O que fazer em caso de perda de passaporte durante a viagem

O passaporte nada mais é do que um documento exigido no período de viagens para muitos países pelo mundo. A perda de passaporte em viagem pode ser um problema, pois esse documento corresponde à carteira de identidade dos brasileiros quando estão em outro país.

O passaporte só não é exigido para visitantes brasileiros em viagens feitas por alguns países da América do Sul, onde podemos entrar só com a identidade graças ao acordo comercial que temos com eles.

Como é o nosso principal documento de identificação quando estamos em viagens – e que nos permite entrar e sair dos países – perdê-lo estando fora do país pode ser muito desagradável.

Vamos ver o que pode ser feito nestes casos.

☛ Leia também:

O que fazer em caso de perda de passaporte?

passaporte brasileiro

Como agir quando perdemos o passaporte ainda no Brasil?

A perda de passaporte é algo muito grave, pois esse documento pode ser usado em território nacional no lugar da sua carteira de identidade. A pessoa em posse do seu passaporte pode usá-lo para solicitar cartões de crédito ou até para falsificar outro passaporte e vender para quem está querendo sair ilegalmente do país.

Por isso, assim que perder o seu passaporte é necessário notificar as autoridades competentes. Vá até a delegacia mais próxima e faça o registro do Boletim de Ocorrência (B.O).

No Brasil, se você perder o passaporte e precisar pedir uma nova via do documento é necessário pagar uma taxa de R$ 257,25. Para fazer o novo documento é preciso apresentar novamente toda documentação que você levou quando tirou o primeiro passaporte.

☛ Leia também: Agora será possível tirar o passaporte no cartório

O que fazer se perder o passaporte no exterior?

Se você tiver o azar de ter uma perda de passaporte em outro país, a primeira coisa a fazer é procurar a polícia local e fazer um Boletim de Ocorrência.

Depois disso, peça para ir ao consulado ou embaixada do Brasil para que seja providenciado uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

Esse é um documento gratuito que substitui o passaporte, mas que poderá ser usado uma única vez e apenas para voltar ao Brasil, então, se pretende continuar viagem por outros países, ele não servirá.

Em caso de viagens longas, em que você ainda passará por outros países, será preciso tirar um novo passaporte, não tem jeito. Em alguns países esse processo é rápido e ele poderá ficar pronto no mesmo dia ou no dia seguinte, já em outros poderá demorar alguns dias.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Problemas quando se perde o passaporte

Perder seu passaporte pode colocar seus planos de viagem em espera:

  • Você pode não ter permissão para embarcar em voos internacionais;
  • Perder o voo pode significar perder o dinheiro que você pagou pela sua passagem aérea;
  • Um passaporte serve como prova internacional de identidade válida, nas mãos erradas o seu passaporte pode ser usado sabe-se lá para o quê;
  • Os vistos que você tinha no seu passaporte se perdem.

Dicas extras em relação ao passaporte

✅ Confira se o seu passaporte é válido meses antes de viajar

Verifique a data de expiração do seu passaporte. Normalmente, você poderá viajar internacionalmente se seu passaporte tiver no mínimo seis meses de validade restante. Alguns países pedem de três a seis meses de passaporte válido para autorizar a entrada.

Então, se a sua data de expiração estiver próxima, renove seu passaporte antes de viajar. E certifique-se também de que pelo menos algumas páginas não utilizadas estão disponíveis para carimbo de visto.

✅ Cópias do passaporte

Faça várias xerox do seu passaporte antes de viajar. Leve consigo algumas cópias adicionais e guarde-as separadamente do original, de preferência em outras malas.

Tenha também uma cópia autenticada da sua identidade e certidão de nascimento para o caso de precisar emitir um novo passaporte, pois vai te facilitar a vida.

Nota: você não poderá embarcar em voos com a xerox do seu passaporte. No entanto, ela ajudará a acelerar o processo de substituição do passaporte na embaixada local se perder o original.

✅ Digitalize uma cópia e salve-a online

Como já deu para perceber, perder um passaporte pode ser muito inconveniente. É importante que seja substituído o mais rapidamente possível para evitar mais aborrecimentos.

Além das xerox que você pode levar, escaneie ou fotografe suas páginas de passaporte e salve uma cópia online. Aliás, nós fazemos isso com todos os nossos documentos: passaporte, identidade, carteira de motorista…

Você pode fazer o upload das páginas digitalizadas em aplicativos como o Google Drive (Google Photos) ou o DropBox, ou mesmo no salvar no seu e-mail. Desta forma, você pode acessá-los de qualquer computador com conexão à Internet.

Se você tiver carimbos de vistos de longo prazo em seu passaporte, copie essas páginas e salve-as online também. Isso tornará seu trabalho mais fácil se você precisar solicitar novamente esses vistos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


✅ Inclua suas informações de contato

Outra coisa importante: escreva suas informações de contato, como seu número de telefone e endereço de e-mail, na última página de seu passaporte, onde tem um local específico para isso. Faça a lápis, caso precise mudar.

Em caso de perda de passaporte, isso aumentará as chances de você recuperá-lo.

o que fazer em caso de perda de passaporte

☛ Leia também: Perdi meu passaporte, e agora?

Golpes com passaporte

Algumas pessoas com intenção de roubar o passaporte pode fingir ser do governo. Por isso, tenha cuidado antes de entregar o seu passaporte nas ruas. Peça alguma identificação para que entregue somente o passaporte para a pessoa certa.

No mais, tenha todo o cuidado do mundo, pois a perda de passaporte em viagem é sinal de dor de cabeça!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

2 COMENTÁRIOS

  1. Minha esposa perdeu o passaporte em Londres numa quinta-feira, saíamos de Londres para Paris no domingo. Na manhã de sexta conseguimos fazer outro passaporte na embaixada Brasileira em Londres, que por sinal foi super competem e cordial. Mas foi um estresse só porque tínhamos varias passagens de trem concatenadas a nossa saída de Londres na data que tínhamos programado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here