20 atrações grátis em Madri

Embora Madri não seja dos destinos mais caros da Europa, sempre é bom poder economizar alguns euros durante uma viagem, não é?! Por isso, preparamos esta pequena lista com algumas atrações grátis em Madri.

Assim, quem sabe sobra um dinheirinho para investir num jantar legal, num show de flamenco ou até mesmo para gastar em algumas comprinhas extras.

A cidade é cheia de atrações legais, que vão de grandes museus até lindas praças e jardins. Algumas atrações são gratuitas sempre, outras têm um dia ou horário para você visitar de graça; por isso, fique de olho nesses detalhes na hora de organizar o seu roteiro em Madri.

Vamos dividir as dicas nestes dois grupos: atrações que são grátis de fato e atrações que têm um dia ou horário específico em que você pode entrar de graça.

Atrações grátis em Madri o ano todo

Catedral de la Almudena

Construída onde antigamente foi erguida a primeira mesquita de Madri, ela foi também a primeira igreja a ser consagrada por um Papa fora de Roma. Apesar de ser grátis, costuma-se deixar um donativo de 1 euro – de praxe, mas não obrigatário.

  • Endereço: Calle Bailén 10
  • Como chegar: Estação Opera do metrô

o que fazer em Madri

Puerta de Alcalá

Um dos cartões postais de Madri, a Puerta de Alcalá foi construída em 1778 toda em granito pelo arquiteto Francisco Sabatini. A Puerta tem esse nome justamente por se encontrar na “porta” da cidade, em El Retiro.

  • Endereço: Calle Alcalá, Plaza de la Independencia
  • Como chegar: Estação Retiro do metrô

o que ver em madri

Parque do Retiro

O Parque de El Retiro é uma das maiores áreas verdes de Madri, construído em 1630, cheio de lagos, esculturas, fontes e com destaque para o Palácio de Cristal. Inicialmente pertencia à realeza, mas em 1868 passou a ser usado por todos.

  • Endereço: Plaza de la Independência
  • Como chegar: Estação Retiro do metrô

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Plaza de Cibeles

Famosa pela sua bela Fonte de Cibeles e o prédio da prefeitura, esta praça é uma das mais bonitas de Madri.

  • Como chegar: Estação Banco de España do metrô

dicas de viagem para Madri

Plaza Mayor

Possivelmente um dos lugares mais fotografados da cidade, um símbolo de Madri. Ela já foi palco de inúmeros acontecimentos, que vão desde festivais, casamentos, touradas, julgamentos da Inquisição e até execuções, que eram bastante comuns nas praças públicas séculos atrás. Hoje é possível sentar em um de seus diversos restaurantes e observar o vai e vem das pessoas.

  • Como chegar: Estação Sol do metrô

atrações grátis em Madri

Plaza de La Puerta del Sol

Eis o ‘Marco Zero’ de Madri e ponto de partida de muitas rodovias espanholas. Ela foi no passado uma das “portas” da cidade, quando esta ainda era amuralhada.

  • Como chegar: Estação Sol do metrô

Pesquise aqui opções de hospedagem em Madri

El Rastro

Trata-se de um dos maiores “mercados de pulgas” de toda a Europa. Ele fica no bairro La Latina e acontece todos os domingos pela manhã. Para quem gosta de antiguidades e cacarecos, cuidado para não enlouquecer, 😉

  • Como chegar: Estação La Latina ou Embajadores do metrô

Mercado de San Miguel

Para quem gosta de turismo gastronômico, não pode deixar de conferir as mais de 30 bancas do mercado de San Miguel, que existe desde os tempos medievais, e provar os famosos tapas.

  • Endereço: Plaza de San Miguel, s/n
  • Como chegar: Estação Opera do metrô

dicas de madri

Museu de História de Madri 

Como o nome já indica, ele nos apresenta a história da cidade, desde a pré-história até o século XIX, através de maquetes, desenhos, pinturas e muito mais.

  • Endereço: Calle Fuencarral, 78
  • Como chegar: Estação Tribunal  do metrô

Templo de Debod

Trata-se de um verdadeiro templo egípcio em plena cidade de Madri, com mais de 2.220 anos. Ele foi doado à Espanha pelo governo egípcio e levou 2 anos para ele ser levado e remontado em seu local atual, onde está desde 1972. O ideal é visitá-lo ao pôr do sol, pois poderá admirar o seu reflexo no grande espelho d’água que o cerca.

  • Como chegar: Estação Plaza de España  do metrô

o que vistar em madri templo debod - 20 atrações grátis em Madri

Casa de Campo

Este é o maior parque da cidade e conta com o Jardim Zoológico e um teleférico, perfeito para quem viaja com crianças.
  • Endereço: Paseo Puerta del Angel, 1
  • Como chegar: Estação Casa de Campo do metrô

Estação Atocha

A principal estação de trem de Madri tem uma arquitetura muito bonita, além de jardins internos. Então, mesmo que não vá pegar nenhum transporte lá, vale a pena dar um pulinho e conferir.

  • Endereço: Plaza Emperador Carlos V
  • Como chegar: Estação Atocha do metrô

trem Madrid

Compre aqui passeios de um dia e ingressos de atrações em Madri

Ermita de San Antonio de la Florida

É nesta igreja que está enterrado o pintor espanhol Francisco de Goya. Vale a pena ir visitar os afrescos em seu interior, todos pintados por ele.
  • Endereço: Glorieta de San Antonio de la Florida 1
  • Como chegar: Estação Principe Pio do metrô

Mercado de San Anton

Fica no bairro Chueca, pointgay da cidade. Um ótimo lugar para curtir e beber um bom vinho ou chopp, além claro, de se delicias com tapas.

  • Endereço:  Calle de Augusto Figueroa, 24
  • Como chegar: Estação Chueca do metrô

Campo del Moro

São mais de 20  hectares de jardins, em estilo inglês, com a presença de alguns animais, que pertence ao Palácio Real.

  • Endereço:  Paseo de la Virgen del Puerto, s/n
  • Como chegar: Estação Principe Pio ou Opera do metrô

Leia também: Seguro viagem para a Europa é obrigatório?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Atrações grátis em Madri em dias específicos

Palácio Real

O Palácio Real, apesar de ser a residência oficial dos reis, não tem  nenhum monarca mora lá de fato. O interessante da gratuidade aqui é que ela é válida de segunda a quinta-feira apenas para turistas ibero-americanos (logo, válido para brasileiros) ou membros da comunidade europeia, das 16h às 18h (de outubro a março) ou das 16h às 20h (de abril a setembro).

  • Endereço: Calle Bailén
  • Como chegar: Estação Opera do metrô

palácio real em madri

Museu do Prado

O museu mais importante do país está recheado de obras de arte super importantes. São mais de 17 mil obras, como o famoso quadro “As Meninas” de Velázquez e pinturas de Goya, Tiziano, Rubens, El Greco, Murillo, José de Ribera, Zurbarán, Rafael, Veronese e Tintoretto, entre outros.

  • Endereço: Calle Ruiz de Alarcón 23
  • Como chegar: Estações de metrô Banco de España ou Atocha
  • Gratuidade: de segunda a sábado das 18h às 20h

Museo de La Reina Sofia

É neste museu que se encontra o famoso quadro “Guernica” de Pablo Picasso, além de outras obras importantes do século XX, como algumas de Salvador Dali e Miró.

  • Endereço: Calle de Santa Isabel, 52
  • Como chegar: Estação Atocha do metrô
  • Gratuidade: de segunda a sábado, das 19h às 21h (fechado nas terças) e domingo, das 13h30 às 19h

Guernica de Picasso

Museu Thyssen-Bornemisza

O Museu Thyssen-Bornemisza abriga obras da família Thyssen-Bornemisza, considerada a mais importante coleção de arte privada da história, com destaque nos períodos renascentista, impressionista, expressionista e arte do século XX.

  • Endereço: Paseo del Prado, 8
  • Como chegar: Estações Banco de España ou Atocha
  • Gratuidade: Segunda-feira, das 12h às 16h

Real Academia de Belas Artes

O foco do acervo deste museu são obras de arte italiana, flamenca e, claro, espanhola, com destaques Goya, Murillo e Ribera.
  • Endereço: Calle Alcalá 13
  • Como chegar: Estação Sol do metrô
  • Gratuidade: toda quarta-feira e nos dias 08/05, 12/10 e 06/12

E aí, gostou das nossas dicas de economia com esta listinha de algumas das atrações grátis em Madri?! Boa viagem!

Fotos: acervo do blog e Shutterstock

✈ Continue sua viagem para Madri aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho pesquisado algumas coisas sobre Madrid (por incrível que pareça não conheço a cidade) e não sabia que que alguns dos museus são gratuitos no final do dia. Obrigado pela partilha. Beijinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here