Impressões do sistema de transportes públicos em Portugal

Estou agora em Portugal, mais precisamente em Coimbra. Cheguei a Portugal pelo aeroporto do Porto. Lá dentro mesmo peguei um metrô. Veja: no aeroporto peguei um metrô! Ô caramba! Integração! Metrô no aeroporto… só Brasil que não tem.

Você compra um ticket na máquina e, dependendo de quanto paga, tem ‘x’ horas para andar. Ouça o que te direi: não tem roleta! Não tem roleta! Não tem roleta! Você compra também um cartão que tem que validar antes de entrar. Senão, 85,00 euros de multa. Sem jeitinho brasileiro.

Detalhe: a passagem que comprei dá pra 1:15h também nos autocarros (ônibus)! Integração!

Da estação do metrô direto para estação do combóio (trem). Ãhn? Do aeroporto direto pro metrô e do metrô direto pro trem??? É, gajo, integração! Fui pra Coimbra. Trem de uma cidade a outra? Esses europeus são uns malucos!!!

Como chegar ao Porto

Na viagem sabe o que eu percebo? Pouco cimento! Sim, pouco cimento nos quintais das casas. Os quintais têm hortas. Todos têm um pedaço com couve, outro com árvores frutíferas, outro com nabos. Até mesmo em Coimbra, cidade, urbano, nas áreas dos apartamentos térreos você vê árvores e mais árvores carregadas de frutas. Até mesmo nas ruas.

Pena que no Brasil tenhamos pouca terra, poucas árvores frutíferas, pouco sol e pouca chuva… senão, já imaginou? Ao invés de metermos cimento nos quintais, poderíamos plantar!!!

Pra terminar minhas primeiras impressões, os ônibus (ou autocarros) de Coimbra. Sim senhores e senhoras… ônibus! Não aquilo que temos espalhados pelas cidades do Brasil. Pense no melhor ônibus que há por aí. Aqui o sistema é melhor.

Comecemos por onde…? Passagem. A passagem custa 1,50 euros, mas se você pagar ao motorista. Se compra um cartão com 11 passagens, paga 6 euros. Ou seja, sai a 55 centavos! Desconto se você paga muitas de uma vez, entende o que é isso?

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


No famigerado Rio de Janeiro, o excelentíssimo governador lançou com estardalhaço um cartão que custa 40 reais. A passagem do Rio custa 2 reais. Sabe pra quantas passagens dá o cartão? Vinte! Ãhn, você me pergunta… vinte? Quer dizer que nós pagamos ao empresário 40 reais adiantados, em dinheiro, e não recebemos nenhum desconto? Bingo! Estás me acompanhando?

E vejam isto, caboclos: o ônibus é bem baixo. No Brasil é a uns 60 centímetros do chão, obrigando algumas pessoas a entrar com extrema dificuldade, até mesmo de joelhos, como eu já vi. Sabe por quê? Porque no Brasil eles são feitos em eixo de caminhão! É mole? E por aqui, quando ele pára pras pessoas descerem ou subirem, ele abaixa, ficando rente ao chão. Ãhn, abaixa? Sim, amigues, abaixa. E todos – todos – têm lugar pra cadeiras de rodas; alguns com rampa. Cidadania? Respeito? Sei lá, podes chamar do que quiseres.

sistema de transportes públicos em Portugal

E, repetindo, aqui não tem roleta. Os lugares não têm roletas; nem nos ônibus, nem no metrô que eu disse que peguei antes. Você entra, paga – ou mete na máquina o seu cartão – e entra. Pronto. O motorista te viu fazer isso. Pra quê roleta? Pra controlar o rico dinheirinho do empresário? Ou porque são todos safados no Brasil, uns querendo roubar os outros e ninguém respeitaria? Você escolhe.

Pra terminar: os ônibus aqui têm horários certos pra passar! Sabe aquelas linhas que rodam pela cidade? Aquelas que podem chegar ao ponto onde você está em 1 minuto ou mesmo em 1 hora? Aqui têm horários certos. Nos pontos de ônibus existem placas com os horários que eles saem dos pontos de partida, e você pode calcular quando vão passar. E alguns ainda têm painéis eletrônicas dizendo quanto tempo falta para tal e tal linha passar por ali. E sabe o que acontece? Não? Adivinha… Sim senhoras e senhores: eles passam! Certinho!

Pasmem.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

8 COMENTÁRIOS

  1. Amei esse comentário a respeito de Portugal. Lembro-me qdo estive la em 1998 eu fiquei pasma com esse sistema de roletas. Ai se isso acontece no Brasil. E alguns brasileiros ainda chamam os portugueses de provincianos, atrasados. Não sabem o que é ser provinciano e atrasado. Parabéns!!!

  2. Ana

    Adorei o texto, será muito util para minha viagem, até mesmo pra saber a “tradução” do portugues.

    Mas aproveito para pedir uma ajuda. pretendo visitar Almeida, mas estou com algumas duvidas sobre como colocar-la no circuito das cidades que vou visitar, pois por ser pequena tenho medo de ter dificuldades com os horarios e mesmo com o modo de transporte (não achei nenhuma informação sobre trem chegando lá).

    Se você puder me ajudar serei eternamente grato.

    Abraço e parabéns pelo site!

  3. Queridos!!! Amo o blog de vocês e sabem bem disso 🙂
    Tenho uma dívida, na verdade, várias…
    Com relação ao ônibus no Porto: vou ficar uma semana por lá, existe algum cartão que me dê uma maior economia para circular pela cidade? E se há também algum cartão que possa ser utilizado nos ônibus, trens, bondes e metrô como no caso de Lisboa?
    Abusando um pouquinho mais, e nas outras cidades como Braga, Guimarães e Viana do Castelo, o pagamento é feito direto no ônibus ou também existe a possibilidade de fazer um cartão.
    Acho que por agora é só… o restante vou colocando nos outros posts 🙂
    Beijocas!!

    • Oi linda! Em quase todas as cidades você compra um cartão que te permite “X” viagens, mas antes, porque direto no ônibus é mais caro. No Porto, que tem mais opções de transportes públicos, tem um cartão sim, que se chama “Andante: você pode carregar com passagens simples, 10 viagens ou uso diário ilimitado. No geral vai fazer quase tudo a pé ou até de Uber, que é super barato e funciona bem lá. Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here