Por: Turista Profissional - Atualizado em 31/10/2020

O Carnaval, um dos eventos mais aguardados do ano. se aproxima, mas por conta do coronavírus, com certeza ele será bem diferente dos demais anos. O Carnaval no Brasil é conhecido pelo seu fervo, samba, frevo e folia.

Não à toa, para o carnaval, pesquisas apontam que Salvador teve em 2020 a maior visitação de turistas dos últimos 12 anos!

Isso sem levar em consideração ainda, outras cidades espalhadas pelos quatro cantos do Brasil que também são muito visitadas no Carnaval, como, por exemplo, a cidade do Recife e o Rio de Janeiro.

Apenas a título de registro, no ano de 2020, o Rio recebeu em média 1,6 milhão de turistas e Recife registrou aumento de 14,54% no número de desembarques no Aeroporto!

Aliás, quem nunca ouviu falar do frevo em Recife? Ou do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro? Ou, ainda, dos trios elétricos que animam dia e noite no carnaval de Salvador?

Se você está pesquisando sobre onde vai passar e o que vai fazer no carnaval, esse, sem dúvida alguma, é o post feito pra você! Aqui, contaremos tudo o que precisa saber para aproveitar essa festa popular que anualmente arrasta milhares de pessoas para as ruas.

Seguro Viagem Nacional = é extremamente necessário!

Carnaval 2021: data

O carnaval é uma festa de muitas décadas que acontece anualmente entre os meses de fevereiro e março, sem data certa – diferentemente de outras comemorações que temos durante o decorrer do ano que são sempre nas mesmas datas, mudando apenas os dias.

Mas você sabe como se “faz” a data para comemorar o carnaval? Em verdade, tem uma correlação com a data da Páscoa, que também varia ano por ano.

A Igreja Católica definiu: a Páscoa acontece “no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio da primavera no Hemisfério Norte”. A partir daí, retroagindo 7 domingos, chegamos ao tão esperado Domingo de Carnaval.

Assim, o Carnaval 2021 já tem data certa:

  • 12 de fevereiro (sexta-feira)
  • 13 de fevereiro (sábado)
  • 14 de fevereiro (domingo),
  • 15 de fevereiro (segunda-feira),
  • 16 de fevereiro (terça-feira)
  • e finaliza dia 17 de fevereiro (quarta de cinzas).

Agora que você já sabe a data do Carnaval 2021, vamos entender o motivo pelo qual o Carnaval é o feriado mais esperado por todos?

passagens aereas carnaval - Carnaval 2021: saiba tudo sobre
Clique no banner e descubra as melhores passagens para o Rio de Janeiro!

O que é e onde surgiu o Carnaval?

Embora o Carnaval no Brasil seja um dos mais conhecidos mundo afora e um elemento cultural nosso, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse lindo e alegre evento acontece também em vários outros países! Não é uma festa exclusivamente brasileira e tampouco foi criada pelos nossos povos.

A História diz que o Carnaval remonta à Antiguidade, quando a civilização greco-romana fazia festas dedicadas ao Deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos). Nessas festas, as pessoas bebiam muito, comiam à vontade e se rendiam ao prazer da carne.

A partir daí, com forte ligação na comemoração greco-romana, registros indicam que o carnaval começou a ser comemorado ao sul dos países europeus, entre membros católicos, como festa pagã. Ou seja, uma festa que contrariava aquilo considerado o caminho correto pela religião.

Foi nesse momento que se originou o nome “carnaval”, em termos latinos, carne levare, cujo significado é retirar a carne.

Esse significado tem a ver com o período da Quaresma, quando os católicos abrem mão da carne e prazeres mundanos. Assim, aproveitavam os dias para comer à vontade e aproveitar o quanto podiam, sabendo que a partir da quarta-feira de cinzas, teriam que se privar desses prazeres. Razão pela qual a data carnavalesca é sempre antes da Páscoa.

E até hoje o carnaval vem sendo comemorado, cada vez maior e cada vez mais colorido e alegre, popularizando-se no Brasil em meados do século XVII.

carnaval no rio de janeiro - Carnaval 2021: saiba tudo sobre
Visão da apoteose no sambódromo do Rio de Janeiro

O que significa a quarta de cinzas?

A quarta-feira de cinzas, também conhecida pelos pernambucanos como sendo a “quarta-feira ingrata”, música de Luiz Bandeira, é uma celebração católica que marca o início da Quaresma.

Acontece na quarta-feira que prossegue após a terça-feira de carnaval. A quarta-feira de cinzas tem o intuito de lembrar aos cristãos que são mortais, além de ressaltar a importância de se dedicar a Deus e de se arrepender de todos os seus pecados.

Na missa especial realizada pela Igreja Católica na quarta-feira de cinzas, os católicos recebem uma marca de cruz na testa, feitas com cinzas de ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, e quem lhe faz a cruz na testa enuncia as seguintes famosas frases bíblicas: “arrependa-se e creia no evangelho” (Marcos 1:15) ou “lembre-se que você é pó e ao pó voltará” (Gênesis 3:19).

Assim, anualmente, na quarta de cinzas os católicos devem fazer jejum ou abster-se de ingerir carne.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Qual é a importância do Carnaval para a cultura brasileira?

O carnaval é uma forte tradição do Brasil, que marca nosso País no mundo inteiro!

Ele faz parte da nossa identidade, do nosso movimento lá fora. O carnaval mostra o verdadeiro sentido de ser brasileiro, pois é comemorado com muito entusiasmo e alegria. Além disso, ajuda na manutenção dos patrimônios imateriais do Brasil, como por exemplo, o frevo.

Nossas festas são alegres, coloridas, criativas, cheias de folia, samba no pé, marchinhas, bailes, fantasias, festas de rua, axé, trio elétrico e muita, mas muita diversão!

Embora cada estado tenha seu estilo de festa próprio, adaptadas de acordo com a história e a cultura local, a essência nunca se perde. Ano após ano, a cultura é fomentada com a presença de milhares de turistas que viajam ao Brasil para ver de perto nosso famoso carnaval. O carnaval incrementa, deste modo, a economia do Brasil e expande nossa cultura para milhares de visitantes.

Quem já viajou pro exterior, com certeza já falou do nosso carnaval pra alguém ou ouviu alguém falando do nosso carnaval. Não é verdade? É a nossa identidade!

carnaval - Carnaval 2021: saiba tudo sobre

Porque é que se comemora o carnaval?

O porquê de se comemorar o carnaval, inicialmente, tinha forte tendência cristã. Ou seja, as pessoas aproveitavam esse evento para comer e beber a vontade antes da Quaresma, antes de chegar a quarta-feira do arrependimento.

Hoje, embora ainda tenha muita influência cristã, a grande maioria das pessoas comemora o carnaval apenas pensando no lado cultural, por ser a festa mais animada que temos durante os 365 dias do ano.

Turisticamente falando, o que mais chama atenção dos que estão lá fora e vêm pra cá, sem duvida alguma é a alegria e a cor, a música, o calor, a quantidade de pessoas, os amigos e o amor! Muitos comemoram o carnaval sem ter porque nem pra quê, apenas colocam a fantasia, pintam o rosto e caem no agito.

carnaval do rio de janeiro - Carnaval 2021: saiba tudo sobre
Compre aqui o seu ingresso para o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Como o carnaval é comemorado em outros países?

O carnaval está diretamente ligado à cultura ocidental, sendo comemorada em diversos países. Alguns com mais grandeza que outros, como por exemplo, o Brasil que se destaca no mundo. Mas, além de nós, ainda temos os países e/ou cidades abaixo:

  • Carnaval em Veneza

O carnaval de Veneza, na Itália, é um dos mais tradicionais do mundo e o mais glamoroso também!

Totalmente diferente do carnaval que vemos no Brasil, em Veneza a festa é bem peculiar. Lá, primeiramente, o carnaval tem duração de 10 dias e as fantasias mais utilizadas são vestidos de manga longa, com capa, meia grossa e a famosa máscara de papel machê.

É um carnaval da elite e as máscaras são os elementos mais importantes desse carnaval. Então, caso vá para Veneza no Carnaval, não deixe de adquirir a sua!

As pessoas costumam se se divertir na Praça de São Marcos, a mais famosa, onde se reúnem pessoas do mundo inteiro.

  • Carnaval nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o carnaval se resume à celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), e vários estados celebram o carnaval.

Porém, o mais conhecido é em New Orleans, o maior carnaval de rua dos EUA! Durante a Terça-feira Gorda, desfilam pela rua diversas agremiações. A agremiação mais conhecida é a do Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).

o que ver em New Orleans - Carnaval 2021: saiba tudo sobre
Barracão do Mardi Gras, o carnaval de New Orleans
  • Carnaval na Inglaterra

Em Londres, na Inglaterra, o carnaval não acontece nos meses de fevereiro ou março igual aqui no Brasil. Eles esperam a temperatura estar mais amena, então a tradicional festa acontece no mês de agosto.

As ruas ficam cheias de trio elétricos, palcos improvisados e uma multidão de pessoas vindas de todos os lados.

  • Carnaval no Uruguai

Já em Montevidéu, no Uruguai, a festa se assemelha muito com a nossa! Teoricamente, a festa tem o mesmo tempo de duração que no Brasil, contudo, desde janeiro os preparativos para o carnaval começa lá. Ou seja, mais de 40 dias de muita comida, bebida e diversão!

  • Carnaval em Barbados

O Carnaval de Barbados tem origem nos tempos da escravidão, quando se comemorava o fim da colheita da cana de açúcar.

Ele acontece em julho e dura o mês inteiro, sendo chamado de Crop Over. O final, a sua apoteose, acontece no Kadooment Day, já em agosto.

Durante o mês, acontecem vários eventos e atividades, com muita cor e alegria, atraindo milhares de visitantes.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Carnaval 2021: saiba tudo sobreQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Carnaval: os locais mais procurados

Se mesmo depois de conhecer um pouco sobre os carnavais espalhados por todo o mundo, você ainda quer passar o Carnaval aqui no Brasil, nós vamos te ajudar a escolher o local ideal.

Selecionamos três estados e contaremos de tudo o que rola durante essa maravilhosa festa que é a identidade do Brasil lá fora!

Não esqueça jamais do seu Seguro Viagem, mesmo dentro do Brasil!!

Carnaval em Salvador

O carnaval de Salvador é conhecido por ser a maior festa de participação popular do planeta, razão pela qual atrai mais de 2 milhões de turistas todos os anos e em 2021 não acontecerá em fevereiro, pois, por conta da pandemia, ele foi adiado para o mês de julho.

São três circuitos principais: Osmar (Avenida), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico), com uma área de 25 quilômetros de camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda infraestrutura montada pelos órgãos municipais, estaduais e federais; tudo no intuito de proporcionar o melhor carnaval da vida do folião.

Em Salvador existe folia para todos os bolsos e gostos. Você pode participar da folia na “pipoca” (onde fica o povo sem abadá, no carnaval com blocos gratuito), no camarote ou nos blocos com abadá.

Imperdível => Excursão de 1 Dia aos Marcos Históricos de Salvador

Na pipoca, você vai curtir o carnaval inteiro sem pagar absolutamente nada! Esse é o tipo de festa para quem realmente gosta de uma folia grande, muvuca e azaração. A turma da pipoca não possui abadá e nem ingresso ao camarote.

Eles ficam nas ruas, do lado de fora das cordas do trio elétrico, acompanhando os que passam, com um total de zero custo.

Os blocos com abadá, por outro lado, te garantem uma camisa com as cores do seu bloco, pulseira e um espaço dentro das cordas. Os blocos de rua com abadá mais conhecidos são:

  • Largadinho da Claudia Leite
  • Coruja da Ivete
  • Bloco Eva da Banda Eva
  • Camaleão e Vumbora do Bell Marques
  • Praieiro do Jammil

Por outro lado, se você gosta de um espaço mais tranquilo e reservado, os camarotes são ideais para você.

Embora tenham preço mais salgado, os camarotes do carnaval de Salvador te dão conforto e muita segurança em troca. Além disso, alguns camarotes já fornecem bebida e comida incluso no preço do ingresso.

carnaval em salvador - Carnaval 2021: saiba tudo sobre
“2013-02-12 20.09.29” by Xnd is licensed under CC BY-SA 2.0

Carnaval em Recife e Olinda

Em Pernambuco, o carnaval Recife-Olinda é o mais cobiçado, isso por que é conhecido como um carnaval multicultural, com vários blocos de rua e uma grande diversidade de estilos musicais.

No Recife, o Galo da Madrugada, bastante conhecido como o maior bloco de carnaval do mundo, que acontece sempre no sábado de carnaval (sábado de Zé Pereira) agita as ruas do centro da cidade. O título de Maior Bloco do mundo não é em vão: pesquisas apontam que em 2020 o bloco recebeu mais de 2,3 milhões de foliões.

Com muito frevo e vários outros estilos musicais, o bloco do Galo da Madrugada tem horário de saída sempre às 9h e se estende por pelo menos até as 18h.

O percurso se inicia no Forte das Cinco Pontas e percorre até a Avenida Guararapes e Rua do Sol. Conta com diversos trios elétricos animando os foliões que curtem nas ruas, calçadas, camarotes e até mesmo em barcos e lanchas ancorados no Rio Capibaribe.

Não deixe de fazer => Excursão Recife e Olinda

Em 2021 o Galo da Madrugada ainda não confirmou se vai sair ou não. Vamos aguardar!

galo da madrugada - Carnaval 2021: saiba tudo sobre
“Galo da Madrugada” by carlosoliveirareis is licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Ainda em Recife, as festas carnavalescas não acontecem somente durante o dia. Em diversos palcos espalhados pela Cidade – sendo o principal deles na Praça do Marco Zero – acontecem shows multiculturais gratuitos com várias atrações locais e nacionais durante toda a noite, se estendendo até o amanhecer.

No último dia de shows, ao amanhecer o dia na quarta de cinzas ainda acontece o chamado Arrastão do Frevo, para os foliões se despedirem da festa mais aguardada do ano.

Já em Olinda, os blocos de rua acontecem no quarteirão conhecido como os Quatro Cantos e no Alto da Sé e são acompanhados pelos famosos bonecos gigantes com mais de 2 metros de altura. A multidão se aglomera nas charmosas e históricas ruas e ladeiras de Olinda a espera dos diversos blocos que animam os foliões.

Olinda: Passeio Turístico e Instituto Ricardo Brennand

Um dos blocos mais conhecidos e esperados da região é o Bloco Homem da Meia Noite. O bloco acontece sempre às 0h (meia noite) da madrugada do sábado para o domingo de carnaval, quando se iniciam oficialmente as festividades do carnaval de Olinda. Com saída na Estrada do Bonsucesso, os foliões seguem o boneco gigante do Homem da Meia noite pelas ladeiras da cidade com muito frevo e animação.

Durante o decorrer dos dias de Carnaval, diversos outros blocos famosos também tomam conta das ruas de Recife e Olinda, são eles, entre outros:

  • Virgens do Bairro Novo
  • Bloco do Oiti
  • Bacalhau do Batata
  • Mangue Beat
  • Ceroula de Olinda
  • Eu Acho é Pouco
  • I Love Cafusú
  • Enquanto Isso na Sala da Justiça

Busque aqui o seu hotel em Olinda

carnaval de olinda - Carnaval 2021: saiba tudo sobre
“10.02.18 – Carnaval de Olinda 2018 (Sábado)” by Prefeitura de Olinda is licensed under CC BY 2.0

Carnaval no Rio

O carnaval do Rio de Janeiro é mundialmente conhecido principalmente por causa dos famosos desfiles de escolas de samba, mas também acontecem blocos e bailes de carnaval com diversos ritmos de músicas.

A grande maioria das pessoas que vão ao Rio de Janeiro no Carnaval possui um destino certo: a Av. Marquês de Sapucaí ou simplesmente Sambódromo. É lá que acontecem os famosos desfiles de escolas de samba. Com uma grande estrutura, muito samba no pé, fantasias criativas e ousadas e carros alegóricos, o gigantesco espetáculo carioca atrai milhões de turistas do mundo inteiro.

O desfile é composto por várias agremiações que vão em busca do título de campeã do carnaval do Rio de Janeiro, com diversos participantes, todos com fantasias padronizadas e alguns carros alegóricos que a cada ano vão ficando cada vez mais tecnológicos. Cada escola precisa desfilar por toda a Avenida no tempo de 65 a 75 minutos cada uma. Enquanto isso, o grande público presente assiste e curte o desfile nas arquibancada ou nos camarotes montados ao redor do Sambódromo.

Em 2021 os desfilem foram cancelados e devem acontecer somente no segundo semestre, ainda sem data definida.

=> Compre aqui o seu ingresso para o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Para se deslocar até o Sambódromo não é aconselhável ir de carro particular, pois várias ruas ficam fechadas. A dica para chegar na Sapucaí com tranquilidade é ir de Uber, Táxi ou transporte público: metrô, trem e VLT.

Além dos desfiles das escolas de samba, blocos do carnaval do Rio de Janeiro famosos também arrastam multidões durante os dias de folia, mas em 2021 não vai ter carnaval de rua na cidade do Rio.

Abaixo listamos alguns dos blocos mais famosos, para 2022:

  • Cordão da Bola Preta: Todo mundo já deve ter ouvido falar desse bloco, podendo ser considerado um dos mais tradicionais bloco do Rio, o Cordão da Bola Preta atrai cerca de 1 milhão de pessoas e acontece no Sábado de Carnaval no Bairro da Lapa.
  • Banda de Ipanema: Surgido na época da ditadura, feito pela turma de jornalistas de O Pasquim.
  • Suvaco de Cristo: Surgiu aos pés do Cristo Redentor, por isso o nome.
  • Carmelitas: Todo mundo vestido de freira!!
  • Cacique de Ramos: Fundado em 1961, frequentado pelos maiores sambistas brasileiros.
  • Simpatia é Quase Amor: Surgido na época das Diretas Já, em 1985.
  • Escravos da Mauá: Começou em 1993 e hoje é um dos mais concorridos, partindo na Praça Mauá.
  • Cordão do Boitatá: Sai da Praça XV sempre no domingo de carnaval
  • Monobloco: Surgiu em 2000 e mistura diversos ritmos à batida do samba.
  • Bloco das Poderosas: Comandando pela cantora Anitta, o bloco vem crescendo ano após ano e arrasta milhares de pessoas pelo centro do Rio de Janeiro.
  • Bloco da Preta: Organizado pela cantora Preta Gil, o bloco recebe participações especiais de diversos artistas nacionais e também acontece no centro do Rio.
  • Bloco da Favorita: bloco que acontece nas ruas da zona Sul, é o que mais reúne famosos e tem o funk como principal ritmo musical.
  • Bloco Chora Me Liga: Também acontece na Zona Sul e tem como principal ritmo as músicas sertanejas. O bloco atrai pessoas de diversas idades, desde adolescentes até pessoas da terceira idade.

Leia mais sobre os principais blocos do Carnaval do Rio de Janeiro.

bloco carmelitas - Carnaval 2021: saiba tudo sobre
Carmelitas: foliões vestem hábitos e boneca lembra a freira ‘fujona’ (Pollyane Lima e Silva/VEJA)

Aqui no Brasil, independente de qual for o seu destino, uma coisa é certa: de norte a sul a diversão estará garantida!

Compartilhe esse post com seus amigos e chame-os para curtir essa festa que anualmente leva milhares de pessoas às ruas!

Viva o Carnaval!

Boa viagem!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *