O Lenço dos Namorados, um romântico artesanato português

A região do Minho, ao norte de Portugal, é conhecida pela qualidade de seus bordados, portanto, não é de se admirar que tenha sido o local em que a tradição do Lenço dos Namorados tenha começado.

Mas o que afinal são os ditos lenços?

Diz-se que antigamente, as moças minhotas em idade de se casar tinham por hábito bordar o seu enxoval, mas entre uma peça e outra, elas bordavam às escondidas um pequeno quadrado, geralmente com versinhos de amor e alguns desenhos.

Lenço dos NamoradosO dito quadradinho ficava guardado com ela até que tivesse a oportunidade de fazê-lo chegar ao rapaz que amava. Isso geralmente acontecia nas missas de domingo, quando ela “distraidamente”, deixava-no cair próximo ao rapaz. Como sinal de que também estava interessado, ele deveria usá-lo no pescoço ou no bolso.

O auge dessa prática foi entre 1850 e 1950, em especial nas cidades de Viana do Castelo, Guimarães, Vila Verde, Telões e Aboim da Nóbrega. A escrita era marcada pelos erros ortográficos, visto que, em sua grande maioria, as moças que os bordavam eram de famílias humildes e com poucos estudos.

Hoje o lenço dos namorados virou um engraçado souvenier e alguns mais antigos, quando não são relíquias de família, encontram-se expostos em museus.

Além de encontrá-lo no formato tradicional quadrado, podemos atualmente achar também releituras dele, visto que os desenhos e escritos que antes eram empregados apenas nos lenços, agora estão em lençóis, bolsas, guarda-chuvas, roupas, objetos de decoração…

lua de mel em Portugal

viagem romântica

É ou não uma história engraçadinha?

Então, quando for visitar essa linda região e vir os lenços (eles estão por toda parte), já saberá o que significa. Ele é  possivelmente um dos artesanatos mais marcantes do Minho.

Precisando casar? Apele para o lenço dos namorados, quem sabe não funciona?!

       artesanato português    bordados portugueses

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana Catarina.
    Gostaria de agradecer as dicas sobre Portugal. Passei 15 dias com meu marido e conseguimos visitar muitos lugares graças aos pontos marcados nos seus roteiros. Na verdade, traçamos o nosso roteiro com base nos seus.
    Foi tudo maravilhoso. Amamos Portugal e pretendemos voltar.
    Em Viana do Castelo, lugar que me encantou, nós demos sorte pois no período de 12/15 de junho, aconteceu a feira medieval e pudemos aproveitar um pouco. Mas, soubemos que a melhor exposição medieval naquela localidade ocorre no mês de agosto e se chama, salvo engano, Santa Maria da Feira, quando, então, a cidade assume características medievais.
    Até a próxima.
    Raquel

  2. Olá Ana Catarina – navegando na web, encontrei o seu artigo e fico feliz por escolher a minha foto do Pinterest com os meus bordados! Sou de Viana do Castelo e a minha paixão é esta. xx

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here