Atomium Bruxelas, para os amantes de arquitetura e ciência

Eu, como professor de Ciências do Ensino Fundamental, há alguns anos convivo com um livro de ciências do 9º ano com uma enorme “molécula” na capa.

Descobri, este ano, do que se trata – e da melhor maneira possível: indo até lá. Trata-se do prédio Atomium emBruxelas, na Bélgica.

A arquitetura é fantástica, uma coisa maravilhosa. Ainda mais sabendo-se que não é uma construção recente, mas de 1958.

Importante =>Seguro Viagem Bélgica

Atomium Bruxelas

Ele foi construído para a Expo 58, também conhecida por Feira Mundial de Bruxelas ou Exposition Universelle et Internationale de Bruxelles, a primeira grande Exposição Mundial depois da Segunda Guerra Mundial.

Assim como a Torre Eiffel, a intenção seria destruir a construção após a exposição, mas mudou-se de ideia e… viraram símbolos de suas cidades.

Atomiun Bruxelas

Atomiun Bruxelas

O prédio, apesar de se chamar Atomium (átomo) é, na verdade, no formato de um cristal de ferro – digamos que seja um conjunto de átomo de ferro. Se quiser ler a respeito, esse texto é bem legal.

Pesquise opções de hospedagem em Bruxelas aqui

Atomiun Bruxelas
Olha a gente lá no Atomiun Bruxelas

São 103 metros de altura em forma de um cubo em que somente uma das vértices toca o solo. Impressionante. Em cada vértice, uma esfera de ferro de com cerca de 18 metros de diâmetro, além da do centro. As esferas são ligadas por tubos de cerca de 35 metros, com escadas no seu interior.

O prédio é impactante já de longe, imponente. Ficamos um bom tempo observando-o e admirando-o de fora, tirando centenas de fotos, lógico.

+++ Veja aqui ingressos e passeios que poderá comprar com antecedência +++

Atomium casal

Entramos meio sem saber o que fazer, mas você é levado pelo caminho do prédio, indo de uma esfera a outra. Então, você inicia a “viagem” pela esfera que está no solo e é encaminhado para o elevador, indo até a última esfera, de onde se tem uma visão panorâmica da região.

De lá, pega o elevador novamente pra descer, mas desta vez, para-se na esfera do meio. Esta e as outras são destinadas a exposições, às quais você percorre a pé, pelos tubos. Os tubos são em um só sentido: o que serve pra subir não serve pra descer e vice-versa.

Leia também: Viagem de trem pela Holanda e Bélgica: roteiros e dicas práticas!

Atomium em Bruxelas

De cara, nos deparamos com uma exposição homenageando a arquitetura brasileira presente na Expo 58, especialmente com o arquiteto Sérgio Bernardes. Daí, subimos e descemos os tubos, ora com escada normal, ora escada rolante, percorrendo as esferas, vendo as exposições temáticas.

Em determinados locais, há uma marcação pra dizer em qual esfera você está. Com cara de labirinto, é fácil perder a noção de espaço e localização lá dentro.

É muito interessante. Se estiver pela Bélgica, não deixe de ir até o Atomium Bruxelas.

Atomium Bruxelas

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhorespreços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Dicas para visitar o Atomiun Bruxelas

  • Como chegar: Square de l’Atomium. Pegue o metrô e desça na estação Heysel (linha 6).
  • Horário: todos os dias das 10h-18h.
  • Preço: 17 € (adulto).

> Compre seu ingresso aqui online e sem filas <

Não deixe de ler os nossos outros posts sobre a Bélgica.

Boa viagem!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupomTURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU CHIP AQUI!


✈ Vai para a Bélgica? Então, leia também:

Deixe um comentário