A Mata do Buçaco (ou Bussaco) é uma região à noroeste da Serra do Buçaco, na cidade portuguesa de Luso.
A geografia local faz com que a atmosfera seja propícia para chuvas e nevoeiros frequentes, o que dá um ar de mistério em torno no bosque e permite a presença de lagos e fontes por toda a mata.
A região é composta principalmente por arboretos, que representam 80% de toda a flora, e é um lugar para contemplação, relaxamento e observação da natureza.
Venha com a gente conhecer essa beleza!
Mata do Buçaco
A origem da Mata do Buçaco vem do século XVII quando monges da Ordem dos Carmelitas Descalços se instalaram no local, em 1628. Os religiosos trouxeram com eles inúmeras plantas exóticas que foram plantadas na região e floresceram sem dificuldades, fazendo com que a mata abrigue atualmente quase 1000 espécies diferentes!
Importante => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)
Entre a flora exuberante, uma árvore específica chama atenção: o cedro do Buçaco, carinhosamente apelidado de São José. Originário do México, acredita-se que foi a primeira espécie estrangeira a ser plantada no bosque. A árvore centenária fica junto à porta de mesmo nome e é o símbolo e mascote da região.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
A Ordem também criou o Convento de Santa Cruz do Buçaco, uma construção de arquitetura exótica no meio da mata. Além disso, uma muralha em torno do bosque foi construída, ajudando a tornar a Mata do Buçaco um lugar envolto em misticismo e bastante interessante de ser visitado, principalmente para quem gosta de natureza e história.
A Batalha do Buçaco
A Mata do Buçaco teve um importante papel durante a terceira invasão francesa à Portugal. Em 1810, enfrentaram-se na região as tropas francesas e as portuguesas-inglesas, durante a terceira invasão napoleônica no país.
Com cerca de 50 mil homens, as tropas anglo-lusas se aproveitaram da geografia do grande bosque e conseguiram resistir ao inimigo e elevar o ânimo dos soldados.
Opção de passeio para o Palácio do Buçaco e Coimbra a partir do Porto (day tour)
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!O que visitar na Mata do Buçaco
Ocupando mais de 100 hectares, a mata tem seis trilhas com diversas fontes e lagos pelo caminho que são facilmente percorridas sem guia.
Um dos percursos é o Trilho da Água, onde se encontra a famosa Fonte Fria, local de união entre dois importantes percursos d’água do bosque. A linha única, então, desce uma escadaria de 144 degraus e percorre o Vale dos Fetos, chamado assim por conta da presença das plantas de porte arbóreo presentes ao longo de todo o vale.
Há também o Trilho da Via Sacra, que conta com 20 capelas ao longo do percurso de 3 km, muitas delas já em estado de abandono. Este caminho foi criado para representar os passos da Paixão de Cristo, como uma forma de equivalência à Via Crucis em Jerusalém.
Dentro da Mata do Buçaco se encontra também um Museu Militar que homenageia a Batalha ocorrida na região com uma coleção de armamentos, uniformes e outros objetos que fizeram parte da batalha.
O Convento Santa Cruz, onde funciona atualmente o Palácio Hotel do Buçaco, é um dos pontos de visitação que mais chama atenção pela linda arquitetura. Na verdade, na nossa opinião, vale a pena ir até lá, nem que seja apenas para ver esta construção, que é um espetáculo!
Construído no meio da mata pelos monges por conta do isolamento e de ser um maravilhoso ambiente natural que proporciona contemplação, o Convento Santa Cruz foi durante anos um retiro religioso.
Funcionou com este propósito até 1834, quando as Ordens Religiosas foram extintas. É possível passear pelo seu jardim ou almoçar no sofisticado restaurante do hotel, caso não possa ficar hospedado lá.
☛ Leia também:
✓ Quinta das Lágrimas em Coimbra: o cenário da história de amor entre Inês e Pedro
✓ Universidade de Coimbra: visita, história e tradições
Como chegar à Mata do Buçaco?
A Mata do Buçaco se localiza a 30 km de Coimbra, 109 km de Porto ou, ainda, a 228 km de Lisboa. O ideal é ir de carro, até porque muitos lugarzinhos só serão alcançáveis assim, já que muitas atrações estão espalhadas pela região.
Dependendo de onde estiver vindo, irá pelas estradas IP3 ou IC2 e depois terá que pegar a N234, mas nada que um bom GPS não auxilie.
☛ Leia também: Viagem de carro por Portugal (dicas práticas!)
Já o melhor modo de ir, sem ser de carro, é saindo de Coimbra, onde há ônibus que fazem o trajeto até a região de Buçaco pelo valor de €3,85 o trecho.
Na ida, os horários são às 7h25, 12h30, 15h30, 17h30 e 19h30; aos sábados às 9h00 e 12h30. Já o trecho de volta, de Buçaco até Coimbra, os ônibus partem às 7h25, 8h55, 14h25 e 18h30; aos sábados às 10h30 e 18h30.
Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.
É possível também pegar um trem com destino à cidade de Guarda, o qual faz uma parada em Luso-Buçaco.
- Localização: Mata Nacional do Buçaco, 3050-261 Luso, Portugal
- Telefone: 231 937 000
- E-mail: atividades@fmb.pt
- Site: http://www.fmb.pt/v2/pt/
Uma vez estando nesta região (e estando de carro), aproveite para experimentar o famoso – e delicioso – leitão a Bairrada na Mealhada, que fica a apenas 8 km do Luso. Acredite, você não vai se arrepender! Há vários restaurantes, mas se eu puder indicar, diria para ir ou no Rui dos Leitões ou no Rei dos Leitões. 😉
Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link.
E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Este texto foi escrito por um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
espero ir visitar esse lugar mistico,é muito nosso adoro história .que bom ter preservação e cuidado do edificio k e complexo e os jardins belissimos.