Visitando o Museu Van Gogh em Amsterdam

O Van Gogh Museum, localizado em Amsterdam, é lindo e moderno!

Ele está situado em uma das principais regiões culturais da Holanda, entre o Rijksmuseum e o Stedelijk Museum, ocupando dois edifícios em plena Museumplein, ambos desenhados e projetado pelo arquiteto holandês Gerrit Rietveld. É composto por mais de 200 pinturas e 500 desenhos do artista, além de uma coleção de gravuras japonesas que pertencia ao artista.

o que visitar em Amstedam

Como sou uma grande fã do pintor e da Arte Moderna, posso garantir que vale muito a pena uma visita ao Van Gogh Museum. Para mim, foi incrível e inesquecível poder ver tantas obras por tanto tempo vistas somente nos livros de arte. Emocionante!

dicas Amsterdam

O museu foi inaugurado em 1973, com a maior coleção de obras do artista de todo o mundo. O acervo possui também uma grande coleção de obras de outros artistas impressionistas e pós-impressionistas do século XIX, como os franceses Paul Gauguin e Henri Toulouse-Lautrec, amigos pessoais de Van Gogh. A coleção é composta por aquisições e empréstimos feitos por outras instituições. Este museu é considerado de alta qualidade, pela grande quantidade de obras do artista, pela excelente organização e pelo alto padrão das pesquisas realizadas sobre sua vida e sua obra. Hoje, o Museu Van Gogh costuma atrair mais de 1 milhão de visitantes por ano.

Museu Van Gogh

Van Gogh é considerado um dos pioneiros impressionistas com aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida na arte do século XIX, como por exemplo no Expressionismo, Fovismo e Abstracionismo. Teve uma vida curta, confusa e atribulada devido aos diversos problemas psicológicos e psiquiátricos que marcaram sua existência. Começou cedo a trabalhar com arte, e logo já estava trabalhando em sua própria produção artística. Teve o apoio do seu irmão caçula Theo, que acreditava no seu trabalho e investia financeiramente nela.

Van Gogh deixou toda a sua produção artística para seu irmão Theo. Depois da morte dele, sua viúva tomou conta da coleção. Alguns itens foram vendidos e outros foram preservados. Em 1962, as obras foram transferidas para a Fundação Van Gogh, que cedeu-as permanente para o Museu Van Gogh.

roteiro Amsterdam

Destaques da coleção:

Os Comedores de Batata, 1885; O Semeador, 1888; Auto-retrato com chapéu de feltro, 1888; Auto-retrato de Paul Gauguin, 1888; O Quarto, 1888; Girassóis, 1889; Campo de trigo com corvos, 1890; Íris, 1890; Amendoeira em flor, 1890.

Dicas:

– se possível, compre o ingresso antecipado e chegue cedo, para evitar perda de tempo em função das grandes filas;

– faça a visita com um áudio guia, que existe em várias línguas, possibilitando que se compreenda e se contextualize toda a obra do artista;

– na loja do museu é possível comprar posters e lembranças com estampas dos seus quadros mais famosos;

Informações úteis:

  • Endereço: Paulus Potterstraat 7
  • Como chegar:  tram 2, 5, 16 e 24 ou os ônibus 145, 170 e 172
  • Horário:  2ª a domingo, de 09:00 às 18:00;  6ª funciona até às 22:00h
  • Preço: € 15. Menores de 17 anos não pagam
  • Site: http://www.vangoghmuseum.nl

Compre o seu seguro viagem para a Holanda com até 10% de desconto aqui!

E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá. Veja alguns exemplos abaixo:

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Bianca. Li seu post sobre o Van Gogh Museum. Vou lá agora em abril, com a família. Pretendo ir na sexta-feira à noite (dia em que fica aberto após as 18 horas e, pelo que li em outras fontes, é mais vazio). Mas, como vou estar com crianças e bem sabemos que por mais empolgantes que seja o acervo, a gente acaba não conseguindo ver tudo, te pergunto: 1) quantas horas consideras que são necessárias para se ver as principais obras? 2) Sabes se existe algum “floor plan” das salas do museu? Eu pesquisei na internet e não encontrei. Com o “floor plan” em mãos, ficaria mais fácil já definir um roteiro que passasse pelas obras principais.
    Grato! E parabéns pelo texto.

    Alexandre

    • Alexandre, não se preocupe com isso, pois o museu é bem pequeno, em menos de 1 hora você vê tudo com muita calma. Boa viagem!

  2. Olá! Recentemente vi uma notícia de que no museu, nos jardins do museu (não lembro ao certo) existem girassóis plantados e que as pessoas podem pegar, etc. Fui atrás de saber e não achei nada sobre, aí queria saber se a notícia é mesmo falsa. Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here