tínhamos uma bela vista, não acha?!

onde comer em sintra - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

roteiro lisboa - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Mas, afinal de contas, o que era e de quem era a Quinta da Regaleira? Imagino que esteja se perguntando isso. Só por curiosidade, a propriedade foi construída a mando do Dr. António Augusto Carvalho Monteiro e teve o Palácio da Regaleira e jardins projetados pelo arquiteto italiano Luigi Manini. A sua construção foi feita entre 1904 e 1910.

Visitar a Quinta da Regaleira é uma experiência única, pois o lugar é impactante e nem sei se fotos ou vídeos dão conta do que ela realmente é, só indo para saber. 😉

dicas lisboa - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Informações úteis:

  • Endereço: Quinta da Regaleira, 2710-567 Sintra
  • Horário: todos os dias das 10h-17h e entre abril e setembro até às 20h
  • Preço: 8 euros
  • Site: http://www.regaleira.pt/

Como chegar a Sintra? Se você estiver em Lisboa e quiser fazer um passeio de bate e volta (ainda que a cidade mereça ao menos 2 dias), é bem fácil e nós te explicamos tudinho no vídeo abaixo:

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

hospedagem em lisboa - O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

Lisboa min - O que visitar em Sintra: Quinta da RegaleiraE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
8 Comentários
  1. Vou para Portugal em 2017. Já visitei Sintra em outras viagens, nem sabia da existência da Quinta da Regaleira, mas confesso que fiquei tentada a voltar só para visitar este lugar encantador. Adorei a dica.

  2. Estive em setembro em Sintra e como já tinha lido que era imperdível a Quinta da Regaleira, rumamos pra lá direto, maravilhoso, enigmático, lindo passeio, sinceramente é um lugar cheio de energia. Depois fomos ao Palácio da pena muito belo, lindo, parece um conto de fadas. Quero voltar a Sintra com muito mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *