O Museu Van Gogh, localizado em Amsterdam, é lindo e moderno!
Ele está situado em uma das principais regiões culturais da Holanda, entre o Rijksmuseum e o Stedelijk Museum, ocupando dois edifícios em plena Museumplein, ambos desenhados e projetado pelo arquiteto holandês Gerrit Rietveld.
É composto por mais de 200 pinturas e 500 desenhos do artista, além de uma coleção de gravuras japonesas que pertencia ao artista.
=> Economia: Seguro Viagem Para a Holanda (com desconto)
Museu Van Gogh
Como sou uma grande fã do pintor e da Arte Moderna, posso garantir que vale muito a pena uma visita ao Van Gogh Museum.
Para mim, foi incrível e inesquecível poder ver tantas obras por tanto tempo vistas somente nos livros de arte. Emocionante!
Leia também:
O museu Van Gogh foi inaugurado em 1973, com a maior coleção de obras do artista de todo o mundo. O acervo possui também uma grande coleção de obras de outros artistas impressionistas e pós-impressionistas do século XIX, como os franceses Paul Gauguin e Henri Toulouse-Lautrec, amigos pessoais de Van Gogh.
A coleção é composta por aquisições e empréstimos feitos por outras instituições. Este museu é considerado de alta qualidade, pela grande quantidade de obras do artista, pela excelente organização e pelo alto padrão das pesquisas realizadas sobre sua vida e sua obra.
Hoje, o Museu Van Gogh costuma atrair mais de 1 milhão de visitantes por ano.
++ Compre seu ingresso aqui, com hora marcada, e evite fila!
Vida e obra de Van Gogh
Van Gogh é considerado um dos pioneiros impressionistas com aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida na arte do século XIX, como por exemplo no Expressionismo, Fovismo e Abstracionismo.
Teve uma vida curta, confusa e atribulada devido aos diversos problemas psicológicos e psiquiátricos que marcaram sua existência. Começou cedo a trabalhar com arte, e logo já estava trabalhando em sua própria produção artística. Teve o apoio do seu irmão caçula Theo, que acreditava no seu trabalho e investia financeiramente nela.
Van Gogh deixou toda a sua produção artística para seu irmão Theo. Depois da morte dele, sua viúva tomou conta da coleção. Alguns itens foram vendidos e outros foram preservados. Em 1962, as obras foram transferidas para a Fundação Van Gogh, que cedeu-as permanente para o Museu Van Gogh.
Destaques da coleção do Van Gogh Museum:
- Os Comedores de Batata, 1885;
- O Semeador, 1888;
- Auto-retrato com chapéu de feltro, 1888;
- Auto-retrato de Paul Gauguin, 1888;
- O Quarto, 1888;
- Girassóis, 1889;
- Campo de trigo com corvos, 1890; Íris, 1890;
- Amendoeira em flor, 1890.
Pesquise opções de hospedagem em Amsterdam aqui!
Dicas para visitar museu:
– se possível, compre o ingresso antecipado e chegue cedo, para evitar perda de tempo em função das grandes filas;
– faça a visita com um áudio guia, que existe em várias línguas, possibilitando que se compreenda e se contextualize toda a obra do artista;
– na loja do museu é possível comprar posters e lembranças com estampas dos seus quadros mais famosos;
Informações úteis para visitar o Museu Van Gogh:
- Endereço: Paulus Potterstraat 7
- Como chegar: tram 2, 5, 16 e 24 ou os ônibus 145, 170 e 172
- Horário: 2ª a domingo, de 09:00 às 18:00; 6ª funciona até às 22:00h
- Preço: € 19. Menores de 17 anos não pagam
Seguro Viagem Holanda com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Holanda?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Boa viagem!Bianca Roriz Nacif é atriz e professora de Arte, formada pela Uni-Rio. Moradora de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, adora viajar pelo mundo, fotografar e conhecer novos povos e diversas culturas. Companheira da Turista Profissional há bastante tempo e em várias aventuras, escreve no blog como colaboradora desde 2013.
Olá! Recentemente vi uma notícia de que no museu, nos jardins do museu (não lembro ao certo) existem girassóis plantados e que as pessoas podem pegar, etc. Fui atrás de saber e não achei nada sobre, aí queria saber se a notícia é mesmo falsa. Obrigada!
Não sei te informar, Maria Clara. verifique com o Daniel do blog Ducs Amsterdam, que mora lá e deve saber da novidade (ou não!): http://www.ducsamsterdam.net
Boas e o museu está aberto ao public no dia de Natal?
Quase com certeza não, mas confirme no site oficial do museu. Boa viagem!
Oi, Bianca. Li seu post sobre o Van Gogh Museum. Vou lá agora em abril, com a família. Pretendo ir na sexta-feira à noite (dia em que fica aberto após as 18 horas e, pelo que li em outras fontes, é mais vazio). Mas, como vou estar com crianças e bem sabemos que por mais empolgantes que seja o acervo, a gente acaba não conseguindo ver tudo, te pergunto: 1) quantas horas consideras que são necessárias para se ver as principais obras? 2) Sabes se existe algum “floor plan” das salas do museu? Eu pesquisei na internet e não encontrei. Com o “floor plan” em mãos, ficaria mais fácil já definir um roteiro que passasse pelas obras principais.
Grato! E parabéns pelo texto.
Alexandre
Alexandre, não se preocupe com isso, pois o museu é bem pequeno, em menos de 1 hora você vê tudo com muita calma. Boa viagem!