Home / Brasil / Em Recife, não deixe de ir ao Paço do Frevo

Em Recife, não deixe de ir ao Paço do Frevo

O Paço do Frevo, em Recife, é um espaço super moderno que pesquisa, estuda, conta e guarda a História desta dança tipicamente pernambucana.

Ao visitá-lo, é impossível não fazer uma comparação positiva com o Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo.

No antigo prédio que o abriga funcionava, até 1973, a Western Telegraph Company. Ele foi recuperado e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1998.

As instalações modernas do Paço do Frevo deram nova vida ao casarão, com exposições temporárias e permanentes que fascinam os visitantes pela sua interatividade e criatividade.

Paço do Frevo

São utilizadas todas as paredes, o teto, o chão… pra todo canto que você olha tem uma nova e agradável surpresa. Tudo para que a gente possa entender um pouco mais do frevo de forma lúdica.

o que fazer em Recife

O Frevo é mais que uma dança, é uma expressão musical, coreográfica, poética, carnavalesca que surgiu no final do século 19 e hoje é reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural e imaterial brasileiro.

Surgido no carnaval, a música e o passo do frevo estão tão entrelaçados que nem se sabe quem se adaptou a quem: se a dança à música ou se a música aos movimentos de passos rápidos… ou será, ainda, que ambas se formaram simultaneamente?

O frevo ainda se subdivide em três modalidades: frevo-de-rua, frevo-de-bloco e frevo-canção.

o que ver em Recife

No Paço do Frevo a gente pode entender melhor essa história, contada em vídeos, em uma linha do tempo e registrada em documentos no Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe. Ainda se pode ter acesso às informações sobre as agremiações e os principais personagens do frevo.

Assim que chegamos somos “inundados” de informação, logo na entrada, por todas as paredes. Depois, somos convidados a conhecer a história do frevo e de seus personagens em uma linha do tempo bem diferente: as informações ano a ano ficam em livros pendurados pelas paredes, que são todas rabiscadas pelos visitantes. No centro de um dos cômodos, um grande e lindo livro com histórias e mais histórias nos brinda com uma surpresa quando o folheamos:

atrações turísticas

dicas de turismo

Todo o terceiro andar está repleto de informações, por todos os lugares, sobre as histórias, as agremiações e os personagens do frevo, desde o chão ao teto, passando pelas paredes e janelas. É uma maravilha de cenário, que serve também de sala de danças e apresentações.

Difícil é saber para onde olhar e o que fotografar!

Panorâmica do 3º andar do Paço dp Frevo - Clique na imagem para ampliar
Panorâmica do 3º andar do Paço dp Frevo – Clique na imagem para ampliar

atrações

Além disso tudo, o Paço do Frevo oferece uma série de serviços aos interessados, como o estúdio de gravação, montado no primeiro andar, aberto para músicos profissionais ou amadores, aulas de frevo para quem quer aprender a dançar e até mesmo “frevo pilates”!

O espaço é acessível às pessoas com deficiência. Outra coisa boa é que pode filmar e fotografar, mas sem flash.

Quando for ao Recife, não deixe de ir ao Paço do Frevo, e vá com calma, pois tem muita coisa pra ver e fazer!

Informações úteis:

  • Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s.n° Bairro do Recife – PE
  • Funcionamento: terças, quartas e sextas, das 9h às 18h | quintas, das 9h às 21h | sábados e domingos, das 12h às 19h. Não abre às segundas
  • Entrada: R$ 6,00 | meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos | Crianças até 7 anos não pagam | Entrada gratuita para todos às terças
  • Email: contato@frevo.org.br

Boa viagem!

* Viajamos a Recife a convite do Courtyard by Marriott Recife Boa Viagem. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

museu do aleijadinho

O que visitar em Ouro Preto: as principais atrações turísticas

Você pode não ter ideia, mas há muito o que visitar em Ouro Preto. Não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *