Estudar em Portugal de graça: onde conseguir bolsas

Hoje parece que o sonho acadêmico de muita gente é estudar em Portugal; mas… se puder estudar em Portugal de graça, aí é a perfeição!

Só para ter uma ideia, nos últimos 3 anos a quantidade de brasileiros estudando em Portugal aumentou 31%. É muita gente!

Pensando nisso, a  Travelmate – que é uma franquia de intercâmbio e turismo – acaba de abrir no Porto um departamento de assessoria, de modo que seja mais fácil os futuros estudantes terem contato com as instituições portuguesas.

Entre outras funções, ela indica bolsas de estudos em Portugal, ajuda no processo de candidatura a uma faculdade lá e te ajuda achar a melhor opção de acordo com o seu perfil.

☛ Leia também:

Saiba aqui como estudar em Portugal, e de graça!

Onde conseguir bolsas para estudar em Portugal?

Um custo de vida mais barato, o mesmo idioma, clima bom, uma excelente qualidade de vida, alto padrão acadêmico e, ainda por cima, aceitar o ENEM no processo seletivo tornam Portugal um país super atraente para fazer uma graduação ou outro curso.

No entanto, em termos de custos, é bom saber que um curso por lá pode custar algo entre 3.000 e 3.500 euros por ano, mas pode ser bem mais do que isso. A Universidade de Coimbra, por exemplo, pode custar 7.000 euros por ano.

estudar em Portugal - Universidade de Coimbra
A famosa Universidade de Coimbra, como todas as suas tradições, como a Queima das Fitas

Sim, lá é cobrada uma “propina” (como eles chamam) anual, e não mensalidades, ainda que em várias universidades esse valor possa ser parcelado.

Diante disso, é bom saber como estudar em Portugal com bolsa, né?!

Abaixo vão algumas das maneiras e locais onde conseguir uma bolsa de estudo para Portugal, indicadas pelo pessoal da Travelmate:

1️⃣ Entre as organizações que oferecem esse tipo de bolsa, temos:

Clique no nome e entre no site delas para ver suas regras específicas e a época de se inscrever.

2️⃣ Além dessas instituições, existem programas como o Ibero-Americanas, do Santander Universidades, cujas inscrições estão abertas até setembro. A meta é distribuir 1.070 subsídios para graduação internacional com o valor de 3 mil euros.

3️⃣ Outra maneira é se candidatar para bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que permite a candidatura por meio de concursos públicos ou pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), junto ao Consulado Geral de Portugal.

4️⃣ Se for aluno de alguma universidade pública, como a USP, UNESP, UFF, UFRJ, UNB e UFMG, procure o departamento responsável pelo intercâmbio, pois elas têm convênios com universidades portuguesas e, nesse caso, você poderá estudar em Portugal de graça.

☛ Leia também: 

intercâmbio barato

Se você tem esse desejo de estudar em Portugal, comece a se planejar o quanto antes possível, pois há muitos prazos a serem cumpridos e a burocracia é sempre aquela chatice, né?!

Consulte as possibilidades acima e tomara que você consiga uma boa bolsa de estudo para Portugal, 🙂

E, claro, não deixe de ler todas as nossas dicas de Portugal, pois aqui no blog temos mais de 100 posts sobre o país.

✈ ✈ Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui! ✈ ✈

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de fazer uma faculdade gratuita em portugsl nuncs estudei curso superior apenas fiz tecnico de enfermagem! Em sao pao Brasil

  2. Boa tarde !sou estudante do curso de farmácia e gostaria de saber como dar continuidade aos estudos em portugal.

    • Cátia, vc tem que procurar a universidade que te interessa e ver com elas os procedimentos e prazos, ok?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here