A verdade é que há muitos motivos para conhecer Amsterdam, a “Veneza do Norte”.
Além da sua beleza estonteante, a capital da Holanda é bastante procurada por todo o tipo de público, jovens, casais, solteiros, turistas com famílias e os viajantes de longa idade, pois há muitas atrações imperdíveis e históricas em Amsterdam. Ou seja, é uma cidade perfeita para todas as idades!
Nesse artigo, você vai entender os motivos pelos quais Amsterdam é tão procurada: suas tulipas são cartão postal da cidade! Mas não para por aí… o que a deixa ainda mais encantada são seus canais românticos em meio a arquitetura histórica do século XVI. É uma história diferente a cada passo.
Está com viagem marcada para essa incrível cidade? Então acompanhe com a gente o que fazer, onde ficar e inúmeras outras dicas que irão tornar a sua viagem inesquecível.
Seguro Viagem Holanda é obrigatório?
Amsterdam: dicas de viagem!
Agora que você chegou até aqui, prepare o papel e a caneta que vamos abordar, em cada um desses tópicos, tudo o que você precisa saber sobre Amsterdam.
Veja o que você irá encontrar aqui:
Onde fica Amsterdam?
Amsterdam está localizada na região da Europa Ocidental – ou Oeste Europeu, como também é chamada essa região. A cidade de Amsterdam é a capital dos Países Baixos, que conhecemos como Holanda.
A cidade faz parte da província da Holanda do Norte e fica a cerca de 500 km de Paris, 540 km de Londres, 200 km de Bruxelas e 440 km da cidade de Frankfurt.
Para mais detalhes, veja aqui onde fica Amsterdam.
Como chegar a Amsterdam
Para chegar a Amsterdam saindo do Brasil, há diversas opções de voos com 1 escala saindo de muitas cidades brasileiras, mas também há opções de voos diretos saindo das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Devido a sua excelente localização e oferta de transporte, Amsterdam é uma das principais cidades para começar ou terminar uma Eurotrip!
De lá, por exemplo, você pode sair viajando pela Europa de carro alugado, ou mesmo conseguir voos super baratos com as companhias aéreas low cost da Europa.
Para conseguir seu voo para Amsterdam, nós aconselhamos você pesquisar em um site comparador de passagens, o qual busca as melhores passagens para o destino e datas que você quer em diversas companhias aéreas.
Ou, no caso de Amsterdam, você pode ver direto no site da KLM, a companhia aérea holandesa, a qual oferece voos diretos..
Documentação para viajar para Amsterdam
A imigração da Holanda não é das mais exigentes com os turistas, porém, é claro que precisamos estar de posse de todos os documentos necessários para uma viagem internacional.
Afinal, ninguém deseja passar por perrengues com as temidas imigrações, não é mesmo?!
Portanto, os documentos necessários e/ou recomendados para viajar para Amsterdam são:
- Passaporte válido por no mínimo 3 meses até a data de saída do país;
- Passagem de saída ou retorno;
- Comprovante de hospedagem ou carta de convite;
- Comprovação de recursos financeiros para o período de permanência no país;
- Seguro viagem internacional.
Veja mais dicas, com mais detalhes, no post Viagem para a Europa: documentos necessários e outras dicas.
Precisa de visto para visitar Amsterdam?
Você deve ter percebido que não citamos no tópico anterior o visto como sendo um documento obrigatório para visitar Amsterdam.
Atualmente, os brasileiros que pretendem realizar uma viagem de até 90 dias para Europa – Holanda inclusive – não precisam solicitar um visto de turismo.
Entretanto, a partir de 2024, ainda sem data definida, será obrigatório solicitar o ETIAS, uma autorização eletrônica para entrada de turistas nos países que fazem parte do Espaço Schengen.
Mas vale ressaltar que o ETIAS não se trata de um visto e sim de uma autorização de viagem.
Então, se você está se planejando para visitar Amsterdam em 2024, fique atento nas informações de quando o ETIAS entrará em vigor.
Precisa de Seguro Viagem para visitar Amsterdam?
Sim, um seguro viagem é obrigatório para visitar Amsterdam, pois a Holanda faz parte do Tratado Schengen, o qual obriga a contratação de um seguro viagem internacional com cobertura médica de, no mínimo, 30 mil euros.
Veja todos os detalhes em nosso post sobre o Seguro Viagem Holanda.
Aeroporto de Amsterdam
O Aeroporto de Amsterdam, ou Amsterdam Airport Schiphol, é “apenas” o 3º maior aeroporto da Europa e um dos principais e mais movimentados do mundo.
Para se ter uma noção, o aeroporto recebe mais de 500 mil aeronaves por ano, de todas as partes do mundo.
A companhia aérea KLM é a responsável por realizar voos de e para o Brasil e, como falamos anteriormente, há opções de vôos diretos diariamente saindo das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Vale a pena => Traslado de Ida e Volta entre Aeroporto e Centro
Como ir do aeroporto de Amsterdã para o centro
O centro de Amsterdam fica distante cerca de 20 km do aeroporto e, como explicamos no post Como ir do aeroporto até o centro de Amsterdam, o trajeto de trem de e para a estação Amsterdam Centraal leva apenas de 15 a 20 minutos.
Caso você não queira ir de transporte público, você tem ainda duas opções:
Ir de carro de aplicativo:
Já utilizamos uber para sair do aeroporto de Amsterdam várias vezes, pois estávamos com crianças e malas. Não fica caro, então vale a pena. Leia mais detalhes no nosso post: Onde pegar uber no aeroporto de Amsterdam
Pegar um transfer particular:
Há diversas empresas que fazem o trajeto Aeroporto – Centro de Amsterdam e vice-versa. Há transfers em que você compra uma vaga, ou transfer em grupo fechado.
Veja alguns exemplos e veja se vale a pena no seu caso:
- Traslado de Ida e Volta entre Aeroporto e Centro
- Traslado Particular Aeroporto de Schiphol
- Traslado privado de partida de Amsterdã para o Aeroporto de Schiphol
Quando visitar Amsterdam
Vai parecer clichê, mas Amsterdam é um destino maravilhoso em qualquer período do ano! Por isso, para decidir quando visitar Amsterdam, leve em conta os seus desejos, preferências e possibilidades.
É claro que no inverno, Amsterdam é bem fria, especialmente para aqueles que não gostam ou têm problemas com temperaturas baixas. Mas esta estação tem o seu charme e vantagens, com atrações menos lotadas e preços mais acessíveis.
- Leia também: O que fazer na Holanda no inverno
No verão a cidade está em plena ebulição, com temperaturas bem amenas, pessoas pegando sol nos parques e gramados.
Na primavera é quando as flores estão em pleno esplendor, por todos os lugares, inclusive as famosas tulipas, símbolo do país.
Por fim, no outono a cidade fica igualmente linda, mas de forma diferente, com as copas das árvores com todas as folhas amarelas ou aranja, produzindo um espetáculo de cores.
Nós já fomos a Amsterdam em todas as estações, mas a mais comum para nós é ir mesmo no inverno, por conta das férias escolares, e podemos afirmar que o importante é ir, porque Amsterdam SEMPRE vale a pena!
Confira ingressos e passeios em Amsterdã
Quantos dias ficar em Amsterdam, Holanda
A quantidade de dias para ficar em Amsterdam pode variar de acordo com o estilo de viagem de cada um ou mesmo com a oportunidade que você tem.
Por exemplo, se você tem só um dia, vá somente um dia (e vai valer a pena); mas no geral, indicamos o mínimo de 3 dias para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
Mas, se desejar uma permanência menos corrida, reserve ao menos uma semana para aproveitar o máximo que puder na capital da Holanda e ainda conhecer algumas pequenas cidades pela região.
Nós já fomos a Amsterdam ficando apenas um dia, já fomos ficando vários dias e já fomos até mesmo em uma conexão longa para outro destino, tipo umas 6 horas, que a gente aproveitou, foi à cidade para fazer uns passeios rápidos.
Para você ter uma ideia de como pode ser essa visita, leia também:
Clima em Amsterdam
Amsterdam não costuma registrar temperaturas extremas. No seu verão, por exemplo, a temperatura máxima dificilmente chega aos 24° C, enquanto que a temperatura mínima chega aos 13° C.
Devido ao seu clima ameno e agradável, o verão é o período de alta temporada em Amsterdam. É bom, inslucive, reservar seu hotel com antecedência.
E, seguindo o mesmo cenário do verão, a primavera também é um dos períodos favoritos dos turistas. Nessa época, a temperatura média mínima em Amsterdam é de 7° C e a máxima chega a 20° C durante o dia.
Já o inverno, período de baixa temporada na cidade, é a época em que faz mais frio. Os termômetros podem registrar mínima de 0° C durante a noite e 7° C durante o dia. Essa época do ano é ideal para explorar atrações como os incríveis museus de Amsterdam.
O outono também possui clima frio, mas nada que alguns acessórios e casados não resolvam! A temperatura média no outono de Amsterdam é de 15° C durante o dia e 7° C à noite.
Há possibilidade de chuva durante todo o ano em Amsterdam, mas os meses de novembro a janeiro são os mais propícios.
E para quem pretende visitar Amsterdam para ver neve, saiba que o fenômeno é algo raro na cidade, mas não impossível, é claro! O inverno é o período com mais possibilidade, então é só ficar de olho nas previsões do tempo!
Para você entender ainda mais o clima na região e escolher a sua época de ir, leia nosso post sobre o clima em Amsterdam.
Temporada das tulipas
Quem nunca se encantou com aquelas fotografias de lindos campos de tulipas na Holanda? As tulipas são sem dúvidas uma das atrações mais procuradas em Amsterdam. Lá, eles têm uma verdadeira “Tulip Mania”.
E para conseguir apreciar os campos repletos de tulipas e tirar lindas fotos dessa paisagem típica holandesa é preciso programar a viagem para Amsterdam no período da primavera, mais precisamente entre os meses de março e maio.
O momento exato que inicia a temporada pode variar a cada ano, por isso, uma das dicas é ficar de olho no site https://tulipsinholland.com/ que a partir das primeiras semanas de março começa a ser atualizado com noticias sobre a temporada das tulipas na Holanda.
É nesse período que você poderá conhecer Keukenhof, o “reino das tulipas”.
Veja aqui todos os passeios e excrusões para Keulenhof
Onde ficar em Amsterdam
Uma das vantagens de Amsterdam é que grande parte das atrações da cidade fica na região central. Dependendo de onde você estiver, dá pra fazer muita coisa a pé.
Então, essa é a melhor região para ficar, sendo também, entretanto, a região mais cara para se hospedar.
Se você quiser, entretanto, pode buscar hospedagens mais em conta em regiões mais afastadas do centro, porque o sistema de transporte público em Amsterdam é muito bom. Os bondes praticamente cobrem a cidade inteira, o que te dá fácil acesso aos pontos turísticos de Amsterdam.
Em Amsterdam, apesar de ser relativamente caro, dá pra encontrar opções de hospedagem baratas espalhadas por sua extensão e, claro, hotéis mais confortáveis ou mesmo opções luxuosas, atendendo a diversos tipos de viajantes.
Em nossa opinião, os melhores bairros e regiões para se hospedar em Amsterdam são:
- Jordaan
- Centro
- Grachtengordel
- Leidseplein
- Museumplein/Vondelpark
Nós já conversamos diversas vezes por aqui sobre hospedagens em Amsterdam, então, para te ajudar a achar o seu hotel ou pousada em Amsterdam, leia os posts abaixo:
- Onde ficar em Amsterdam
- Hostels em Amsterdam: as 10 melhores opções
- Ibis Amsterdam: 8 melhores opções
- Dica de hotel barato em Amsterdam
- Dica de hotel em Amsterdam: Renaissance
- Dica de hotel em Amsterdam: Marriott Vondelpark
Com essas dicas, com certeza você vai achar o seu hotel em Amsterdam.
O que fazer em Amsterdam
Também já falamos diversas vezes por aqui no blog sobre o que fazer em Amsterdam, então, o ideal é você ler os outros posts para se inteirar de tudo.
Mas, para ajudar no seu roteiro, selecionamos algumas das principais atrações na cidade – e eles estão com links que te levam a mais informações.
Por exemplo, você pode ir em alguns dos diversos e interessantes museus de Amsterdam e outros locais icônicos, como:
- Museu Rijksmuseum
- Museu Van Gogh
- Casa de Anne Frank
- Casa de Rembrandt
- NEMO Science Museum
- Heineken Experience
- Palácio Real de Amsterdam
- Johan Cruijff Arena
Pode andar pela cidade, tanto a pé quanto aproveitando a vocação de Amsterdam para um passeio de bicicleta. Nessa caminhada, com certeza você irá passear por diversas praças lindas e famosas da cidade, como:
- Vondelpark
- Leidseplein
- Praça Dam
- Praça Rembrandtplein
Pode descobrir lugares escondidos, mas super charmosos, como o Begijnhof, o jardim das Beguinas.
Em suas andanças, também vai descobrir bairros diferentes e que são, por si só, atrações da cidade, como:
- Bairro Jordaan
- Bairro De Pijp
- Bairro Amsterdam Noord
E também, além das atrações acima, há as incríveis experiências que você pode vivenciar na Holanda e em Amsterdam, como, por exemplo, aproveitar para fazer uma deliciosa viagem pela gastronomia holandesa!
Veja ainda outros artigos sobre os pontos turísticos e o que fazer em Amsterdã:
Canais de Amsterdam
Com mais de 100 km de extensão, os canais que cortam a cidade de Amsterdam são uma atração icônica da cidade.
Quem visitar Amsterdam e não reservar um tempinho no roteiro para navegar pelos seus canais construídos no século 17, pode se arrepender bastante.
Os canais são tão importantes para a cidade, tanto que são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. Entre os canais mais importantes estão o Herengracht, Prinsengracht e o Keizersgracht.
Muitas empresas realizam os passeios de barco que podem ser de variados tipos, até mesmo os que oferecem comida e bebida durante o passeio.
Os passeios de barco pelos canais de Amsterdam custam a partir de € 15,00, possuem duração média de 1h30 e há saídas de diferentes pontos da cidade, como no Pier em frente à estação Amsterdam Centraal, Pier Hard Rock Café, Pier Heineken Experience, Pier Casa de Anne Frank e Pier em Damrak.
Veja aqui diversos passeios de barco pelos Canais de Amsterdã
Casas barco
Você sabia que em Amsterdam existem pessoas que moram em casas barco, ou casas flutuantes como também são chamadas, em pontos fixos nos canais da cidade?
E que também é possível se hospedar em algumas dessas casas flutuantes? Isso mesmo, você pode ter a experiência de passar uma ou mais noites em uma casa barco de Amsterdam!
Basta um curto passeio pelas margens dos canais de Amsterdam para notar a presença dessas casas flutuantes, afinal, há registros de que a cidade possua mais de 2.500 desse tipo de residência.
Mas vamos combinar que elas são puro charme e valorizam bastante o cenário típico de Amsterdam, não é mesmo?!
Veja aqui diversos barcos onde você pode se hospedar em Amsterdã
Passeios próximos a Amsterdam
Além dos inúmeros passeios e atrações que você pode aproveitar na cidade de Amsterdam, também há outros passeios interessantes pelos arredores e bem próximos da cidade. São tão pertinho que dá pra fazer um bate e volta tranquilamente!
Então, se você tem mais tempo na cidade, não hesite em fazer ao menos um desses passeios. São todos incríveis!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Zaanse Schans
Zaanse Schans é uma vila localizada bem pertinho de Amsterdam, são apenas 20 km de distância.
O local é bastante visitado e requisitado devido a sua coleção de moinhos de vento, um dos símbolos da cultura holandesa.
Durante o passeio em Zaanse Schans, é possível visitar o interior dos moinhos de vento e ainda visitar uma fábrica de queijos, com direito inclusive a degustação.
Além disso, no local é possível encontrar ainda lojinhas, cafés, restaurantes, museu e uma oficina de tamancos de madeira.
Como chegar a Zaanse Schans
É possível chegar até a vila de Zaanse Schans utilizando o transporte público, basta pegar a linha 391 do ônibus e descer bem na entrada da vila.
Outra alternativa é pegar o trem com destino a Zaandijk-Zaanse Schans na estação Amsterdam Centraal e caminhar por 15 minutos até chegar em Zaanse Schans.
Se você estiver de carro alugado, também é muito fácil, são apenas 18 minutos de estrada. Veja o caminho no mapa.
E, por último, você pode contratar passeios e excursões para Zaanse Schans saindo de Amsterdadm. É simples, você pode comprar online, vai e volta com toda a segurança. Nós já fizemos esse passeio com guia e foi tudo certinho.
Veja abaixo algumas opções:
- Amsterdã: Excursão Zaanse Schans e Degustação de Queijos
- Amsterdã: Excursão a Zaanse Schans em Grupo Pequeno 3 Horas
- De Amsterdã: Giethoorn e Zaanse Schans Tour com passeio de barco
Veja aqui todas as opções de passeio em Zaanse Schans
Volendam
Outro bate e volta bastante interessante para fazer a menos de 30 minutos de Amsterdam, é para a antiga vila de pescadores Volendam.
Essa pequena e linda cidadezinha fica na província de Holanda do Norte, numa região litorânea do país.
Uma atração bastante legal em Volendam é o museu histórico que mostra como era a cidade entre os anos de 1850 e 1950. Além disso, os visitantes podem inclusive usar trajes holandeses tradicionais da época. É uma experiência e tanto!
Por lá, ainda é possível apreciar o cenário com casinhas do século 17, caminhar pelo calçadão e provar um prato típico em um dos restaurantes localizados nas margens do lago.
Se você gosta de andar de bikes, vale a pena alugar uma bicicleta e rodar pelos campos de Volendam.
Para chegar até Volendam utilizando o transporte público, basta pegar a linha de ônibus 316 na Amsterdam Centraal e descer na parada Volendam Centrum.
Mas também há passeios e excursões saindo de Amsterdam em um bate e volta, o que torna sua visita ainda mais fácil.
Uma vez em Volendam, faça um Cruzeiro Guiado no Lago Gouwzee
Keukenhof
Lembra que mais acima falamos da temporada das tulipas na Holanda?
Pois bem! Certamente aquela linda fotografia de jardins repletos de tulipas na Holanda que você viu, é em Keukenhof!
Keukenhof é um dos principais e mais famosos parques de campos de tulipas da Europa e do mundo. Não à toa, durante a primavera o parque atrai milhares de visitantes que querem admirar de pertinho a beleza e o colorido das mais de 7 milhões de flores que existem no local.
Não precisamos mais falar o motivo que você não pode deixar de fazer um passeio saindo de Amsterdam para Keukenhof, não é mesmo?!
Para chegar até lá, há opções de tours a partir de Amsterdam que possuem duração média de 5 horas e também possibilidade de utilizar o Keukenhof Express, um ônibus urbano que realiza viagens para Keukenhof durante a temporada de tulipas.
Você pode comprar o ingresso antecipado online, mas também há a opção de adquirir o ingresso do parque juntamente com o transporte para Keukenhof.
Para saber se o Keukenhof estará aberto para visitação no período da sua viagem, basta acessar o site oficial https://keukenhof.nl/en/.
Veja aqui todos os passeios e excrusões para Keulenhof saindo de Amsterdã
Marken
Marken é uma vila situada pertinho da vila de pescadores Volendam, por isso, é uma excelente opção de passeio para conhecer as duas cidadezinhas de uma única vez.
A cidade – que já foi uma ilha e somente em 1957 passou a ter conexão com o continente através de um grande dique – possui um cenário cinematográfico com casinhas que são o grande destaque da visita.
A melhor forma de explorar Marken é alugando uma bicicleta para pedalar pelas suas ruas e pela extensão do dique.
Então, se você vai fazer um bate e volta de Amsterdam para Volendam, não deixe de pegar um barco e realizar a travessia para Marken.
Aliás, diversos passeios e excursões saindo de Amsterdam já fazem as duas cidades no mesmo dia, veja abaixo:
- Amsterdã: Excursão de 1 Dia a Marken, Volendam e Edam
- De Amsterdã: Viagem de 1 Dia a Zaanse Schans, Edam e Marken
Delft
Localizada na província da Holanda do Sul e a cerca de 1 hora de carro de Amsterdam (veja o caminho no mapa), Delft é conhecida como a cidade das porcelanas azuis.
A cidade, que foi o local de nascimento de um dos grandes nomes da arte, o pintor Johannes Vermeer, supera as expectativas de todos que se propõem a visitá-la.
O charme de Delft pode ser apreciado apenas passeando pelas suas ruas e ruelas, em suas casas e diversas outras construções históricas.
Delft ainda abriga diversos outros pontos turísticos interessantes, como a praça central Markt, a igreja Nieuwe Kerk, a igreja Oude Kerk, o museu Het Prinsenhof, o centro cultural Vermeer e a escultura do coração azul de Delft que fica em frente à Chocolate Company, a cafeteria mais famosa da cidade.
A melhor forma de chegar até Delft é pegando o trem que parte da estação Amsterdam Centraal e também do aeroporto de Amsterdam. Há também opções de serviços de tours a partir de Amsterdam.
- Leia também: Dicas de viagem para Delft (tudo que você precisa saber!)
O que comer em Amsterdam: comidas imperdíveis
Em Amsterdam existem iguarias que você só vai provar por ali mesmo ou, se encotnrar em outros lugares, as de lá são especiais.
Então, como sempre dizemos que comer e experimentar novos sabores faz parte da viagem, não deixe de saborear:
As batatas fritas holandesas
Que estão em todos os pratos, praticamente, além de existirem barraquinhas pelas ruas com a iguaria, servida em um cone de papel (ou em prato) e cobertas por molho da sua preferência (ou com molho à parte).
O Stroopwafel
Quando comi pela primeira vez, fechei os olhos e suspirei… rs. Para quem gosta de doce, você TEM que provar um stroopwafel. Ele é O doce holandês, tipicamente típico.
Trata-se de dois waffles bem crocantes e fininhos, redondos, com uma calda de caramelo (ou doce de leite, ou chocolate…) no meio deles. Ah, se você esquentá-lo um pouquinho, fica ainda melhor! A dica é pedir também um café quentinho e colocar o doce cobrindo a caneca, para que o café o esquente. Aí você virou holandês!
Você compra em qualquer lojinha praticamente, além de barraquinhas e mercados. Além disso, também tem em versões para lembranças, que vem dentro de uma linta lata decorada com temas típicos.
A Torta de Maça (ou Appeltaart)
A torta típica da Holanda é a torta de maçã, é a torta que todo mundo come por lá, apesar de sua origem inglesa.
Os queijos
Assim como em outros países da Europa, a Holanda também tem uma arraigada tradição em queijos, sendo um dos maiores produtores e exportadores de queijo do mundo. Os mais famosos são o Gouda, o Edam e o Maasdam, nomes das cidades onde são produzidos.
É super fácil achar queijos para comprar, seja em mercados, seja em lojas especcializadas. Para quem gosta, saiba que você pode trazer queijos e embutidos da Europa para o Brasil, desde que tenha meses de cura.
É claro que existem diversas outras guloseimas pra você apreciar em Amsterdam, mas, se comer essas, já se sinta satisfeito. Veja mais no blog Viagens e Menus.
Confira ingressos e passeios em Amsterdã
Onde comer em Amsterdam: lugares imperdíveis!
Como vimos, uma viagem não estará completa sem antes provar uma iguaria local, não é mesmo?!
Por isso, trouxemos algumas dicas de lugares para você curtir as comidinhas imperdíveis em Amsterdam!
Van Wonderen Stroopwafels:
O stroopwafel (ou waffle com calda) é uma comida típica holandesa e pode ser encontrada em diversos estabelecimentos da cidade, como na loja Van Wonderen Stroopwafels que é especializada na iguaria que pode ser encontrada em diferentes tamanhos, recheios e inclusive com sorvete e chocolate.
Moeders:
O restaurante Moeders é uma das principais opções para saborear pratos da cozinha tradicional holandesa em Amsterdam.
O nome do restaurante significa mães e além do nome, também há homenagens com fotos de diversas mães nas paredes do restaurante, inclusive, os clientes podem levar fotos das suas mães para serem homenageadas no Moeders.
Foodhallen:
Quer encontrar diversas opções de pratos da culinária nacional e internacional em um único lugar?
A Foodhallen é uma praça de alimentação instalada em uma antiga garagem de bondinhos que reúne uma diversidade de sabores e especialidades desde 2014.
É um excelente lugar para degustar uma tábua de queijos holandeses acompanhada de uma boa taça de vinho, por exemplo.
Winkel 43:
Outra opção de lugares e comidas imperdíveis em Amsterdam é o café Winkel 43 que serve pratos não apenas da Holanda, mas também da culinária Europeia. Entretanto, o seu carro-chefe é a appeltaart, a famosa e irresistível torta de maçã holandesa que, dizem, ali tem a melkhor da cidade.
Para não perder nada, veja essas opções de passeios gastronômicos em Amsterdam:
- Amsterdã: excursão gastronômica autoguiada com 6 paradas
- Amsterdã: excursão ao mercado holandês de comida de rua
Transportes em Amsterdam
Muitas das atrações de Amsterdam você consegue alcançar a pé, dependendo de onde você estiver hospedado.
De qualquer forma, Amsterdam oferece diversos meios de transportes para se locomover com facilidade pela cidade e seus arredores.
Aqui vamos detalhar como funciona cada um deles para facilitar os deslocamentos durante a sua viagem por Amsterdam!
Bicicleta
A bicicleta já faz parte do dia a dia dos holandeses, afinal, esse é o meio de transporte preferido dos habitantes.
A cidade, que é conhecida como a capital da bicicleta, possui mais de 500 km de ciclovia, por isso encontrar lojas de alugueis de bicicletas por lá é muito fácil. O difícil é encontrar bicicletas disponíveis, tendo em vista a alta procura entre os turistas que querem explorar a cidade do jeitinho holandês.
É possível reservar e alugar a bicicleta de forma online e antecipada através destes links abaixo:
Ou, então, você pode pegar um passeio de bicicleta com guia passando pelos locais mais icônicos da cidade:
- Amsterdã: passeio de bicicleta elétrica pelos moinhos de vento, queijo e tamancos
- Tour por Amsterdam de bicicleta
- Tour de bicicleta por Amsterdam + Passeio de barco pelos canais
- Tour de bicicleta pela campina holandesa + Barco pelos canais
- Tour de bicicleta por Haarlem
Tram
Os trans, também conhecidos como bondinhos, são meios de transportes bastante eficientes em Amsterdam.
Divididos em 15 diferentes linhas, os trans percorrem todos os lados da cidade, indo especialmente para lugares onde estão os principais pontos turísticos.
Além de serem rápidos, os bondinhos são muito fáceis de usar. A dica é sempre se basear pelo Google Maps ou pelo site da companhia de transportes.
A passagem do Tram pode ser comprada online diretamente neste site e custa € 3,40 por 1 hora, mas também há opções de passagens com duração de 24 horas por € 9,00, 48 horas por € 15,00, 72 horas por € 21,00 e até mesmo de 7 dias por € 41,00.
Táxi, Uber
Para quem prefere um transporte mais privativo em Amsterdam, o táxi pode ser uma excelente opção, embora possua uma das tarifas mais altas da Europa.
Porém, sabemos que, em casos de urgência, o táxi é a nossa primeira opção de transporte. Em Amsterdam há ainda opções de táxis rápidos que são permitidos de transitar nas vias exclusivas para trans e ônibus.
Outra alternativa, com preço mais atrativo, é utilizar a praticidade do serviço do transporte por aplicativo que conhecemos muito bem aqui no Brasil! O Uber funciona tranquilamente em Amsterdam que possui uma boa oferta de carros disponíveis.
Inclusive, indicamos em um post onde pegar uber no Aeroporto de Amsterdam, onde tem lugar próprio para isso.
Metrô
O objetivo do metrô de Amsterdam é conectar a região central da cidade com os subúrbios, por isso, não é considerado um dos principais meios de transportes para os turistas.
Mmas, o metrô será o transporte ideal, por exemplo, para quem deseja visitar e assistir algum jogo de futebol na Johan Cruijff Arena, o estádio do time de futebol Ajax.
A companhia de transportes GVB que administra os trans, também é responsável pelo fornecimento de serviço do metrô, que possui um total de 5 linhas.
Compre aqui o passe de 1 a 7 dias para o transporte p[ublico em Amsterdam.
Ônibus
Assim como o metrô, os ônibus também serão pouco utilizados pelos turistas que pretendem visitar apenas as regiões turísticas da cidade de Amsterdam.
Por outro lado, esse é um meio de transporte bastante utilizado para visitar cidades da Holanda vizinhas, como Volendam, Marken, Keukenhof e Zaanse Schans por exemplo.
Ah, e para quem precisar pegar transporte público após as 00h, os ônibus noturnos serão as únicas opções em circulação até às 6h.
Ônibus turístico
Presente em diversas cidades turísticas do mundo, o ônibus turístico é uma excelente opção de passeio, além de ser uma ótima opção para os turistas que querem conhecer pontos turísticos de forma mais rápida e prática.
Em Amsterdam, os ônibus turísticos também estão presentes e oferecem duas modalidades de serviço: a modalidade City Tour, na qual os passageiros percorrem pelos principais pontos turísticos da cidade, mas não realizam descidas do ônibus, e a modalidade Hop-on Hop-off, quando é possível descer e subir dos ônibus turísticos nas paradas permitidas quantas vezes quiser.
Os bilhetes do ônibus de turismo de Amsterdam podem ter validade de 24h ou 48h, ou seja, o serviço pode ser utilizado quantas vezes quiser durante o período de validade.
Compras em Amsterdam
Amsterdam não é uma cidade com grandes centros comerciais, mas há sim muitas opções de lojas de variados segmentos para compras na cidade.
Esses comércios podem ser encontrados em ruas famosas para compras como a Kalverstraat, Leidsestraat e PC Hoofstraat, as quais possuem uma grande variedade de lojas, entre elas lojas nacionais, internacionais e até mesmo de grandes marcas famosas.
Já o Magna Plaza é uma excelente opção de compras para os amantes de Shopping Center. O shopping, construído numa antiga estação de correios, possui lojas de queijos holandeses, aromas, roupas, souvernirs e muito mais.
O Bloemenmarkt é mais uma opção imperdível para compras em Amsterdam. O local que funciona desde 1862 é o principal mercado de flores da cidade, onde é possível encontrar variedades de sementes e flores, como bulbos diversos, tulipas de diversas cores, bonsais, orquídeas e muito mais!
Economia => Seguro Viagem Holanda (com até 20% de desconto)
O que fazer a noite em Amsterdã
Amsterdam possui uma vida noturna agitada, com muitas opções de bares, pubs, baladas, eventos e restaurantes que só basta anoitecer para ficarem lotados.
Confira abaixo algumas de nossas dicas de o que fazer a noite em Amsterdam:
Pllek: Um dos lugares mais populares para se divertir à noite em Amsterdam é o restaurante e também bar Pllek, localizado em Amsterdam Noord. O bar com estilo industrial e estrutura de containers conta com eventos noturnos como DJs e música ao vivo.
Brouwerij ‘t IJ: Gosta de cerveja? Então uma visita para a pequena cervejaria artesanal Brouwerij ‘t IJ é uma excelente forma de curtir a vida noturna de Amsterdam. A cervejaria fica ao lado do moinho de vento De Gooyer e oferece serviço de bar e degustação de cervejas.
Waterhole: Ideal para quem curte esportes e jogos de mesa, esse bar esportivo conta com apresentações ao vivo de artistas de diferentes estilos musicais. O bar possui 7 telas para transmissão de esportes ao vivo, mesas de sinuca e bilhar.
Agora se o intuito for curtir a noite dançando muito, não deixe de conhecer alguma das baladas e casas de shows mais populares da cidade, como a The Escape, Shelter, Panama e a Bourbon Street.
Outra dica para curtir eventos à noite em Amsterdam é fazer uma pesquisa sobre o que estará acontecendo na cidade durante o período da sua viagem. O site https://www.iamsterdam.com/en pode ajudar!
Coffeeshops em Amsterdam
A capital da Holanda é famosa por ser uma das cidades que toleram o uso da maconha e para isso, existem os famosos Coffeeshops que, apesar do nome, eles não têm nada a ver com as cafeterias tradicionais.
Os Coffeeshops na verdade são lojas que comercializam produtos derivados da erva Cannabis. Vale ressaltar que essas lojas são todas autorizadas e fiscalizadas pelo governo holandês.
Há lojas que também comercializam bebidas como cafés e capuccinos, por isso, as pessoas e turistas que não fazem o uso da maconha, mas se sentem confortáveis com o ambiente, podem apenas visitar os Coffeeshops de Amsterdam desde que sejam maiores de 18 anos.
Alguns dos Coffeeshops mais conhecidos da cidade são o Grey Area Coffeeshop, o Original Dampkring Coffeeshop, Barney’s Coffeeshop Amsterdan e o The Bulldog Coffeeshop.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Agora você já sabe de tudo um pouco sobre a cidade de Amsterdam e seus encantos e particularidades!
Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de escrever para gente nos comentários.
Pesquise passagens aéreas baratas para a Holanda aqui!
Seguro Viagem Holanda com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Holanda?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Hospedagem Amsterdam
Na hora de procurar onde se hospedar em Amsterdam, nós aqui no blog temos várias dicas:- Onde ficar em Amsterdam (melhores bairros)
- Hotéis ibis em Amsterdam
- Hostels em Amsterdam
- Dica de hotel barato em Amsterdam (e muito bom)
Como conseguir internet 100% do tempo na Holanda?
É muito fácil você ter internet 100% do tempo em Miami e nós já explicamos como fazer aqui em um post bem completo:Seguro Viagem Para Holanda
Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.
Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Holanda tranquilo. 😉
E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.