Home / Canadá / Banff / A wildlife do Canadá – como ver ursos na natureza

A wildlife do Canadá – como ver ursos na natureza

Visitar o Canadá é ter uma experiência mágica de contato com a vida selvagem. Famoso por suas paisagens naturais belíssimas, o Canadá é realmente “tudo isso” – e um pouco mais!

Pegar um carro e dirigir por suas estradas, sabendo-se por onde ir, é fatalmente dar de cara com um grande urso ou um “elk” – a famosa rena do papai noel.

São tantos “encontros” que há placas por todos os lugares avisando que aqui ou ali há um urso rondando, ou renas atravessando a pista ou um alce pelo caminho.

dicas Canadá

E, de fato, você está na estrada e a qualquer momento uma rena, uma raposa ou um cervo pode atravessar a pista correndo! Veja esta sequência que conseguimos captar:

animal atravessando a pista

Então, quer ver um urso e outros animais bem de pertinho? Siga nossas dicas!

Nós fomos para Calgary e passeamos pela região de carro, com nossos amigos Cadu e Érika, que agora estão morando por ali. Nós fomos para a região das montanhas, passeando pelas áreas de preservação de Banff e Jasper.

Logo depois da entrada de Banff, no caminho para Jasper, você pode seguir pela auto-estrada ou pode pegar um caminho alternativo, uma estrada antiga e que corta uma região de floresta: a Bow Valley Parkway.

Por ali  ursos costumam aparecer, pela manhã especialmente, para comer suas flores na beira da estrada. Esta estrada é um dos locais de mais fácil aparição de ursos e da vida selvagem canadense.

Os melhores horários para se encontrar tanto os ursos quanto os outros animais é de manhã cedo até umas 10h ou no final da tarde após as 16h.

Muita gente sabe disso e o caminho fica cheio de carros andando bem devagar, “procurando ursos”. Quando você vir alguma aglomeração de carros parados, pode ter certeza: tem um urso por ali!

A estrada, por conta disso, é cheia de regras, claro. E regras que não adianta querer passar por cima, tem que obedecer.

Por exemplo, por ali você só começa a passar às 8h da manhã e fecha às 20h. Uma cancela automática não deixa ninguém entrar. Quando dá exatamente 8h, ela abre. Quando fomos, já tinha uma fila de carros pra entrar.

dicas

Nós demos muita sorte. Logo assim que entramos, nosso amigo Cadu, que guiava o carro e tem visão de lince para ver ursos, viu uma “pedra” marrom se mexendo no meio do mato, deu meia volta e… lá estava ele!

Nem se incomodou com nosso carro. Continuou comendo suas florzinhas amarelas.

o que fazer no Canadá

Mas não é só nesta estrada que se vêem animais. Nas outras estradas normais e até na auto-estrada nós vimos muitos outros.

Saindo da Bow Valley Pkwy partindo para Icefields Pkwy/AB-1 W/AB-93 N, a caminho de Jasper, conseguimos ver mais 3 ursos!

dicas do Canadá

Um deles eu consegui filmar pelo teto solar do carro:

Vimos também renas (ou Elk, como eles conhecem):

o que ver no Canadá

Observamos aves diversas. Aliás, qualquer laguinho de beira de estrada tem uns patinhos nadando, aproveitando o verão. No inverno, claro, eles migram para outras regiões, pois não são bobos!

o que ver

Vimos muitos esquilos e pequenos roedores de diversos tipos. Estes estão em todos os lugares também. Chegam perto, meio ressabiados, mas doidos pra ganharem alguma guloseima!

o que fazer

Encontramos também com diversas espécies de cabras silvestres, que se espalham pelos montes, comendo a vegetação rasteira que cresce por entre as pedras.

roteiro

E o mais interessante é o respeito e boa convivência que se tem com a vida selvagem por lá. Por toda a estrada que corta alguma área de mata, esta mata é cercada e, de tempos em tempos encontramos “passarelas” para animais. São passarelas mesmo, com vegetação por cima, por onde a fauna pode passar com segurança de um lado a outro. É ou não é genial?

Canadá o que fazer

Como vimos, há placas de advertência por tudo quanto é canto. Os animais aparecem não só nas áreas não habitadas, como também, às vezes, até no meio das cidades. Fica um monte de gente observando, tirando fotos, filmando… inclusive nós! E eles nem aí!

Canadá dicas

roteiro Canadá

Canadá

Então, o que achou? Eu, claro, como biólogo e amante da natureza, adorei demais!

Dá uma olhada no mapa do nosso percurso:

Roteiro pelo Canadá

Se você for pro Canadá, não deixe de colocar esta região em seu roteiro. Veja aqui todos as nossas dicas do Canadá.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

Mahone Bay, Nova Scotia

9 cidades pequenas no Canadá que você precisa conhecer!

Você quer viajar, mas ainda não sabe para onde ir? O Canadá é um país …

4 Comentários

  1. Muito legal! Ótimas dicas! Um dos lugares mais espetaculares que já visitei!! Estivemos lá no verão de 2011 e só não vimos o alce e o urso pardo…
    abraço!!

  2. Kiko Peixoto

    Acabamos de voltar de Calgary. Pegamos um carro e fomos até Kicking Horse, estação de ski que fica em Golden. Mas antes passamos alguns dias entre Banff e Lake Louise, passando por Johnston Canyon (que é incrível também) na Bow Valley Parkway (no verão é lindo. Já no inverno tem que ter sorte da estrada está aberta, pois se negar muito eles fecham). Fomos na gôndola de Banff, nas piscinas aquecida (hot springs) que fica perto da gôndola, aproveitamos para visitar o Le Chateau Lake Louise e na estação de ski em Lake Louise. Calgary é uma cidade maravilhosa com varias opções como vocês mostran aqui no site. Não deixem de assistir um jogo da NHL ( Liga Nacional de Hockey). É muito bacana e o time da cidade é o Calgary Flames. Vale a pena conhecer a Calgary Tower e o Princes Island Park, que ficam no centro da cidade. Abraço a todos e não deixem de conhecer esses locais maravilhosos!

    • Kiko Peixoto

      …se nevar muito eles fecham*
      …piscinas aquecidas*
      Desculpem pelos erros. A gente vai escrevendo empolgado e nem percebe! Rsrsrs

    • Ana Catarina Portugal

      Sim, é uma viagem incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *