Vassouras RJ: o que fazer, como chegar, onde ficar e outras dicas

Vassouras é a cidade mais charmosa do Vale do Café, região formada por cerca de 15 municípios que eram os maiores exportadores de café do mundo no século XIX. Também conhecida como a Princesinha do Café, ir a Vassouras é como fazer uma visita ao passado, já que a cidade conserva sua história magnificamente.

Suas enormes fazendas históricas, as igrejas, a estação de trem com a raríssima Locomotiva, os casarões centenários, tudo isso faz Vassoura ser um importante museu a céu aberto, mantendo viva uma página significativa da história do Brasil.

Não viaje nem mesmo dentro do Brasil sem um bom Seguro Viagem Nacional

Vassouras RJ: dicas de viagem

Se você curte história, se prepare para amar conhecer Vassouras.

Além do tradicional centro histórico da cidade, onde você pode admirar patrimônios conservados da época do Brasil Imperial, é possível visitar as fazendas históricas, onde até hoje algumas ainda produzem o tão famoso café que deixou a região famosa.

Além disso, Vassouras oferece ainda, além dos passeios culturais, passeios ecológicos, opções gastronômicas e festivais encantadores regados a cultura, música, arte e o clima hospitaleiro do povo vassourense que só o interior consegue oferecer.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para planejar a sua visita a cidade de Vassouras, RJ.

Índice:

Outras informações e dicas:

acessórios de viagem
Clique e ache tudo o que você precisa para sua viagem

Onde fica Vassouras?

O município de Vassouras fica no Estado do Rio de Janeiro, a 111 quilômetros da capital, na região conhecida como Vale do Café, trecho onde acontecia a maior produção de café do país e do mundo na época do Brasil Imperial.

Os municípios que fazem parte do Vale do Café são:

  • Vassouras,
  • Valença,
  • Rio das Flores,
  • Barra do Piraí,
  • Piraí,
  • Engenheiro Paulo de Frontin,
  • Mendes,
  • Paty do Alferes,
  • Miguel Pereira,
  • Paraíba do Sul

E mais alguns distritos como Ipiabas e Conservatória, que pertencem a Barra do Piraí e Valença.

VAssouras RJ onde fica
Veja no mapa onde fica Vassouras, bem perto da capital do estado, a cidade do Rio de Janeiro.

Índice – TOPO

Como chegar a Vassouras?

Vassouras está a apenas 120 km ao norte da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome.

Para quem vem de carro saindo da cidade do Rio de Janeiro, o acesso para Vassouras é pela Via Dutra (BR-116). Após o primeiro pedágio, seguir pela RJ-127 em direção à Paracambi. Veja o caminho no mapa.

Quem vem de São Paulo pega a mesma Via Dutra (BR-116) até Volta Redonda e a Rodovia Lúcio Meira (BR-393). São 370 km de distância da capital e cerca de 5 horas de viagem. Veja o trajeto no mapa.

Vindo de Belo Horizonte, o acesso é pela BR-040 até Três Rios e Rodovia Lúcio Meira (BR-393). São 385 km e um pouco mais de 5 horas de viagem. Veja no mapa.

Mas para quem planeja ir de ônibus, as empresas Salutaris e Útil possuem horários de partidas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte rumo à Vassouras.

Você pode pesquisar em empresas que fazem a busca dessas passagens pra você. Procure nos exemplos abaixo:

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Índice – TOPO

Clima em Vassouras

O clima em Vassouras é seco e morno, com temperaturas estáveis durante o ano todo, variando entre 12 °C e 32 °C. Raramente é inferior a 8 °C ou superior a 37 °C. Logo, é possível visitar o município durante todo o ano.

No inverno é quando as temperaturas ficam mais baixas e com sensações térmicas um pouco menores, mas nada que um casaco quentinho não resolva. Os meses de dezembro e janeiro são os com maior incidência de chuva, apesar de ser a época mais quente.

Veja aqui: Pousadas em Vassouras

Índice – TOPO

Qual a melhor época para visitar Vassouras?

Independente do clima da cidade, a melhor época para visitar Vassouras é no período entre meado de abril e final de setembro, que é quando acontecem os eventos mais badalados e interessantes do Vale do Café, que incluem não só Vassouras, mas também as cidades vizinhas.

Veja alguns eventos:

  • Em abril ocorre o festival “Café, Cachaça e Chorinho”.
  • Em julho é a vez do “Festival do Vale do Café”.

Os dois envolvem intensas atividades culturais nas fazendas, igrejas, praças e há muita comida e bebida.

  • E em m setembro há o “Flor Atlântica”, festival que celebra a primavera com muita cultura, música e gastronomia.

Então, se você pretende ir para uma cidade mais pacata, mais vazia e aproveitar o silêncio, fuja destas datas. Ao contrário, se gosta de festa, já sabe… rs.

Vassouras RJ
Igreja no centro de Vassouras

Índice – TOPO

O que fazer em Vassouras: pontos turísticos

Vassouras é um município do interior, com clima intimista, mas seu aspecto de cidade pequena engana a quem pensa que não há nada para fazer por lá. Pelo contrário, Vassouras possui diversos pontos turísticos, todos encantadores.

Por sua importância história e sua localização no Vale do Café, muitos dos pontos turísticos remetem ao passado da cidade, mas a verdade é que Vassouras oferece passeios para todos os gostos e para toda a família. Conheça os principais pontos turísticos da cidade abaixo:

Índice – TOPO

Praça Barão de Campo Belo

A praça é batizada com o nome do barão que a fundou em 1857. Inicialmente apenas com calçamento e belas palmeiras imperiais, no século XX a praça ganhou novas árvores e um lago. Sua localização central permite avistar diversos pontos da cidade, como o Paço Municipal.

A praça Barão de Campo Belo é o principal ponto turístico da cidade, frequentada diariamente por moradores e turistas, especialmente as crianças.

O local também ficou conhecido por ter sido uma das locações da série global Presença de Anita.

Praça Barão de Campo Belo em Vassouras RJ
A Praça Barão de Campo Belo em Vassouras RJ

Índice – TOPO

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Seguindo pela Praça Barão de Campo Belo, no alto da colina está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Mesmo tendo passado por obras de restauração ao longo dos anos, a igreja mantém a arquitetura original do século XIX, pintada em pó de ouro.

Seu interior abriga um painel que contorna a imagem de Nossa Senhora da Conceição e, de acordo com o livro 1 de óbito, o fundador da cidade está enterrado em algum lugar do imenso átrio da igreja.

Aos domingos, há uma mostra de arte sacra com peças históricas.

  • Endereço: R. Barão de Tinguá, 173-205 – Centro – Vassouras, RJ
  • Horários: Todos os dias, das 8h às 17h.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Vassouras RJ
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Vassouras RJ

Índice – TOPO

Centro Cultural Cazuza

O charmoso casarão em frente à Praça Barão de Campo Belo já abrigou diversas personalidades de Vassouras, sedes de clubes e colégios.

Em 2018, porém, passou por uma revitalização – por iniciativa da empresária e mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, que nasceu ali – e, desde então, o casarão se tornou o Centro Cultural Cazuza.

Por lá estão objetos pessoais do falecido cantor, como roupas, fotos e até uma antiga escrivaninha. Além disso, o espaço acomoda outras exposições e é palco de atrações artísticas como concertos, encenações, amostras e é o espaço cultural público mais importante para os artistas vassourenses.

  • Endereço: R. Custódio Guimarães, 65 – Centro – Vassouras, RJ
  • Horários: Segunda de 13 às 17h / Terça a sexta de 9 às 17h (fecha 12h para almoço e reabre às  13h) / Sábado de 9 às 16h / Domingo de 9 às 14h / Feriado de 9 às 14h.
o que ver em Vassouras
A fachada do Centro Cultural Cazuza em Vassourras, cidade do Vale do Café do Rio de Janeiro

Índice – TOPO

Estação Ferroviária

Situada no centro da cidade, a antiga Estação Ferroviária habita um prédio inaugurado em 1914, mas o local já funcionava como uma estação de bondes desde 1875. O último trem passou por ali em 1970 e o lugar hoje abriga um centro gastronômico.

Além da estação, ainda está por lá um raro exemplar de uma Locomotiva Baldwin, de 1889, o último que circulou pela Estrada de Ferro de Dom Pedro II. A raridade pode ser visitada no pátio da Estação Ferroviária.

  • Endereço: Praça Martinho Nóbrega, 40, Centro – Vassouras, RJ
  • Horários: De terça à domingo, das 8h às 23h30.
o que fazer em Vassouras RJ
A linda estação ferroviária de Vassouras, RJ

Índice – TOPO

Museu Casa da Hera

O Museu Casa da Hera está localizado bem próximo ao centro histórico de Vassouras e é mantido pelo Governo Federal. Seu acervo guarda a história de uma das famílias mais importantes da elite do município vassourense do século XIX, a família Teixeira Leite.

Em outros tempos, a chácara que hoje é museu era morada do Doutor Joaquim Teixeira Leite, negociante de café e irmão do Barão de Vassouras.

A riqueza gerada pelo café no século XIX tem importância histórica e cultura para Vassouras e para o Brasil, e pode ser em partes testemunhada no Museu Casa da Hera.

  • Endereço: Rua Dr. Fernandes Júnior, n° 160, Centro – Vassouras, RJ
  • Horários: De quarta a sábado de 10 às 17h / Domingo de 10 às 14h / Feriados de 10 às 14h. Para atendimento de grupos é necessário agendamento prévio.
atrações turísticas de Vassouras
Museu Casa da Hera de Vassouras

Índice – TOPO

Fazendas históricas em Vassouras

Um dos maiores atrativos da cidade de Vassouras são suas grandes e imponentes fazendas históricas do Vale do Café. Carregadas de significados e importância cultural, as fazendas históricas em Vassouras mantém grande parte de sua estrutura original.

Algumas das fazendas já serviram de locações para gravações e festas de casamento, formatura, entre outros.

Com particularidades e tesouros próprios, cada fazenda possui serviços, horários de funcionamento e agendamento de visitas individuais, então é preciso se informar antes de ir até uma delas.

fazendas históricas de vassouras RJ
Um dos imensos e históricos casarões das fazendas de café de Vassouras

Índice – TOPO

Mirante Imperial

O Mirante Imperial oferece uma vista privilegiada da cidade de Vassouras, onde é possível contemplar as belezas do lugar a olho nu ou através da luneta terrestre instalada ali. Cercado de natureza, o mirante possui também ponto de apoio ao turista.

Por lá você encontra um mapa interativo da cidade, um letreiro onde é possível tirar fotos para guardar de recordação, mesas e bancos de praça, além de brinquedos para as crianças. O local é bem sinalizado com placas e garante um passeio seguro para a família.

  • Endereço: Rua do Bingue, 411 – Centro – Vassouras, RJ
  • Horários: De terça a domingo, das 7h à meia-noite.
pontos turísticos de vassouras
O Mirante Imperial de Vassouras

Índice – TOPO

Jardim Ecológico Uaná Etê

O Jardim Ecológico Uaná Etê é um grande jardim, entre um vale e um monte, que se define como um paraíso eco cult de inspiração nativa com instalações artísticas dedicadas à música e à natureza.

Por lá você irá fazer grandes caminhadas e desfrutar de muito contato com a natureza.

Também há um bistrô no local, que pode ser visitado por quem não irá participar dos eventos do Jardim Ecológico Uaná Etê, porém é necessário solicitar a pulseira de acesso que exime o visitante do pagamento do ingresso.

  • Endereço: Autoestrada RJ 121, nº 2265 – Eng. Paulo de Frontin, RJ
  • Horários: De segunda a quinta, das 10h às 16h / De sexta a domingo, das 10h às 18h / De segunda a quarta há gratuidade para pessoas portadoras do espectro autista e é possível agendar visitação para pessoas com mobilidade reduzida e ensaios fotográficos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Índice – TOPO

Onde comer em Vassouras: melhores restaurantes

Uma das partes mais importantes de uma viagem é saborear a culinária de um local, provar novos pratos, sabores e temperos.

Por isso, separamos aqui alguns dos melhores restaurantes em Vassouras para você saber onde comer bem na sua visita ao município do Vale do Café.

Armazém Imperial

  • Pratos executivos, sanduíches, sobremesas, drinks e outras bebidas geladas.
  • Endereço: Rua Barão de Vassouras, n° 19, Centro – Vassouras, RJ.
  • Horários: De segunda a domingo, de 10h às 0h.

Café, Chá, Chocolate & Cia.

  • Bolos, tortas, sorvetes, drinks, cafés, chás e muitas comidinhas temáticas.
  • Endereço: Rua Barão de Vassouras, n° 19, Loja 13/14, Centro – Vassouras, RJ.
  • Horários: De terça a quinta, das 9h às 21h / De sexta a domingo, das 10h às 21h.

Churrascaria 393

  • Buffet self service e rodízio de carne.
  • Endereço: Rodovia Lúcio Meira, BR-393, Vassouras – RJ, 27700-000.
  • Horários: De segunda a domingo, das 11h às 17h.

Sabor do Vale Restaurante

  • Comida mineira, comida japonesa (nos finais de semana), buffet de salada e churrasco.
  • Endereço: Rua Caetano Furquin 105 – Vassouras, RJ.
  • Horários: De segunda a domingo, das 10:30 às 16h.

Tentación Chileno

  • Café chileno com tortas salgadas e doces diversos.
  • Endereço: Rua Caetano Furquim, 104 – Vassouras, RJ.
  • Horários: Segunda, das 12h às 22h / De terça a sexta, das 9h às 22h / Sábado, das 10h às 21h.

Índice – TOPO

Onde ficar em Vassouras, RJ

Não há incontáveis opções de hospedagens em Vassouras, mas é possível encontrar lugares bons, confortáveis e onde você será bem recebido pelos anfitriões, de acordo com o clima acolhedor que a cidade de Vassouras oferece.

Mesmo com possibilidades limitadas, as alternativas se dividem entre pousadas, hotéis fazenda e hotéis. O melhor lugar para ficar é sempre aquele que mais combina com você, sua família e seu estilo de viagem.

Confira abaixo a seleção que fizemos para ajudar na sua escolha na hora de fazer a sua reserva:

Pousadas em Vassouras

Se você tem interesse em ir para Vassouras e ficar hospedado em uma pousada, aqui estão algumas sugestões das melhores pousadas em Vassouras:

Índice – TOPO

Hotéis fazenda em Vassouras

Caso você queira viver a experiência de ficar em um hotel fazenda e viver o clima do interior em todos os sentidos, esses são os melhores hotéis fazenda em Vassouras para você passar alguns dias:

Índice – TOPO

Hotéis em Vassouras

Mas se você é tradicional e prefere o ambiente de um bom e confortável hotel, essas são as nossas sugestões dos melhores hotéis em Vassouras:

Índice – TOPO

Vale a pena visitar Vassouras, RJ?

Sem dúvidas, Vassouras é uma cidade que vale a pena ser visitada. Em poucos dias, dois ou três, é possível conhecer toda a cidade. Para quem deseja visitar os arredores de Vassouras, mais alguns dias são necessários.

Visitar Vassouras é culturalmente válido e um passeio realmente energizante, devido ao contato constante com a natureza, com sua vasta diversidade de fauna e flora. Além disso, sempre vale a pena conhecer um novo lugar, não é mesmo?

Então que tal colocar Vassouras como o seu próximo destino de viagem e, quem sabe, planejar um roteiro pelo Vale do Café? Você não vai se arrepender!

Índice – TOPO

Vale a pena alugar carro em Vassouras?

É possível passear na cidade sem carro, mas, se você pretende visitar os municípios vizinhos a Vassourasé recomendado alugar um carro.

Se você vem de fora do Rio e chega pelo aeroporto, por exemplo, vale a pena alugar com antecedência e pegar diretamente no aeroporto, saindo de lá já de carro.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Índice – TOPO

Dica extra: Seguro Viagem Nacional

Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem mesmo que a viagem seja dentro do Brasil. Sabemos que não é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem nacional.

É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.

Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos, mesmo dentro do Brasil. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público.

Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.

Faça uma cotação aqui e veja como um Seguro Viagem Nacional é muito barato.

Índice – TOPO

Passagens aéreas nacionais - o site mais barato!

Se você está buscando passagens aéreas nacionais, se liga nesta dica! Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar  as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

E, um detalhe: no link abaixo, você vai conseguir passagens aéreas nacionais mais baratas do que nas próprias companhias aéreas!

Pesquisar passagens aéreas nacionais

Índice – TOPO

Fotos: Visit Vassouras – Prefeitura de Vassouras
Texto: Carolina Peixoto

Deixe um comentário