Santuário do Caraça: belezas naturais, arte e história em um só lugar

Conhecido como um centro de espiritualidade, de cultura e educação, de conservação e preservação ambiental, o Santuário do Caraça é realmente um lugar que vale a pena conhecer e que agrada pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos.

Situado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, ele possui uma área gigantesca de 11.233 hectares, com muita vegetação nativa, rios e montanhas.

Além de ser uma instituição católica, da família Vicentina, é também uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, além de ser considerada uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

Diante de tantos adjetivos, o Parque Natural do Santuário do Caraça dispensa comentários: é um lugar para se sentir, mais do que simplesmente ler sobre ele.

Mas, vamos à minha experiência neste local mágico!

Importante => Seguro viagem nacional (precisa fazer?)

Santuário Caraça

Santuário do Caraça

Um belíssimo e imenso casarão localizado dentro do parque funciona como hotel desde 1968, atraindo visitantes de todas as regiões do país. O hotel possui 42 aposentos e trabalha em regime de pensão completa.

Parque Natural do Caraça

O Santuário do Caraça é um destino certo para os amantes de ecoturismo, pois possui inúmeras trilhas para caminhadas ecológicas, trekking, riachos, mirantes e várias cachoeiras incríveis com a sua típica água avermelhada devido aos minerais da região.

Além disso, sua fauna é composta por diversos animais de diferentes espécies, desde anta, cachorro do mato, lobo guará, macaco Sauá etc.

Santuário do Caraça

Infelizmente, na ocasião que estive no parque o lobo guará não apareceu à noite para comer a carne deixada na bandeja pelos padres (um costume que teve início ainda no começo dos anos 1980). Mas, por sorte, ao invés do lobo apareceu uma anta e eu pude observá-la a apenas alguns poucos metros de distância.

Parque Nacional Caraça

Durante 150 anos, um colégio e um seminário formaram ali (onde hoje é o hotel e museu) grandes homens para a igreja. Três padres residem no local atualmente, preservando sua história não somente na arquitetura, mas também nos móveis de época que compõem o belo lugar.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Há duas opções de visitas ao Parque Natural do Caraça: pode-se visitá-lo mediante uma taxa de visitação ou se hospedar no hotel. Neste caso, a taxa de visitação já esta incluída na diária.

Caraça: como chegar

Hospedar-se no Santuário do Caraça é a melhor opção, pois o visitante possui mais flexibilidade para fazer os passeios no local sem se preocupar com o término do horário de visitação do parque, que se encerra às 17h. Além disso, os valores não são caros, o que compensa a comodidade de já se estar lá dentro.

Vale destacar também a beleza do jardim e o museu localizados juntos ao hotel, que apesar de seus imensos vidros escurecidos, não destoa da arquitetura do lugar.

Como chegar Caraça

É um passeio que realmente vale a pena. Em uma ocasião, um funcionário me disse que para conhecer bem as belezas naturais do parque são necessários mais de 10 dias de permanência, tamanha a grandiosidade do Caraça.

E eu acredito que seja verdade!

História, cultura, natureza e arte se reúnem neste local, tornando-o o Caraça um lugar único.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Parque Natural do Santuário do Caraça

Informações úteis:

  • Taxa de visitação: R$ 10,00
  • Diária do hotel: A partir de R$ 122,00 por pessoa em quarto triplo com wc compartilhado e pensão completa.
  • Horário de visitação para não hóspedes: 8h as 17h.
  • Como chegar: Caso não esteja de carro, a melhor forma é pegar um ônibus da viação Pássaro Verde, desembarcar em Santa Bárbara e pegar um táxi até o local.
  • Site: http://www.santuariodocaraca.com.br

Parque nacional do Caraça

Este texto foi escrito por André Araújo, Consultor de Turismo, natural do Rio de Janeiro, que tem passagens pela África, Europa e América do Sul/Norte. [Fotos do autor]

“Viajar para mim é mais do que um lazer, é um aprendizado.”

Deixe um comentário