Por: Bianca Roriz - Atualizado em 05/03/2018

O Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruano, é composto por vários rios que descem por pequenos vales, sendo o mais importante o Urubamba, possui diversos monumentos arqueológicos e povoados indígenas.

Os incas escolheram esta localização para viver devido às suas qualidades geográficas e climáticas, pois é um lugar tão bom para a agricultura, que ainda hoje produz o melhor grão de milho do Peru, além de várias espécies de batatas.

Compõem o Vale Sagrado os seguintes lugares: Sacsayhuaman, Kenko, Tambomachay, Pisac, Maras, Hatun Machay, Ollantaytambo, Chinchero, Urubamba. Pode-se ter acesso a ele a partir da cidade de Cusco.

Roteiro Peru - Visitando Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas

Dentre esses lugares, o passeio mais espetacular e imperdível, na minha opinião, é uma visita à Ollantaytambo.

Vale Sagrado - Visitando Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas

Ollanta, como é conhecida pelos turistas, é incrível! Lugar fantástico, impregnado de história e com uma atmosfera mágica, mística… E lindo! Para cada canto que se olha, há uma curiosidade, uma história. Impressionante ver de perto todo aquele monumento, e saber que tudo aquilo foi construído apenas com encaixes de pedras, através de longas caminhadas, e tudo pelas mãos do povo Inca.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Ollantaytambo está localizado na província de Urubamba, aproximadamente a 89 quilômetros da cidade de Cusco, com uma altitude de 2.792 metros acima do nível do mar. É considerado um dos maiores complexos arquitetônicos do Peru.

Vale Sagrado dos Incas - Visitando Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas

Esta cidade constituiu um complexo religioso, urbano, astronomico e agrícola, e a sua entrada é feita pela porta chamada Punku-punku.

Trata-se de um grande complexos arquitetônicos, por isso, é chamado de “Fortaleza”. Possui enormes muros e foi na realidade uma cidade-alojamento, com uma localização estratégica para dominar o Vale Sagrado Inca. Dentre os destaques de Ollantaytambo está o Templo do Sol.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Visitando Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


O historiador peruano Víctor Angles explica que a origem do nome de Ollantaytambo vem do fim do século XVIII, quando encenou-se um drama Inca, cujo protagonista era o General Ollanta, e o lugar onde se desenvolveram as ações foi o Tambo, e desde então o local ficou conhecido como Ollantaytambo.

O que fazer no Peru - Visitando Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas

Numa montanha em frente ao complexo há uma formação rochosa semelhante a um rosto humano, lembrando um rei com barbas. Dizem que tal formação apareceu após um terremoto. Ao lado dela há um silo, que por sua localização, independente da época do ano, é sempre um lugar fresco, conservando melhor os alimentos ali armazenados.

1062058 3232246780547 1093881142 n - Visitando Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas

Ollantaytambo fica próximo a Cusco, onde normalmente se hospedam os turistas. Existem passeios que saem da cidade de Cusco e que dão a volta por vários sítios arqueológicos, antes de chegar lá. Esse passeio é chamado de tour pelo Vale Sagrado.

No vilarejo há pequenas lojas de artesanato e mercados com água e comida. Na estação ferroviária que passa por ali, há saída diária de trens para Águas Calientes, de onde se acessa Machu Picchu. O trajeto é feito em cerca de 1 hora e 30 minutos.

O que visitar em Cusco - Visitando Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas

O valor do passeio para Ollantaytambo é em média 70 soles, ou seja, aproximadamente uns 50 reais. Vale a pena! Certamente você terá uma bela aula de história, apreciando uma bela e enigmática paisagem!!!

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Bianca Roriz
Bianca Roriz Nacif é atriz e professora de Arte, formada pela Uni-Rio. Moradora de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, adora viajar pelo mundo, fotografar e conhecer novos povos e diversas culturas. Companheira da Turista Profissional há bastante tempo e em várias aventuras, escreve no blog como colaboradora desde 2013.
    6 Comentários
    1. Boa noite,
      Vou em outubro para o Peru. Programei de fazer a visita ao vale sagrado e no final do passeio pegar o trem para aguas calientes. Que horário termina esse passeio em Ollanta? Ainda não comprei os tickets do trem por não estar certa dos horários.
      Estou ansiosa por esse passeio ao Vale sagrado e não queria sair correndo para pegar o trem.

      Obrigada.
      Tatiana

      1. Você terá que conferir com a agência do tour, pois podem ter variações, mas em geral, termina do meio para o fim de tarde. Boa viagem!

    2. Olá,
      Vamos para o Peru em novembro e queremos fazer esse passeio também. Como faz para ir de Cusco para o Vale? Você recomendaria alguma empresa de ônibus ou tem alguma outra opção?

    3. Obrigada, querida! Amei aquele lugar e escrever sobre ele foi quase estar lá novamente, em tão pouco tempo, rs. Obrigada, Ana!!! 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *