Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Eu já estive em Bruxelas algumas vezes e em fases bem diferentes da vida: quando era adolescente; já adulta, mas solteira; depois casada e mais recentemente com minhas duas filhas.

É uma cidade que às vezes as pessoas não dão muita atenção, mas eu adoro! Você pode se surpreender com Bruxelas!

Bruxelas não é apenas a capital da Bélgica, mas é também conhecida como a capital da União Europeia, pois abriga importantes instituições europeias como a sede da  Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), do Conselho da União Europeia e do Parlamento Europeu.

Rica em história e cultura, viajar para a cidade de Bruxelas é poder ter a experiência de reviver um pouco a época medieval, além é claro, poder se deliciar com a culinária belga, considerada uma das melhores da Europa!

Então, se você está planejando uma EuroTrip não deixe de incluir Bruxelas, na Bélgica, no seu roteiro de viagem.

E para te ajudar a planejar a sua visita para esse destino incrível, nesse post você vai descobrir o que fazer, onde ficar e outras dicas de Bruxelas!

Super importante => Seguro Viagem Bélgica (é obrigatório)

Atomium - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem
Atomium em Bruxelas

Bruxelas: Guia Completo

Bruxelas dá nome à uma região da Bélgica, a Région de Bruxelles-Capitale (Região da Capital Bruxelas ), que é composta por 19 comunas (o equivalente aos nossos municípios), sendo que, uma delas, é a própria Cidade de Bruxelas, que é a capital da Bélgica.

Quando falamos em “Bruxelas” em turismo, estamos nos referindo justamente a essa cidade, capital e maior metrópole do país.

E é justamente sobre ela que vamos falar aqui, tirando todas as suas dúvidas com este guia completo de Bruxelas.

Veja no quadro abaixo o que vamos abordar aqui e vá direto ao ponto!

Onde fica Bruxelas?

Bruxelas está localizada bem na parte central da Bélgica, no centro da Região da Capital Bruxelas.

onde fica bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem
Veja onde fica a capital, Bruxelas, em relação ao país Bélgica – Fonte Google Maps

Menu – TOPO

Como chegar a Bruxelas?

A capital da Bélgica é uma das principais portas de entrada para o país e, inclusive, para quem quer visitar outros pontos da Europa.

Por isso, possui dois principais aeroportos: o Aeroporto Internacional de Bruxelas (chamado de Aeroporto de Zaventem) e o Aeroporto de Charleroi.

Entretanto, ainda não há voos diretos para Bruxelas partindo do Brasil e, nesse caso, é necessário fazer primeiramente uma conexão em outras cidades da Europa, como Paris, Madrid, Lisboa, Roma, Frankfurt, Londres ou Amsterdam.

  • Para chegar à Europa, uma das companhias aéreas com os melhores preços em geral é a KLM. Outra opção é procurar sua passagem em um Buscador de Passsagens Aéreas.

Chegando lá a boa notícia é que há diversas opções de voos low cost para chegar à capital da Bélgica partindo de outras cidades europeias, ótimo para quem vai fazer uma Eurotrip e quer economizar!

Além das opções aéreas, também é possível chegar à Bruxelas por terra, de carro, ônibus ou trem, partindo de algumas cidades da Europa como Paris, Londres, Luxemburgo, Amsterdam e muitas outras, pois a região de Bruxelas é bem central.

de trem:

Para consultar horários e adquirir a passagem de trem para a cidade de Bruxelas, é só acessar o site empresa ferroviária Belgian Rail.

de ônibus:

Já para quem optar por viajar de ônibus durante a Eurotrip, no site da FlixBus é possível conferir os destinos e horários, além de comprar as passagens com preços ótimos.

de carro:

Nós já fizemos algumas vezes foi alugar um carro e, partindo de outras cidades, chegar à Bruxelas. Essa opção é interessante por te dar liberdade de ir e vir, além de ir parando nas cidadezinhas pelo caminho. Para ter uma idéia, Amsterdam está a duas horas de distância de carro.

Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Menu – TOPO

Quando visitar Bruxelas?

Bruxelas é um destino incrível em qualquer época do ano.

Porém, é claro que o período ideal para visitar a capital da Bélgica vai depender das suas possibilidades e de suas preferências, pois, assim como qualquer cidade da Europa, ela está sujeita a uma modificação de temperatura e condições climáticas mais ou menos aprofundada de acordo com as estações do ano.

A alta temporada na cidade ocorre no período do verão europeu, entre os meses de junho e agosto.

É nesse período que os dias são mais longos e a cidade recebe o maior número de visitantes. Consequentemente, os comércios, atrações e os passeios da cidade estão lotados e a todo vapor.

Já a baixa temporada, ideal para quem quer visitar a cidade com mais sossego, acontece entre os meses de dezembro a fevereiro, quando o frio intenso toma conta da Europa e o clima de inverno deixa a cidade de Bruxelas com aquele charme do inverno europeu.

E se você tem intenção de conhecer e curtir a neve na Europa, logicamente o inverno é a melhor época para programar a sua viagem para Bruxelas!

Entretanto, há um lado ruim de visitar a cidade no período do inverno, pois algumas atrações e parte dos comércios podem estar fechados e os dias são mais curtos (menos sol).

Por outro lado, a baixa temporada é perfeita para quem quer economizar, afinal, com a diminuição do fluxo de visitantes, os preços dos voos, das hospedagens e dos passeios podem baixar bastante!

Sobre as meias-estações, primavera e outono, podemos dizer que são o meio termo do verão e inverno, quando há um aumento do fluxo de turistas, mas a ainda não está tão cheia, os preços das passagens e hospedagens ainda podem estar atrativos e os comércios e passeios estão funcionando normalmente.

Na minha opinião, são épocas ótimas para visitar a Europa em geral, quando as paisagens ficam ainda mais bonitas!

Além desses fatores, o clima também pode ser determinante para decidir quando visitar Bruxelas.

+++ Veja aqui ingressos e passeios que poderá comprar com antecedência +++

o que fazer em bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Menu – TOPO

Como é o clima em Bruxelas?

Assim como em toda a Europa, as estações do ano na Bélgica são bem definidas.

Verão:

Entretanto, Bruxelas possui um verão ameno, diferente de muitas cidades europeias que geralmente possuem dias bem quentes.

A temperatura máxima no verão de Bruxelas chega a 23° C – com picos raros de até 30ºC – e a mínima a 13° C, ou seja, o casaquinho não deve ficar de fora da sua mala ainda que no verão.

Inverno:

O inverno da capital belga é frio e os termômetros podem registrar mínimas de 1° C e máximas de apenas 6° C. Em janeiro podem ocorrer temperaturas abaixo de 0ºC.

Primavera:

A primavera é a estação favorita de muitos turistas, pois possui noites frias com temperaturas entre 5° C e 9 ° C, mas dias bem agradáveis com temperaturas entre 14° C e 18° C.

Outono:

O outono é a estação que antecede o inverno e já é possível sentir o clima mais frio, porém ainda com menor intensidade. A temperatura média no outono é de 15° C.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Chuvas em Bruxelas

As chuvas em Bruxelas podem ocorrer a qualquer momento durante qualquer época do ano, não há, por exemplo, uma época de chuva e outra de estiagem.

Bruxelas é uma cidade, em geral, bem úmida, por isso é interessantes sempre checar a previsão do tempo antes de planejar atividades e passeios!

clima em bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem
Veja os detalhes do clima em Bruxelas

Menu – TOPO

Quantos dias ficar em Bruxelas, Bélgica?

Separe o máximo de dias possíveis para curtir Bruxelas e seus arredores, temos certeza que não vai se arrepender!

Mas para quem possui um calendário apertado e não dispõe de muito tempo, dedicar ao menos de 2 dias para ficar em Bruxelas é considerado satisfatório. Caso queira visitar outros lugares próximos, acrescente mais dias ao seu roteiro.

O importante é não deixar de conhecer um destino incrível como esse, mesmo que seja rapidamente em um roteiro de 1 dia em Bruxelas.

Menu – TOPO

O que fazer em Bruxelas?

A capital belga que vem atraindo cada vez mais turistas reúne atrações incríveis e imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Aqui vou te dar a dica alguns pontos turísticos imperdíveis, mas há muito mais o que fazer em Bruxelas, como escrevemos em post super completo que tem aqui no blog.

Começamos as nossas dicas com o cartão postal da cidade, a Grand Place é uma praça localizada no centro de Bruxelas e considerada uma das mais belas e memoráveis da Europa.

Confira passeios e ingressos de atrações aqui!

o que fazer em bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Ao redor da praça ficam localizados comércios e edifícios históricos e importantes século XVII, a maioria com estilo arquitetônico gótico, como o lindo prédio do Hotel de Ville, a Prefeitura de Bruxelas, e o Maison du Roi, onde atualmente funciona o Museu da Cidade.

É ali do ladinho, em uma esquina que fica o famoso Manneken Pis, a estátua do menino fazendo xixi, quase um símbolo da cidade, rsrs.

A Grand Place é um Patrimônio Mundial da Unesco e, numa visita ao local, é possível encontrar grupos de Free Walking Tour, ótima alternativa para conhecer melhor a história da praça e da cidade.

grand place bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem
A Grand Place de Bruxelas

Menu – TOPO

Próximo a Grand Place temos a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, também chamada de Catedral de Bruxelas, que  é uma atração imperdível para quem gosta de contemplar arquiteturas históricas e antiguidades.

A construção da catedral, considerada a principal igreja católica da Bélgica, teve inicio no século XIII e até hoje possui uma conservação de impressionar qualquer pessoa.

Em seu interior, é possível observar tumbas, vitrais, cálices, retábulos e esculturas.

Imperdível => Tour do Art Nouveau

catedral de bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem
A Catedral de Bruxelas

Outro lugar legal de visitar e que gostamos muito é o Atomium é um prédio composto por uma enorme estrutura de aço de 102 metros de altura que possui formato de… uma molécula! Isso, não exatamente um átomo, mas uma molécula.

O monumento foi criado para a Exposição Universal de Bruxelas de 1958 e em sua estrutura possui 9 esferas nas quais é possível acessar os seus interiores, onde há exposições permanentes e temporárias, além de um restaurante panorâmico.

As visitas ao Atomium podem ser realizadas de segunda-feira a domingo entre 10h e 17h e o ingresso pode ser adquirido neste site:

IMG 8019 - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

E que tal conhecer um pouco da Europa em poucas horas? Essa é a ideia da Mini-Europa, um parque de miniaturas ao ar livre localizado bem do lado do Atomium.

Estender o passeio ao monumento Atomium para conhecer o Mini-Europa pode ser uma excelente opção de passeio em Bruxelas, pois as duas atrações são praticamente uma ao lado da outra!

No parque é possível contemplar mais de 350 miniaturas dos principais lugares e pontos turísticos da Europa, como a Catedral de Santiago de Compostela, Arena de Sevilha, a Torre Eiffel e o Big Ben.

As visitas ao Mini-Europa também podem ser realizadas todos os dias entre 10h e 17h e o ingresso pode ser adquirido no site abaixo:

mini europa bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem
O parque Mini-Europa em Bruxelas visto lá de cima do Atomium

Pensa que acabou? Nada disso, a cidade é rica em museus, como o Museu dos Quadrinhos, os Museus Reais de Belas Artes e o Museu Magritte (pintor que eu adoro), só para citar alguns.

E para saber conhecer mais atrações, bem como dicas para visitar todas elas, leia nosso post sobre os pontos turísticos de Bruxelas.

Gastronomia na Bélgica: o que não perder!

Quem nunca ouviu falar e sentiu vontade de saborear o famoso chocolate belga? Além do chocolate, a Bélgica possui uma gastronomia muito elogiada por todos que visitam o país.

Por esse motivo, existem muitos passeios gastronômicos em Bruxelas que te levam para degustar as iguarias belgas.

Então, é claro que você não pode deixar de saborear algumas das delícias belgas em Bruxelas e, quem sabe, levar algumas pra casa…

Chocolate Belga

Com uma grande variedade de sabores e ingredientes de alta qualidade, os chocolates belgas estão entre os mais famosos do mundo!

Em Bruxelas há tours gastronômicos do chocolate e também o Museu Choco-Story Brussels para conhecer a história e também participar de oficinas para fazer seu próprio chocolate!

Algumas das principais marcas de chocolates belgas são:: Pierre Marcolini, Corné Port-Royal, Leonidas, Neuhaus e Godiva.

  • Leia também: Seguro Viagem Europa Barato (os 5 mais conratados)
Chocolate Belga 18 - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem
Chocolates Belgas que compramos numa vez que fomos à Bélgica

Batata frita

Ainda há muitas especulações sobre a origem da batata frita e uma delas é de que a iguaria tenha origem belga desde o ano de 1681.

A única coisa que temos certeza é de que saborear a batata frita belga acompanhada de um bom molho é algo que você não deve deixar de fazer! Você encontra em toda esquina!

Menu – TOPO

Waffles

Seja doce ou salgado, são inúmeras as opções de massas e recheios de waffles para saborear em Bruxelas. O waffle possui origem belga e é considerado um dos mais saborosos do mundo!

Em Bruxelas, por todos os cantos da cidade é possível encontrar lojas e cafeterias para provar um delicioso waffle! Eu super recomendo!!!

Menu – TOPO

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Cerveja

Se você é um bom cervejeiro, você não pode deixar de provar algumas das cervejas belgas. O país é dono de mais de 1500 tipos de cerveja e como já falamos anteriormente, é possível visitar fábricas de cervejas belgas, conhecer o processo e provar, além disso, a cidade é repleta de pubs e bares incríveis para degustar uma boa cerveja.

Entre os bares mais famosos da cidade estão o Bar Toone e o Bar Benelux.

Nós aqui no blog até já escrevemos um super roteiro pelo melhor das cervejas belgas.

Pronto! Você já descobriu tudo o que precisava sobre essa cidade incrível da Europa, então agora é hora de fazer as malas e curtir muito!

Que tal?! => Tour do chocolate e da cerveja por Bruxelas

cervejas belgas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Menu – TOPO

Passeios próximos a Bruxelas

Para quem tem mais tempo disponível, além de conhecer as atrações da cidade de Bruxelas, também há passeios incríveis para conhecer próximos da capital.

Selecionamos os 4 principais e imperdíveis passeios bate e volta de Bruxelas!

Bruges

Localizada a menos de 100 km de distância de Bruxelas, a cidade de Bruges possui incríveis cenários do estilo medieval!

Uma vez em Bruges você pode passear sem pressa pelas suas ruas de pedras, admirar as suas construções com arquitetura no estilo gótico e fazer um passeio de barco pelos seus canais, que por sinal, dão à cidade o apelido carinhoso de Veneza do Norte.

O trem é a maneira mais rápida de chegar até a cidade de Bruges por conta própria, mas também há a opção de contratar um serviço de traslado, com direito a transporte de ida e volta e guia.

Confira o nosso roteiro de 1 dia em Bruges.

Veja aqui opções de passeios para Bruges

Dicas de Bruges na Belgica - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Menu – TOPO

Antuérpia

A cidade de Antuérpia fica na região de Flandres, a cerca de 45 km de distância de Bruxelas e é mais um passeio imperdível para fazer perto da capital belga!

Antuérpia é um importante centro comercial para a Bélgica e atrai muitos visitantes devido a sua fama por ser a maior produtora de diamantes do mundo!

Por isso, em Antuérpia, não deixe de conhecer o Museu dos Diamantes, para conhecer o processo de produção de diamantes, e a Grote Markt, a Grand Place da Antuérpia onde está localizada a Prefeitura da cidade.

Também há serviço de traslado guiado para Antuérpia saindo de Bruxelas, mas se preferir também é possível ir de trem e o trajeto dura aproximadamente 40 minutos!

+++ Veja aqui: excursão de um dia para Antuérpia +++

o que fazer em antuerpia - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Menu – TOPO

Leuven

O passeio para a cidade de Leuven é outro bate e volta interessante para se fazer em Bruxelas, principalmente para os amantes da cerveja, pois Leuven é conhecida como a cidade da cerveja!

Em Leuven há mais de 30 produtoras de cerveja e a mais famosa entre elas é a Stella Artois, mundialmente conhecida por todos aqueles que adoram uma boa cerveja.

A melhor parte é que é possível realizar visitações para conhecer a história das cervejarias e o processo de fabricação das cervejas belgas, além é claro, de fazer aquela degustação direto da fábrica!

De trem, saindo de Bruxelas, são apenas 30 minutos de viagem até a cidade de Leuven.

Dica => Passeios para Leuven

dicas da belgica - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Menu – TOPO

Gante (ou Ghent)

Localizada a menos de 1 hora de Bruxelas, a cidade de Gante é famosa pelo seu clima vibrante, animado e pela sua vida noturna.

O agito de Gante se deve aos seus pubs e bares e também aos estudantes universitários que fazem parte da população da cidade, afinal, em Gante fica localizada a Universidade de Gante, uma das maiores da Bélgica e da Europa!

Assim como as cidades vizinhas, em Gante também é possível sentir um clima medieval e conhecer construções incríveis, como o Castelo de Gent e a Torre Belfort.

Para chegar até lá também há a opção do translado guiado que inclusive, há opção do combo para conhecer Bruges e Gante em 1 dia. O trem também continua sendo a melhor opção para quem prefere se deslocar por conta própria.

+++ Excursão de 1 dia por Gent e Bruges +++

o que fazer em gent - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Menu – TOPO

Além dessa cidades belgas há várias outras e ainda cidade em países vizinhos. É possível fazer alguns bate e volta para cidades como Roterdam e Amsterdam na Holanda, para o Luxemburgo ou mesmo para Colônia, na Alemanha.

Transporte público em Bruxelas

O transporte público em Bruxelas é bastante elogiado por ser organizado e eficiente, especialmente o trem, que realiza viagens para outras cidades, o bonde e o metrô, que são transportes públicos locais.

Vale a pena => Bilhete de Ônibus Hop-On Hop-Off

Bonde (Tram)

Os bondes, ou trams como são chamados por lá, atendem uma grande área da cidade com um total de 19 linhas. Algumas linhas do bonde que são interessantes para turistas são:

Linhas 92 e 94: atendem pontos turísticos como o Parque de Bruxelas, o Palácio Real de Bruxelas e a Igreja Notre Dame du Sablon.

Linha 51: ideal para quem pretende visitar o Atomium e a Mini Europa.

Super dica => Brussels Card c/ Transporte Público STIB

bruxelas cartao - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Metrô

O metrô de Bruxelas possui 4 linhas que, juntamente com 2 estações do bonde subterrâneo, atendem mais de 50 estações.

As linhas de metrô interessantes para os turistas são:

Linhas 1 e 5: atendem ao Parque de Bruxelas e ao Palácio do Cinquentenário.

Linha 6: alternativa para quem pretende chegar ao Atomium e a Mini Europa.

Linhas 3 e 4: para quem chegou na cidade por trem na estação Gare du Midi, essas linhas atendem ao centro de Bruxelas.

Cartão MoBIB

Para utilizar o transporte público de Bruxelas é preciso adquirir o cartão MoBIB nas estações ou lojas da rede de transporte. Com ele é possível efetuar o pagamento das passagens do metrô, bonde ou ônibus.

O cartão MoBIB custa € 5 e pode ser recarregado nas estações, lojas ou online, já o valor da passagem do transporte público custa € 2,40.

Para quem pretende utilizar bastante o transporte público na capital belga, há a opção de adquirir o combo de 10 passagens por € 15,60 ou o bilhete diário no valor de € 7,80, que permite viagens ilimitadas durante todo o dia.

Para traçar rotas, checar o horário da sua linha em tempo real ou obter mais informações acesse o site oficial.

transporte em bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem
Foto: Vitaly Volkov, via Wikimedia Commons.

Menu – TOPO

Onde ficar em Bruxelas

Agora que você já sabe como chegar, o que fazer e como se locomover em Bruxelas, só falta saber onde ficar hospedado na capital da Bélgica!

Além da região central, há alguns bairros interessantes para se hospedar em Bruxelas, como o Ixelles, Saint Gilles, Bairro Europeu e o Saint-Josse-Ten-Noode.

Aqui no blog temos um super post sobre onde ficar em Bruxelas e detalha o perfil de cada bairro, além de dar dicas de hospedagens para vários tipos de orçamentos em cada um deles.

Nós mesmos já ficamos, por exemplo, no Meininger Hotel Bruxelles Gare du Midi e no Ibis Brussels Centre Gare du Midi, que foi uma dica de hotel em Bruxelas que já publicamos aqui.

Mas aqui deixamos ma listagem de hospedagem em Bruxelas com boa localiozação e preços razoáveis:

Pesquise opções de hospedagem na cidade aqui

roteiro bruxelas - Bruxelas, Bélgica: dicas de viagem

Dicas de Bruxelas em pequenas doses

  • Idiomas na Bégica: flamengo (no norte), francês (no sul) e um pouco de alemão.
  • Moeda: euro;
  • População: 1,8 milhões;
  • Clima: o inverno vai de dezembro a março e o verão de junho a setembro;
  • Documentação necessária: passaporte com no mínimo três meses de vencimento, seguro viagem, passagem de volta;
  • Telefones de emergência: bombeiros (100) – polícia (101);
  • Eletricidade: 220V;
  • Tomada: 2 pinos arredondados:
  • Fuso horário em relação à Brasília: + 4 horas;
  • Embaixada brasileira: Av. Louise, 350 – B-1050 – Bruxelas – telefone: (32-2) 6263460;
  • Informações turísticas: https://visitbelgium.com/.

Bom, espero que com estas dicas a ente tenha te convencido a fazer uma viagem para Bruxelas e ainda a explorar outros destinos da Bélgica. Eu acho que você vai gostar!

Boa viagem!!!

 

 

Últimas dúvidas sobre Bruxelas

Quantos dias são necessários para conhecer Bruxelas?

Se de todo não tiver mais tempo, em um dia já dá para ter uma boa ideia. Mas para curtir a cidade com calma e visitar algum dos seus incríveis museus, eu indicaria entre dois e três dias.

Que passeios fazer a partir de Bruxelas?

Há várias opções, até países vizinhos. Você poderá fazer bate e volta para Bruges, Antuérpia, Gante, Leuven e até Amsterdam.

Vale a pena visitar Bruxelas?

Você ainda tem dúvidas?! Rsrsrsr. Vale sim, mesmo que seja só por um dia, vale a pena passear por Bruxelas.

Deixe um comentário