“O Seguro Viagem para Europa é obrigatório?” é uma pergunta que sempre recebemos, pois essa é uma das primeira preocupações das pessoas que começam a organizar uma viagem.
Muita gente não sabe ou acha que é papo furado de vendedor, mas o fato é que um seguro viagem para Europa é obrigatório sim, pelo menos na grande maioria de seus países, como iremos explicar.
Outros até sabem disso, mas dizem que não conhecem ninguém para quem ele tenha sido pedido.
De fato, a imigração pouco pede para ver a sua apólice, é raro. Mas, se pedir e você não estiver com ela em mãos para mostrar, poderá ter sérios problemas e até voltar para casa dali mesmo. Vai querer arriscar?
E existem outras questões que a gente tem que pensar e analisar na hora de fazer o seu seguro. Claro que é uma daquelas coisas que a gente compra, mas reza para não usar; porém, se imprevistos acontecerem, ele vai estar lá para cumprir sua função.
Nós sabemos que tem muita gente que não faz questão de fazer um seguro, mas é importante ficar ciente de que passar mal ou parar no hospital em outro país não é uma das coisas mais agradáveis e pode dar muita dor de cabeça, além de gastos que não estavam no orçamento.
Então, vamos conversar um pouco sobre seguro viagem Europa.
Faça aqui uma cotação do seu Seguro Viagem com até 20% de desconto
Aqui neste post nós vamos conversar sobre:
|
Seguro Viagem para a Europa é obrigatório?
Na minha opinião, o mais importante aqui não é nem o fato de ele ser obrigatório ou não, mas a real necessidade de viajar com um seguro.
Como mostramos, temos que ter em mente que durante as férias muita coisa coisa pode acontecer.
Mas, SIM, respondendo à pergunta, o seguro viagem para a Europa é obrigatório na maioria dos países do continente e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros.
Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen, mesmo os que não são da União Europeia, apenas do Tratado.
São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Atualmente, 4 países permanecem em fase de implementação: Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre.
Faça uma cotação do seu Seguro Viagem
Por que contratar um Seguro Viagem para a Europa?
Nós não queremos nem pensamos nisso, mas ninguém está livre de adoecer, ter um acidente, perder a bagagem, ter voos cancelados, entre mil outras possibilidades de problemas – e estar com um bom seguro viagem nessa hora pode ser de grande valia.
Ou seja: para que você não seja largado à própria sorte se algo acontecer durante sua viagem para a Europa, independente de quais países forem.
Se algo acontecer em questão de saúde – seja algo simples, como uma dor de dente, um desarranjo intestinal até algo mais complexo, como um osso quebrado – você não precisará se preocupar em gastar nada (imagina ter que gastar em euros!!), nem em ter que sair procurando hospitais, médicos e remédios.
É claro que a gente não quer que nada aconteça, mas as possibilidades existem e tudo será direcionado e pago pela própria seguradora.
Mas não é apenas isso, pois um seguro viagem também te cobre em imprevistos como atraso ou extravio de bagagem, perca de documentos, apoio jurídicos, entre outros imprevistos, sobre os quais falaremos mais adiante.
Como funciona o sistema de saúde na Europa?
Essa é uma pergunta super importante, porque tem a ver diretamente com o Seguro Viagem Europa.
Mas, não é possível falar em “sistema de saúde na Europa” de uma forma única, porque cada país tem o seu sistema diferenciado.
Para um cidadão europeu, isso não é um grande problema, porque ele tem os mesmos direitos de cidadão em qualquer país que faça parte da União Europeia.
Mas, para um turista, isso pode fazer bastante diferença. Você pode estar em um país que tenha sistema público universal e depois estar em outro que não tenha. E, mesmo que tenha sistema público, este sistema ser pago.
Portanto, independente de como for o sistema de saúde em um ou outro país europeu, é importante que você esteja coberto por um seguro viagem.
Até porque, como mostraremos mais adiante, um seguro viagem para a Europa não cobre somente aspectos de saúde, mas em muitas outras questões.
Como funciona o seguro viagem para Europa: como acionar?
Para utilizar o seu seguro viagem na Europa é muito simples, basta seguir os passos abaixo.
Caso você precise acionar o seguro viagem, tenha em mãos o número da apólice do seguro que você contratou e o número de contato da seguradora.
Na sua apólice tem esses contatos, mas, se preferir, mantenha com você em um papel ou no celular, em um lugar fácil de acessar.
A assistência é 24 horas, todos os dias, obrigatoriamente, pois, segundo a resolução 315/2014 da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, a qual regulamenta os serviços oferecidos pelas seguradoras:
Art. 7º, § 1º No caso de que trata o caput, a sociedade seguradora deverá manter telefone gratuito de assistência ao segurado, disponível 24 (vinte e quatro) horas e com atendimento em português, o qual deverá constar, em destaque, na apólice, certificado individual ou bilhete, conforme o caso.
Desta forma, as seguradoras aceitam chamadas gratuitas e fazem atendimento em português, independentemente de onde você estiver fazendo a ligação.
Assim que você ligar, você receberá ao telefone todas as informações e todo o suporte necessário na resolução do problema.
A orientação varia de acordo com a empresa de seguro. Pode ser que eles te encaminhem para um hospital ou clínica já conveniada ou que a orientação seja você ir ao médico que preferir, efetuar o pagamento para depois eles te reembolsarem.
Ou, ainda, um médico pode ser enviado até você, no seu hotel ou onde estiver. Em nossas muitas viagens já tivemos experiências com essas três opções de atendimentos e, no fim, tudo deu certo.
É importante ler o contrato com atenção e prestar atenção aos prazos.
Há algumas regras que variam de empresa para empresa como, por exemplo, tempo máximo que o cliente pode pedir reembolso (se perder, já era) ou então a garantia de cobertura somente se o contato for feito com eles primeiro (ou seja, se você for ao médico por conta própria, sem antes avisar ao seguro, eles não se responsabilizam). Então, verifique esses detalhes.
Procure guardar todos os documentos do hospital, recibos e protocolos de ligação para caso haja algum problema ou precise pedir o reembolso.
Como você pode ver, é MUITO mais tranquilo viajar com uma seguradora a postos para nos ajudar, a qualquer hora, em qualquer situação.
> GANHE 15% DE DESCONTO NO SEU SEGURO COM O NOSSO CUPOM: TURISTAPRO15
A nossa Experiência com Seguro Viagem
Conosco já aconteceram algumas situações…
Nós, como turistas “profissionais”, NUNCA viajamos sem um bom seguro viagem, nem mesmo para viagens dentro do Brasil.
E, sim, já precisamos usar algumas vezes. Graças a Deus, nada grave, mas casos que poderiam ser muito mais complicados se nós não estivéssemos assegurados e garantidos por uma empresa para nos ajudar.
Mala extraviada
Uma vez, no auge do inverno europeu, ao desembarcar no Porto, percebemos que a nossa bagagem não chegou ao nosso destino!
Mas, como tínhamos um bom seguro viagem, logo o acionamos e ele de cara nos deu uma verba para comprar itens emergenciais de que precisássemos (peças de roupas, itens de higiene…).
Além disso, eles também ficaram monitorando junto à companhia aérea a localização das nossas malas. Elas demoraram 4 dias para chegar, mas, por conta do seguro, não precisamos ficar nos aborrecendo com isso.
Todos os dias eles nos ligavam para nos informar como as coisas estavam. E, se de fato as malas não chegassem, ainda receberíamos uma boa grana pela perda total.
Mas as situações médicas são as que mais preocupam, claro!
Questões médicas
Já tivemos também o episódio de precisar de um atendimento e, tudo, desde o médico até os exames e os remédios foram cobertos pelo seguro.
Numa certa ocasião, o filho de uma amiga que estava conosco passou mal e mandaram o médico atendê-lo no hotel.
O médico chegou rapidamente, fez alguns procedimentos para verificar o que era e uns remédios, que depois o próprio seguro cobriu.
E em uma das viagens para a Europa, em janeiro de 2020, a Ana Catarina teve fortes dores na região renal.
Nós estávamos em Sevilha e ligamos para o seguro viagem às 2 horas da manhã e fomos prontamente atendidos! E o melhor: em português.
Eles foram super atenciosos e deram a opção de sermos atendidos no nosso hotel (enviariam um médico lá) ou em uma clínica. Como era de madrugada, optamos por tomar um remédio e esperar um pouco até amanhecer e irmos para uma clínica.
O atendente nos explicou tudo o que poderíamos fazer e fez o protocolo, dizendo que bastava dar aquele número na recepção que toda a conversa já estaria ali, com tudo explicado, não tendo que falar tudo de novo.
E foi o que fizemos, às 6 horas da manhã ligamos de novo, demos o protocolo e o atendente nos deu todas as orientações: nome da clínica, endereço e o que deveríamos falar lá na recepção. Optamos por ir para a clínica pois imaginamos que poderíamos ter que fazer exames adicionais.
Chegamos na clínica e eles já estavam avisados que nós iríamos para lá. Demos nossos nomes e, pronto: fomos atendidos pelo médico, ela fez os exames e saímos de lá com a receita.
Foi tudo muito simples e ágil.
Imagina se não estivéssemos com seguro? Não saberíamos nem por onde começar a procurar ajuda…
Cobertura do Seguro Viagem Europa
Se você olhar bem tudo o que um seguro viagem cobre, com certeza você vai perceber que não fazer um Seguro Viagem para a Europa será aquilo que nós chamamos popularmente de “economia porca”.
Afinal, o preço do seguro é muito, mas muito pequeno frente a todos os benefícios que ele oferece.
A cobertura do Seguro Viagem pode ser adaptada ao estilo de cada viagem e à realidade de cada viajante. Assim, antes de contratar o seguro ideal, é importante conhecer as atividades que pretende fazer, as necessidades pessoais dos viajantes e também o seu destino.
Vocês vão ver que, de forma geral, um seguro viagem abarca as seguintes coberturas:
- Despesa Médica e Hospitalar Total
- Despesa Médica e Hospitalar
- Assistência Médica por Enfermidade e ou Preexistente
- Assistência Médica para Prática de Esportes
- Assistência Médica para Gestante
- Assistência Odontológica
- Assistência Farmacêutica
- Cobertura para Covid-19
- Fisioterapia
- Regresso Sanitário
- Traslado de Corpo
- Traslado Médico
- Regresso de Menor Desacompanhado
- Hospedagem de Acompanhante e ou Familiar
- Convalescença em Hotel
- Retorno de Acompanhante
- Passagem Aérea Ida e Volta para Um Familiar
- Despesas Extraordinárias por Permanência Forçada
- Assistência na Localização da Bagagem
- Orientação em Caso de Perda de Documentos e Cartão de Crédito
- Transmissão de Mensagem Urgente
- Organização de Traslado para Consulta
- Assistência Emergencial Via Aplicativo
- Orientação para Transferência de Pagamento de Fiança Judicial
- Orientação e Direcionamento à Rede de Atendimento Médico
- Garantia de Viagem de Regresso
- Assistência Jurídica por Acidente de Trânsito
- Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito
- Cancelamento de Viagem
- Cancelamento de Viagem Total ou Plus Reason
- Interrupção de Viagem
- Danos à Mala
- Seguro de Bagagem Extraviada
- Atraso de Bagagem
- Seguro de Invalidez Permanente Por Acidente
- Seguro Por Morte Acidental
Tem muita coisa, não é?
Então, fazendo um Seguro Viagem Europa você está tranquilo quando ao seguro saúde e diversas outras coberturas.
Vale ressaltar que, se você tiver alguma característica diferente em sua viagem, deve pesquisar por um seguro que cubra despesas específicas.
Por exemplo, se você vai viajar grávida, deve saber que há regras especiais ao se fazer um seguro viagem para gestantes. Confira!
Da mesma forma, se você pretende praticar esportes considerados radicais ou de risco, deve contratar um Seguro Viagem Esportes Radicais.
E, mais um exemplo, se você pretende ir para estudos, deve contratar um Seguro Viagem para Estudantes em Intercâmbio.
Compre aqui o seu seguro viagem
Quanto custa um seguro viagem Europa obrigatório?
Quer saber quanto custa um seguro saúde viagem?
Veja bem, o valor de um Seguro Viagem Europa vai depender de alguns fatores, como por exemplo, a cotação do dólar, o tempo de viagem, a idade do viajante e quais coberturas estarão inclusas no seguro.
Os países que você vai visitar na Europa não faz diferença no valor do seu seguro.
Conforme já informado em tópicos anteriores, cada pessoa e cada viagem possuem diferentes realidades.
Mas, de qualquer forma, para se ter uma noção, veja na imagem abaixo uma simulação que eu fiz para um Seguro Viagem Europa para 10 dias de viagem:
Como você pode ver, um seguro viagem para 10 dias de viagem pela Europa tem um custo de apenas R$ 95 o que dá cerca de apenas R$ 10 por dia.
Desconto extra
Se quiser um desconto, nós temos!
Para ter direito ao desconto de 15%, basta utilizar o nosso cupom TURISTAPRO15 [mas todos os links deste post já estão com o desconto embutido].
Além disso, há ainda um desconto extra de 5% por pagar em boleto, transfreência bancária ou por PIX.
Bom, né?!
Se considerarmos todas as vantagens e coberturas que um Seguro Viagem Europa nos proporciona, este valor é irrisório perto do que poderíamos gastar caso acontecesse alguma coisa em viagem.
- Leia mais: Seguro Viagem Europa Barato (os mais contratados)
Faça aqui uma simulação do seu Seguro Viagem (com desconto!)
Qual o melhor Seguro Viagem Europa?
Sabemos que existem uma série de seguradoras que vendem seguros viagem, por exemplo:
- Assist Card
- ITA Travel
- Universal Assistance
- Intermac
- Affinity
- GTA
- Coris
- Assist Seguro Viagem
E, por sua vez, cada seguradora tem uma série de diferentes seguros.
Para descobrir qual o melhor seguro de viagem, é importante ter em mente que o melhor seguro viagem é aquele que se adapta à sua viagem e à sua realidade e atende todas as suas necessidades.
Então, tendo todos os detalhes de sua viagem, faça uma busca no comparador de seguros tendo em mente as características da sua viagem.
Todos os resultados que aparecerão serão compatíveis com usa viagem à Europa. Eles vêm em ordem de custo x benefício.
Veja abaixo, agora, o passo a passo de como contratar um seguro viagem.
Faça aqui uma simulação do seu Seguro Viagem (com desconto!)
Como contratar um Seguro Viagem para Europa
Vamos ver agora como fazer um seguro de viagem.
Como já dissemos acima, para te ajudar na busca do seu seguro viagem, sugerimos que você utilize um comparador de seguros, um site que reúne diversas seguradoras e faz a pesquisa em todas de uma só vez.
Assim, basta inserir os dados da sua viagem (destino e data) e comparar as sugestões oferecidas pelo site.
Você pode filtrar por:
- seguradora;
- ideal para renovação (para ampliar a estadia, por exemplo);
- cobertura Covid-19;
- menor preço ou
- melhor custo x benefício.
Como você verá, são as opções de empresas que cobrem a viagem, então, no comparador de seguros que utilizamos existe o recurso de “Comparar Planos” (botão azul abaixo do preço) , onde é possível escolher até 4 opções de seguro e analisar as diferenças de coberturas entre eles.
Verifique com cuidado o que cada seguro cobre ou não, pois às vezes você pode ficar tentado a economizar R$10 entre um e outro, mas a diferença de vantagens pode ser gigantesca. Nem sempre o mais barato é a melhor escolha.
Pronto, agora é só analisar com atenção e escolher o melhor seguro viagem Europa para você!
Uma observação: Preste atenção que alguns tipos de seguros trabalham com o sistema de franquia para uso das despesas médicas. Isso quer dizer que a cada uso de consulta, médico, hospital você terá que desembolsar em média US$ 100 (cem dólares) e eles cobrem o que for acima disso. Eu particularmente acho que não vale a pena. Portanto, esteja atenta/o a essa pegadinha.
Não se esqueça: para deixar ainda melhor o que já era bom: utilize o cupom TURISTAPRO5 e ganhe 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.
Se você quer um passo-a-passo completo de todo o processo de compra, visite o post Seguro viagem barato: como comprar.
Dicas extras para escolher o melhor seguro viagem Europa
Primeiro de tudo: é preciso saber o estilo da sua viagem. Se você pretende praticar esportes radicais ou fazer uma viagem mais de aventura, com trilhas etc, é interessante contratar um seguro viagem que inclua acidentes esportivos.
Claro que a sua intenção é que isso não ocorra, mas esportes de risco oferecem riscos… e é preciso estar prevenido.
Muitas empresas também trabalham com planos que cobrem extravios de bagagem, atrasos de voos e até assistência funerária, ampliando os serviços para além da questão de saúde.
É importante ficar atento, na hora de escolher o plano, se houver doenças preexistentes ou, no caso das mulheres, em caso de gravidez. O seguro não vai cobrir uma despesa médica de uma doença que você já tenha antes de viajar se ela não estiver incluída no plano contratado, assim como a gestação.
Atente-se também ao valor máximo coberto pelo plano. Uma dica para escolher um bom plano de seguro viagem Europa é evitar os de cobertura menor que U$35 mil.
>> CLIQUE AQUI para pesquisar seu Seguro Viagem <<
Aperta o PLAY e veja como é fácil:
Resumo de dúvidas sobre seguro viagem para a Europa:
O valor mínimo de seguro exigido pela União Europeia é de 30 mil euros, conforme você pode ver aqui.
Nós indicamos fortemente você a utilizar um comparador de seguros, que fará a busca em diversas seguradoras ao mesmo tempo e te indicará o de melhor custo-benefício.
A Europa não exige um tipo de seguro específico, mas sim estipula o valor de cobertura, que tem que ser igual ou maior que 30 mil euros.
Sim, o seguro viagem Europa é obrigatório, conforme esta explicação.
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
É verdade que para ir para Europa é necessário Seguro Covid?
É preciso o seguro viagem, mas atualmente é bom que ele tenha o item Covid também.