Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 22/11/2020

Já ouviu falar em Triunfo, PE?! Aposto que muita gente não!

Quando a gente pensa em uma viagem para Pernambuco logo nos vem a mente destinos como Porto de Galinhas, praia de Carneiros, Olinda, Recife, Tamandaré, Fernando de Noronha, mas saiba que no sertão pernambucano também há lugares muito legais para visitar, como é o caso da pequena Triunfo.

Obviamente não é um destino de praia, é uma viagem com um foco mais cultural. Venha com a gente descobrir as histórias e belezas naturais de Triunfo, PE.

Neste post vamos dar algumas dicas de viagem para lá, tais como:

Como chegar a Triunfo, PE

A pequena cidade de Triunfo fica na região do Sertão do Pajeú, a cerca de 400 km do Recife.

Com isso, fica claro que o aeroporto mais próximo da cidade é mesmo o de Recife. A partir da capital você pode chegar a Triunfo de carro ou de ônibus, como veremos abaixo.

Importante => Seguro Viagem Nacional (por que fazer?)

triunfo pernambuco - Triunfo PE: como chegar, o que fazer, onde ficar e outras dicas
Cidade de Triunfo, no sertão de Pernambuco (Divulgação/Prefeitura de Triunfo)

Ir para Triunfo de carro

A exceção que você more na região e tenha carro próprio, o melhor é alugar um carro lá mesmo no aeroporto dos Guararapes, em Recife. Indo fazer a reserva online com alguma antecedência, pois alugar lá no na hora, em 90% dos casos, sai mais caro. 😉

Uma vez já com o carro, para chegar a Triunfo, PE, você vai pegar a BR-232 e seguira por ela quase a viagem toda. Depois você poderá ou ir:

  • até a cidade de Terra Talhada  (cidade natal de Lampião) quando, então, pegará a estrada PE 365 por mais ou menos 30 km até chegar a cidade,
  • ou seguira até um lugarzinho chamado Sítio dos Nunes, pegar a BR 337 até a cidade de Flores e de lá seguir mais alguns kms pela estrada estadual PE 320.

Em média a viagem entre Recife e Triunfo demora entre 5h e 6 h.

Não é difícil e com a ajuda do Google Maps você chegará lá tranquilamente!

Mas vale aqui ressaltar que também é possível ir para Triunfo, PE, a partir dos aeroportos de Maceió e João Pessoa, que ficam a pouco mais de 400 km de distância.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Ir para Triunfo de ônibus

Para quem alugar um carro não é uma opção, saiba que você poderá ir de Recife a Triunfo de ônibus.

A empresa Viação Progresso tem um único horário que parte do Terminal Integrado de Passageiros do Recife. O ruim é que ele chega de madrugada na cidade, mas enfim, é uma opção. O valor da passagem ida e volta sai por cerca de R$ 180.

O que fazer em Triunfo, PE

Vamos agora conferir alguns dos pontos turísticos de Triunfo?!

Museu do Cangaço

É no Museu do Cangaço, fundado em 1075, que você irá encontra muito da história de Lampião e do cangaço, como um todo.

Em seu acervo com mais de 500 peças há muitos objetos originais usados pelos cangaceiros e objetos pessoais de Lampião.

O lugar é possivelmente a principal atração de Triunfo, já que muitos vem até a cidade para conhecer um pouco mais da história do Cangaço. Além disso, ele também tem outra parte que conta a história de Triunfo.

Horário: De segunda a sábado, das 8 às 12 hs e das 14 às 17h. Domingos, das 8 às 12 h.

Confira => Passeios em Pernambuco

museu do cangaco triunfo - Triunfo PE: como chegar, o que fazer, onde ficar e outras dicas
Foto: Prefeitura de Triunfo

Teleférico

Eis umas principais atrações de Triunfo. O teleférico da cidade faz a ligação entre o lago João Barbosa Sitônio e o alto de um morro onde fica o Centro de Lazer do SESC, que é o maior do estado. O visual é bacana!

Pedalinho

E no mesmo lago também é possível fazer passeio de pedalinho, que é uma outra maneira de desfrutar a tranquilidade do lugar.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Casa Grande das Almas

Reza a lenda que neste local, que é uma construção do final do século XIX, Lampião e sem grupo se escondiam de vez em quando.

Outra curiosidade e que parte da propriedade fica no estado de Pernambuco e parte da Paraíba, por isso, quando a polícia chegava no local, dizem que Lampião passava para a outra parte da casa e, assim, fica a salvo.

A Casa Grande das Almas está aberta para visitação, onde você poderá visitar não só o casarão, mas também seus jardim, o mausoléu da família e uma castelo inacabado.

casa grande das almas triunfo - Triunfo PE: como chegar, o que fazer, onde ficar e outras dicas
Foto de O Reverso do Mundo

Cine teatro Guarany

Este é um dos prédios mais imponentes de Triunfo, cuja construção data de 1922. É lá que acontece todos os anos desde 2008 o Festival de Cinema de Triunfo

Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado, das 9 às 17 horas e domingo, de 10h ao meio dia.

Triunfo Pernambuco - Triunfo PE: como chegar, o que fazer, onde ficar e outras dicas
Wikimedia Commons

Furna dos Holandeses

No século XVII alguns holandeses, fugindo das tropas luso-brasileiras, parecem ter se escondidas nesta gruta. O fato não é 100% confirmado, mas ainda assim, é um lugar bem bonito para se visitar.

Cacimba de João Neco

Outro lugar curioso de Triunfo é a Cacimba de João Neco, que trata-se de   um profundo poço feito nos anos de 1030. É uma obra bastante impressionante, dada a época e o fato de ser sido feita por um único homem.

Pico do Papagaio

Este é o ponto mais alto de todo o estado de Pernambuco, com 1260 metros de altitude. Ele está localizado a mais ou menos de 9 kms do centro de Triunfo.

Para chegar lá é preciso estar em um carro 4 x 4, por isso, se não for o seu caso, o melhor é contratar um motorista local para te levar. Na praça da cidade você sempre consegue a indicação de algum.

triunfo pe - Triunfo PE: como chegar, o que fazer, onde ficar e outras dicas
Lá em cima há um Careta, personagem da cultura popular sertaneja – Foto: Prefeitura de Triunfo

Igreja Matriz

Como quase toda cidade de interior, Triunfo também tem a sua Igreja Matriz bem no centro, neste caso é a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, que foi construída em 1926.

Onde ficar em Triunfo, Pernambuco

Apesar de ser uma cidade pequena, ela tem uma boa oferta de pousadas e hotéis.

O ideal é buscar algo no Centro Antigo de Triunfo, perto da Igreja Matriz, pois muita coisa poderá fazer a pé, mas por outro lado há muitas ofertas de hospedagem em sítios nos arredores da cidade, que para quem está de carro podem ser bem legais.

Algumas sugestões de lugares para se hospedar em Triunfo, PE, são:

Pousada Calugi

Pousada Café do Brejo

Pousada Pedra do Sossego

Pousada Alpes

Melhor época para visitar Triunfo PE

Apesar de ficar em pleno sertão pernambucano, curiosamente a cidade não é muito quente e no inverno até faz frio.

A temperatura em julho pode chegar a 10º.  E nos demais meses do ano, embora possa fazer calor durante o dia, de noite, em geral, dá uma esfriadinha, por isso, sempre leve um casaquinho na mala, mesmo que vá no verão.

Por conta dessa característica, os meses de inverno acabam sendo os mais procurados (entre junho e setembro) para aqueles que visitam Triunfo. E se for no mês de julho ou setembro, reserve sua hospedagem com antecedência, pois é nessa época que acontecem o Festival de Cinema de Triunfo e o Triunfo Moto Fest, respectivamente.

viagem para triunfo pe - Triunfo PE: como chegar, o que fazer, onde ficar e outras dicas
Foto: Prefeitura de Triunfo

E aí, o que achou de Triunfo, PE?! É uma proposta diferente, não é?! Mas acho que você vai gostar! Conta pra gente depois. 😉

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *