Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 24/05/2020

Sabe aquela dor de barriga em viagem? Hoje eu sei: quando viajo – pra qualquer lugar, qualquer que seja a duração – levo SEMPRE uma farmacinha.

Não gosto de passar aperto em viagens! Tenho horror de, viajando, ter uma dor de barriga inesperada… de novo…

E nós sabemos que isso é absolutamente possível.

Por mais que a gente esteja acostumado, quando viajamos temos a questão do jet lag, do cansaço, das mudanças de temperatura e de hábitos. Tudo isso combinado, mais a possibilidade de se comer algo que não bata bem no nosso organismo… pode ser fatal!

Isso já aconteceu comigo. Sério! E também com alguns amigos e amigas.

Uma vez, viajando pela Ásia, estávamos na Malásia, num shopping super chique de Kuala Lumpur, quando paramos num restaurante. Eu pedi um Frango ao Curry. Ora, eu adoro curry, então deve ser gostoso – pensei, orgulhoso de minha escolha.

O frango não veio “ao curry” ele veio NADANDO no curry! Era basicamente um sopa de curry com pedaços de frango. Com um detalhe sórdido: era um curry verdadeiro, super apimentado! Não era o curry adocicado que tem no Brasil.

Eu nunca tive problemas com pimenta. Mas… eis que depois de comer aquele prato so-fren-do, porque o bicho tava MUITO apimentado, passei a ter uma dor de barriga que não vos descreverei aqui para não embaraçar vocês.

E, com mais um detalhe: SEMPRE que tinha alguma pimenta num prato, eu tinha a danada! Imagina isso na Ásia, onde eles botam pimenta até no picolé!

Tive que dar meu jeito pra continuar a viagem, né? Maneirei na comida, perdi umas horinhas sentado no trono, estava sempre com papel na mochila e procurando saber onde era o banheiro, para alguma emergência.

Mas isso tem como evitar?

Dor de barriga em viagem: não passe mais aperto!

dor de barriga em viagem - Dor de barriga: não passo mais aperto em viagens!

Tem, agora não viajo sem a minha farmacinha!

E o que tem na minha farmacinha de viagem?

Coisas gerais: remédios para dor de cabeça, para resfriados, vitamina C, pasta contra assaduras (sim, quando a gente anda muito, especialmente no calor, pode precisar), um remédio contra dor de dente, essas coisas… e, óbvio, algo contra uma possível e desagradável diarreia. Não dá para achar que a mala de viagem está pronta, sem levar uma farmacinha completa.

É claro que o que eu faço e aconselho, tendo um problema destes, é a maneirar na alimentação, tomar muita água, comer coisas leves, frutas, etc. Tem que tomar cuidados extras. Mas ter um remédio em mãos é essencial e vai me deixar mais tranquilo na viagem, sabendo que ele estará lá dentro da farmacinha… caso eu precise!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


E agora a minha farmacinha é maior do que antes, pois com a TuristaProfBaby sempre com a gente e a segunda turistinha que já começou a nos acompanhar, temos que levar remédios adultos e pediátricos.

Ter uma farmacinha é como o seguro viagem: nós compramos pensando em não usar, mas, SE precisar… é melhor tê-la em mãos na hora, imediatamente!

Afinal, imagina: a gente passa meses economizando, ao mesmo tempo que faz planejamento, faz pesquisas, organiza tudo, gasta um dinheirão pra fazer a viagem dos sonhos e… tem uma surpresa que não te deixa aproveitar!!

Eu não quero mais arriscar!

remedios para viagem - Dor de barriga: não passo mais aperto em viagens!Fotos do post: Shutterstock

Ah, e é bom saber que o Floratil também pode ser utilizado pelas crianças a partir do primeiro mês de vida e tem em dois formatos: tanto em cápsulas, como em sache (pó) – que é mais conveniente para gente que tem filhos, porque tem sabor tutti frutti e pode ser consumida direto na boca ou misturada sucos, frutas ou papinhas (na verdade, espero que elas nunca usem, mas… se precisar, estará lá!).

Além disso, as próprias cápsulas podem ser abertas e seu conteúdo adicionando a líquidos ou na mamadeira. Isso é bom pra quem tem dificuldade de engolir.

Então, a dica de hoje é essa: depois de ter sofrido com uma dor de barriga em viagem de forma inesperada, tenho sempre na mala uma farmacinha e, nesta farmacinha, não deixo de ter diversos tratamentos como dor de cabeça, antialérgico e tratamento para diarreia.

Assim eu vou tranquilo.

Boa viagem!!

* Este é um post patrocinado – mas as informações e histórias são verídicas!

Referência: Floratil. Floratil. Bula do medicamento verificada em 27 de Outubro de 2017

FLORATIL® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Floratil® (Saccharomyces boulardii-17 liofilizado) M.S 1.0089.0090. Floratil® está indicado como auxiliar na restauração da flora intestinal e também como auxiliar no tratamento de diarreias de diferentes causas. Floratil®AT está indicado na prevenção da diarréia causada por antibióticos, como auxiliar na restauração da flora intestinal e também como auxiliar no tratamento da diarréia causada pelo micróbio Clostridium difficile, em decorrência do uso de antibióticos e quimioterápicos. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

BRA-VIV-1707-0085/Setembro 2017

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Um comentário
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *