O Mosteiro da Batalha é uma das Sete Maravilhas de Portugal e Patrimônio da Humanidade. Sua imponente e extremamente detalhada arquitetura parece um trabalho rendado, só que feito em pedra!
Para quem está viajando de carro, saiba que a estrada Nacional 1 passa bem em frente a ele, portanto, não há como ignorar sua magnífica presença.
Na realidade, o seu verdadeiro nome é Mosteiro de Santa Maria, mas acabou por ficar conhecido como Mosteiro da Batalha por ter sido construído em comemoração à vitória sob os castelhanos na Batalha de Aljubarrota, no século XIV.
=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)
Visitando o Mosteiro da Batalha
Trata-se de uma das maiores obras-primas do estilo gótico português. Há uma interessante história sobre a construção da grande abóbada da Sala do Capítulo: diz-se que o arquiteto responsável, Afonso Domingues, era cego, e que poucos acreditavam que, ao se retirarem os escoramentos, a construção se manteria de pé.
Então, para provar que seus cálculos estavam corretos, ele ficou sozinho sob a abóbada e mandou que retirassem tudo, pois se a “casa caísse”, ele seria o único morto. Pelos vistos, Afonso Domingues era mesmo bom em matemática!
Dica => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré
A única parte gratuita da visita é a nave central. Mas não fique só por aí, pois suas belezas estão escondidas lá dentro. Logo na entrada à direita há uma sala com diversos túmulos reais. Parece mórbido, mas eles são lindos! Já na parte interna você poderá visitar o Claustro Real.
O Mosteiro da Batalha como um todo chama a atenção, mas destaco um lugar que por vezes passa desapercebido (e que é o que mais gosto), já que fica na parte traseira do mosteiro: as Capelas Imperfeitas. Procure por elas.
Trata-se de um mausoléu com sete capelas a céu aberto, pois sua construção não foi concluída e, talvez por isso mesmo, sejam tão especiais. As paredes são verdadeiras rendas em pedra e lá dentro estão em descanso eterno Dom Duarte e sua esposa, num ambiente solitário e enigmático.
Para quem está de carro, este é um passeio que combina perfeitamente como uma visita ao Mosteiro de Alcobaça, Nazaré e Fátima, pois são todos lugares próximos.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Informações úteis do Mosteiro da Batalha:
- Endereço: Largo Dom Infante Henrique – Batalha.
- Como chegar a Batalha: o ideal é mesmo ir de carro, seguindo pela A8 ou pela N1, mas há ônibus de Lisboa direto para Batalha. A rodoviária da cidade fica a 300 metros do monumento. Consulte horários e valores no site da Rede Nacional de Expressos. E para aqueles que não vão de carro, mas também não querem ir por conta própria, saibam que existem diversas excursões para lá, geralmente combinadas com Fátima e Alcobaça.
- Horário: de outubro a março das 9h às 17:30h e de abril a setembro das 9h às 18:30h. Fechado em 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro.
- Preço: 6 €. Grátis aos domingos e feriados até as 14h.
- Dica extra: se você for visitar também o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo, vale mais a pena comprar o “Bilhete conjunto Rota do Patrimônio” por 15 €.
Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link.
E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Ana, bom dia!
Estou lendo muitas coisas em seu blog e estarei em Portugal no final deste mes.
Vamos ficar 2 dias em lisboa e depois optamos por 1 noite me Evora.
De Evora partiremos para Coimbra.
Vamos parar em Fátima, no entanto, em muitos passeios as cidades de Obidos e Batalha estão como cidades de passagem. Você acha que dá pra fazer tudo em 1 dia? Estou achando que vai ficar muito corrido, pode me auxiliar dizendo se dará tempo de ver tudo e se há um roteiro seu aqui no blog com essa sugestão? Não localizei.
Desde já obrigada
Camila
Fica corrido, mas é super viável, pois na Batalha e em Fátima, em geral, as visitas são rápidas e mesmo em Óbidos, uma manhã basta.
Leia este post: https://www.turistaprofissional.com/2013/03/24/roteiro-de-7-dias-em-portugal-de-lisboa-ao-porto/
Boa viagem!