Grafite em Portugal: conheça a arte urbana lusitana

Museus, arquitetura, obras medievais e azulejos portugueses, provavelmente é isso o que se pensa quando o assunto é arte em Portugal.

Porém, outro tipo de arte, muito característica de grandes centros urbanos, se destaca no país do Vinho do Porto e outras ‘marcas’ famosas. É a street art – arte urbana ou, como é mais conhecido, o grafite, junto com outras técnicas similares.

Confira aqui um roteiro artístico que vai te levar aos principais pontos de grafite em Portugal, que estão localizados, em sua maioria, na região central do país.

O centro de Portugal, aliás, é onde se encontram alguns dos destinos lusitanos mais populares, como Coimbra, Fátima, Nazaré, entre outros. São inúmeros patrimônios da UNESCO, praias lindas, vilas históricas, vinhos e rica gastronomia. Pra você se situar melhor, o centro de Portugal fica a 200 km de Lisboa.

E lá também encontramos, além de tudo o que já conhecemos, essa arte em ascensão.

=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)

Grafite em Portugal

As cidades de Portugal com destaque para as obras de arte urbana são:

Leiria

Há apenas uma hora e meia de Lisboa, na cidade de Leiria, encontramos a obra prima de Eça de Queiroz, O Crime do Padre Amaro, representada em 13 murais de grafite desenhados por Sílvia Patrício. Aos sábados ocorre uma visita guiada aos murais, o que nos faz conhecer a história em detalhes.

Grafite em Portugal

Figueira da Foz

Mais ao norte, o mural “Herança Viva”, de Add Fuel, tem características bem lusitanas mesmo, consegue imaginar por quê?

São feitos de azulejos portugueses!

grafite em portugal

Um grafite um pouco diferente, mas ainda assim, arte urbana. O mural fica na cidade de Figueira da Foz e lá também tem outros grafites de artistas como Pantónio, Mário Belém, Daniel Eime e Kruella d’Enfer.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Aveiro

Perto de Figueira Foz, a cerca de 40 minutos, fica a região de Aveiro. A arte urbana de lá é de uma técnica um pouco diferente: ao invés de pintura nos muros, o artista Vhils esculpe as paredes, formando texturas e relevos que se transformam em um dos locais mais famosos de grafite em Portugal. Logo na saída da Ferroviária da cidade é possível encontrar um.

Grafite em Portugal

Estarreja

Estarreja é vizinha de Aveiro e é um vilarejo onde o lixo virou arte. Um dos artistas que mais chama atenção na vila é Bordallo II, que faz muitas obras representando os animais, todas com materiais descartados.

É lá que ocorre o festival Estarreja Arte Urbana – o famosos ESTAU – que aproxima as pessoas da arte, através de pinturas murais, instalações, workshops, filmes, conferências, visitas guiadas e performances, com a participação de dezenas de artistas de diversos lugares do mundo.

dicas de Portugal

Viseu

Seguindo viagem, a menos de uma hora de Estarreja, o destino é Viseu. A cidade tem várias obras de diversos artistas, que foram convidados pela prefeitura para deixar sua marca na região. Nomes como AKA Corleone, BASIK e, novamente, Kruella d’Enfer (a artista de Figueira Foz).

arte urbana portugal

Covilhã

Um evento chamado Wool Festival, que ocorre anualmente em Covilhã, é um dos responsáveis por fazer a cidade ser o centro do grafite em Portugal. O festival atrai muitos turistas e, entre as atividades, tem a visita guiada entre os murais. Os desenhos ganham vida nos prédios e grandes muros da cidade, nas mãos de artistas como Bosoletti, Doa Oa e Third.

Gostou?! Quando você for pra Portugal e passar por uma dessas cidades, observe os muros e procure por essas obras de arte!

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

* Fotos: divulgação Centro de Portugal

? Continue sua viagem para Portugal aqui:

Deixe um comentário