O Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruano, é composto por vários rios que descem por pequenos vales, sendo o mais importante o Urubamba, possui diversos monumentos arqueológicos e povoados indígenas.
Os incas escolheram esta localização para viver devido às suas qualidades geográficas e climáticas, pois é um lugar tão bom para a agricultura, que ainda hoje produz o melhor grão de milho do Peru, além de várias espécies de batatas.
Compõem o Vale Sagrado os seguintes lugares: Sacsayhuaman, Kenko, Tambomachay, Pisac, Maras, Hatun Machay, Ollantaytambo, Chinchero, Urubamba. Pode-se ter acesso a ele a partir da cidade de Cusco.
Dentre esses lugares, o passeio mais espetacular e imperdível, na minha opinião, é uma visita à Ollantaytambo.
Ollanta, como é conhecida pelos turistas, é incrível! Lugar fantástico, impregnado de história e com uma atmosfera mágica, mística… E lindo! Para cada canto que se olha, há uma curiosidade, uma história. Impressionante ver de perto todo aquele monumento, e saber que tudo aquilo foi construído apenas com encaixes de pedras, através de longas caminhadas, e tudo pelas mãos do povo Inca.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Ollantaytambo está localizado na província de Urubamba, aproximadamente a 89 quilômetros da cidade de Cusco, com uma altitude de 2.792 metros acima do nível do mar. É considerado um dos maiores complexos arquitetônicos do Peru.
Esta cidade constituiu um complexo religioso, urbano, astronomico e agrícola, e a sua entrada é feita pela porta chamada Punku-punku.
Trata-se de um grande complexos arquitetônicos, por isso, é chamado de “Fortaleza”. Possui enormes muros e foi na realidade uma cidade-alojamento, com uma localização estratégica para dominar o Vale Sagrado Inca. Dentre os destaques de Ollantaytambo está o Templo do Sol.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!O historiador peruano Víctor Angles explica que a origem do nome de Ollantaytambo vem do fim do século XVIII, quando encenou-se um drama Inca, cujo protagonista era o General Ollanta, e o lugar onde se desenvolveram as ações foi o Tambo, e desde então o local ficou conhecido como Ollantaytambo.
Numa montanha em frente ao complexo há uma formação rochosa semelhante a um rosto humano, lembrando um rei com barbas. Dizem que tal formação apareceu após um terremoto. Ao lado dela há um silo, que por sua localização, independente da época do ano, é sempre um lugar fresco, conservando melhor os alimentos ali armazenados.
Ollantaytambo fica próximo a Cusco, onde normalmente se hospedam os turistas. Existem passeios que saem da cidade de Cusco e que dão a volta por vários sítios arqueológicos, antes de chegar lá. Esse passeio é chamado de tour pelo Vale Sagrado.
No vilarejo há pequenas lojas de artesanato e mercados com água e comida. Na estação ferroviária que passa por ali, há saída diária de trens para Águas Calientes, de onde se acessa Machu Picchu. O trajeto é feito em cerca de 1 hora e 30 minutos.
O valor do passeio para Ollantaytambo é em média 70 soles, ou seja, aproximadamente uns 50 reais. Vale a pena! Certamente você terá uma bela aula de história, apreciando uma bela e enigmática paisagem!!!
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Boa noite,
Vou em outubro para o Peru. Programei de fazer a visita ao vale sagrado e no final do passeio pegar o trem para aguas calientes. Que horário termina esse passeio em Ollanta? Ainda não comprei os tickets do trem por não estar certa dos horários.
Estou ansiosa por esse passeio ao Vale sagrado e não queria sair correndo para pegar o trem.
Obrigada.
Tatiana
Você terá que conferir com a agência do tour, pois podem ter variações, mas em geral, termina do meio para o fim de tarde. Boa viagem!
Olá,
Vamos para o Peru em novembro e queremos fazer esse passeio também. Como faz para ir de Cusco para o Vale? Você recomendaria alguma empresa de ônibus ou tem alguma outra opção?
Oi Daphne! O Vale Sagrado é enorme com vários lugares para visitar. O idela é você pegar um tour, que dá conta de tudo. Eu fiz com a http://www.ecotourcusco.com/ por mais de uma vez e acho ótimo. Boa viagem!
Obrigada, querida! Amei aquele lugar e escrever sobre ele foi quase estar lá novamente, em tão pouco tempo, rs. Obrigada, Ana!!! 🙂
Adorei, Bianca! Excelente texto!!!