Curiosidades da Noruega, o país verde

Tem países que visitamos e não dá vontade de “voltar” pra lá: dá vontade de “ficar” e morar lá! A Noruega é um desses. O país é tão cheio de qualidades que é até difícil saber por onde começar a escrever…

Uma coisa que nos chamou muito a atenção é que, apesar de toda a modernidade, todos os recursos que tem, ele nos pareceu um país “campestre”. Todo campestre.

Florestas, mato, rios, cachoeiras por todos os cantos e tudo de uma forma absurdamente integrada às construções humanas. Então, esta questão da natureza integrada ao ser humano é bem marcante. Não é raro ver casas com telhado verde, assim como praticamente todos os pontos de ônibus também têm. Quer coisa mais moderna e, ao mesmo tempo, integrada à natureza do que isso?

dicas da Noruega

ponto de ônibus na noruega

Mesmo nas “grandes” cidades – grandes entre aspas, porque nenhuma cidade por ali é realmente grande, comparadas às cidades grandes brasileiras –, a natureza está em todo lugar, seja em montanhas recobertas de florestas, seja em praças recobertas de gramado e de flores, seja em um rio que passa por entre as casas com cachoeiras e águas límpidas.

dicas Noruega

As construções reforçam este sentimento, pois não se veem grandes e modernos edifícios, mas somente casas ou construções de poucos andares e grande parte de madeira. Passeando pelo interior, de trem, de carro pelas estradas ou de barco pelos fiordes, vemos muitas casas isoladas, pequenas vilas, uma casinha aqui… outra ali… outra acolá… e entre elas centenas de metros ou mesmo quilômetros de distância e muita, muita natureza.

roteiro noruega

noruega dicas

Talvez isso também explique o fato de o país ser simplesmente repleto de cachoeiras. E não é exagero: vimos dezenas pelos caminhos que trilhamos. Elas aparecem do nada, nas montanhas, pelas estradas, até mesmo dentro das cidades. Algumas como um simples filete de água, outras como enormes cascatas opulentas. Talvez muitas delas sejam sazonais, decorrentes do degelo da neve que a primavera vinha trazendo. Mas que estão em todos os lugares, estão!

viagem pela Noruega

cachoeiras na noruega

Foi lá, com certeza, que vimos as mais belas cachoeiras de nossas vidas. Existe uma estrada em especial, em Odda, que forma, com algumas enormes cachoeiras, um conjunto impressionante de rara beleza. Elas descem a montanha por um lado e passam por baixo da estrada, molhando-a toda com seus respingos. Nós nem íamos passar por ali, mas mudamos nosso roteiro de carro, aumentando-o em uns 100 km, só para poder dirigir por ela, após vermos na internet. E valeu à pena!

cachoeiras Noruega

Outra coisa que nos impressionou: os túneis. Sim, sim, é claro que já vimos muitos túneis em nossa vida, mas vocês não têm ideia do que são os túneis da Noruega. Pra começar, são às centenas. O país é todo acidentado, com muitas montanhas, vales e rios. E as estradas cortam essas montanhas, vales e rios de uma maneira surpreendente. Elas não ficam zigue-zagueando de forma tresloucada pelas montanhas; elas “furam” as montanhas. Você entra em um túnel e não sabe o que vai ser, pois eles não têm somente umas dezenas de metros em linha reta: são quilômetros subindo, descendo, fazendo curvas…

Nós passamos por vários túneis com mais de 10 km de extensão! Em um deles, imagine, tinha nada menos do que uma rotatória! Você vai dirigindo por dentro dele e, de repente, aparece uma rotatória no meio que te leva para outros dois caminhos. E este mesmo túnel segue por debaixo da água, passando sob um enorme rio, cruza uma ilha e sai lááááá do outro lado. É muita tecnologia de transporte em um lugar só!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Então, como podemos ver, é um país com uma enorme infraestrutura, mas, ao mesmo tempo, superintegrado à natureza. Aliás, natureza é o que não falta naquela terra. Coisa linda. Como os fiordes, acidente geográfico típico de lá, que é formado pelo mar adentrando uma grande extensão por entre as altas montanhas, formando paisagens parecidas com grandes rios, mas de água salgada.

o que visitar na Noruega

como chegar na noruega

Nós constatamos isso quando tivemos a oportunidade de fazer o maravilhoso passeio Sognefjord in a Nutshell. O Sognefjord nada mais é do que o maior fiorde da Noruega, de números impressionantes: com mais de 200 km de extensão, chega a alcançar 1.308 metros de profundidade em algumas partes e até 1.000 metros de altura em suas falésias, a partir do nível da água.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


O passeio é imperdível. Começa com um passeio de barco de 5 horas e meia – um speed boat bem confortável, com saída em Bergen e chegada em Flam. Lá, pegamos um trem para Myrdal, no passeio que é considerado o passeio de trem mais bonito do mundo, o Flâmsbana. E deve ser mesmo, pois é deslumbrante. As pessoas ficam indo de um lado ao outro do trem para fotografar as paisagens das janelas. De Myrdal voltamos a Bergen em outro trem.

Flamsbana Noruega - Curiosidades da Noruega, o país verde

Foi em um passeio de barco que pudemos ver e fotografar, lá de baixo, um dos cartões postais mais conhecidos da Noruega: a Pulpit Rock, um enorme paredão rochoso que forma uma plataforma natural que parece ter sido esculpida pelo ser humano para ser o melhor mirante já conhecido. Lá de baixo pudemos fotografas as pessoas à beira do paredão, admirando a paisagem e também o nosso barco.

Pulpit Rock

Por fim, não poderia deixar de falar dos vikings… para quem gosta desta parte da História, a Noruega é o paraíso. E nós demos uma sorte danada, pois estávamos exatamente em Haugesund justamente na época em que acontece o Festival Viking.

O festival ocorre apenas uma vez por ano durante 4 dias, em junho. E lá fomos nós! Vimos praticamente um acampamento viking “de verdade”, em Karmoy – onde é o berço dos vikings e tem o trono mais antigo – com pessoas vestidas a caráter, comidas típicas, barracas, embarcações e lutas como se estivéssemos na época áurea deste povo.

atrações da Noruega

É bom deixar registrado aqui que nós ficamos maravilhados com o país, mesmo fazendo uma viagem bem light e família, pois estávamos com uma bebê de 7 meses à época, a nossa #TuristaProfBaby. Mas a Noruega é também um país perfeito para quem gosta de turismo de aventura, trilhas, caminhadas, bicicletas e tudo o mais.

Curiosidades da Noruega

Tem muita, muita, muita coisa a explorar e é, com certeza, um dos países de belezas naturais mais estonteantes.

Quem for, não se arrependerá e, como eu disse antes: vai querer morar lá!

 Boa viagem!

✈ Se vai para a Noruega, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here