Santuário do Caraça: belezas naturais, arte e história em um só lugar

Conhecido como um centro de espiritualidade, de cultura e educação, de conservação e preservação ambiental, o Santuário do Caraça é realmente um lugar que vale a pena conhecer e que agrada pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos.

Situado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, ele possui uma área gigantesca de 11.233 hectares, com muita vegetação nativa, rios e montanhas.

Além de ser uma instituição católica, da família Vicentina, é também uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, além de ser considerada uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

Diante de tantos adjetivos, o Parque Natural do Santuário do Caraça dispensa comentários: é um lugar para se sentir, mais do que simplesmente ler sobre ele.

Mas, vamos à minha experiência neste local mágico!

Santuário Caraça

Santuário do Caraça

Um belíssimo e imenso casarão localizado dentro do parque funciona como hotel desde 1968, atraindo visitantes de todas as regiões do país. O hotel possui 42 aposentos e trabalha em regime de pensão completa.

Parque Natural do Caraça

O Santuário do Caraça é um destino certo para os amantes de ecoturismo, pois possui inúmeras trilhas para caminhadas ecológicas, trekking, riachos, mirantes e várias cachoeiras incríveis com a sua típica água avermelhada devido aos minerais da região.

Além disso, sua fauna é composta por diversos animais de diferentes espécies, desde anta, cachorro do mato, lobo guará, macaco Sauá etc.

Santuário do Caraça

Infelizmente, na ocasião que estive no parque o lobo guará não apareceu à noite para comer a carne deixada na bandeja pelos padres (um costume que teve início ainda no começo dos anos 1980). Mas, por sorte, ao invés do lobo apareceu uma anta e eu pude observá-la a apenas alguns poucos metros de distância.

Parque Nacional Caraça

Durante 150 anos, um colégio e um seminário formaram ali (onde hoje é o hotel e museu) grandes homens para a igreja. Três padres residem no local atualmente, preservando sua história não somente na arquitetura, mas também nos móveis de época que compõem o belo lugar.

Há duas opções de visitas ao Parque Natural do Caraça: pode-se visitá-lo mediante uma taxa de visitação ou se hospedar no hotel. Neste caso, a taxa de visitação já esta incluída na diária.

Caraça: como chegar

Hospedar-se no Santuário do Caraça é a melhor opção, pois o visitante possui mais flexibilidade para fazer os passeios no local sem se preocupar com o término do horário de visitação do parque, que se encerra às 17h. Além disso, os valores não são caros, o que compensa a comodidade de já se estar lá dentro.

Vale destacar também a beleza do jardim e o museu localizados juntos ao hotel, que apesar de seus imensos vidros escurecidos, não destoa da arquitetura do lugar.

Como chegar Caraça

É um passeio que realmente vale a pena. Em uma ocasião, um funcionário me disse que para conhecer bem as belezas naturais do parque são necessários mais de 10 dias de permanência, tamanha a grandiosidade do Caraça.

E eu acredito que seja verdade!

História, cultura, natureza e arte se reúnem neste local, tornando-o o Caraça um lugar único.

Parque Natural do Santuário do Caraça

Informações úteis:

  • Taxa de visitação: R$ 10,00
  • Diária do hotel: A partir de R$ 122,00 por pessoa em quarto triplo com wc compartilhado e pensão completa.
  • Horário de visitação para não hóspedes: 8h as 17h.
  • Como chegar: Caso não esteja de carro, a melhor forma é pegar um ônibus da viação Pássaro Verde, desembarcar em Santa Bárbara e pegar um táxi até o local.
  • Site: http://www.santuariodocaraca.com.br

Parque nacional do Caraça

Este texto foi escrito por André Araújo, Consultor de Turismo, natural do Rio de Janeiro, que tem passagens pela África, Europa e América do Sul/Norte. [Fotos do autor]

“Viajar para mim é mais do que um lazer, é um aprendizado.”

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here