Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 04/09/2020

Salvador e praias. São duas palavras quase que sinônimos… rs. Quando se pensa em uma, imediatamente lembra-se na outra.

E quem não gosta de viajar para conhecer belas praias? A capital do axé, do acarajé, da alegria e do carnaval te espera de braços abertos o ano inteiro!

Ainda que Salvador seja mundialmente conhecida pelo seu fervo durante o Carnaval, vale dizer que suas praias merecem tanta atenção quanto à festa. E nós vamos te explicar o motivo!

Com sol quente praticamente o ano inteiro, Salvador é uma ótima opção para aqueles que são amantes da água salgada! E o melhor: Salvador tem praias para todos os gostos e com água bem quentinha!

Praia para a calmaria, praia para o agito, praia com ondas, praia calma igual uma piscina…  Salvador é simplesmente um destino incrível e encantador.

Se estiver em dúvidas sobre o que fazer em Salvador, então esse artigo foi feito para você! Acompanhe até o final, anote tudo, monte seu roteiro e boa viagem!

Importantíssimo => Seguro Viagem Nacional (aqui com desconto!)

Salvador: guia das melhores praias

salvador bahia - Salvador: praias (guia completo)
A orla de Salvador vista do avião… já se imaginou vendo uma cena dessas??

A Orla de Salvador conta com 50 km de praias, abraçadas pela Baía de Todos os Santos, considerada a segunda maior baía do planeta.

Devido a sua extensão, você consegue encontrar praias singulares e disponíveis para todos os adeptos. Então, não é preciso viajar para outros destinos da Bahia para se divertir com os pés na areia.

Apesar disso, existem algumas praias de Salvador impróprias para banho… Mas não há que se preocupar, pois só os calçadões da orla já garantem, nestes casos,  o movimento, a agitação e a diversão dos visitantes.

Em primeiro lugar, conheça o Porto da Barra e o Farol da Barra, essa última conhecida por ser local do imponente cartão-postal do Forte de Santo Antônio e também abrigar muitas festas em Salvador, especialmente durante o período carnavalesco.

Vale a pena => Excursão de 1 Dia aos Marcos Históricos de Salvador

Salvador praias bahia - Salvador: praias (guia completo)
Farol da Barra, em Salvador, Bahia

Não tão longe da área urbana, encontram-se as praias do Norte, próximas ao aeroporto. Elas são bastante frequentadas aos fins de semana e feriados, especialmente por ter águas limpas, tranquilas e mornas.

É um convite e tanto para passar um domingo de calor tomando água de coco enquanto admira o azul do mar, não é?

Observando tudo isso, abaixo vamos te listar e falar mais detalhadamente sobre cada uma dessas praias e assim você vai poder aproveitar e montar seu roteiro sobre o que fazer em Salvador.

Pesquise aqui as melhores passagens para Salvador

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Qual a melhor época para ir às praias em Salvador?

Em Salvador faz sol praticamente o ano inteiro!

Não à toa, durante os meses do verão, a média da temperatura fica na casa dos 28ºC, mas durante os meses de inverno não é tão diferente, pois a temperatura oscila entre 24ºC a 26ºC, dá pra acreditar? Ou seja, o clima é bastante estável e favorável aos turistas!

Abril a Julho são os mais chuvosos na região. Em abril e maio chove muito, inclusive, sendo considerados os meses com mais pancadas de chuva do ano.

Junho e julho – este último conhecido por ser o mês do recesso escolar – também recebem incidência de chuvas em Salvador, porém, em menor escala se comparado aos meses anteriores. Se decidir viajar em junho e julho, pois provavelmente vai conseguir encontrar alguns dias de sol.

Imperdível! => Viagem de Catamarã à Ilha dos Frades

De qualquer forma, se chover enquanto estiver na capital baiana não se preocupe, pois também existem passeios para os dias chuvosos, especialmente as aventuras gastronômicas.

Nos meses restantes (agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março), há baixa incidência de chuva e um calor fervoroso com temperatura ideal para quem busca de agitação e praia.

Evidentemente, entre dezembro e fevereiro estão os meses mais procurados pelos turistas, justamente por serem os meses que Salvador já está tomado pelas prévias carnavalescas e festas de fim de ano. Logo, as pessoas vão visitar a Capital baiana para curtir o agito do axé e também aproveitar as praias.

Se você busca viajar nesse período, a sugestão é fazer reservas com antecedência, uma vez que, a rede hoteleira fica sempre abarrotada de turistas!

Pesquise aqui o seu hotel em Salvador

salvador praias - Salvador: praias (guia completo)
Vista do alto do Morro do Cristo, em Salvador

Principais praias de Salvador

São tantas lindas praias em Salvador que listar as principais não é uma tarefa fácil!

A verdade é uma só: enquanto estiver na capital baiana, você não vai precisar se distanciar do Centro para começar a encontrar praias exóticas com belezas estonteantes! Elas estão ali, ao seu dispor, a poucos quilômetros da sua hospedagem.

E o melhor de tudo é que a grande maioria das praias centrais contam com grande infraestrutura gastronômica, afinal, ir a praia, comer um pescado e tomar uma água de coco é bom demais!

Salvador: praias para crianças

Quando procuramos por praias para as crianças em Salvador, automaticamente imaginamos praias acessíveis para banho, afinal, o público infantil adora banho de mar, não é verdade?

praia crianca salvador - Salvador: praias (guia completo)
Salvador, praias boas para crianças não faltam

Olha só as praias que separamos a seguir:

Praia do Porto da Barra:

Distante apenas 4 km do Centro, é uma das praias da capital mais procuradas pelos moradores locais e também pelos turistas.

Localizada entre o Forte de São Diogo e o Forte de Santa Maria. São 600 metros de orla que chamam ainda mais atenção diante da vista que a praia proporciona da Baía de Todos os Santos.

Durante a maré baixa, as rochas da região formam piscinas naturais de água calma, cristalina e morna, ideais para as famílias com crianças tomarem banho e se divertirem. É um verdadeiro refúgio!

Devido a sua localização e por estar sempre limpinha, é uma das praias que mais estão cheias nos fins de semana e feriado. Mas não se preocupe, vale a pena acordar cedo e reservar um lugarzinho na areia desse oásis urbano.

Imperdível => Excursão de 1 Dia Praias do Forte e Guarajuba

praias salvador bahia - Salvador: praias (guia completo)
Praia do Porto da Barra, Salvador

Praia de Ondina:

Praticidade é a melhor opção para quem está na companhia de crianças, não é? A Praia de Ondina está cercada de hotéis próximos à sua orla, assim os visitantes conseguem curtir a praia sem a necessidade de se deslocarem para longe da hospedagem.

Confira os hotéis na Praia de Ondina, Salvador

A praia possui uma ótima estrutura de barracas com opções de bebidas e comidas e é uma excelente opção quando o assunto é mergulhar. A transparência do mar e as piscininhas naturais que se formam são a maior diversão para os pequenos e você vai encontrar muuuuuitos se divertindo por lá!

praia em salvador - Salvador: praias (guia completo)
Praia de Ondina em Salvador

Praia de Itapuã:

“Passar uma tarde em Itapuã…”, quem nunca ouviu essa música, não é?

Uma das praias mais famosas de Salvador é também uma das mais procuradas por famílias com crianças. Não é difícil encontrar a criançada se divertindo bastante nas piscinas naturais formadas pelos arrecifes.

O motivo da Praia de Itapuã ser uma das favoritas é devido ao mar calminho e transparente, e as inúmeras opções de barracas e quiosques e o belo visual com barcos e jangadas no mar ao entardecer.

Confira os hotéis em Itapuã, Salvador

Praias em Salvador para quem gosta de agitação

Praia do Farol da Barra:

Essa é a praia mais famosa de Salvador, então, você com certeza vai conhecê-la em algum momento da sua viagem.

A Praia do Farol da Barra é aquela mesma onde está a Fortaleza de Santo Antônio e a praia que sempre aparece no carnaval de Salvador. Também é dona da imagem de um dos cartões postais mais conhecidos da capital baiana.

praia farol da Barra salvador - Salvador: praias (guia completo)
Praia da Barra em Salvador, vista do Morro do Cristo

O Forte é um dos atrativos históricos do local e hoje abriga o Museu Náutico da Bahia, onde você vai encontrar um valioso acervo de achados arqueológicos submarinos, muitos documentos, objetos, maquetes e fotos da vida marinha local.

Além do Forte, aproveite para relaxar nas águas limpas da praia. Para os surfistas e os praticantes de esportes náuticos, é a praia ideal devido as suas ondas mais fortes e mar agitado. Durante a maré baixa, é possível ver piscinas naturais perfeitas e calminhas.

No entorno da praia você encontrará muitos bares e restaurantes que agitam o local durante o dia e também durante a noite. No final da tarde, é possível observar um lindo pôr-do-sol.

A Praia do Farol da Barra termina no Morro do Cristo, onde há uma imagem do Cristo Redentor e vistas panorâmicas.

o que fazer em Salvador bahia - Salvador: praias (guia completo)
O Morro do Cristo, na Barra, Salvador

Praia do Flamengo:

Igualmente as outras, a praia conta com uma estrutura completa, possuindo inclusive espaços com serviços de massagens. O mar agitado que atrai muitos surfistas não afasta os visitantes e banhistas, muito pelo contrário, a Praia do Flamengo está sempre cheia, principalmente nos finais de semanas e feriados.

Para quem não se atreve a mergulhar no mar agitado, pode se refrescar em alguma das várias duchas disponíveis pela praia.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Praia de Amaralina:

Embora seja uma das praias perigosas para banho em Salvador devido às ondas fortes que fazem dela um reduto para os surfistas, a Praia de Amaralina é bastante frequentada.

No seu calçadão há várias opções de restaurantes e bares com música ao vivo que estão sempre movimentados durante o dia e noite. Além disso, a área é muito utilizada para a prática de exercícios físicos, então é comum ver pessoas caminhando, correndo, pedalando, malhando…

Portanto, para quem procura agitação, a Praia de Amaralina é uma ótima opção situada a apenas 8 km de distância do centro de Salvador.

Transporte => Transfer de Salvador para a Costa do Sauípe ou Imbassaí

praia de amaralina salvador - Salvador: praias (guia completo)
Praia de Amaralina, Salvador – Foto: whl.travel

Praia de Jaguaribe:

Localizada a 20 km do centro da cidade, é uma praia urbana, bem descolada e que já foi palco de vários campeonatos de surf. Nos finais de semana a Praia de Jaguaribe bomba e recebe bastantes praticantes de kite surf e surfistas, alem de banhistas.

Mas fique atento! Devido às fortes ondas, recomenda-se aos banhistas que entrem no mar apenas na maré baixa.

A praia ainda possui uma extensa faixa de areia, bem convidativa para jogar futebol e futevôlei, e um calçadão para uma boa caminhada. Ah, e as barracas e quiosques estão presentes para oferecer deliciosos petiscos e bebidas geladas.

Qual a praia mais bonita em Salvador? 😉

Entre tantas opções de lindas praias, uma das que mais se destaca entre todas é a Praia de Itapuã, um dos cartões postais mais famosos de Salvador.

O motivo? Vamos te dar 3:

1 – Primeiramente, a beleza da Praia de Itapuã é tão deslumbrante que serviu de inspiração para Vinicius de Moraes escrever a canção “Tarde em Itapuã”;

2 – Apesar de ser uma das mais famosas, a praia é bastante tranquila e limpa, com um mar calmo e transparente. Altos coqueiros verdinhos completam o seu charme e fazem dela perfeita, inclusive, para belos cliques;

3 – Com a junção do farol e os barquinhos no mar, o visual ao entardecer é um dos mais lindos de Salvador. Assistir ao sol que se põe entre o farol e coqueiros é um verdadeiro e imperdível espetáculo.

Afinal, como já dizia Vinicius de Moraes: “É bom! Passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã…”

De qualquer forma, escolher a praia “mais bonita” é uma questão muito especial… acho que você terá que ir lá pra fazer a sua pesquisa… 😉 😉

praia de itapua salvador bahia - Salvador: praias (guia completo)
Entardecer na Praia de Itapuã, Salvador – Foto: TMbux

Qual a melhor praia para se hospedar em Salvador?

Por atrair grande número de visitantes e ser uma das praias mais famosas de Salvador, a Praia do Porto da Barra é uma excelente opção nos quesitos de ofertas de hospedagens e praticidades.

Dos mais econômicos aos mais sofisticados, são inúmeras opções de hospedagens em Salvador que agradam todos os estilos de viagem. Você vai encontrar Hotéis, pousadas, hostels, flats, apartamentos…

Procure sua hospedagem em Salvador na BARRA

Além das hospedagens, próximo a Praia do Porto da Barra estão presentes supermercados, bares, restaurantes, padarias, agências de turismo, lojinhas, etc; ou seja, no local tem tudo que o turista precisa!

Outro ponto positivo da região é a boa oferta de transporte público, facilitando os deslocamentos para outros pontos importantes da cidade, essencial para quem quer economizar com deslocamentos.

praias de salvador - Salvador: praias (guia completo)
Salvador, praia do Porto da Barra no finalzinho da tarde…

E aí, depois de todas essas importantes informações, está pronto para arrumar a mala e conhecer toda essa diversidade de praias com particularidades incríveis que essa linda cidade tem a oferecer?

Então já pode planejar o seu roteiro em Salvador!

Muito acarajé, axé, pessoas calorosas, muito sol, belas paisagens, banho de mar e festas em Salvador, é o que você pode esperar para a sua viagem.

Aproveite ao máximo e boa viagem!!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *