Queima das Fitas em Coimbra: a tradicional festa dos universitários

A Queima das Fitas é uma festa acadêmica tradicionalíssima que acontece em universidades portuguesas, mas a de Coimbra é especial. Isso porque é a maior e mais antiga do país!

A festa é a celebração do fim da vida acadêmica, quando os formandos comemoram o término dos estudos em um grande evento que dura dias e finaliza com a “queima das fitas”, literalmente.

As fitas acadêmicas que são queimadas fazem parte de uma tradição da Universidade de Coimbra em que os alunos vão ganhando fitas de tecido que são colocadas nas pastas acadêmicas como forma de representar cada ano concluído do curso. E cada curso tem uma cor de fita diferente, assim, sabe-se de que curso é cada aluno.

Sendo assim, ao final da graduação os alunos queimam as fitas como forma de representação do fim desta etapa e início da vida profissional.

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

festa das queimas das fitas - Queima das Fitas em Coimbra: a tradicional festa dos universitários

A tradição da Queima das Fitas surgiu ainda no final do século XIX, quando os estudantes do curso de direito resolveram fazer a primeira queima das fitas das pastas (já que não precisariam mais delas no ano seguinte).

Coimbra é uma cidade universitária e esse título também acaba sendo o seu cartão postal. É na parte alta da cidade que foi fundada, em 1250, a Universidade de Coimbra, considerada hoje Patrimônio da Unesco. É nesta parte da cidade onde acontece a vida acadêmica, pois o território é lotado de repúblicas de estudantes, por conta da proximidade com a Universidade, e, claro, parte da festa da Queima das Fitas.

Leia também:

dicas coimbra - Queima das Fitas em Coimbra: a tradicional festa dos universitários
A Universidade de Coimbra reina na parte alta da cidade, com sua Torre do Relógio

A Queima das Fitas em Coimbra

A festa da Queima das Fitas acontece sempre no mês de maio e dura vários dias – mas em abril já começam algumas atividades prévias. É como se fosse um carnaval brasileiro, com direito até a carros alegóricos!

Além disso, a programação da festa da Queima das Fitas inclui shows, atividades culturais como concursos, bailes, cortejos, música e muita bebida e comida. A finalização geralmente ocorre às margens do rio Mondego, onde os estudantes se jogam nas águas em um mergulho de comemoração, apesar da prática ser proibida.

queima das fitas coimbra - Queima das Fitas em Coimbra: a tradicional festa dos universitários

Como é a Queima das Fitas?

As festividades da Queima das Fitas em Coimbra se iniciam oficialmente com a Serenata Monumental na Sé Velha, igreja centenária da cidade, e aí sim, se iniciam as comemorações. Anualmente a Queima das Fitas acontece em maio.

Também conhecido como Baile da Queima, o Baile de Gala é basicamente a festa de formatura, que a cada ano leva um tema diferente.

Depois, acontece o Cortejo, que é um dos momentos mais esperados, principalmente pelos turistas, pois acontece nas ruas, é de graça e todos podem participar e se divertir. É neste momento que os carros alegóricos saem da Universidade com os formandos em cima dos carros comemorando.

Passeio => Excursão a pé pela Universidade de Coimbra

universidade portugal queima das fitas - Queima das Fitas em Coimbra: a tradicional festa dos universitários

Assim como queimar as fitas ao final do curso é um símbolo de que a vida acadêmica acabou, o Chá Dançante acaba sendo a representação de que a festa Queima das Fitas chegou ao fim. Isso porque o Chá Dançante consiste em destruir toda a decoração do salão onde o Baile de Gala ocorreu e, talvez, levar um pedacinho como recordação. A festa tem direito até a contagem regressiva para iniciar a “destruição”.

As Noites do Parque são os momentos dos shows. Artistas nacionais e internacionais são chamados para animar cada uma das noites da tradicional festa.

Tem também a Ceia dos Boêmios, que é uma reunião entre os formandos e os novatos, onde os mais velhos ensinam para os mais novos algumas coisinhas da vida acadêmica.

Já o Sarau Acadêmico é pura arte com apresentações dos estudantes da Associação Acadêmica de Coimbra envolvendo teatro e música.

Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aqui

queima das fitas - Queima das Fitas em Coimbra: a tradicional festa dos universitários

➡ Mais informações: http://queimadasfitascoimbra.pt/

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Queima das Fitas em Coimbra: a tradicional festa dos universitáriosAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

* Fotos Shutterstock e acervo pessoal

Deixe um comentário