Viajar é bom, mas, quando a pessoa consegue realmente inovar nos roteiros, pode ser ainda melhor. Bom exemplo é o de quem decide ir para Amsterdam e vai visitar outras cidades da Holanda que são próximas e têm muita beleza a oferecer.
São tantas as cidades na Holanda que merecem uma visita, que o viajante que se propõe a ter um roteiro mais amplo sempre acaba voltando, porque é até difícil escolher, já que são todas muito bonitinhas.
O que acha de ter a oportunidade de se apaixonar ainda mais por esse país encantador?
Veja algumas de nossas dicas da Holanda e diversifique o seu roteiro de viagem. Confira aqui a nossa lista com algumas das cidades mais bonitas da Holanda além de Amsterdam:
- Haia
- Rotterdam
- Maastricht
- Utrecht
- Delft
- Volendan
- Marken
- Zaandam
- Gouda
- Haarlem
- Leiden
- Lisse
- Giethoorn
- Nijmegen
- Edam
Economia => Seguro Viagem Holanda (dicas + Desconto)
Principais cidades da Holanda para você visitar

Você pode fazer esse passeio indo de trem – num bate e volta de Amsterdam – ou alugar um carro e fazer tudo com mais calma. As estradas são boas e é fácil dirigir por lá.
Para ficar somente em Amsterdam, não vale a pena alugar carro, mas para fazer esses passeios pelas demais cidades da Holanda, pode ser bom.
- Leia também: O que fazer em Amsterdam
Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.
As maiores cidades da Holanda
Haia
Haia, ou Den Haag, é uma das cidades da Holanda que você precisa conhecer.
Você sabia que a sede do governo da Holanda na verdade fica em Haia? A cidade mais calma, extremamente limpa e distante do “caos” de Amsterdam abriga também a residência real.
São 60 Km de distância para que você veja casarões neoclássicos, visite o museu do Escher e o museu Mauritshuis, que foi feito por ninguém mais ninguém menos que Maurício de Nassau.
É lá também que fica o Madurodam, que é um parque com miniaturas de ícones holandeses.
É também um local perfeito para quem gosta de desfrutar da boa gastronomia. Programe um bate e volta a partir de Amsterdam. Vale a pena!
Rotterdam
Essa é uma das maiores cidades da Holanda e provavelmente você já ouviu falar dela, pois é considerada a segunda cidade mais importante do país e abriga o maior porto marítimo da Europa.
Além do charme trazido pelo porto, a modernidade de Rotterdam também chama a atenção, quando comparada às outras.
Não deixe de visitar a Casas Cubos, o Witte Huis (primeiro ‘arranha-céu’ da Europa, de 1848), a Euromast, a estação central e o mercado municipal da cidade, o Martkthal Rotterdam.
Leia mais:
- Rotterdam: tudo o que você precisa saber (Guia Completo)
- O que fazer em Rotterdam

+++ Confira aqui uma série de passeios em Rotterdam que poderá fazer.
Dali, você está pertinho de fazer um passeio lindo, que é visitar Kinderdijk, os verdadeiros moinhos holandeses.
ENCONTRE UM HOTEL EM ROTTERDAM COM DESCONTOS DE ATÉ 50%
Maastricht
Uma curiosidade dessa cidade holandesa é que ela é perto da Alemanha, além de estar na fronteira da Holanda com a Bélgica.
Na arquitetura, podemos ver uma mescla do estilo holandês com toque de arquitetura romana. A beleza é incomparável!
Saindo de Amsterdam, você pode seguir de trem até Maastricht e conhecê-la a pé. Já da estação é possível ver a Ponte Sint Servaasbrug e chegar ao centro histórico.
Não deixe de conhecer a Basiliek van Onze Lieve Vrouwebasiliek, ou Basílica de Nossa Senhora.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Utrecht
Por falar em local acolhedor, Utrecht também não deixa a desejar entre as cidades holandesas. Os canais cercados de casas históricas dão um charme especial ao ambiente do local, que fica a pouco mais de 30 minutos de Amsterdam.
Dentre seus 300 mil habitantes, 70 mil são estudantes, que trazem o movimento juvenil para o local.
Para atender aos jovens e turistas, a cidade conta com diversos bares e restaurantes. E um dia é suficiente para conhecer o seu centro histórico a pé.
Entre as atrações de Utrecht, não se esqueça de visitar a Domtoren, que é o principal ponto turístico do local, o Castle Oudaen, o DOMunder, Museu Miffy (em especial para quem for viajar para a Holanda com crianças) e a Casa Rietveld-Schröder.

Cidades mais bonitas da Holanda
Delft
Dentre as cidades da Holanda, se você procura um lugar mais pacato, tipicamente holandês e com um centro histórico espetacular, vá para Delft! Ela parece uma mini Amsterdam.
Para deixar a pacata cidade ainda melhor, ela tem uma gastronomia holandesa que atende até aos paladares mais exigentes.
Ao chegar, não deixe de conhecer a Markt, que é uma bela praça. É nela que fica a famosa e inesquecível Nieuwe Kerk, uma igreja do século XV. Perca-se pelas suas ruas, pontes e canais, pois a cidade é realmente muito bonitinha.
Ah, você sabia que foi lá que nasceu o pintor Vermeer?! E é de lá também aquela típica porcelana holandesa branca e azul, um souvenir clássico!
ENCONTRE UM HOTEL EM DELFT COM DESCONTOS DE ATÉ 50%

Volendam
Pequena e muito romântica, é o destino certo para casais apaixonados. Localizada às margens do Lago Issel, na Província da Holanda do Norte, conta com um cenário simples de uma vila de pescadores, cujo ponto forte é o porto, cercado pelo calçadão da rua Zuideinde.
Volendam fica muito pertinho de Amsterdam, e, como é bem pequena, você visita em uma manhã, ou menos. Há vários passeios bate e volta para lá diariamente.
Obrigatório => Seguro Viagem Holanda (dicas + desconto)
Marken
Assim como Volendam, Marken também é uma daquelas cidades da Holanda pitorescas e tradicionais. E como também é bem perto de Amsterdam, você pode fazer um bate e volta.
O local é pequeno, mas as casas verdes, feitas de madeira, são encantadoras. É um ótimo passeio e tem um ambiente incrível para quem gosta de tirar boas fotos.
Zaandam
Às margens do rio Zaan e pertinho de Amsterdam está Zaandam (15 minutos de carro).
A cidade é perfeita para quem gosta quer aproveitar as belezas dos moinhos e casas históricas no Zaanse Schans, um dos lugares mais bonitos que já visitei no país. Aproveite para pedalar e fazer um passeio de barco.
Aqui vale uma dica extra: há vários passeios bate e volta de Amsterdam que incluem Volendam, Marken e Zaanse Schans. Nós fizemos e indico muito que você faça. Nós já tínhamos feito as duas de carro e por conta própria. Mas, de uma segunda vez, fomos nesse tour e aproveitamos bem mais e vimos um monte de coisas que não tínhamos visto antes. Os 3 lugares são lindos e o passeio durou umas cinco horas e sem correrias. Acho que vale muito a pena!
Gouda
Esta cidade holandesa está a 75 Km de Amsterdam e você pode ir de trem. A estação fica bem pertinho do centro. É possível visitar tudo a pé, sem se preocupar.
Para dar início ao passeio, vá à praça principal, chamada de Markt. Se estiver no inverno, você poderá ver crianças patinando em uma pista de gelo.
Aproveite também para conhecer o prédio da Prefeitura, Stadhuis, que é de 1459, e se acabar comendo o famoso queijo gouda, que leva o nome da cidade.
Haarlem
Também praticamente ao lado de Amsterdam (24 km), a cidade pode ser conhecida em apenas um dia, ou menos.
A produção de tulipas fez com que o local ficasse conhecido como Bloemenstad, que quer dizer “cidade das flores”.
Prédios históricos e deslumbrantes, canais, museus e pontes fazem parte dos pontos a serem apreciados nessa viagem. Você pode começar pela Grote Market, que é a praça principal e de lá sair explorando a pé a cidade.
- Leia também: Chip Internet Europa

Leiden
De trem, partindo de Amsterdam, você levará em torno de 40 minutos para chegar até Leiden.
O Molenmuseum De Valk é o destaque do local. Trata-se de um moinho que virou museu e só não abre às segundas. Um ótimo local para um bom passeio de barco também.
Confira um walk tour na cidade aqui.
Lisse
As tulipas também fazem parte da história desta cidade, Lisse, que tem como destaque um enorme parque botânico, o Keukenhof, que lota a cidade de turistas entre março e maio, quando o parque abre para visitação.
Saindo de Amsterdam, você levará cerca de 30 minutos para chegar até ela e passar um dia agradável. O local é pequeno, mas muito bonito, mesmo fora da temporada de tulipas.
+++ Veja tours e ingressos antecipados para visitar Keukenhof.
Giethoorn
Conhecida como a Veneza da Holanda, este vilarejo ficou famoso nas redes sociais por não ter ruas, apenas canais. Ela é tão fofa que parece cenário de um conto de fadas!
As casas típicas com telhados de palha parecem que que estão em pequenas ilhas particulares e, para passar de uma parte para outra, temos que cruzar uma das 180 pontes que existem na cidadezinha.
Na verdade, a cidade conta com algumas ruas estreitas, mas nas quais só passam pedestres. A rua principal é a Binnenpad, que abriga lojas, museus e lindas casas. As esculturas em pedra são características do local.
Não pense duas vezes: pegue uma excursão de um dia para Giethoorn a partir de Amsterdam e vá até lá, pois você vai voltar apaixonado!

Leia mais:
- O que fazer na Holanda no inverno
- “Tulip Mania”: entenda a paixão pelas flores de Amsterdam
- Viagem de trem pela Holanda e Bélgica (roteiros e dicas práticas!)
Nijmegen
Esta é a cidade mais antiga da Holanda e conta com mais de 1900 anos!
Nijmegen é cheia de belos parques e muito verde. Para conhecer a cidade, tem o passeio perto do rio que corta o local, o rio Waal, uma das principais atrações.
Além disso, vale a pena visitar o barco-restaurante, que é chamado de Pannenkoekenboot e serve deliciosas panquecas.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Edam
Para finalizar a lista de cidades da Holanda incríveis, é preciso falar da terra do queijo, que também oferece a beleza do lago IJsselmeer e de seus arredores.
É muito interessante visitar armazéns de queijo do século XVIII e conhecer um pouco da cultura do local.
>>> Pesquise opções de hospedagem em Amsterdam aqui!<<<
E aí, gostou das dicas?
Qual será a primeira das cidades da Holanda que você irá visitar? Difícil escolher, né?!
Quando ir visitar as cidades da Holanda?
Bom, eu sou uma apaixonada pelo país, então, vou em qualquer época do ano, mas justamente porque já estive muitas vezes no país e em estações diferentes, eu diria que a época – indiscutivelmente – mais bonita é a primavera.
Se você quer curtir mais a cidades da Holanda ao ar livre, ver tudo verdinho e florido, marque sua viagem para a primavera na Europa ou verão, que acontecem entre os meses abril a setembro.
É dos finais de março aos meados de maio que você poderá, por exemplo, conhecer os famosos campos de tulipa.
Mas com isso eu quero dizer que durante o outono e o inverno não é bom de ir?!
Não é isso não!!! O outono ganha cores especiais, mas já começa a ficar bem friozinho. E o inverno, esse sim, é frio mesmo e costuma chover bastante, mas por outro lado você consegue perceber melhor o ritmo normal de vida das cidades da Holanda, além dos preços ficarem mais acessíveis.
E se quiser se sentir quase um morador, não perca a oportunidade de alugar uma bicicleta, pois é uma das melhores formas de desbravar as pequenas cidades holandesas.
Confira => Passeios por Amsterdam e arredores
Como é o clima na Holanda?
A Holanda nunca é um país quente, como estamos acostumados no Brasil. O verão holandês tem uma temperatura média de 26 graus e a primavera, fica na casa dos 18 graus. Um pouco mais, um pouco menos. A vantagem é que há mais dias de céu azul e o sol fica mais tempo, anoitecendo por volta das 21h.
Já no outono, a temperatura fica por volta dos 12 graus e o inverno, além de menos tempo de sol, tem uma temperatura média por volta dos 5 graus, chegando às vezes a temperaturas negativas e até a nevar, mas com as roupas adequadas, é perfeitamente viável visitar o país nessa época.
Economia => Seguro Viagem Holanda (dicas + desconto)
Resumo sobre cidades da Holanda
Nossa, isso é tão difícil de responder, pois as cidades da Holanda são todas super fofas. Mas ue diria que, além de Amsterdam, claro, algumas que achei muito lindas foram Delft, Giethoorn, Zaandam e Volendam, só para citar algumas.
Além de Amsterdam, Haia e Rotterdam são super importante no país.
Roterdam (também há quem diga Roterdão ou Roterdã).
Seguro Viagem Holanda com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Holanda?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Boa viagem!
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Bom dia!!!
Realmente é isso tudo q vc relatou sobre o territorio holandes… Por um tempo curto de tive por la ficou marcado em minha vida…. Amsterdam, Haia e Haarlem que maravilha, q saudades…