Visite as Pegadas de Dinossauros em Portugal (pertinho de Fátima)

Bem pertinho de Fátima, ponto turístico que 9 entre 10 turistas visitam quando estão em viagem pelo país, fica o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios (sim, é assim mesmo que se escreve em Portugal: dinossáurios). Então, se além de visitar o santuário, você estiver procurando um lugar diferente para conhecer, aqui está a nossa sugestão.

Essas pegadas estão localizadas num lugarzinho bem pequeno chamado “Bairro”, a 10 km de Fátima, numa área onde funcionava uma pedreira, a Jazida da Pedreira da Galinha.

As pegadas são de dinossauros saurópodes (herbívoros, com cabeça pequena, mas cauda e pescoço longos) e estão ali há cerca de 175 milhões de anos. Em toda a área existem 20 trilhas de pegadas, uma delas com 147 metros de comprimento, a maior e mais antiga trilha do mundo deixada por essa espécie.

Visite as Pegadas de Dinossauros em Portugal

A visita começa com um vídeo de uns 20 minutos e depois saímos caminhando pela área da antiga pedreira, uns 2 km no total. Primeiro vamos para a parte alta, e então podemos ver as pegadas e as trilhas que formam lá de cima. Confesso que demorei um pouco a perceber onde elas estavam, porque ainda é bem alto, mas vi umas linhas que me pareceram ser e quando cheguei lá embaixo confirmei que de fato eram.

☛ Leia também: Roteiro de 1 dia em Fátima: como chegar e o que visitar

dicas de portugal

Depois vamos descendo até uma espécie de cratera, que é o fundo da pedreira, onde estão as pegadas. Há um caminho de cordas para nos guiar, evitando que algum desavisado acabe pisando nelas, até porque para leigos como eu, nem sempre é fácil identificar o que é ou não uma pegada de dinossauro, mas outras estão muito visíveis e definidas.

pegadas de dinossauros

roteiro portugal

Durante todo o trajeto existem painéis com informações para facilitar a visita e, na parte final, encontramos alguns “dinossauros”, para ilustrar o passado.

☛ Leia também: Vale a pena viajar para Portugal no inverno?

portugal dicas

o que fazer em portugal

Existe ainda uma pequena área para piqueniques, uma lojinha, banheiros e ainda um “Jardim Jurássico”, que reconstrói a flora existente na época.

parque dos dinossauros portugal

Como chegar ao parque das pegadas dos dinossauros?

Esta é uma visita possível para quem está de carro, ou, se isso não for possível, verifique com um taxista quanto ele cobrará para levar, esperar e trazer de volta (mas combine o preço antes).

Para quem está de carro, ainda em Fátima você vai encontrar várias placas indicando o caminho, mas a ideia é pegar a direção sul na estrada N357 até chegar ao povoado chamado “Bairro”. Do santuário até lá são cerca de 10 km, bem perto. Assim que você vir na estrada a placa com o nome do povoado, já pode ir se preparando para parar. A entrada do monumento fica à direita de quem vem de Fátima e há um pátio de estacionamento grátis.

☛ Leia também: Viagem de carro por Portugal: dicas práticas!

como chegar em fátima

Informações úteis:

  • Endereço: Estrada de Fátima – Bairro – 2490-216 – Ourém
  • Horário: de terça a domingo das 10h-12:30h e das 14h-18h (até às 20h sábados e domingos entre abril e setembro)
  • Preço: 3 euros
  • Site: www.pegadasdedinossaurios.org

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Você alguma vez imaginou que pudesse encontrar pegadas de dinossauros em Portugal?! 🙂

Outro lugar próximo que pode ser legal de visitar é Mira de Aire, o maior sistema de cavernas de Portugal, mas como estávamos com a TuristaProfBaby, não deu para ir. Se você for, me conta o que achou!

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here