Festas em Salvador: quais as mais populares?

Você conhece as Festas em Salvador que acontecem durante o ano? E sabe quais são as festas mais populares em Salvador?

Conhecida pela alegria, riqueza em cultura e história, a capital da Bahia é uma cidade onde festividades acontecem em várias datas ao longo do ano.

A maioria delas é de origem religiosa e reflete o sincretismo da religião cristã com as de origem africana.

Sendo assim, a mistura de festa com espiritualidade é bastante comum nas comemorações em Salvador, que acabam sendo também uma aula de história e diversidade!

> Qual a importância de fazer um Seguro Viagem Nacional? <

Confira algumas das festas em Salvador e quando ir a Salvador se quiser presenciar algumas delas!

Aqui apresentaremos:

  • Festa de Santa Bárbara
  • Festa da Conceição da Praia
  • Procissão de Bom Jesus dos Navegantes
  • Festa da Boa Viagem
  • Lavagem do Bonfim
  • Festa de Iemanjá
  • Carnaval de Salvador

Festas em Salvador

Atrações turísticas de Salvado Bahia

As chamadas Festas do Largo, em Salvador, são festas religiosas que acontecem entre dezembro e fevereiro, e são as que apresentaremos a seguir.

> Ache aqui o melhor lugar onde ficar em Salvador, seja hotel ou hostel <

Festa de Santa Bárbara

É um conjunto de procissões, missas e comemorações, que se iniciam com a Festa de Santa Bárbara, no dia 4 de dezembro.

Ela é associada à orixá Iansã e a comemoração de seu dia acontece com a distribuição do caruru, comida típica feita à base de quiabo e camarão. As pessoas usam a cor vermelha em sua homenagem.

A procissão sai da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, e caminha pelas ruas do centro histórico.

Festa de Santa Bárbara
“Homenagem a Santa Bárbara e Iansã – Salvador/BA – Foto: Rita Barreto/Setur” by turismobahia is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 

Festa da Conceição da Praia

Quatro dias depois, no dia 8 de dezembro, acontece a Festa da Conceição da Praia, em homenagem a Oxum, orixá das águas doces e padroeira da Bahia. Neste dia, inclusive, é feriado no estado.

A festa se inicia com uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a procissão com a imagem da santa segue pelas ruas do bairro do Comércio.

Missa para Nossa Senhora da Conceição da Praia em Salvador
“Festa para Nossa Senhora da Conceição da Praia em Salvador.” by Amanda Oliveira – is licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e a Festa da Boa Viagem

Seguindo a programação das Festas do Largo, nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, acontecem a Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e a Festa da Boa Viagem, na Baía de Todos os Santos.

Realizadas há mais de 100 anos, essas comemorações marcam o fim e o início de um novo ciclo, o Reveillón.

A Procissão do último dia do ano acontece no Largo da Boa Viagem, na Basílica da Conceição da Praia, e no dia seguinte a festa continua com embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo.

As Festas do Largo se encerram com a mais conhecida delas, a Lavagem do Bonfim.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Lavagem do Bonfim

A Lavagem do Bonfim é um ritual que acontece desde 1773 e lota anualmente a região da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, aquela das famosas fitinhas coloridas, na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

A construção é um símbolo da cidade e vira mais destaque ainda durante a festa!

O ritual começou quando os negros escravizados de Salvador eram obrigados a lavar a igreja para a festa do Senhor do Bonfim.

Durante o trabalho, eles aproveitavam para realizar um ritual de candomblé para Oxalá. Porém, o ritual ficou proibido de ser realizado dentro da igreja, e acabou sendo transferido somente para as escadarias da Igreja do Bonfim.

lavagem do Bonfim
“LAVAGEM DO BONFIM” by bahianoticias is licensed under CC BY 2.0 

Hoje em dia, a Lavagem do Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular de toda Bahia, só perdendo mesmo para o carnaval baiano.

No dia da Lavagem, um cortejo de baianas, com os trajes típicos brancos, começa na Igreja Nossa Senhora da Conceição na Praia e continua em procissão até chegar à Igreja do Bonfim.

lavagem do Bonfim
“Festa da Lavagem do Bonfim (11) – Foto: Alberto Coutinho/Agecom” by turismobahia is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 

Durante o trajeto, tanto os santos católicos quanto os orixás do candomblé são homenageados em meio a muita música, atabaques e cantos.

Ao chegar às escadarias do Bonfim, as baianas despejam vasos de água de cheiro no adro da Igreja, iniciando a “lavagem” das escadas e saudando o Senhor do Bonfim ou Oxalá, no sincretismo religioso.

lavagem da escadaria do Bonfim
“LAVAGEM DO BONFIM” by bahianoticias is licensed under CC BY 2.0 

Festa de Iemanjá

Com data em 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá é outra comemoração de destaque em Salvador e acontece na pequena casinha/museu que fica no bairro do Rio Vermelho.

O local fica lotado de fiéis e turistas que vão para apreciar um dos rituais de candomblé mais bonitos de toda a Bahia. A casinha quase não dá conta de tanta gente!

Festa de Iemanjá em Salvador
“DSC_2230” by bahianoticias is licensed under CC BY 2.0

De acordo com as histórias, a festa começou na década de 20, quando um período de escassez na pescaria fez com que os trabalhadores do mar realizassem oferendas à Deusa, pedindo a benção para uma boa pesca.

A festa em homenagem à Rainha do Mar tem as comemorações iniciadas já na noite do dia 1º de fevereiro.

A Casa de Iemanjá recebe as pessoas que cantam ao som de tambores, enquanto deixam seus presentes na pequena casa, junto a uma grande oferenda.

Tudo é levado pelos pescadores no dia seguinte, que colocam os presentes em seus barcos e vão para alto mar, onde oferecem tudo a Iemanjá.

dia de Iemajá em Salvador
“Rio Vermelho – Dia de Iemanjá” by brunnarosa is licensed under CC BY-NC 2.0

Flores, perfumes e comidas em balaios são os presentes mais tradicionais, fazendo com que a praia fique com um visual muito bonito. Mas há também diversos outros tipos de objetos e presentes, como espelhos, bijuterias, bebidas, velas e bonecas, o que chega a gerar um atrito com ambientalistas, por conta da quantidade de plástico que acaba indo para o mar…

Já na manhã do dia 2 de fevereiro, a região fica lotada e a praia é disputada por quem quer colocar sua oferenda nas águas. As ruas do Rio Vermelho ficam cheias de gente, grupos de capoeira, tambores, barraquinhas de comida e até trio elétrico!

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?
Deixa na mão da Resolvvi, que eles resolvem!

Clica aqui e veja como a Resolvvi funciona!

Carnaval de Salvador

O Carnaval no Brasil é uma das festas mais famosas do país, conhecida internacionalmente, e que atrai turistas de todo canto. No entanto, algumas cidades e festas específicas chamam atenção neste período festivo e o Carnaval de Salvador é uma delas.

A Bahia é a terra da festa, da alegria, do calor e da arte. Não é à toa que o Carnaval de Salvador entra na lista dos carnavais mais disputados do país.

A cidade fica lotada e é preciso planejar a ida com antecedência para não ficar de fora ou ter que pagar muito mais!

Carnaval em Salvador Bahia
“2013-02-12 20.09.29” by Xnd is licensed under CC BY-SA 2.0

Realizado ao ar livre, nas ruas, o Carnaval de Salvador acontece durante dias e conta com trios elétricos por toda parte da cidade.

Tem o Circuito Osmar, que é o mais antigo e acontece nas ruas do centro de Salvador. Já o Circuito Dodô é realizado na beira da praia entre Farol da Barra e Ondina. Tem também o Circuito Batatinha, que acontece no querido e histórico Pelourinho.

Aproveitando o clima antigo e carregado de história, o Carnaval do Pelourinho é à moda antiga, com fanfarras, marchinhas e bailes de máscaras, sempre acompanhados das diversas manifestações culturais tradicionais de Salvador.

festas em Salvador Carnaval no Pelourinho
“pre carnival” by wanderlasss is licensed under CC BY-NC 2.0

Viu quantas Festas em Salvador? A cidade é, realmente, o local para festas e alegria! São muitos momentos para festejar!

 

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here