Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 06/02/2020

O Mosteiro da Batalha é uma das Sete Maravilhas de Portugal e Patrimônio da Humanidade. Sua imponente e extremamente detalhada arquitetura parece um trabalho rendado, só que feito em pedra!

Para quem está viajando de carro, saiba que a estrada Nacional 1 passa bem em frente a ele, portanto, não há como ignorar sua magnífica presença.

Na realidade, o seu verdadeiro nome é Mosteiro de Santa Maria, mas acabou por ficar conhecido como Mosteiro da Batalha por ter sido construído em comemoração à vitória sob os castelhanos na Batalha de Aljubarrota, no século XIV.

=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)

o que visitar em portugal - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

mosteiro da batalha - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

Visitando o Mosteiro da Batalha

Trata-se de uma das maiores obras-primas do estilo gótico português. Há uma interessante história sobre a construção da grande abóbada da Sala do Capítulo: diz-se que o arquiteto responsável, Afonso Domingues, era cego, e que poucos acreditavam que, ao se retirarem os escoramentos, a construção se manteria de pé.

Então, para provar que seus cálculos estavam corretos, ele ficou sozinho sob a abóbada e mandou que retirassem tudo, pois se a “casa caísse”, ele seria o único morto. Pelos vistos, Afonso Domingues era mesmo bom em matemática!

Dica => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

o que fazer em portugal - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

A única parte gratuita da visita é a nave central. Mas não fique só por aí, pois suas belezas estão escondidas lá dentro. Logo na entrada à direita há uma sala com diversos túmulos reais. Parece mórbido, mas eles são lindos! Já na parte interna você poderá visitar o Claustro Real.

viagem portugal - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

roteiro portugal - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

03 Batalha 11 side - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

O Mosteiro da Batalha como um todo chama a atenção, mas destaco um lugar que por vezes passa desapercebido (e que é o que mais gosto), já que fica na parte traseira do mosteiro: as Capelas Imperfeitas. Procure por elas.

Trata-se de um mausoléu com sete capelas a céu aberto, pois sua construção não foi concluída e, talvez por isso mesmo, sejam tão especiais. As paredes são verdadeiras rendas em pedra e lá dentro estão em descanso eterno Dom Duarte e sua esposa, num ambiente solitário e enigmático.

como chegar ao mosteiro da batalha - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

portugal dicas - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

dicas de portugal - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

Para quem está de carro, este é um passeio que combina perfeitamente como uma visita ao Mosteiro de Alcobaça, Nazaré e Fátima, pois são todos lugares próximos.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Informações úteis do Mosteiro da Batalha:

  • Endereço: Largo Dom Infante Henrique – Batalha.
  • Como chegar a Batalha: o ideal é mesmo ir de carro, seguindo pela A8 ou pela N1, mas há ônibus de Lisboa direto para Batalha. A rodoviária da cidade fica a 300 metros do monumento. Consulte horários e valores no site da Rede Nacional de Expressos. E para aqueles que não vão de carro, mas também não querem ir por conta própria, saibam que existem diversas excursões para lá, geralmente combinadas com Fátima e Alcobaça.
  • Horário: de outubro a março das 9h às 17:30h e de abril a setembro das 9h às 18:30h. Fechado em 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro.
  • Preço: 6 €. Grátis aos domingos e feriados até as 14h.
  • Dica extra: se você for visitar também o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo, vale mais a pena comprar o “Bilhete conjunto Rota do Patrimônio” por 15 €.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedraAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

https://www.getyourguide.com.br/lisboa-l42/de-lisboa-tour-em-grupo-a-fatima-obidos-batalha-e-nazare-t115432/?partner_id=BALWPWH&utm_medium=online_publisher&utm_source=turista_profissional&placement=content-middle&cmp=portugal

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
2 Comentários
  1. Ana, bom dia!

    Estou lendo muitas coisas em seu blog e estarei em Portugal no final deste mes.

    Vamos ficar 2 dias em lisboa e depois optamos por 1 noite me Evora.
    De Evora partiremos para Coimbra.

    Vamos parar em Fátima, no entanto, em muitos passeios as cidades de Obidos e Batalha estão como cidades de passagem. Você acha que dá pra fazer tudo em 1 dia? Estou achando que vai ficar muito corrido, pode me auxiliar dizendo se dará tempo de ver tudo e se há um roteiro seu aqui no blog com essa sugestão? Não localizei.

    Desde já obrigada
    Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *