Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 16/08/2020

Estando em Lisboa, não se pode deixar de dar uma volta – subindo ou descendo – pelo Elevador de Santa Justa. A subida é essencial para apreciar a vista da cidade, de onde se vê toda a Baixa, além de uma vista do Castelo de São Jorge.

O elevador de 45 metros de altura foi projetado por Raoul Mesnier de Posnard (que, diz-se, foi aprendiz de Gustave Eiffel). A sua construção foi licenciada em 6 de Julho de 1899 e foi inaugurado em 1902.

=> Economia: Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

Elevador de Santa Justa

o que fazer4 - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do alto

Feito em estrutura de ferro com cabine de madeira, é um transporte público que leva da Rua de Santa Justa, na Baixa, ao Largo do Carmo.

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

o que fazer em Lisboa - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do alto

Uma vez lá em cima, antes de sair do elevador em direção ao Largo do Carmo, vale a pena subir um pouco mais. Do alto da torre tem-se acesso a uma estreita escada em caracol, onde se chega a um café e lindas vistas sobre o Rossio, a Baixa de Lisboa, as ruínas da Igreja do Convento do Carmo, o Castelo de São Jorge e o rio Tejo.

o que ver em Lisboa - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do alto

o que ver - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do alto

Saindo pelo Largo do Carmo, ainda se tem algumas atrações.

Logo na saída do elevador tem uma passarela que dará no Convento do Carmo, fundado em 1389. Ele está parcialmente destruído, pois em 1755 um grande terremoto e incêndio destruíram boa parte da igreja e do convento. Os trabalhos de reconstrução foram interrompidos em 1834 e não se terminou mais, deixando-se o corpo das naves da igreja a céu aberto. Na igreja também tem um Museu Arqueológico.

Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

atrações - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do alto

Em frente ao convento, encontra-se o Largo do Carmo, onde se pode ver o Chafariz do Carmo, do século XVIII, desenhado por Ângelo Belasco e decorado com quatro golfinhos; o Quartel do Carmo, pertencente à Guarda Nacional Republicana; o Palácio Valadares, antiga construção onde ficava a primeira universidade portuguesa, depois transferida para Coimbra; e a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

turista profissional - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do alto

A partir do Largo do Carmo, se quiser, você nem precisa voltar pelo próprio elevador. Você pode passear pelo Bairro Alto e descobrir suas velhas vielas, antigos prédios e observar a paisagem, descendo a pé novamente até a Baixa.

Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

o que ver Lisboa - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do alto

Informações úteis:

Endereço: Rua de Santa Justa
Como chegar: metrô Baixa-Chiado
Funcionamento: aberto todos os dias, das 7h às 23h (no inverno fecha às 22h). O miradouro de Santa Justa está aberto todos os dias, das 8:30h às 20:30h.
Custo: 5 € (adquirido a bordo, válido por duas viagens e inclui acesso ao miradouro).

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

hospedagem em lisboa - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do alto

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

Lisboa min - Elevador de Santa Justa: observando Lisboa do altoE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    3 Comentários
    1. Uma pergunta: É possível só descer pelo elevador de Santa Justa?!
      É que pretendo chegar por outro caminho e somente descer por ele.
      Obrigado.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *