Home / Portugal / Fátima / Visite as Pegadas de Dinossauros em Portugal (pertinho de Fátima)
Comparar

Visite as Pegadas de Dinossauros em Portugal (pertinho de Fátima)

Bem pertinho de Fátima, ponto turístico que 9 entre 10 turistas visitam quando estão em viagem pelo país, fica o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios (sim, é assim mesmo que se escreve em Portugal: dinossáurios). Então, se além de visitar o santuário, você estiver procurando um lugar diferente para conhecer, aqui está a nossa sugestão.

Essas pegadas estão localizadas num lugarzinho bem pequeno chamado “Bairro”, a 10 km de Fátima, numa área onde funcionava uma pedreira, a Jazida da Pedreira da Galinha.

As pegadas são de dinossauros saurópodes (herbívoros, com cabeça pequena, mas cauda e pescoço longos) e estão ali há cerca de 175 milhões de anos. Em toda a área existem 20 trilhas de pegadas, uma delas com 147 metros de comprimento, a maior e mais antiga trilha do mundo deixada por essa espécie.

Visite as Pegadas de Dinossauros em Portugal

A visita começa com um vídeo de uns 20 minutos e depois saímos caminhando pela área da antiga pedreira, uns 2 km no total. Primeiro vamos para a parte alta, e então podemos ver as pegadas e as trilhas que formam lá de cima. Confesso que demorei um pouco a perceber onde elas estavam, porque ainda é bem alto, mas vi umas linhas que me pareceram ser e quando cheguei lá embaixo confirmei que de fato eram.

dicas de portugal

Depois vamos descendo até uma espécie de cratera, que é o fundo da pedreira, onde estão as pegadas. Há um caminho de cordas para nos guiar, evitando que algum desavisado acabe pisando nelas, até porque para leigos como eu, nem sempre é fácil identificar o que é ou não uma pegada de dinossauro, mas outras estão muito visíveis e definidas.

pegadas de dinossauros

roteiro portugal

Durante todo o trajeto existem painéis com informações para facilitar a visita e, na parte final, encontramos alguns “dinossauros”, para ilustrar o passado.

portugal dicas

o que fazer em portugal

Existe ainda uma pequena área para piqueniques, uma lojinha, banheiros e ainda um “Jardim Jurássico”, que reconstrói a flora existente na época.

parque dos dinossauros portugal

Como chegar ao parque das pegadas dos dinossauros?

Esta é uma visita possível para quem está de carro, ou, se isso não for possível, verifique com um taxista quanto ele cobrará para levar, esperar e trazer de volta (mas combine o preço antes).

Para quem está de carro, ainda em Fátima você vai encontrar várias placas indicando o caminho, mas a ideia é pegar a direção sul na estrada N357 até chegar ao povoado chamado “Bairro”. Do santuário até lá são cerca de 10 km, bem perto. Assim que você vir na estrada a placa com o nome do povoado, já pode ir se preparando para parar. A entrada do monumento fica à direita de quem vem de Fátima e há um pátio de estacionamento grátis.

como chegar em fátima

Informações úteis:

  • Endereço: Estrada de Fátima – Bairro – 2490-216 – Ourém
  • Horário: de terça a domingo das 10h-12:30h e das 14h-18h (até às 20h sábados e domingos entre abril e setembro)
  • Preço: 3 euros
  • Site: www.pegadasdedinossaurios.org

Você alguma vez imaginou que pudesse encontrar pegadas de dinossauros em Portugal?! 🙂

Outro lugar próximo que pode ser legal de visitar é Mira de Aire, o maior sistema de cavernas de Portugal, mas como estávamos com a TuristaProfBaby, não deu para ir. Se você for, me conta o que achou!

E antes de embarcar para conhecer o meu país, não deixe de ler todas as nossas dicas de Portugal!

Boa viagem!

roteiro de 7 dias em Lisboa

Talvez vá gostar de ler:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

queijo Serra da Estrela

Queijo Serra da Estrela, uma delícia da gastronomia portuguesa

A gastronomia portuguesa é responsável por muitas delícias que fazem sucesso além de suas fronteiras, …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *