Roteiro de viagem pelo Peru com criança: Arequipa

Atualizado em 05/03/2018

Continuamos nossa viagem. E a próxima parada foi em Arequipa, que também é conhecida como a “Cidade Branca”. Estive lá há três anos e amei o lugar. Achei que a cidade tinha uma atmosfera ótima, gostei de caminhar pelas ruas, e principalmente de conhecer a Praça de Armas, que achei linda demais, uma das mais bonitas de todo o país.

Mas, caros leitores, com criança a bordo, a viagem é sempre outra.

Arequipa, que tanto me encantou em 2010, foi o destino que o Henrique menos aproveitou e curtiu durante toda a nossa estada no Peru.

Começamos nosso tour com uma visita ao Monastério de Santa Catalina, lugar de imensa beleza e alto interesse para pessoas que gostam de saber a história dos locais que visitam. O convento, fundado no ano de 1579, na verdade é uma pequena cidade dentro de Arequipa, onde viveram na clausura muitas freiras, algumas por opção, e muitas porque eram mandadas para lá por suas famílias.

Na visita guiada (há guias que falam português), os turistas são levados a conhecer algumas histórias a respeito de mulheres que habitaram os claustros, seus hábitos, suas privações. O local ainda está em atividade, tem uma área reservada para os clautros atuais mas, claro, a estes não tivemos acesso.

Peru dicas

A visita foi simplesmente fascinante para nós, adultos. Estávamos interessados em tudo, em toda a história do local, em ver toda a cidadela que forma o monastério (lindíssima!)… mas nem o fato de a guia do convento falar português foi suficiente para fazer o Henrique se interessar pelo passeio.

roteiro Peru

Peru com criança

Saindo do Monastério, fomos caminhar pelo centro histórico da cidade e conhecer as igrejas, mas por se tratar de uma segunda-feira, elas estavam fechadas e não conseguimos entrar. Só fizemos algumas fotos das fachadas. Eu gostaria de ter entrado, mas o Henrique ficou muito feliz porque não conseguimos. Para ele, foi muito mais divertido correr entre os pombos da Praça de Armas, fazendo-os levantarem voo freneticamente, do que ficar dentro das igrejas ouvindo a guia falar. Afinal de contas, ele é criança, e tem outros interesses, não é?

dicas Peru

o que visitar no Peru

Bem… essa foi a minha experiência com um pequeno por lá. Talvez, em sua viagem, você tenha outras experiências. Como contei no post anterior, achei que ele não fosse gostar das múmias de Chauchilla, mas ele amou! Com os pimpolhos, tudo é sempre possível…

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Em Arequipa, já estávamos a mais ou menos 2000 metros de altitude. Nós, adultos, já começamos a sentir um pouco de cansaço por conta disso. Mas o Henrique, até ali, não havia sentido diferença alguma. Foi muito bom subir a cordilheira assim, de ônibus. O corpo sempre sente a altitude, mas sair do nível do mar e, dentro de uma hora e meia (mais ou menos) chegar a Cusco, teria sido muito mais difícil para nós. E para ele. Além disso, subindo lentamente, conhecemos o interior do país, que tem paisagens lindíssimas e encantos mil que, sinceramente, você só vai tomar consciência depois que resolver fazer essa viagem.

Saímos, então, de Arequipa rumo ao Vale do Colca. Cordilheira acima. Lindas surpresas nos aguardavam…

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas
Artigo anteriorOnde comer uma das melhores baguetes de Paris
Próximo artigoDica de hotel perto do aeroporto de Santiago
Evelyn Coutinho de Almeida é formada em Língua Portuguesa e Literatura pela UERJ. Reside no Estado Rio de Janeiro, onde trabalha como professora. Apaixonada por culturas, histórias, viagens e fotografias, é "tripulante" frequente das aventuras do Turista pelo mundo. Com um currículo de mais de trinta países já visitados, escreve como colaboradora do blog desde maio de 2012.

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, amei o roteiro da Evelyn.Poderia enviar o contato da agência de turismo.Estou fazendo o meu roteiro e a procura de empresa de confiança.
    Obrigada,
    Parabéns pelo lindo trabalho

  2. Evelyn,não consegui achar seu nome no Face..Há muuuuuuitas Evelyns Almeidas.Gostaria de saber mais dicas sobre o Peru.Inclusive tenho uma dúvida sobre o seguro-saúde.Um abraço.Zilda

    • Zilda, todas as dúvidas devem ser postadas aqui, para que possa ajudar a outros leitores também, ok?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here