Home / Canadá / Dica de Toronto: “Primeira quinta-feira” no Art Gallery of Ontario – AGO

Dica de Toronto: “Primeira quinta-feira” no Art Gallery of Ontario – AGO

Uma ótima dica de Toronto, a Art Gallery of Ontario, conhecida carinhosamente entre os moradores por AGO, é um prédio lindo e moderno, redesenhado pelo renomado arquiteto de Toronto, Frank Gehry.

Pode-se encontrar em suas galerias, obviamente, arte canadense – em especial de Ontário e Toronto -, mas também: arte africana e da Oceania; pinturas holandesas e italianas a partir dos anos 1.600; arte impressionista; gravuras e desenhos desde os anos 1.400; arte moderna e contemporânea norte-americana e europeia e muito mais.

Enfim, é uma galeria de arte abrangente e eclética, cujas paredes abrigam coleções diversificadas, trazendo ao público um panorama amplo da arte mundial.

o que fazer em Toronto

o que ver em Toronto

Para além das exposições permanentes, a AGO ainda tem diversas exposições e mostras temporárias acontecendo ao mesmo tempo.

atrações turísticas de Toronto

Quando estávamos lá, por exemplo, entre as muitas, estava ocorrendo uma exposição do Turner, pintor romântico inglês que, por conta da forma como utilizava a cor e a luz em seus quadros, é considerado um dos precursores da modernidade na pintura.

Porém, a galeria não vive só de “expor” arte, de uma forma passiva. Ela se mantém viva, com diversos eventos ocorrendo simultaneamente.

dicas de Toronto

São cursos, programas em parceria com escolas locais, programas especiais para professores, performances, palestras, tours guiados e muito mais.

Mas vamos falar de um destes eventos ao qual tive o privilégio de estar presente, a “First Thursday” – a “Primeira Quinta-Feira”.

“Primeira Quinta-Feira”

Quando estive em Toronto, então, uma das nossas atividades noturnas foi visitar a AGO, porque, por sorte, estávamos lá na primeira quinta -feira do mês!

Aí você pode fazer a mesma pergunta que eu fiz: visitar uma galeria de arte à noite?? Mas, quando chegamos eu entendi um pouco do que se tratava e me surpreendi.

Nesta noite, a galeria é transformada no local de festa mais badalado da cidade. Centenas de pessoas circulam pelo local curtindo as atrações disponíveis.

museu de arte

Após o horário regular, a partir das 19h, ela é aberta para o público que deseja unir a arte encontrada em suas paredes com muita música, bebidas, animação. Todas as exposições das galerias estão abertas durante o evento e as pessoas circulam por todo o local livremente.

dicas do Canadá

Quando chegamos eu quase não pude acreditar, porque estava rolando um show de punk com o som nas alturas!

o que fazer no canadá

atrações do Canadá

Em vários cantos da galeria serviam-se drinks e as pessoas conversando como se estivessem em um barzinho.

canadá dicas

atrações de Toronto

E o público também é o mais eclético possível, assim como a própria galeria… às vezes ocorriam performances no meio de um dos salões, como se nada de “diferente” estivesse acontecendo.

o que ver no Canadá

Enfim… fiquei pensando em como é maravilhoso este projeto e como são vivos os museus, as galerias de arte, os espaços públicos em determinados locais.

Desta forma o público é atraído e aprende a gostar e a respeitar não só os espaços, mas a arte, a História, a cultura…

Parabéns, Toronto!

turista profissional Dica de Toronto

Informações úteis:

  • Art Gallery of Ontario
  • Endereço: 317 Dundas St. West
  • Funcionamento:
    AGO: de 3ª a domingo, das 10:30 às 17 ou 19h, dependendo do dia.
    First Thursday: das 19h às 23:30
  • Custo:
    AGO:  $ 19,50, com descontos para jovens, estudantes, idosos e família (menos de 5 anos grátis)
    First Thursday: $ 12,00 (tem que ter mais de 19 anos)
  • Site: http://www.ago.net

Quando você for à Toronto, se tiver oportunidade de estar na primeira quinta feira do mês, vá ao evento, pois não vai se arrepender! E não deixe de ver aqui as nossas outras dicas do Canadá.

E se você quiser acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos em nossas mídias sociais: Instagram, Facebook, TwitterBeBee,  TsúSnapchat e Periscope (@turistaprof).

Boa viagem!

O blog Turista Profissional viajou a convite do Ontario Tourism Marketing Partnership Corporation (OTMPC)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Quebec é uma pequena cidade localizada perto da costa, no sudeste do Canadá, e é …

2 Comentários

  1. Boas Lembranças de AGO. Assisti boas palestras e fui muito bem apresentada nesse dia.Aconselho a todos que tiverem oportunidade. Lugar muito fino.

  2. Obrigado Declev suas dicas foram muito valiosas, estou me programando para viajar para lá no segundo semestre de 2018, estou estudando bastante para não fazer feio no inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *