Estudar em Portugal de graça: onde conseguir bolsas

Hoje parece que o sonho acadêmico de muita gente é estudar em Portugal; mas… se puder estudar em Portugal de graça, aí é a perfeição!

Só para ter uma ideia, nos últimos 3 anos a quantidade de brasileiros estudando em Portugal aumentou 31%. É muita gente!

Pensando nisso, a  Travelmate – que é uma franquia de intercâmbio e turismo – acaba de abrir no Porto um departamento de assessoria, de modo que seja mais fácil os futuros estudantes terem contato com as instituições portuguesas.

Entre outras funções, ela indica bolsas de estudos em Portugal, ajuda no processo de candidatura a uma faculdade lá e te ajuda achar a melhor opção de acordo com o seu perfil.

Economia => Seguro Viagem Intercâmbio (dicas + desconto)

? Leia também:

Saiba aqui como estudar em Portugal, e de graça!

Onde conseguir bolsas para estudar em Portugal de graça?

Um custo de vida mais barato, o mesmo idioma, clima bom, uma excelente qualidade de vida, alto padrão acadêmico e, ainda por cima, aceitar o ENEM no processo seletivo tornam Portugal um país super atraente para fazer uma graduação ou outro curso.

No entanto, em termos de custos, é bom saber que um curso por lá pode custar algo entre 3.000 e 3.500 euros por ano, mas pode ser bem mais do que isso. A Universidade de Coimbra, por exemplo, pode custar 7.000 euros por ano.

estudar em Portugal - Universidade de Coimbra
A famosa Universidade de Coimbra, como todas as suas tradições, como a Queima das Fitas

Sim, lá é cobrada uma “propina” (como eles chamam) anual, e não mensalidades, ainda que em várias universidades esse valor possa ser parcelado.

Diante disso, é bom saber como estudar em Portugal com bolsa, né?!

Abaixo vão algumas das maneiras e locais onde conseguir uma bolsa de estudo para Portugal, indicadas pelo pessoal da Travelmate:

1?? Entre as organizações que oferecem esse tipo de bolsa, temos:

Clique no nome e entre no site delas para ver suas regras específicas e a época de se inscrever.

2?? Além dessas instituições, existem programas como o Ibero-Americanas, do Santander Universidades, cujas inscrições estão abertas até setembro. A meta é distribuir 1.070 subsídios para graduação internacional com o valor de 3 mil euros.

3?? Outra maneira é se candidatar para bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que permite a candidatura por meio de concursos públicos ou pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), junto ao Consulado Geral de Portugal.

4?? Se for aluno de alguma universidade pública, como a USP, UNESP, UFF, UFRJ, UNB e UFMG, procure o departamento responsável pelo intercâmbio, pois elas têm convênios com universidades portuguesas e, nesse caso, você poderá estudar em Portugal de graça.

Leia também: Os tipos de visto para morar em Portugal

intercâmbio barato

Se você tem esse desejo de estudar em Portugal, comece a se planejar o quanto antes possível, pois há muitos prazos a serem cumpridos e a burocracia é sempre aquela chatice, né?!

Consulte as possibilidades acima e tomara que você consiga uma boa bolsa de estudo para Portugal, 🙂

E, claro, não deixe de ler todas as nossas dicas de viagem para Portugal, pois aqui no blog temos mais de 100 posts sobre o país.

Boa viagem!

14 comentários em “Estudar em Portugal de graça: onde conseguir bolsas”

  1. Sou Wicklavo Pedro Manuel de Nacionalidade Moçambicana, tenho interesse de estudar em Portugal , fazer mestrado nesse caso, mas, por falta de capital está complicado eu realizar esse sonho, e estou atrás de bolsas de estudo para tal, na área de Educação Física e Desporto. O vosso feedback como resposta é de grande ajuda para mim. Agradecia e boa noite.

    Responder
    • Wicklavo, você precisa entrar em contato com as instituições indicadas no post para ver possibilidades de bolsas, regras e prazos de inscrição, ok?! Boa sorte!

      Responder
    • Para saber isso terá que entrar no site de cada universidade e saber os requisitos que elas exigem, ok?!

      Responder
  2. Olá, gente bonita!

    Por favor, estou a procura de potenciais programas para concessão de bolsas acadêmicas (pós, mestrado, etc) que sejam específicas ou contemplem Brasileiros no seu nojo, inicialmente para Portugal mesmo. Assinei newsletter de vocês!

    Responder
  3. Oi boa noite eu sou a Silvia de nacionalidade Angolana pretendo ir fazer a univercidade em portugal por falta de condições financeira estou atrás de uma bolsa e preciso de uma oportunidade e assim vou realizar um dos meus maiores sonhos que é a minha formação

    Responder

Deixe um comentário