Home / Holanda / Como ir do aeroporto até o centro de Amsterdam

Como ir do aeroporto até o centro de Amsterdam

Para muitas pessoas saber como sair do aeroporto e ir até o centro da cidade pode ser um dilema, pois à exceção do táxi, que geralmente é caro, a maioria teme não saber qual ônibus pegar, se tem metrô, como usar o trem… Mas Amsterdam é servida por um dos aeroportos mais amigos dos turistas encucados com isso.

Para começo de conversa, o Schiphol Airport é relativamente próximo do centro de Amsterdam e tem uma coisa maravilhosa: uma estação de trem dentro dele.

Ao desembarcar, você quase sai na entrada da estação.

Há um grande saguão, com balcão de informações e várias maquininhas amarelas nas quais você poderá comprar a sua passagem.

Aeroporto Amsterdam

O passo-a-passo na máquina pode parecer complexo à primeira vista, mas não é. Vamos lá:

1. Escolha o tipo de viagem: single ou day return. Se você estiver em Amsterdam apenas para uma conexão de algumas horas, opte pelo day return, pois assim já terá a passagem de ida e volta para o mesmo dia; mas se for ficar mais dias, opte pelo single;

2. Escolha o destino: Amsterdam Centraal;

Aeroporto Amsterdam

3. Escolha a classe do trem: 2ª classe (que é a mais barata);

4. Escolha entre pagar com desconto ou não: full fare (como você é um turista, terá que pagar o valor integral, sem desconto);

5. Escolha a validade do cartão: aqui vai depender do seu caso, pois você terá a opção de valid today (ou seja, o uso do ticket é válido somente no dia) ou open date (você poderá usar em qualquer dia);

6. Escolha a quantidade de tickets que quer comprar: se para uma, duas, três ou até quatro pessoas;

Aeroporto Amsterdam

7. Escolha do tipo de rota: NS Only ou Fyra. A primeira é mais barata que a segunda, pois tem uma rota um pouco maior, mas a diferença de tempo é mínima, já que a maior viagem não leva mais do que 20 minutos. Então, se quer o meu conselho, escolha a NS Only;

8. Por fim, é só escolher o modo de pagamento e pronto.

Aeroporto Amsterdam

Vale aqui ressaltar que nesta mesma maquininha você poderá comprar passagens de trem para a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e claro, interior da Holanda.

Uma vez com a passagem nas mãos, você deverá procurar no grande painel azul que há no saguão, o número da linha de onde sairá o trem. No meu caso, como vocês podem ver, era na linha 3.

como ir do aeroporto até o centro de Amsterdam

Agora é só ir até a linha indicada e esperar o trem. Simples!

A viagem do aeroporto até a estação de Amsterdam Centraal (com 2 “as” mesmo) demora 20 minutos e é ponto final.

Há também ônibus para diferentes pontos da cidade. Eles em geral demoram mais tempo para chegar na cidade, mas dependendo de para onde você for, poderá ser uma boa opção. Certifique-se do número do ônibus e do nome da parada em que terá que descer, pois no ônibus há um painel que diz o nome de todas as paragens, assim, você não terá dificuldade em saber qual é a sua.

E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

O que visitar na Holanda com crianças

O que visitar na Holanda com crianças

A Holanda é considerada um dos países com as crianças mais felizes do mundo, de …

Sem comentários

  1. Maravilha,essa explicacao caiu como uma luva.Mas como nosso voo chega de noite sera que é seguro ir de trem?

    • Ana Catarina Portugal

      Super! Segurança não é um problema em Amsterdam, Paula! Relaxe e boa viagem!

  2. Deri Negri

    Nossa! Tirou todas as minhas dúvidas, porque essas maquininhas, no exterior, são um inferno. Uma diferente da outra e não há alternativa para comprar.

  3. Suyane

    Vou ficar no hotel NH Schiller e tem uma estação de trem próxima. O nome eh Weesperpleim. Como faço pra ir do aeroporto pra lá?

    • Ana Catarina Portugal

      Suyane, o certo é você verificar isso junto ao hotel. Se o trem que sai do aeroporto passar por essa estção, beleza, mas isso você terá que ver lá na hora de comprar o bilhete. Boa viagem!

  4. Jilza Feitosa de Araujo

    Que legal, Ana Catarina.
    Vou agora à noite p/ Amsterdam (conexão p/ a Dinamarca).
    Com suas explicações, não vou ter nenhuma dificuldade!!!!!!!

  5. Julián Arenas

    Adorei o tutorial.
    Uma pergunta, quais são a opçôes de pagamento? a maquina aceita notas?

    • Ana Catarina Portugal

      Sim! Notas ou cartão. Boa viagem!

  6. ana gerusa

    Quero receber informaç~es po email

    • Ana Catarina Portugal

      É só se inscrever na caixinha aqui da barra lateral, 🙂

      • MARCO AURELIO

        AMIGA SABE ME EXPLICAR O PASSO A PASSO DESDE A RETIRADA DO PASSAPORTE A COMPRA DA PASSAGEM E O VISTO PARA EMBARCAR PARA AMSTERDAM

        • Ana Catarina Portugal

          Passaporte na Polícia federal e visto não precisa. Boa viagem!

  7. Fernanda

    adorei a explicação, vc sabe me dizer se esse trem funciona 24hr?

  8. Carlos

    Vou fazer uma conexão em Amsterdam e tenho 8:30. Será que é o suficiente para dar tempo de sair e ir para o centro?

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Carlos! Mais do que suficiente. leia o post “uma tarde em Amsterdam”, pois ano passado tive apenas 6 horas e fiz bastante coisa. Cloque eu já conhecia bem a cidade, mas mesmo assim, é bem tranquilo. Boa viagem!

  9. Letícia

    Olá tudo bem?Amei sua explicação.Realmente uma preocupação a menos e tirou minhas dúvidas.Como que eu faço para comprar passagens dos bondes,que sai da estação central?

    • Ana Catarina Portugal

      Em frente a estação tem o local para comprar. Boa viagem!

  10. Eduardo

    Olá.
    Vou a Amesterdão, mas tenho duvidas sobre qual a melhor forma de chegar ao hotel , vindo o Aeroporto. O hotel fica em SLOTERMEERLAAN 80 ( Hotel Best Western Blue Square). Fico na duvida se devo a apanhar o comboio para a Centraal Station, ou um bus que passe ali próximo

    • Ana Catarina Portugal

      Eduardo, esse tipo de informação você deve pedir ao hotel, não?!

  11. Adriana

    Voce pode me informar se tem onde guardar malas ou mochila nessa estação??? Pois chego de avião pela manhã em Amsterdã e viajo á noite de trem para Bruges. Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      No aeroporto eu sei que tem, mas praticamente todas as estações de trem da Europa tem também, Boa viagem!

  12. Bruna Esteves

    Olá,

    Gostaria de saber se o transporte público entre o aeroporto e o centro da cidade começa logo cedo. Achei uma passagem barata de Amsterdã para Londres, mas o voo sai as 7:00 da manhã…

    Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      Não sei te dizer o horário não, mas acredito que seja 6h.

  13. maria alice

    oi ana, gstei mto da exlicacao e vou dar mais uma fucada no seu blog mas queria saber quanto vc pagou na tarifa do trem?
    Obrigada!!

    • Ana Catarina Portugal

      Paguei 15,70 para duas pessoas, como aparece na última foto. Boa viagem!

  14. ROSANGELA

    amei a dica, mtio útil pretendo ir em dezembro p roma e há uma conexão de 5 h em AMst, me interessou , dá p dar um giro lá, e p voltar é fácil assim, não falamos inglês, vai ser no “imbromeichom” cogo ? qual o nome do aeroporto ? p a volta.aa.

  15. Ricardo

    Sensacional essa sua dica. Obrigado !!

  16. Eliza

    Oi Ana, quais são as formas de pagamento aceitas nas maquininhas amarelas? Dinheiro (nota e moeda) e cartão?

  17. Neilimar

    Oi Ana.,

    parabéns pelo trabalho. Podes me confirmar se o sistema (a maquininha) continuam o mesmo?
    obrigado!

  18. Marcia

    O trem è fantastico e nem pediram os tickets do aeroporto p station centraal. Foi eficiente. Mas complicado estavamchegando c 3 malas de israel. E ralamos um pouco logo as 8 hrs da matina. Mas enfim deu certo e de la peguei um taxi. Meu htl na praça dam o nh era perto mas fomos de taxi. Tuas explicaçao esta redondinha e perfeita

  19. Carlos

    Ótima dica. Eu estava com receio no deslocamento em Amsterdan e essa dica ajudou bastante.

  20. Elizabeth Marge

    OI Ana, sou cadeirante e gostaria de saber se há acessibilidade, isto é, da saída do avião até o trem, tem elevador ou rampa? Já agradeço..Vou ficar esperando..

  21. ARNOBIO MARQUES

    Boa tarde Ana!
    Terei apenas 3 horas de conexão de Amsterdam para São Paulo na volta da europa, gostaria de saber se seria suficiente para eu dar um pulinho no centro para tirar uns 15 minutinhos de fotos e voltar?
    Agradeço desde já a atenção, obrigado!!!

    • Ana Catarina Portugal

      Se for 15 minutos, sim, rsrsrsr, mas é bem arriscado e corrido. Fique de olho no tempo.

    • PAULA CAMPOS

      OLÁ ARNOBIO MARQUES!
      TEREI 4 HORAS DE CONEXÃO DE AMSTERDAM PARA COLONIA, GOSTARIA DE SABER SE VALA A PENA OU VC NÃO ME ACONSELHARIA???

  22. amandino

    Bom dia Ana ! Suas explicações estão ótimas. Só fiquei com uma dúvida: A máquina dá troco ?
    Outra coisa: Vc sabe algo sobre como comprar chip de celular em Amsterdã ?

    • Ana Catarina Portugal

      Sim dá e sobre chip não sei, 🙁 Boa viagem!

  23. Verônica

    Olá, Ana Catarina!
    Você sabe me dizer se os trens funcoinam depois da meia noite? O vôo chegará as 23:50, e até pegar bagagem e tudo mais… Será que nesse caso a opção seria somente táxi???
    Muito obrigada!!!

  24. Helo Gama

    ola Ana!! Pegar o trem do aeroporto ao centro,com uma mala grande,é complicado???Obrigada!!

  25. Valdeir

    Ana,

    boa noite,
    e o caminhod e volta? da Estação Centraal para o aeroporto? Como faz?

    • Ana Catarina Portugal

      Do mesmo modo, 😉 Você já pode comprar ida e volta, assim, é só pegar o trem, sem ter que se preocupar mais com isso. Boa viagem!

  26. Ana obrigado pelo excelente site, fiz exatamente como descreveu no site e parecia um “Déjà vu”. Correu tudo como descrito, optei por ir de comboio do aeroporto até à Centraal Station, com um custo de 5,20€. Depois fui a pé até ao Hotel, visto que tinha estudado o percurso via “Google Earth”. No final da viagem, como tinha o voo para Portugal, bem cedo, apanhei um táxi, desde o Hotel (centro histórico) até ao aeroporto e o preço foi de 40€.

    A cidade é muito bela, mas recomendo a instalação de uma aplicação para o smartphone com o objetivo de ajustar o GPS sem pagar comunicações móveis em roaming. Instalei o Navmii que é gratuito, não precisa de utilizar o SIM do cartão em roaming e funciona muito bem na Holanda. É sempre útil para qualquer situação de emergência.

  27. Simone Pereira

    Obrigada Ana, vou fazer uma conexão em Amsterdã de quatro horas e meia, e suas dicas foram fundamentais para minha segurança, pois quero tirar umas fotos coisa rápida e conhecer um pouco a cidade. 😉

  28. Alexandre

    qual o preço do bilhete do aeroporto para a estação centraal?

  29. Monica Bonetti

    Este ticket que compro no aeroporto é valido somente para estre trajeto aeroporto-estacão central certo?

    A opção de validade open date está incluso ida e volta?

    Então para andar pela cidade terei que comprar o cartão de acesso que se chama OV-Chipkaart e comprar por dias que usarei?

    • Ana Catarina Portugal

      Se quer ida e volta, tem que escolher essa opção, ok?! Boa viagem! E sim, para andar na cidade é outro ticket. Boa viagem!

  30. leila

    excelente explicação, o melhor passo a passo que achei na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *