Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 10/04/2020

O Paço do Frevo, em Recife, é um espaço super moderno que pesquisa, estuda, conta e guarda a História desta dança tipicamente pernambucana.

Ao visitá-lo, é impossível não fazer uma comparação positiva com o Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo.

No antigo prédio que o abriga funcionava, até 1973, a Western Telegraph Company. Ele foi recuperado e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1998.

As instalações modernas do Paço do Frevo deram nova vida ao casarão, com exposições temporárias e permanentes que fascinam os visitantes pela sua interatividade e criatividade.

Economia => Seguro Viagem Cotação (dicas + desconto)

Paço do Frevo em Recife

Paço do Frevo

São utilizadas todas as paredes, o teto, o chão… pra todo canto que você olha tem uma nova e agradável surpresa. Tudo para que a gente possa entender um pouco mais do frevo de forma lúdica.

Confira => Passeios em Recife e arredores

o que fazer em Recife

O Frevo é mais que uma dança, é uma expressão musical, coreográfica, poética, carnavalesca que surgiu no final do século 19 e hoje é reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural e imaterial brasileiro.

Surgido no carnaval, a música e o passo do frevo estão tão entrelaçados que nem se sabe quem se adaptou a quem: se a dança à música ou se a música aos movimentos de passos rápidos… ou será, ainda, que ambas se formaram simultaneamente?

O frevo ainda se subdivide em três modalidades: frevo-de-rua, frevo-de-bloco e frevo-canção.

Vale a pena => Excursão de 1 Dia à Praia de Porto de Galinhas

o que ver em Recife

No Paço do Frevo a gente pode entender melhor essa história, contada em vídeos, em uma linha do tempo e registrada em documentos no Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe. Ainda se pode ter acesso às informações sobre as agremiações e os principais personagens do frevo.

Assim que chegamos somos “inundados” de informação, logo na entrada, por todas as paredes. Depois, somos convidados a conhecer a história do frevo e de seus personagens em uma linha do tempo bem diferente: as informações ano a ano ficam em livros pendurados pelas paredes, que são todas rabiscadas pelos visitantes. No centro de um dos cômodos, um grande e lindo livro com histórias e mais histórias nos brinda com uma surpresa quando o folheamos:

Dica => Excursão Recife Antigo e Olinda saindo do Recife

Paço do Frevo em Recife

Paço do Frevo em Recife

Todo o terceiro andar está repleto de informações, por todos os lugares, sobre as histórias, as agremiações e os personagens do frevo, desde o chão ao teto, passando pelas paredes e janelas. É uma maravilha de cenário, que serve também de sala de danças e apresentações.

Difícil é saber para onde olhar e o que fotografar!

Descubra => Viagem Guiada de 1 Dia à Praia dos Carneiros

Panorâmica do 3º andar do Paço dp Frevo
Panorâmica do 3º andar do Paço dp Frevo – Clique na imagem para ampliar

Paço do Frevo em Recife

Além disso tudo, o Paço do Frevo oferece uma série de serviços aos interessados, como o estúdio de gravação, montado no primeiro andar, aberto para músicos profissionais ou amadores, aulas de frevo para quem quer aprender a dançar e até mesmo “frevo pilates”!

O espaço é acessível às pessoas com deficiência. Outra coisa boa é que pode filmar e fotografar, mas sem flash.

Quando for ao Recife, não deixe de ir ao Paço do Frevo, e vá com calma, pois tem muito o que fazer em Recife!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhorespreços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Leia também: Dica de hotel em Recife

Informações úteis:

  • Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s.n° Bairro do Recife – PE
  • Funcionamento: terças, quartas e sextas, das 9h às 18h | quintas, das 9h às 21h | sábados e domingos, das 12h às 19h. Não abre às segundas
  • Entrada: R$ 6,00 | meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos | Crianças até 7 anos não pagam | Entrada gratuita para todos às terças
  • Email: contato@frevo.org.br

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *