Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 06/02/2020

Fátima é daqueles lugares em que a fé – ou a nossa ou mesmo a dos outros – nos enchem os olhos de lágrimas.

A cidade toda roda em torno do turismo religioso, católico, iniciado em 1917 quando 3 pequenos pastores tiveram a visão de Nossa Senhora, aos pés de uma azinheira. Eram eles Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.

Por volta do meio-dia do dia 13 de maio de 1917, eles viram uma luz brilhante que pensaram ser um relâmpago. Indo embora pra casa, as três crianças se depararam com um novo clarão pelo caminho e viram, acima de uma azinheira (espécie de árvore da Europa), uma “Senhora mais brilhante que o sol”. Das mãos da mulher, balançava um terço branco.

A santa os convidou a ir àquele local todo dia 13 de cada mês, no mesmo horário, pelos próximos 5 meses, afirmando que era necessário rezar muito.

Então, nos meses de junho, julho, setembro e outubro, todo dia 13 ao meio-dia a Senhora voltava a aparecer e a conversar com eles, naquele mesmo local. A exceção foi o mês de agosto, quando a “conversa” se deu dia 19 a cerca de 500 metros do local, porque no dia 13 as crianças tinham sido levadas para outro lugar.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

No último dia, 13 de Outubro, já tinham cerca de 70.000 pessoas acompanhando as crianças. Ela se identificou como “Senhora do Rosário” e, depois, ali foi construída uma capela, a aseu pedido.

A Santa ainda apareceu mais três vezes para Lúcia de Jesus (Irmã Lúcia), já uma religiosa: dia 10/12/1925, 15/02/1926 e 13/06/1929.

Por conta disso, desde 1917 não param de ir à Cova da Iria (local das aparições) milhares e milhares de fiéis e peregrinos do mundo inteiro. Logicamente, o dia mais cheio, lotado, imensamente concorrido, é o dia 13 de cada mês. Independente disso, são cerca de cinco milhões por ano indo à Fátima.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Eu já concorri para este número duas vezes. Aqui, faço uma pequena seleção de imagens que captei por lá.

Quem quiser saber como chegar em Fátima, pode visitar o nosso post “Roteiro de 1 dia em Fátima: como chegar e o que visitar“.

Chegando lá você verá que existem duas igrejas, uma antiga, menor, tradicional, e uma maior, mais modernosa. Entre elas, uma enorme praça as separa (ou as une?).

A igreja antiga:

roteiro - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

viagem religiosa - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

turista profissional - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

Portugal dicas - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

Fátima Portugal - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

Dentro desta igreja fica o mausoléu dos três:

roteiro de Portugal - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

Do outro lado da praça, a igreja nova, moderna:

passeio em Fátima - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

o que ver - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

roteiro de Fátima - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

dicas Portugal - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

Dentro dela, percebe-se que a ousadia na construção foi estendida à imagem de Jesus Cristo na cruz, que foge totalmente da figura tradicional que conhecemos:

roteiro Portugal - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

o que fazer1 - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

Mais ou menos no centro da praça temos a pequena capela que foi erguida no local onde estava a azinheira (Capela das Aparições). Esta, infelizmente, morreu após décadas de pedacinhos de folhas e galhos arrancados pelos peregrinos.

dicas - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

o que ver em Fátima - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

o que fazer em Fátima - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

E, entre as duas igrejas, passando pela Capela das Aparições, peregrinos pagam suas promessas, ajoelhados ou acendendo velas em formas de partes do corpo humano.

+++ Pesquise opções de hospedagem em Fátima aqui! +++

dicas de Fátima - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

roteiro do turista profissional - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

o que fazer em Portugal - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

o que ver em Portugal - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

dicas de Portugal - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoção

Então, que tal dar uma passada por lá?

Veja aqui como chegar em Fátima.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Olhares | Fátima, local de peregrinação e devoçãoAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *