Estocolmo, Suécia: dicas de viagem

Nós já dissemos em outros posts aqui do blog que adoramos Estocolmo, né?! rsrsrs.

Com uma incrível arquitetura antiga e traços do período Renascentista, Estocolmo é a belíssima cidade da Suécia que encanta quem a conhece. Com uma infraestrutura de ponta, atrativos diversos e uma culinária saborosa, a capital sueca vai surpreender vocês também, temos certeza!

Muito procurada para turismo e por imigrantes, Estocolmo também possui algumas das melhores universidades da Suécia.

Descubra neste post tudo o que você precisa saber para conhecer a cidade, como dicas, pontos turísticos, clima e muito mais!

Importante => Seguro Viagem Suécia (obrigatório!)

Dicas de viagem para Estocolmo

faz frio em estocolmo
Os icônicos prédios soloridos do Centro Histórico de Estocolmo

Construída em um arquipélago de 14 ilhas e com 30% do território da capital sueca composto de água, a região central de Estocolmo possui 53 pontes de diferentes tamanhos que conectam suas regiões.

Além disso, a cidade é dividida em distritos e possui três subdivisões principais: região central, meridional e ocidental.

Apesar de o idioma oficial de Estocolmo ser o sueco, a maior parte da população fala inglês. Algo importante para saber sobre a economia local é que quase nenhum estabelecimento aceita dinheiro, então é preciso estar preparado com cartão de crédito ou débito internacional.

A seguir, confira todos os detalhes para fazer uma viagem maravilhosa para Estocolmo:

Índice:

Onde fica Estocolmo

Situada ao norte da Europa, Estocolmo é a capital da Suécia e fica no encontro entre o Lago Mälaren com o Mar Báltico, na península escandinava, ao sul do país. A população sueca descende dos povos nórdicos, como os vikings.

A cidade fica a 70 quilômetros de Uppsala e a 519 quilômetros de Oslo, capital da Noruega.

Recebendo mais de 1 milhão de turistas por ano, Estocolmo tem sua população formada por 73% de pessoas de origem sueca e 27% de pessoas originárias de outros países.

Índice – TOPO

Como chegar a Estocolmo

Não há voos diretos do Brasil para Estocolmo, então é preciso fazer alguma (s) conexão.

A opção mais prática é fazer essa conexão em alguma cidade da Europa, como Amsterdam, Frankfurt, Lisboa, Paris ou Madrid, por exemplo, e de lá sim pegar um voo para a capital sueca.

Você pode buscar sua passagem, por exemplo, pela KLM (parando em Amsterdam) ou pela TAP (parando em Lisboa).

Confira => Os melhores passeios em Estocolmo

aeroporto de estocolmo

Índice – TOPO

Documentação necessária para visitar Estocolmo

Para brasileiros que pretendem ficar menos de 90 dias em Estocolmo, um passaporte em vigor é suficiente para visitar a cidade.

Como a Suécia pertence à União Europeia, para os cidadãos dos países do Tratado Schengen basta um documento de identidade ou um passaporte em vigor para entrar em Estocolmo.

Índice – TOPO

Precisa de Seguro Viagem para a Suécia?

Para visitar Estocolmo, saiba que é obrigatória a contratação do seguro viagem. Como a Suécia faz parte da União Europeia e do Tratado Schengen, as regras de livre fronteira são as mesmas em vigor que nos outros 25 países da Europa, e ter um seguro viagem é uma das regras.

A cobertura mínima exigida pelo país é de 30 mil euros, para cobrir as possíveis despesas médicas e hospitalares e, caso seja necessário, para utilizar o serviço de saúde do país.

Além disso, o valor cobre gastos com repatriamento sanitário e traslado de corpo, se preciso for.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Índice – TOPO

Aeroporto de Estocolmo: como chegar ao centro

Estocolmo possui alguns aeroportos e você precisa saber em qual deles o seu voo irá aterrissar quando chegar à Suécia.

O primeiro deles é o Aeroporto de Arlanda (ARN), o maior aeroporto da Suécia. De lá para o centro de Estocolmo as opções de transporte são trem, ônibus, táxi, Uber e transfer.

A viagem de trem rápido leva em torno de 20 minutos e a frequência dos trens é de 10 em 10 minutos. O trajeto de ônibus dura aproximadamente 55 minutos e é a opção mais econômica. O táxi ou Uber, apesar de cômodo, pode sair mais caro e dura em média 40 minutos. O transfer é um tipo de serviço privado sem valor fixo.

No nosso caso, como éramos 4 e chegamos quase meia noite, optamos pelo Uber, que saiu mais em conta do que as demais opções.

Transfer=> Traslado de trem entre a cidade e o aeroporto de Arlanda

aeroporto de estocolmo

Caso você vá para o Aeroporto de Bromma (BMA), saiba que ele é o aeroporto mais perto do centro de Estocolmo. Para chegar até o centro você pode escolher entre ônibus + trem ou metrô, ônibus, táxi, Uber ou o serviço de transfer.

Se escolher a primeira opção, é preciso pegar um ônibus até Sundbybergs Centrum, onde você poderá embarcar no trem ou no metrô até a Estação Central de Estocolmo. Se preferir, há uma linha de ônibus direto do aeroporto para o centro a cada 20 minutos. As opções mais cômodas e caras são táxi, Uber e transfer.

Mas se o seu desembarque for no Aeroporto de Skavsta (NYO), o terceiro mais importante da Suécia, sua única opção direta até o centro da cidade é o ônibus. Fora isso, será necessário utilizar mais de um tipo de transporte.

O trajeto de ônibus do Aeroporto de Skavsta até o centro de Estocolmo dura aproximadamente 1 hora e 20 minutos. Se preferir, você pode pegar um ônibus até Nyköping e de lá embarcar em um trem para a Estação Central de Estocolmo. Sua última opção é o serviço de transfer.

Powered by GetYourGuide

Índice – TOPO

Quando visitar Estocolmo?

A melhor época do ano para visitar Estocolmo é, definitivamente, quando é verão na cidade. A estação começa no dia 20 de junho e vai até 22 de setembro. A capital sueca tem dias bem longos no período mais quente e as atrações possuem horários ampliados, facilitando o turismo.

Porém na primavera e outono a cidade não está tão cheia e nem a temperatura tão fria. É um bom meio termo!

Nós já visitamos a cidade durante o rigoroso inverno de Estocolmo. É frio, mas a cidade toda branquinha é um charme só! A única desvantagem é que os dias são bem mais curtos, escurecendo por volta das 15h. Ainda assim, curtimos muito!

Tenha internet 100% do tempo na Europa!

em estocolmo faz frio?
Acredite, estamos em cima de um lago congelado em Estocolmo!

Índice – TOPO

Quantos dias ficar em Estocolmo?

Para conhecer os principais pontos de interesse de Estocolmo e aproveitar bem a cidade, devidamente são necessários pelo menos três dias de estadia.

Mas para visitar mais detalhadamente a capital sueca e seus vários museus, é preciso estender a viagem em mais um ou dois dias. Nós ficamos 4 dias e achamos que poderíamos ter ficado mais.

o que fazer em Estocolmo
Uma pedra com inscrições vikings original!

Índice – TOPO

Clima em Estocolmo

O clima em Estocolmo é continental úmido. Devido a sua localização geográfica, a cidade é majoritariamente fria. No inverno, as temperaturas são muito baixas, a neve toma conta das paisagens e o céu fica quase encoberto. Os termômetros registram média mínima de -5 ºC e máxima de 0 ºC.

Já durante o verão na capital sueca, as temperaturas são mais agradáveis. Com temperaturas mínimas de 13 ºC e máximas de 22 ºC, os dias são bastante longos. No auge da estação, o anoitecer acontece por volta das 23h (!) e o amanhecer chega já no início da madrugada, às 3:30.

Confira => Passeios pela capital sueca

crianças em Estocolmo
A criançada se divertiu com a neve…

Índice – TOPO

O que fazer em Estocolmo?

A maior atração de Estocolmo é a própria cidade, então aproveite muito para explorar as ruas, construções, o clima local e se perder pelos estabelecimentos em que for passando.

Mas se você quiser conhecer os principais pontos de interesse e museus de Estocolmo, não deixe de visitar ou fazer esses passeios:

  • Gamla Stan (Centro Histórico)
  • Museu Nobel
  • Palácio Real de Estocolmo
  • Palácio Drottningholm
  • Catedral de São Nicolau de Estocolmo
  • Grande Praça (Stortorget)
  • Ponte Skeppsholm (Skeppsholmsbron)
  • Igreja Alemã de Estocolmo
  • ABBA The Museum
  • Museu Nórdico
  • Museu Skansen
  • Museu Vasa
  • Avicci Experience
  • Museu Viking
  • Stadhuset (Prefeitura de Estocolmo)
  • Riksdag (Parlamento da Suécia)
  • Tour pelas estações de metrô
  • Cruzeiro pelo arquipélago de Estocolmo
  • Södermalm
  • Gröna Lund Park

Nós temos um post super completo aqui no blog sobre o que fazer em Estocolmo, cheio de dicas e detalhando cada uma de suas atrações.

Pontos turísticos de Estocolmo

Índice – TOPO

Onde e o que comer em Estocolmo

Por estar em uma região formada por arquipélagos, Estocolmo possui uma culinária rica em peixes frescos e frutos do mar. Em geral, a alimentação por lá é saudável e pouco gordurosa. Por outro lado, a sobremesa sueca é bem açucarada e valorizada na capital sueca.

Alguns dos pratos típicos da Suécia que você pode saborear em Estocolmo são:

  • Kottbullar – pequenas bolas de carne picada acompanhadas com molho, batatas e mirtilos, servido em praticamente todos os restaurantes de Estocolmo. Foi a primeira comida que experimentamos na cidade e aprovamos!
comida típica da suécia
Alguém é servido?
  • Kroppkakor – croquetes de batata recheados com carne de porco ou cebola, geralmente acompanhado por mirtilos ou mostarda;
  • Salmão – presente em muitos pratos típicos suecos, pode ser servido defumado, marinado, em sopas ou saladas;
  • Arenque – é um dos pratos mais típicos e geralmente é servido marinado e acompanhado com legumes, mas também facilmente encontrado nos mercados como arenque em lata (surströmming);
  • Chokladboll – pequenas bolas de chocolate, cacau, café e raspas de coco, geralmente servidas para acompanhar o café;
  • Kanelbullar – o doce típico mais famoso da Suécia, são bolinhos de canela enrolados que normalmente têm nozes ou flocos de açúcar na parte superior.

São muitos os restaurantes em Estocolmo e é fácil comer em qualquer parte da cidade. Mas em locais como Gamla Stan (o centro histórico) é mais fácil encontrar variedade, por ser uma região turística.

E se quiser viver uma experiência bem legal, é em Gamla Stan que fica um restaurante Viking, o Aifur Krog & Bar. Não é um lugar muito barato, mas vale a pena conhecer e se sentir na Idade Média! Por precaução, aconselho a reservar horário antes, pois ele é bem concorrido!

Vale a pena => Free tour teatralizado dos vikings

restaurante medieval em estocolmo

restaurante viking em estocolmo

Uma outra dica na região de Gamla Stan é o Corner Bar Restaurant, que fica na mesma rua do Aifur, que é a rua turística principal da região.

Além da comida ser uma delícia, os preços são bem convidativos, em se tratando de Estocolmo.

De graça!! => Free tour por Estocolmo

onde comer bem em estocolmo

Já na zona portuária você encontrará muitos restaurantes especializados em frutos do mar e peixes frescos.

Se você quiser experimentar um pouco de cada especialidade culinária sueca sem gastar muito, a melhor opção é o tradicional mercado sueco SaluHall. Por lá você conhecerá pratos doces, salgados e ainda conhecerá um pouco mais sobre os hábitos suecos.

TOUR PARTICULAR – Degustação de comida sueca, tour gastronômico pela cidade velha de Estocolmo

Índice – TOPO

Transportes em Estocolmo

É possível se deslocar para muitos lugares de Estocolmo a pé, mas é sempre bom ter informações sobre os meios de transporte disponíveis e de que forma eles funcionam na cidade.

Para algumas atrações, como museus, é mais fácil e acessível ir de transporte público.

Veja aqui a sua passagem aérea mais barata

estação central de estocolmo
A estação central de Estocolmo

Confira abaixo os detalhes sobre o funcionamento de cada um dos transportes em Estocolmo:

Táxi, Uber, Bolt

Fácil de encontrar em qualquer ponto turístico, os táxis são as opções de transporte mais caras para se deslocar em Estocolmo, com uma das tarifas mais caras da Europa.

Os aplicativos Uber e Bolt funcionam na cidade e os valores são bem mais em conta do que os táxis. O processo funciona como em qualquer outro lugar, através do aplicativo pelo seu celular e você pode fazer uma estimativa da tarifa, mas o valor pode variar no momento da corrida de acordo com a demanda.

Índice – TOPO

Metrô

Para além de transporte público, as estações de metrô de Estocolmo são verdadeiros tesouros. Considerada a maior galeria de arte do mundo, o metrô de Estocolmo merece a sua visita mesmo que não seja para, efetivamente, se locomover pela cidade.

Contando com sete linhas e mais de 100 estações, o metrô de Estocolmo oferece três rotas e várias linhas. Se você não quiser usar como transporte, pode optar por fazer um tour pelo metrô de Estocolmo e conhecer as estações mais bonitas, que são grandes obras de arte.

Reserve sua hospedagem na cidade aqui!

transportes em estocolmo

Índice – TOPO

Ônibus

Os ônibus são uma excelente forma de locomoção em Estocolmo, já que existem centenas de linhas que cobrem quase todas as zonas centrais e do subúrbio da cidade. A linha que percorre as principais atrações turísticas de Estocolmo é a 69.

A frequência dos ônibus em Estocolmo é boa. No centro, o transporte costuma passar de 10 em 10 minutos. Já no subúrbio os ônibus vêm aproximadamente de 20 em 20 minutos. Em ambas as zonas o meio de transporte roda até 1h da manhã. Os bilhetes podem ser comprados nas bilheterias e máquinas das estações.

Índice – TOPO

Barco

Por ficar em um arquipélago, os barcos são meio de transporte muito comuns para transitar entre as ilhas. Existem três linhas que fazem a comunicação entre as principais ilhas do centro da cidade. Cada linha possui o seu próprio horário de funcionamento e a sua própria frequência.

Essas linhas de barco são basicamente para transporte, mas se você está buscando turistar, há passeios de barco disponíveis em Estocolmo, onde você verá monumentos, pontos turísticos, as zonas mais bonitas e da perspectiva do mar de Estocolmo.

Índice – TOPO

Ônibus turístico

Como o nome sugere, o ônibus turístico passeia pelas principais atrações turísticas da cidade. Os ônibus são divididos em duas linhas e cada um faz uma rota. Cada rota possui mais de 25 paradas, que incluem desde monumentos históricos a museus.

As duas linhas são a linha vermelha, que percorre as principais atrações em um ônibus de dois andares e com teto panorâmico, e a linha verde, que vai por mar, parando em várias ilhas de Estocolmo, te permitindo apreciar a cidade por outro ângulo.

Compras em Estocolmo

Para quem está disposto a gastar uma boa grana, fazer comprar em Estocolmo é a atividade certa. Os preços praticados na cidade são bem altos e nada convidativos. Por outro lado, é difícil resistir ao bom gosto dos suecos, principalmente para artigos de decoração e itens para o lar.

Um dos locais mais visitados para os amantes do comércio é a loja de departamentos Nordiska Kompaniet. Já na loja de departamentos Åhléns você encontra itens de design descolados e criativos. Se você busca lojas de grife, seu lugar é a região da Stureplan.

A rua Biblioteksgatan também oferece opções de compras mais chiques e refinadas. Se você procura preços um pouco mais acessíveis, vá até a rua Drottninggatan. Se preferir fazer compras em um shopping, vá para o Gallerian, o primeiro shopping de Estocolmo, ou para a galeria Sturegallerian.

E se você é daqueles que gosta de viajar e levar lembrancinhas e souvenirs, seja para você ou para quem está te esperando voltar para casa, a região de Gamla Stan é um verdadeiro paraíso.

Por lá você encontrará os tradicionais Dalahä​st (cavalos de madeira), produtos em vidro sueco, acessórios viking e muito mais!

onde comprar souvenir de estocolmo

Tradição do Fika na Suécia
Algumas das lembrancinhas que trouxe de Estocolmo

Índice – TOPO

Onde ficar em Estocolmo

Aqui no blog temos várias posts com dicas de hospedagem na cidade. Acho que vale a pena você conferir as nossa dicas:

Café da manhã em um dos lugares onde nos hospedamos na cidade, o Generator Stockholm.

Índice – TOPO

Com todas as informações necessárias para conhecer a capital sueca, fica difícil não querer fazer as malas imediatamente.

Estocolmo é uma cidade encantadora, com arquitetura, monumentos e história que conquistam a quem conhece. Além de uma gastronomia que abre o apetite de qualquer um.

Se prepare para essa aventura inesquecível vivendo dias incríveis em Estocolmo!

Boa viagem!

Deixe um comentário