Por: Declev Dib-Ferreira

Você já ouviu falar de Prado, Bahia?

A linda região do Prado, banhada por mais de 80 km de praias paradisíacas, localizada na Bahia, é conhecida por ser a capital oficial das Baleias Jubartes, pois anualmente elas aparecem dançando sobre as ondas e causando fortes emoções aos turistas.

Durante o verão, o destino atrai milhares de visitantes, os quais são facilmente acomodados na infraestrutura local.

Eles aproveitam para conhecer toda extensão de mar, explorar cada uma das praias que atendem todos os públicos e fazer inúmeros passeios, especialmente os que são de barco e mergulho.

Além disso, foi em Prado que Cabral avistou o Monte Pascoal.

Ainda em 2017, o destino ganhou o título de Primeira Praia do Brasil, pois, segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, é a Barra do Cahy, localizada na região de Prado.

Todo esse valor histórico atrai muitos turistas, mas o que os mantém apaixonados, sem dúvida alguma, é a beleza e a hospitalidade do lugar!

Vamos juntos sorrir dobrado? Vamos à Prado, Bahia!

Importante => Seguro Viagem Nacional(cote aqui com desconto)

Apresentando Prado, Bahia: 80 km de praias

Depois dessa apresentação, com certeza você quer saber onde fica Prado, não é verdade? Então nós vamos te contar!

Localizada no Sul da Bahia, em uma região denominada Costa das Baleias, Prado, é um destino indicado para quem busca contato com a natureza, tranquilidade e lazer.

São 84 quilômetros de praias de águas mornas, calmas e cristalinas, de tom verde-azul.

Além disso, o mar contracena com a moldura das falésias, coqueirais, arrecifes e areias brancas que juntos formam um cenário deslumbrante. Por isso, o motivo pelo qual Prado, Bahia, é conhecida por ser o “Caribe do Nordeste”.

E o melhor de tudo é que as praias de Prado são pouco urbanizadas, semi-virgens, promovendo aos turistas experiências de intensa conexão com a natureza.

Encontre aqui a melhor passagem aérea para Porto Seguro

prado na bahia - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Praia das Ostras” em Prado, Bahia – foto de rafaelmenta

Como chegar a Prado Bahia

Para chegar nesse pedaço de paraíso não há segredo. Contudo, se pretende ir de carro ou ônibus para Prado a partir de Salvador, saiba que as cidades estão a 800 km de distância uma da outra.

O principal aeroporto para se chegar à Prado é o aeroporto de Porto Seguro, que fica a 210 km de distância. Ali há pousos e decolagens regulares de diversas cidades do país e, então, é só continuar o trajeto de 3h de carro ou transfer saindo do aeroporto.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Para quem pretende chegar de ônibus, as empresas que realizam viagens na região da Costa das Baleias são a Viação Águia Branca e a Gontijo. Elas têm saídas de cidades como Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Goiânia e, claro, Salvador!

praia do tororao prado bahia - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Praia do Tororão – Prado. Foto: João Ramos – Bahiatursa” de turismobahia 

O que fazer em Prado

Uma vez em Prado, o contato com a natureza se faz presente a todo instante!

As praias, sinônimo de beleza exuberante, os mergulhos que te farão estar cara-a-cara com a plenitude da vida marinha e, o melhor de tudo… Se você for no período em que as Baleias Jubartes aparecem vai ser pura emoção a flor da pele!

Além disso, não vão te faltar bons restaurantes para almoçar e jantar.

Imperdível!! => Passeios e excursões na Bahia

praia do farol prado bahia - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Praia do Farol – Prado. Foto: João Ramos – Bahiatursa” de turismobahia

Confira a lista que preparamos para vocês:

Monte Pascoal

Situado cerca de 80 km de distância de Prado, o Monte Pascoal possui aproximadamente 530 metros de altura. Segundo historiadores, o Monte foi a primeira visão que os navegadores portugueses tiveram quando se aproximavam do litoral brasileiro, no ano de 1500.

O Monte Pascoal faz parte do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e é uma área conservada e de uma beleza única!

O ecoturismo está permitido no Parque, mas na presença de guias capacitados, proporcionando momentos em contato com a natureza e a cultura indígena.

Para os amantes de trilha há uma trilha guiada para subida ao Monte Pascoal.

monte pascoal bahia - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“File:Monte Pascoal.jpg” de Mário C. Bucci

Mergulho em Abrolhos

Situado no litoral Sul da Bahia está o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, o qual foi criado no início dos anos 1980. É considerado o primeiro Parque Nacional Marinho já conhecido.

O arquipélago está localizado a apenas 70 quilômetros de distância da costa de Caravelas, de onde saem os passeios. Em seus mais de 91 mil hectares, é em Abrolhos que a natureza se manifesta em seu mais lindo esplendor!

O arquipélago é formado por 5 ilhas, contudo o visitante pode descer em apenas uma, o que não diminui em nada o quanto esse passeio vale a pena!

abrolhos - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Abrolhos” de Henrique Chaves

Não importa se você vai estar na proa do barco ou mergulhando em sua bela água cristalina. Prepare seu coração para se surpreender com a diversidade da fauna existente no lugar.

A título de curiosidade, o cientista Charles Darwin esteve em Abrolhos em 1830 durante a sua viagem a bordo do navio expedições Beagle e se encantou com o verde do mar.

A verdade é que Abrolhos é lindo visto de fora, mas muito mais lindo para quem resolve imergir no mar de águas cristalinas.

corais em abrolhos - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
Coral Mussismilia braziliensis fazendo um sombrinha para um peixe vermelho dentão. Abrolhos/BA de Amanda Ercília

O mergulho, que deve ser feito com guia experiente e credenciado, permite ao mergulhador ver os chapeirões.

Trata-se de colunas de corais que emergem no fundo do mar. Possuem forma de cogumelos que podem chegar a 35 metros de altura e podendo chegar a 50 metros de diâmetro.

O mais lindo e conhecido de todos é o Chapeirão Faca Cega, que é um dos mergulhos menos explorados, em compensação mais bonito. Leva o mergulhador a, literalmente, outra dimensão!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


No local é possível ver tubarões, raias e corais! E não se engane, pois o passeio é completo: os catamarãs contam com saída diária e oferecem lanche a quem se aventura em busca das belezas de Abrolhos.

Para quem quer explorar ainda mais a região, existe o passeio Live Aboard, com duração de 3 a 4 dias em alto-mar. Os barcos contêm estrutura completa: quartos, banheiros e alimentação inclusa.

passeio em abrolhos - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Catamarã com turista” de Munique Bassoli

A melhor época para fazer o mergulho em Abrolhos:

Melhor visibilidade do mar: dezembro a março;

Época das baleias jubartes: de junho a outubro.

arquipelago de abrolhos - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Ilha Redonda – Abrolhos” de Henrique Chaves

Época das baleias em Prado

Na capital oficial das baleias Jubarte, com certeza os visitantes de Prado não querem ir embora sem ver essa atração encantadora.

Apenas para conhecimento: de acordo com o censo de 2015, a região recebeu entre 15 mil a 17 mil baleias. Não à toa, Prado é a capital oficial das Baleias Jubartes.

baleias jubarte em prado - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Turistas observam Baleias Jubarte em Abrolhos – Foto João Ramos – Bahiatursa” de turismobahia

E caso você queira ver o espetáculo desse ser marinho, saiba que entre os meses de julho a agosto as baleias Jubarte visitam o nosso litoral.

Prado é um dos locais mais fáceis de conseguir observar os animais e seus shows de acrobacias no mar através de passeios de escuna.

Vai ter baleias em baixo, do lado, na frente e atrás das embarcações! Você vai poder observar até 2/3 do corpo e suas nadadeiras, mostrando por que as baleias jubartes são a principal atração de Prado, Bahia.

abrolhos baleia - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Abrolhos- Baleias” de Rosely Miranda 

Beco das Garrafas

É no badalado e animado Beco das Garrafas que estão concentrados os melhores e mais diversos restaurantes de Prado e está localizado bem próximo ao Centro Histórico.

Além de diversas opções de pratos regionais e internacionais, essa famosa rua de Prado também é palco de apresentações artísticas, músicas ao vivo, artesanatos e muito mais!

Melhores praias de Prado, Bahia

Uma coisa é certa: a natureza caprichou nas belezas naturais das praias de Prado, Bahia!

Com um cenário cinematográfico montado com coqueirais, falésias e mar de águas cristalinas, as praias de Prado possuem encantos que deixam qualquer um boquiaberto.

Mas qual a melhor praia de Prado?

São tantas praias admiráveis que é até difícil selecionar a melhor praia desse paraíso, então confira o nosso TOP 3 das melhores praias de Prado, Bahia:

Praia do Tororão:

Em primeiro lugar, pense em uma praia com paisagem que parece mais uma pintura. A Praia do Tororão é moldada por falésias em tons avermelhados e mar cristalino esverdeado.

Lá também há uma cascata de água doce, atração que faz muito sucesso entre os visitantes. Não é estruturada, mas há um restaurante oferecendo petiscos e bebidas.

Encontre aqui as melhores pousadas em Prado – veja as fotos!

o que fazer em prado bahia - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Praia do Tororão – Prado. Foto: João Ramos – Bahiatursa” de turismobahia 

Praia do Farol:

Para quem gosta de admirar e fotografar lindas paisagens, a Praia do Farol tem a vista mais bonita da região, no topo de suas falésias coloridas.

É ideal para passar horas de sossego em meio a seus coqueirais. A praia fica a apenas 7 km de distância da região central de Prado.

Praia da Paixão:

Quando o assunto é boa infraestrutura para receber os visitantes, a Praia da Paixão não deixa a desejar. A praia é ideal para famílias com crianças, já que tem um mar tranquilo que formam pequenas piscinas e fazem a diversão de todos.

melhores praias de prado - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Praia da Paixão – Prado. Foto: João Ramos – Bahiatursa” de turismobahia 

Conheça o distrito de Cumuruxatiba

Chamada carinhosamente de Cumuru, essa pequena e charmosa vila fica a aproximadamente 40 km de distância da região central de Prado e reserva lindas paisagens e muito sossego.

Confira => Cotação de Aluguel de Carro

Cumuruxatiba - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Cumuruxatiba” de Vilamir Azevedo 

Uma das atrações que atraem os visitantes é a Praia da Barra do Cahy conhecida por ser a primeira praia do Brasil. De acordo com historiadores, em 22 de abril de 1500 foi o local do primeiro desembarque dos navegantes portugueses.

A Praia de Cumuruxatiba é uma das mais movimentadas e bonitas da região, sendo muito procurada para práticas de esportes aquáticos, mergulhos, caminhadas e claro, pela variedade de bares, restaurantes e lojas.

Pacotes de viagem para Prado

Barra do Cahy Prado BA - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
“Barra do Cahy – Prado-BA” de Vilamir Azevedo 

Conheça do distrito de Corumbau

Aproximadamente 88 km de distância do centro está um dos locais mais tranquilos da região de Prado, além disso, é pouco explorado e um dos mais bonitos também.

A Praia de Corumbau contém cerca 15 km de extensão e é um local de difícil acesso, guardando assim paisagens preservadas quase que intocadas!

Algumas opções de hospedagens sofisticadas estão presentes na região, mas para aqueles que não conseguem se hospedar nesse paraíso temos uma boa notícia:

Há passeios bate e volta de lancha saindo de Prado e Cumuruxatiba levando os visitantes até a Ponta de Corumbau.

As principais atrações e atividades de Corumbau é o mergulho no recife de Itacolomi, o snorkel nas formações de corais, a Aldeia Barra Velha, além o banho no Rio Corumbau.

Além disso, a Ponta de Corumbau está na linha limite entre Prado e o distrito de Caraíva, em Porto Seguro. Apenas uma pequena faixa de água separam as duas cidades.

Não esqueça do seu Seguro Viagem (desconto de até 10%)

corumbau bahia - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!
Imagem de Buenas Dicas por Pixabay

Onde ficar em Prado Bahia – hotéis e pousadas

Em resumo, Prado oferece ótima recepção de hospedagem com diversas opções que atraem todos os tipos e estilos de viagens.

Confira nossas dicas de onde ficar em Prado Bahia:

Pousada Ponta de Areia

Com localização beira mar a pousada dispõe de piscina ao ar livre, estacionamento e bar. Os quartos são equipados com TV, banheiro privativo e varanda com opções que acomodam até 4 pessoas.

  • Endereço: Avenida Beira Mar, 300, Prado.

Cahy Praia Hotel

O hotel conta com duas piscinas, bar e estacionamento, além de quartos com TV, frigobar, além de algumas opções com vista para o mar. A localização é ótima, pois está situado a apenas 14 minutos de caminhada até o Beco das Garrafas,

  • Endereço: Condomínio Conjunto das Mansoes, S/N, Prado.

Pousada Guaratiba

Outra opção com excelente localização central. A Pousada Guaratiba além de oferecer piscina, estacionamento e bar também oferece opções de passeios de barco, mergulho e pesca. Além disso, as suítes possuem varanda com vista, TV, frigobar e wi-fi.

  • Endereço: Rua Moisés Dos Santos Almeida, 25, Prado.

Praia Hotel Amendoeiras

A propriedade dispõe de quartos com TV, frigobar, banheiro privativo e varanda com rede, além de alguns com vista para o mar. Os hospedes podem desfrutar de um café da manhã servido diariamente e aproveitar uma piscina disponível no hotel.

  • Endereço: Avenida Beira Mar, 345, Prado.

onde ficar em prado bahia - Sorria dobrado, você está em Prado, Bahia!

Por fim, após ler todas as informações que trouxemos, com certeza você ficou curioso para conhecer Prado e ver de perto as baleias jubartes, não é verdade?

Então não perde tempo! Sorria dobrado, vá para Prado, Bahia e prepare-se para fazer uma viagem inesquecível!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *