Um roteiro viking em sua viagem pela Noruega (região de Haugesund)

Você gosta das histórias vikings? Então, conhecer a região de Haugesund e fazer um roteiro viking tem que estar nos seu planos de viagem pela Noruega.

A nossa ida para essa cidade era inicialmente para visitar uma amiga que mora lá e por alguns motivos o encontro acabou não podendo acontecer, mas como já estávamos com passagem comprada, hotel reservado e carro alugado, acabamos indo assim mesmo. Não tínhamos muita ideia do que encontraríamos e foi uma grata surpresa quando chegamos e descobrimos que a região era a “casa dos reis vikings”.

Em uma rápida pesquisa descobrimos vários lugares relacionados a esse povo e, de quebra, que exatamente nesse fim de semana estava acontecendo um festival na cidade, então, tratamos de organizar uma espécie de roteiro viking e foi muito legal!

Essa região foi o centro do poder dos príncipes e reis vikings por centenas de anos, mais especificamente num lugarzinho chamado Avaldsnes, na ilha de Karmoy, que tem ligação com Haugesund por uma ponte (além de um túnel que passa por debaixo da água). Essa localização foi escolhida por ser ideal para controlar o tráfego marítimo da época e tornou-se conhecida como “Nordvegen” (o caminho do norte), mais tarde “Noruega”.

Nordvegen History Centre

Quando o rei viking Harald Harfagre uniu a Noruega em um único reino, escolheu Avaldsnes como sua base, e é nesse local hoje que encontramos o Nordvegen History Centre e a reconstrução de uma fazenda viking (onde acontece o festival todos os anos), além da St Olav’s Church, construída em 1250.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Roteiro Viking

Para realizar todo este roteiro você precisa estar de carro. Assim que cruzar a ponte que liga Haugesund a Karmoy, cerca de 1 km adiante e do lado direito você já poderá fazer a sua primeira parada para ver algumas lápides da Idade do Bronze. A

tualmente existem apenas 6 delas espalhadas por lá, mas documentos mostram que existiam dezenas. Para encontrar a entrada exata na estrada basta seguir as placas que indicam para “Rehaugane”; você pegará uma estradinha pequena que passa por uma área residencial e irá parar numa espécie de estacionamento (pois não dá para seguir mais) e dali vai a pé.

roteiro noruega

herança viking na Noruega

Voltando para a estrada principal você seguirá agora para visitar Avaldsnes. Seguindo um pouco mais adiante você vai encontrar uma rotatória e seguirá para a esquerda, mais uma vez seguindo as placas, pois tudo é super bem sinalizado. No fim do caminho você já visualiza a St Olav’s Church. Estacione no grande pátio que há ali!

Como dissemos, essa igreja é datada de 1250 e foi construída pelo rei Hakon Hakonsson. Ao lado norte dela você poderá ver um monumento de pedra com 7 metros de altura (um dos maiores da Noruega). Diz a lenda que o dia do Julgamento Final será quando essa pedra tocar a igreja.

roteiro viking

viagem noruega

Depois de visitá-la, siga a pé para conhecer o Nordvegen History Centre (11h-16h diariamente durante o verão e apenas quartas e domingos no restante do ano). Ele é bem pequeno, mas serve como uma introdução a história viking, além de ter banheiros e alguns souvenires.

o que visitar na noruega

viagem pela Noruega

E, logo ao lado, há uma cancela de madeira que é a entrada para a Fazenda Viking (11h-16h – fechada às segundas – 60 NOK), a atração principal. É preciso caminhar um pouco até chegar nela. É lá que todos os anos no começo de junho acontece o maior festival viking da Noruega (contamos tudo sobre ele neste post).  No restante do tempo ela fica aberta para visitação e oferece a possibilidade de você ser um viking por um dia, vestindo roupas típicas e realizando atividades da época. É super interessante!

Fazenda Viking

roteiro viking noruega

o que fazer em haugesund

o que visitar em Haugesund

Noruega dicas

dicas Noruega

Voltando para Haugesund e seguindo para o outro lado da cidade, ainda há um lugar que merece uma visita, o Haraldshaugem, um monumento em homenagem ao rei Harald Harfagre (coloque no GPS: Haraldshaugvegen, 5515 – Haugesund). Acredita-se que ele tenha sido enterrado ali e em 1872 tal monumento foi construído para comemorar os 1000 anos desde que Harald Harfagre tornou a Noruega um só reino.

dicas da Noruega

Claro que em vários outros pontos do país você irá encontrar  lugares para visitar, mas aqui há uma boa concentração de marcas vikings e numa área relativamente pequena. Já adianto que, para quem for para Stavanger, também encontrará boas opções de passeios, mas isso fica para outro post.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Então, animado para incluir um roteiro viking na sua viagem pela Noruega?!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here