Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 25/10/2017

POST ATUALIZADO EM 04/10/2011

Sabe aquela montanha muito alta que aparece ao fundo da mais clássica foto de Machu Picchu?? Bom, ela se chama Huaynapicchu ou Waynapicchu (montanha nova).

Se você é aventureiro, tem preparo físico, não tem medo de altura e quer subí-la, saiba como fazer.

Apenas 400 pessoas podem subí-la por dia. 200 às 7hs da manhã e outras 200 às 10hs.

P6120154 thumb - Como subir o Huaynapicchu - PeruOs primeiros ônibus que partem de Aguas Calientes para Machu Picchu, saem às 5:30hs, mas antes das 5hs já há fila.  A subida até a cidadela demora uns 25 minutos.

Quando eu fui a primeira vez, para conseguir o direito a subir esta montanha, você precisava de uma senha que começava a ser distribuída às 6hs. Portanto, era preciso acordar cedo, muito cedo, pois ao chegar na entrada de Machu Picchu, todos saiam correndo dos ônibus para a fila de entrada das ruínas, afim de conseguir a dita senha.

P6120646 thumb - Como subir o Huaynapicchu - PeruMas agora tudo mudou e de certo modo, ficou mais fácil. Ao comprar o ingresso para o complexo arqueológico, você já deve indicar se quer ou não subir  Huaynapicchu. Não adianta querer resolver na hora, pois ele é vendido apenas online ou no escritório oficial com antecedência.

No mais, continua tudo igual, apenas 400 pessoas por dia podem subí-lo, divididas nos dois horários já indicados (7h ou 10h). Na hora escolhida para sua subida, você terá que assinar um termo de compromisso.

Ainda que não seja mais necessário sair de madrugada para garantir uma senha para subir o Huaymapicchu, eu aconselho a ir bem cedo para curtir o amanhecer e as ruínas praticamente vazias de Machu Picchu; pois a maioria dos turistas que vem de Cusco chegam por volta das 10hs. Aproveite para curtir e tirar todas as suas fotos antes disso.

P6120290 thumb - Como subir o Huaynapicchu - Peru P6120075 thumb1 - Como subir o Huaynapicchu - Peru

E na hora de subir Huaynapicchu, prepare-se, a subida é árdua e sem muita segurança. Em geral, demora-se uma hora ou mais para subir. Claro que isso depende do preparo físico de cada um.

P6120389 thumb - Como subir o Huaynapicchu - Peru P6120355 thumb - Como subir o Huaynapicchu - Peru

Lá em cima, além da fantástica vista de Machu Picchu, você encontrará uma série de ruinas também.

Vá com roupas muito confortáveis, tênis e leve água.

Mais informações você também poderá encontrar aqui e aqui.

Boa subida!!!

P6120325 thumb - Como subir o Huaynapicchu - Peru P6120643 thumb - Como subir o Huaynapicchu - Peru P6120631 thumb - Como subir o Huaynapicchu - Peru

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
16 Comentários
  1. Olá, tenho uma pergunta – dá para subir a montanha acompanhando mulheres de meia idade? claro que todas frequentam academias e tal, mas daí a subir o Waynapicchu é outras história.
    aguardo retorno, adorei o post.
    abçs

  2. Indescritivel!! Eu subi a Wayna Picchu(não até o topo) tive “respeito” para com ela, pois uma turista italiana, Cami que conheci as 4:30 horas do dia 09/07/2010, disse-me pra não ter medo da Montanha, somente respeito e eu não conseguir chegar até o topo, creio que faltou pouco mais de 60 metros, pra ser mais preciso, as últimas escadarias…(tive respeito, repito) Mas, voltarei a Machu Picchu em 2012 ou 2013 e irei até o final da escalada

  3. Olá, uma amiga me recomendou o blog e estou gostando bastante…Parabéns!
    Em 2000, quando fiz a caminhada de 4 dias partindo do Km 88 até Machu Picchu, não havia as exigências que hoje me parecem ter; inclusive a subida até Huaynapicchu tinha horários mais flexíveis também…Foram medidas do Governo peruano, em face do crescente turismo no local, acredito! Viagem inesquecível, assim como os banhos termais em Aguas Calientes!!!!
    Abr,
    Lucia Helena Torres
    Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *