As principais estações de trem em Lisboa e que destinos cobrem

Atualizado em 18/09/2019

Se está se perguntando o motivo do título deste post estar no plural, é porque, de fato, há várias estações de trem em Lisboa e cada uma delas tem rotas para diferentes partes do país e até para outros países. Então, é bom saber quais os principais destinos que cada uma cobre, assim, evita-se ir para a estação errada.

Para começo de conversa, quando estiver planejando uma viagem de trem em Portugal, é bom verificar horários, rotas e preços no site dos Caminhos Férreos Portugueses, o www.cp.pt. Lá, inclusive, você já vai poder confirmar se a rota pretendida existe e de qual estação ela parte (no caso de Lisboa).

De um modo geral, não é preciso comprar passagem com antecedência, pois sempre há lugar nos trens, salvo grandes feriados. No entanto, se você comprar com uma antecedência mínima de 5, 8 ou mais dias até ao limite de 60 dias, conseguirá descontos que podem chegar aos 65%.

=> Economia: Seguro Viagem Para Portugal (dicas + desconto)

trem em Portugal dicas

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

Outro detalhe, caso não saiba, mas em Portugal se usa a palavra “comboio” ao invés de trem. Então, por exemplo, quando estiver na estação, não estranhe ouvir nos auto-falantes algo como: “vai dar entrada na linha (plataforma) 2 o comboio proveniente do Porto com destino a Lisboa“. 😉

As principais estações de trem em Lisboa

Estação Santa Apolónia

É a maior da cidade e de onde partem trens para o Norte, Centro e Leste do país , como por exemplo, para Porto, Santarém, Coimbra, Covilhã, Braga, além de trens com destinos a outros países.

Como chegar: metrô para a estação Santa Apolónia.

+++ Confira passeios na região de Lisboa aqui +++

Get Your Guide

Estação do Oriente em Lisboa

É a estação mais bonita e moderna da cidade, uma atração turística por si só. De lá há trens para o Norte, já que eles saem de Santa Apolónia e depois passam aqui, então, basicamente são os mesmos destinos.

Como chegar:  metrô para a estação Oriente.  

estação do oriente lisboa
Estação Oriente, a mais mais linda estação de trem em Lisboa

Estação Cais do Sodré

É uma estação de trem que cobre destinos próximos, como Cascais e Estoril.

Como chegar: para quem estiver hospedado na região da Baixa, Rossio e Chiado, dá para ir a pé. Outra opção é metrô para a estação Cais do Sodré.

Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Estação do Rossio

Esta estação tem uma fachada linda e é bem central, servindo para fazer visitas a Queluz, Sintra e Mafra (é preciso fazer uma baldeação em Mira Sintra-Melecas).

Como chegar: para quem estiver hospedado na região da Baixa, Rossio, Chiado e Praça da Liberdade dá para ir a pé. Outra opção é metrô para as estações Rossio, Baixa-Chiado ou Restauradores.

Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

estações de trem de Lisboa

Pesquise aqui opções de hospedagem em Lisboa

Estação Sete Rios

Para aqueles que pretendem visitar Mafra (trem regional), Évora e a região do Alentejo de um modo geral, ou o Sul do país (Algarve), esta será a estação onde poderá pegar o seu trem.

Como chegar: metrô para a estação Jardim Zoológico.

☛ Leia também: Onde ficar em Lisboa (melhores bairros e dicas de hotéis)

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Existem outras estações de trem em Lisboa, mas para uso urbano. Basicamente estas são as que poderão ser utilizadas por quem quer explorar outras partes de Portugal.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Lisboa e dicas de Portugale nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Continue sua viagem por Lisboa aqui:

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

23 COMENTÁRIOS

  1. Vou ficar um tempo em Lisboa, e posteriormente pretendo ir para França.
    Verifiquei que é possível fazer o trajeto de trem.
    Vale fazer a viagem de trem, ou seria mais viável fazê-la de avião?

  2. A estação do metrô Jardim Zoológico é interligada ou apenas próxima a estação de trem Sete Rios? É um percurso seguro? Quero ir e voltar de Évora em um domingo e tem receio, dependendo da hora que chegar de volta à Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here