Quando anunciei publicamente que estava grávida muita gente me disse que a “festa” de viajar muito ia acabar, mas não foi o que aconteceu, felizmente.
Durante a minha gravidez viajei bastante de avião – e alguns voos bem longos – sem qualquer problema. Mas claro, existem cuidados e algumas regras que devem ser seguidas.
O senso comum diz que o período ideal para uma grávida viajar de avião é no segundo trimestre, ou seja, entre a 12ª e a 27ª semanas, mas claro que isso não é uma regra, é mais por uma questão de conforto.
No primeiro semestre muitas mulheres sentem muitos enjoos, costumam vomitar com certa frequência, portanto, um voo longo poderá ser uma tortura. Mas eu, por exemplo, nunca tive nada disso, então pude fazer viagens sem qualquer incômodo, mas cada caso é um caso.
Importante => Seguro Viagem Gestante (dicas + desconto)
Dicas para grávida viajar de avião
– viaje com a roupa mais confortável e soltinha possível;
– consuma alimentação leve antes e durante o voo e não fique mais de 3 horas sem comer nada;
– se você tem algum tipo de restrição alimentar, avise a companhia aérea previamente;
– procure beber bastante líquido;
– se o voo for longo, saia para caminhar de vez em quando pelo corredor da aeronave;
– reserve um assento no corredor, para que possa sair para ir ao banheiro ou circular com mais facilidade;
– tendo disponibilidade, tente ainda o assento na primeira fileira, que tem mais espaço para as pernas;
– se você tem a tendência a ficar inchada, viaje com uma meia de média compressão ou ao menos com uma calça legging (foi a minha opção);
– e sempre converse com o seu obstetra antes de qualquer viagem de avião, mesmo que curta.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Algumas regras para grávida viajar de avião
– a partir das 25ª semana, em geral, a companhia aérea exige um atestado médico indicando a idade gestacional e afirmando que você se encontra autorizada a viajar. Essa exigência tem pequenas variações entre as companhias aéreas, pois algumas só exigem mais pra frente;
– algumas empresas exigem ainda uma Declaração de Responsabilidade preenchida e assinada pela gestante em estágios mais avançados de gravidez;
– por risco de parto prematuro, a maioria das empresas aéreas não permitem o embarque a partir da 37ª semana e outras, mais raras, permitem apenas se a gestante estiver acompanhada do médico responsável;
– sempre confira as regras específicas da empresa aérea pela qual viajará;
– no caso de gravidez múltipla, os prazos todos diminuem.
Mesmo não sendo necessário, em todas as viagens que fiz eu levei o atestado médico e nunca me pediram, mas se pedissem, estava à mão. Todos os meus voos foram bem tranquilos e o fato de estar grávida não os fez mais ou menos desconfortáveis.
Por exemplo, com 25 semanas fiz uma viagem para o Canadá, via EUA, com várias conexões. Foi a viagem mais cansativa de todas. Foram 10 horas de voo entre Rio de Janeiro e Atlanta + 2 horas de conexão + 3 horas de voo até Mineápolis + 12 horas de conexão (sim, 12 horas! O bom é que aproveitamos esse tempo para passear pela cidade) + 3 horas de voo até Calgary no Canadá.
Ufa! Somando tudo, foram 30 horas de viagem e, por incrível que pareça, apesar de ter sido bem cansativo, cheguei super bem. Ah, e detalhe: na volta foi praticamente isso tudo de novo, só que ao contrário 😉
Bom, como eu disse antes, cada caso é um caso. Para mim sempre foi muito tranquilo, mas também sempre tomei todos os cuidados necessários e conversei com minha médica antes de cada viagem, por isso, analise a sua situação, converse com o seu médico e embarque tranquila, seja para uma viagem a trabalho, para uma babymoon ou para fazer as compras do enxoval do bebê.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!? Leia também:
- Viagem de avião de gestantes (regras das principais empresas aéreas brasileiras)
- Dicas de viagem de avião com bebê
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá querida, tenho uma viajem longa Brasil – usa , minha médica receitou para tomar injeção de heparina antes do voo, agora fique preocupada se devo tomar, sua médica receitou algo assim? Obrigada.
Não receitou nada não, Fui tranquilamente. Mas cada caso é um caso! Boa viagem!