Roteiro de viagem pelo Peru com criança: Nazca

Saímos de Paracas em direção a Nazca.

Nosso tour em Nazca foi bem rápido, durou apenas um dia. Chegamos à noite e estávamos muito cansados, então comemos alguma coisa num restaurante perto do hotel e fomos dormir cedo. dia seguinte, altas aventuras!

Primeiro, fomos ver as múmias de Nazca, no Cemitério de Chauchilla, que fica bem no meio do deserto. Confesso que achei que este não seria um passeio muito interessante para se fazer com uma criança. Eu já conhecia o Cemitério de Chauchilla desde 2010, quando fiz outra viagem pelo Peru… para um adulto, conhecer o processo de mumificação, a cultura do povo que ali viveu, seus artefatos cotidianos, pode ser um passeio e tanto. Mas para um menino de nove anos, eu tinha lá as minhas dúvidas.

Peru com criança

Como estávamos em família e este era um passeio interessantíssimo para nós, adultos, resolvemos incluí-lo no tour.

E não é que o Henrique gostou? Ele ficou muito interessado em tudo o que viu, fez perguntas, queria saber a respeito dos objetos de cerâmica que estavam dentro dos túmulos, dos porquês de existirem túmulos individuais e coletivos, e ficou muito impressionado com o tamanho dos cabelos das múmias!

roteiro Peru

Outra coisa que observou com muita atenção foram os ossos espalhados pelos caminhos dentro do cemitério, reflexos dos inúmeros saques aos túmulos que ocorriam antes que a área fosse preservada. Ainda há muitos vestígios dos saqueadores por lá.

Está aí, Henrique gostar desse passeio foi uma grande surpresa durante a viagem!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Saindo do cemitério, fomos, finalmente, fazer o sobrevoo das Linhas de Nazca. E, para este passeio, ele estava “ultra-mega-super-híper-ansioso”! Só falava nisso há dias, já tinha pesquisado na internet, falava do Macaco, do Astronauta, do Beija-flor, do Condor… já estava íntimo das figuras. Mas, ao chegar ao aeroporto de Nazca, o tempo estava bem fechado, havia uma neblina baixa e havia a possibilidade de cancelarem o nosso voo.

Nem preciso dizer como o Henrique ficou arrasado, não é? Ele estava tão cheio de expectativas!

Mas ali em Nazca é assim: os voos só acontecem se houver condições favoráveis. Caso contrário, os voos são cancelados e os turistas perdem o passeio.

Só que nós demos muita sorte! De repente, a neblina começou a subir e o céu ficou azulzinho, de uma hora para outra. As empresas que fazem os sobrevoos começaram a se organizar para começar o dia de trabalho… e nós, para começar mais essa aventura!

Olha a cara de euforia do Henrique!

linhas de Nazca

Deixei uma máquina fotográfica na mão dele durante toda a viagem, para ver o que ia sair… com a máquina na mão, por iniciativa própria, ele fez uma filmagem do sobrevoo, e foi narrando tudo o que via pela janelinha do avião. Achei aquilo o máximo! Depois, resolveu parar de filmar e começar a fotografar as linhas. As fotos não ficaram tão boas, mas a filmagem ficou excelente… e, ainda por cima, com a voz dele narrando, emocionado, todo o sobrevoo! Coisas que coração de mãe guarda para sempre!

o que ver no Peru

o que visitar no Peru

Peru dicas

Mas o sobrevoo das Linhas de Nazca, na minha opinião, só deve ser feito com crianças que não têm medo de altura ou de avião. Os aviões que fazem o passeio são bem pequeninhos e balançam muito quando estão no ar. Além disso, há também o problema dos enjoos. Nas duas vezes que fiz o passeio, tomei um comprimido para evitar esse problema. E também dei um remédio para enjoo ao Henrique, que peguei com a pediatra dele antes de viajar. Resumo da ópera: eu enjoei (como sempre! De novo, de novo e de novo!) mesmo tendo tomado o comprimido, e o Henrique passou bem durante todo o passeio, e ainda riu da minha cara… melhor assim!

o que fazer no Peru

viagem Peru

Mesmo enjoando, digo a vocês, leitores, que volto para fazer o passeio pela terceira, quarta, quinta vez… e levo meu moleque comigo, se tiver novamente a oportunidade. Nazca vale a pena!

Saindo de lá, pegamos novamente um ônibus e partimos para nosso próximo destino: Arequipa. Mas este é assunto para o próximo post.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

5 COMENTÁRIOS

  1. oi. estou com vontade de fazer esse passeio e queria saber qual a empresa que você contratou. foi lá em nazca que você contratou ela? e vale a pena dormir por lá ou fazer bate e volta de paracas? qual o hotel que você recomenda?

  2. oi! muito bom seu relato da viagem ao peru. Estou indo em e ainda tenho muitas duvidas do roteiro. Vcs fizeram tudo com guia/ excursao ou foi por conta propria. essa e minha maior duvida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here