Metrô de Madri: tudo o que você precisa saber para usá-lo

O metrô de Madri é um dos maiores do mundo e possui ótima reputação.

Ele é rápido, limpo, pontual, bem sinalizado e ainda alcança praticamente todo canto da cidade e municípios ao redor.

Há 12 linhas, identificadas por número e cor e mais o Metro Ligero (uma espécie de trem de superfície), com 3 linhas, permitindo uma gama de opções de se chegar ao destino desejado.

As linhas do metrô de Madri são:

  • 1 – azul claro: Pinar de Chamartín – Valdecarros
  • 2 – vermelha: Las Rosas – Cuatro Caminos
  • 3 – amarela: Villaverde Alto – Moncloa
  • 4 – marrom: Argüelles – Pinar de Chamartín
  • 5 – verde claro: Alameda de Osuna – Casa de Campo
  • 6 – cinza: Circular
  • 7 – laranja: Hospital del Henares – Pitis
  • 8 – rosa: Nuevos Ministerios – Aeropuerto T4
  • 9 – lilás: Mirasierra – Arganda del Rey
  • 10 – azul escuro: Hospital Infanta Sofía – Puerta del Sur
  • 11 – verde escuro: Plaza Elíptica – La Fortuna
  • 12 – cáqui: MetroSur

metrô de Madri

Funcionamento e acessibilidade

O horário de funcionamento do metro em Madri é das 6:30 da manhã até 1:30 da madrugada, todos os dias. Nas plataformas há painéis indicando quanto tempo falta para o trem chegar e os horários são pontuais.

Para comprar as passagens você pode utilizar as máquinas automáticas nas estações, mas caso não curta muito essas coisas de automatização e prefira um ser humano, é possível ir até as cabines também. São aceitos dinheiro, moedas e cartões. Fique atento nas máquinas: elas só devolvem troco em moedas. Ah, elas também tem opções de outras línguas, o que facilita muito pra quem não é muito bom em espanhol.

Todas as estações possuem elevador, mas se você realmente necessitar o uso, verifique se está funcionando naquela estação, pois pode acontecer do elevador estar quebrado, porém, de forma geral a acessibilidade é boa.

mapa de metrô de madriMapa com indicações das estações que tem acessibilidade

Tarifas do metrô de Madri

Há várias opções de tarifas de acordo com combinações de linhas, portanto, primeiro você tem que saber quantos dias pretende ficar na cidade, o quanto vai usar o transporte público e para onde vai. Assim fica mais fácil fazer os cálculos e economizar. Por exemplo, se for ficar só em Madrid mesmo, só vai utilizar a linha Metro Zona A e ML1. As demais linhas atentem outros municípios, então, se não pretende dar um rolê mais longe, nem se preocupe com elas.

metrô de MadridShutterstock

Pensando nisso, as opões de bilhetes mais fáceis e que melhor se encaixam na rotina dos turistas são:

Sencillo: válido para uma única viagem. Aqui o valor varia de acordo com a quantidade de estações que você percorrer. O valor mínimo é 1,50 euros e cobre 5 estações. Se você ultrapassar a quantidade, serão cobrados 0,10 euros por estação a mais, porém, o valor não passará dos 2,00 euros, que é o valor máximo.

10 Viajes: é um bilhete que pode ser usado até 10 vezes e por pessoas diferentes, ou seja, se estiver em grupo, você pode usá-lo com o grupo todo até esgotarem as passagens do bilhete. Ele é válido também para os ônibus e o valor é de 12,20 euros.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Aeropuerto: para entrar e sair do aeroporto de metrô é necessário pagar uma tarifa a mais. Se for só ir ou voltar, dá pra comprar o Sencillo com a “taxa” a mais do aeroporto, que sai no valor de 4,50 euros tudo. Ou então, caso já tenha o de 10 Viajes, acrescente o do aeroporto, por 3,00 euros.

Abono turístico: você escolhe o número de dias que gostaria que seu bilhete tenha validade e usa quantas vezes quiser nesse período, dentro da Zona A e ML1 (aquela turística que provavelmente é a única que vai usar, lembra?).O bilhete de 1 dia custa 8,40 euros, 2 dias fica 14,20, 3 dias é 18,40 e uma semana você paga 35,40. Esse bilhete é pessoal, ou seja, não dá pra fazer o mesmo esquema do de 10 viagens e rodar a catraca pro seu grupo de amigos inteiro com ele. O abono turístico até é uma opção interessante, mas só se você for usar o metrô muitas vezes ao dia.

dicas de Madrihttp://shutterstock.com

Aplicativo para celular

Permite consultar o mapa atualizado, a situação da rede e das linhas, os serviços de cada estação, a circulação dos trens em tempo real e ainda verificar o melhor trajeto para um destino específico.

Você pode baixar aqui: https://www.metromadrid.es/es/viaja_en_metro/APP/index.html

Plaza Mayor MadridPlaza Mayor

Atrações atendidas pelo metrô de Madri

Por ser um dos maiores do mundo, o metrô em Madri te leva para praticamente todas as atrações da cidade. Qualquer lugar que você quiser ir com certeza terá uma estação por perto.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO ATÉ DIA 15/07

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom FERIAS e ganhe mais 15%.


Aqui vão só alguns exemplos:

  • Plaza Mayor: estação Sol
  • Plaza de La Puerta del Sol: estação Sol
  • Plaza de Oriente: estação Opera
  • Museo del Prado: estações Banco de España ou Atocha
  • Museo de La Reina Sofia: estação Atocha
  • Museo Thyssen-Bornemisza: estações Banco de España ou Atocha
  • Gran Vía: estações Plaza de España, Santo Domingo, Callao ou Gran Vía
  • Parque de El Retiro: estação Retiro
  • Puerta de Alcalá: estação Retiro
  • Estádio do Real Madrid: estação Santiago Bernabéu
  • Palácio Real: estação Opera

turista profissional

Dicas extras

Tenha cuidado com os furtos. Apesar de ser uma cidade segura, transporte público é sempre um local visado, principalmente se você deixar na cara que é um turista perdido.

O metrô de Madri fica cheio no horário de pico, mas nada comparado com o metro de São Paulo, por exemplo.

As portas do trem não abrem automaticamente, é preciso apertar um botão ou levantar uma alavanca pra entrar ou sair.

Não jogue fora a sua passagem, ela poderá ser solicitada por fiscais para checagem e se não estiver com ela, é multa na certa.

Pesquise o seu hotel em Madri aqui!

Pronto para embarcar para Madri?

Boa viagem!

* Texto de Luciana Console

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

8 COMENTÁRIOS

  1. ola bom dia…será que voce pode me explicar como esta funcionando o sistema do metro atualmente, eu andei lendo algumas coisas parece que mudou uma coisa no final do ano passado. gostaria de comprar os bilhetes para 4 dias na cidade.

    • Olha Wanessa, estive lá o natal e não percebi nenhuma mudança significativa, a não ser a opção de bilhete Multi, mas que já existia desde julho. O que teria mudado?

  2. Boa tarde! Fiquei com uma dúvida: se eu comprar o bilhete de 10 viagens e numa delas tiver que fazer uma baldeação, mudando de linha (da amarela para azul), eu considero uma nova viagem ou é continuação da mesma?

  3. OLá!! uma dúvida

    Na máquina tenho que selecionar o meu destino correto?

    No caso de Baldeação: To na linha Azul, na tela só vão aparecer destinos desta linha, correto? Como faço para selecionar o meu destino real final, que é de outra cor?

  4. Boa tarde. Somos em três e o hotel é perto Metro Plaza Espana
    Roteiro:
    1º e 4º dia Aeroporto x Metrô Plaza Espana/Aeroporto = 6 passagens
    2º dia: Metrô Plaza Espana x Estação de Trem Atocha (Barcelona)Ida e volta = 6 passagens
    3º dia: Metrô Plaza Espana x Estação de Trem Atocha (Toledo) ida e volta = 6 passagens

    Como faço para conciliar qual o bilhete de metrô à comprar, dentro de Madrid, e as baldeações de metrô a fazer? Desde já, agradecido.

    • Você sempre compra o bilhete para o destino final, independente de baldeações. Não há qq mistério, pois a máquina é bem auto explicativa. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here