Home / Espanha / Roteiro de 1 dia em Madri
Comparar

Roteiro de 1 dia em Madri

Madri é uma cidade, turisticamente falando, pequena. Isso não significa que há pouco o que ver na capital da Espanha, mas sim, que suas principais atrações ficam próximas umas das outras, facilitando muito a vida dos turistas.

Eu acho que um bom ponto de partida em Madri é a Puerta del Sol, uma das principais praças da cidade e local onde se encontra o chamado quilômetro zero das estradas espanholas. Há uma estação de metrô com este mesmo nome, por isso é muito fácil chegar até aqui.

Dali é possível percorrer à pé uma boa parte das atrações da capital espanhola.

☛ Leia também: O que fazer em Madri: as principais atrações turísticas

Roteiro de 1 dia em Madri

Quando eu fui da última vez, fiz esta sequência:

– Plaza Mayor;

– Plaza de la Villa;

– Catedral de Almudena

– Palácio Real (se tiver a intenção de entrar, prepare-se, pois a fila costuma ser gigante);

– Templo de Debot;

– Plaza España;

Veja este mapa com todo o trajeto à pé sugerido.

Compre aqui passeios de um dia e ingressos de atrações (evite filas!)

palácio real em madri

o que fazer em Madri

☛ Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

Neste ponto eu peguei o ônibus número 2 que passa na Grand Via (do lado da Plaza España) até a Plaza Cibelle. O ônibus segue em linha reta e passa por essa praça e logo adiante pela Puerta de Alcalá, outro marco de Madri. É possível fazer este trajeto à pé também, mas acho que poderá ficar cansativo.

dicas madri

o que ver em madri

Quase ao lado da Puerta de Alcalá você verá um imenso parque. É o Parque Buem Retiro, que vale um passeio com calma.

E já aí nessa mesma região fica o famoso Museu del Prado (10-20hs – 15$) e um pouco depois o Museu Reina Sofia (10-21hs – 8$). Dependendo do tempo que você dispõe e que costuma gastar visitando um museu, poderá até visitar os dois, ou optar por apenas um. Dentre as obras de destaque, temos “As Meninas” de Velásquez na sala 12 e o  “3 de Mayo” de Goya na sala 64 do Prado, e a “Guernica” de Picasso na sala 206 do Reina Sofia.
Roteiro de 1 dia em Madri

Com este roteiro você percorreu praticamente todas as atrações da cidade. Existem outros excelentes museus para visitar se você dispuser de mais tempo, além da Plaza de touros ou o estádio do Real Madrid, para os loucos por futebol.

Pesquise o seu hotel em Madri aqui!

Uma coisa que Madri tem de legal é a possibilidade de ser uma cidade base para passeios bate-e-volta para diversos lugares, como Segóvia, Toledo, El Escorial, entre outros. Aproveite!

Leia também: Metrô de Madri: tudo o que você precisa saber para usá-lo

Boa viagem!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

Roteiro de 1 dia em Galway

Roteiro de 1 dia em Galway, Irlanda (com mapa)

Uma das maiores cidade da Irlanda, Galway fica no extremo oeste da ilha e em …

48 Comentários

  1. Patricia Taques

    Ana, q maravilha suas dicas!!!!
    Farei uma viagem, com minha mae em fevereiro(17/02/2012) e retorno em 01/03/2012. Entro por Madri, farei exatamente seu roteiro!! Estando la conheceremos Toledo. Gostaria de ir em Seville, mas acho q n vai dar tempo. Depois seguiremos acredito q de trem(+rapido) p/Barcelona. De lá vamos pra Franca Toulouse e faremos i sul da Franca ate Nice ou Monaco, nao sei se dara tempo pra tudo…..mesmo pq nossa passagem de volta esta por Madri, mas vou procurar um q saia proximo na Franca.
    Enfim, gostaria de saber se nesse Roteiro tem algum lugar q deveria priorizr ou deixar de ver…..mto obrigada!!! bjss

  2. Jordana Mendonça

    Ana, estou encantada com seu blog, vai me ajudar muito na viagem que farei para a Europa nesse mês. Vou visitar as seguintes cidades: Madrid, Roma, Florença, Veneza, Londres, Paris, Barcelona. Saio dia 14 do brasil e volto dia 6 de janeiro, gostaria de te perguntar se o frio é suportável nessa época, pois sempre vejo que você está com roupas super pesadas nas fotos.. Vc viaja mais no inverno ou é pq a Europa é fria mesmo? Com um casaco que não seja longo (do tamanho desse seu verde das fotos de Madrid) conseguirei suportar usando roupas térmicas e de lã por baixo? Grande beijo e parabéns pelo trabalho!

    • Oi Jordana! Estou sempre de casaco por que quase sempre vou no inverno, só isso, rsrs. Quase todos esse lugares não são muito frio. Onde você pode pegar mais frio, é em Londres, Paris e Veneza, mas com as roupas térmicas e um bom casaco, tudo tranquilo. Boa viagem!

  3. Isabela

    Bom dia Ana! Gostei das dicas do blog. Tenho uma dúvida: meu vôo de volta para o Brasil faz uma conexão de 8 horas em Madri. Eu posso sair do aeroporto para conhecer a Plaza Mayor? Alguns dizem que sim, outros que não posso sair do aeroporto. Vc saberia me esclarecer isso? Obrigada!

    • Olá Isabela! Geralmente pode sim, eu mesma já fiz isso várias vezes, mas se você está na dúvida, confirme com a sua cia aérea, que é a única que pode te garantir uma informação correta. Boa viagem!

  4. cleo

    Boa tarde , bom dia ou boa noite , o seu nome (completo) é muito bonito, mas Ana gostei muito do detalhamento do circuito turistico de Madri em um dia (Kilometragem X Tempo),assim, como passaremos uma noite e dois dias em Madri penso que teremos tempo para visitarmos a pé outros pontos turisticos com calma. Se você puder fazer um traçado turistico considerando a kilometragem e o tempo desde já eu te agradeço.

    atenciosamente

    Cléo

  5. CRISTIANE BORGES

    Boa noite,
    alguém teve algum problema ao entrar por Madrid?Eu e meu marido estaremos fazendo uma viagem Lisboa-Porto-Madrid-Barcelona em julho, entrando por Madrid. Tenho todos os requisitos que são cobrados porém não falo espanhol. Estou preocupada!!!! Obrigada!

    • Oi Cristiane, não é preciso dominar o espanhol, já que é um idioma muito parecido com o nosso. Sobre a imigração, bom, eu não passo por isso, pois sou portuguesa. Se você tem toda a documentação, reservas, dinheiro, etc e tal, acho que não haverá problema. Sobre Sevilha, sim, é longe, mas muito bonita. Boa viagem!

  6. CRISTIANE BORGES

    Oi Ana,
    Só mais uma dúvida: gostaria de conhecer Sevilha, mas, pelo que vi, fica um pouco distante de Madrid. Qual seria a melhor opção, passarei 04 dias em Madrid mas já tenho reserva em hotel todos os dias. Vale a pena dormir em Sevilha um destes dias? Se eu conseguir entrar, não é mesmo?….. Estou muito preocupada com isto….
    Abraços,

  7. june

    ola Ana ,
    gostaria de uma dica vou fazer uma conexaõ com 04 pessoasem
    Madrid MAD no sabado de maio de 04 horas, gostaria de sair do aeroporto bem rapido e conhecer um pedacinho de Madrid pois o tempo e bem curto
    VC pode dar uma sugestão do roteiro de taxi ou metro

    abarços,
    ,

    • Ana Catarina Portugal

      Oi June, é bem corrido, mas vocë pode pegar o metrô para a Puerta del Sol e de lá ir caminhando até a Plaza Mayor e Palácio Real (e arredores), pois mais do que isso creio que não dará tempo. Boa viagem!

  8. Lilian Figueiredo

    Oi Ana,

    Farei uma conexão de 06 horas em Madrid. pretendo dar uma volta na cidade ( dependendo do tempo que levarei nos trâmites alfandegários). Olhei o mapa do metrô e necessariamente terei que fazer conexões se quiser ir a plaza del sol , não é isso?

  9. Tania Freire

    Olá

    Estarei indo para Espanha pro 14 dias entre maio e junho de 2014. Já conhecemos Barcelona e pretendemos conhecer Madrid e arredores.
    Poderia nos sugerir algumas cidades ? 4 dias para Madri está razoável?
    Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Tânia! Eu acho 4 dias muito, mas isso é bem pessoal. Dali você pode fazer bate e volta para Salamanca, Toledo, Segóvia, Aranjuez, Ávila, Córdoba… Boa viagem!

  10. Suzani

    Ola! Queria saber por favor que estou indo a Turkia e na volta ao Brasil farei uma conexao em paris,quero saber se passarei pela imigracao? Muito obg!

    Suzani

    • Ana Catarina Portugal

      Suzani, em tese não, mas comoa Tuqruia está entre Europa e Ásia, não sei o que irão considerar.

  11. wilton marques

    BOA TARDE, ESTAMOS PLANEJANDO UMA VIAGEM A EUROPA NO FIM DO ANO, VAMOS PRA LISBOA DIA 25/12/13. E ESTOU PRETENDENDO IR A MADRI DE AVIÃO NO DIA 28/12 E VOLTAR NO DIA 30/12, POIS RETORNO A DE LISBOA NO DIA 01/01/14. TEM ALGUM PROBLEMA QUANTO A CHEGADA A MADRI VINDO DE LISBOA, O QUE VOCÊ SUGERE PARA ESTE PERÍODO SÃO DOIS DIAS 29 E DIA 30 ATE AS 16:00.

    • Ana Catarina Portugal

      Wiltom, problema nenhum, pois vc já está na Europa. Minhas sugestões são as que já estão no post, rsrs. Boa viagem!

  12. Lupa

    Me recomenda algum hostel em Madrid? Arredores do centro. Estarei chegando do aero de Barajas.
    Obg
    Blog uma benção na minha vida rs

    • Ana Catarina Portugal

      Infelizmente não. Boa viagem!

  13. ines sousa

    Oi! Muitos parabens por seu blog! Estou viajando em Maio por um dia, vou e volto no mesmo dia a partir do Porto, queria saber se este itinerário é mesmo exequível tendo em conta que o dia começa as 8h e termina as 20h, hora do avião 🙂 querendo ainda passar pelo real Madrid 🙂

    • Ana Catarina Portugal

      Super, pois o meu foi das 9h às 16h, 🙂 Boa viagem!

  14. Janaina Conde

    Antes de qualquer coisa… Parabéns pelo site, é sensacional. As descrições são ótimas e sua praticidade é contagiante. E gostaria de dizer que, eu AMOOOO MUUUITO a sua terra. Passei minha lua de mel em Portugal, voltei um ano depois para apresentar a terrinha à minha mãe e morro de saudades de lá até hoje (quase 4 anos). Tenho certeza que fui portuguesa em outra vida, rsrsrs.
    Agora vou abusar um pouco da sua experiência e boa vontade, 😀
    Estou naquela fase de “pré fechamento” da viagem, com destino já escolhido (Espanha). Pretendo ficar 4 dias em Madri, 3 em Sevilha e 3 em Barcelona, conhecendo também aos seus arredores. Mas estou num dilema muito inquietante, a ordem de visitação. Não sei se começo por Barcelona ou Madri ou Sevilha. Acho que a porta de entrada do país é Madri, mas esta fica entre as outras duas cidades. Queria uma opinião de uma pessoa experiente para me ajudar a avaliar qual a melhor opção. Preciso, antes de fechar as férias, analisar os custos benefícios disso para que eu não perca nem tempo nem dinheiro.
    Grande abraço,
    Janaina Conde

    • Ana Catarina Portugal

      Obrigado Janaina, :-)! Bom, como vc mesmo disse, Madri é o começo e fica no meio, então, não importa muito Sevilha ou Barcelona depois. Veja pelos custos de locomoção (avião, trem, carro…) qual sai mais barato na época da sua viagem e decida pelo mais em conta. Boa viagem!

  15. Ivana

    Ana Catarina,
    Parabéns pelo site.
    Vou para Madri em setembro de trem bala e devo ficar só um dia.
    O que dá para conhecer próximo da estação -Puerta de Atocha.
    Obrigada
    Ivana

    • Ana Catarina Portugal

      O que está neste roteiro, rsrsrs

  16. Isabela Bastos

    Oi Ana, gostei bastante viu.
    Vou passar o Natal e Ano Novo em Portugal, mas meu vôo faz uma escala longa em Madrid. Vou aproveitar para dar um giro na cidade e ver os principais pontos. Você foi sozinha? É tranquilo? Pois vou estar sozinha nesse “passeio”.

  17. Matheus Lemos

    Olá! Parabéns pelo blog! Estou embarcando dia 23 de outubro com destino Dublin, meu voo é com a companhia Iberia com conexão em Madrid. Tá previsto para o voo chegar em Madrid, Spain no dia 24 de outubro às 06:20 (TERMINAL 4S) e previsto de partida às 15:50 (TERMINAL 4) para Dublin. É a primeira vez que passo por Madrid e queria saber se tem como eu fazer uma visita ao Estádio Santiago Bernabéu entre os horários do voo?? Terei mais ou menos 6 horas livres tirando 3 horas previstas para desembarque e embarque. Então, considerando o horário o que recomenda? Agradeço desde já! Abraço!

    • Ana Catarina Portugal

      Se é só o estádio que pretende visitar, sim, totalmente viável! Boa viagem!

  18. marcos antonio rosa

    ja passei por ai vale a pena conhecer

  19. Manoel

    Oi Ana, sou um leitor assíduo do seu blog e gostaria de umas dicas/sugestões. Eu e minha esposa vamos viajar para Espanha + Portugal no período de 29/1 a 15/2/15 (16 dias “úteis” de viagem). Por uma questão preço, compramos ida e volta de Madri e não compramos (ainda) trechos entre cidades. Madri (3 dias), Barcelona (3 dias) e Lisboa (4 dias) já estão certas em nosso roteiro (totalizando 10 dias), mas não definimos a ordem. A questão é que há 6 dias livres e não sabemos se vale a pena:
    a) Acrescentar à Lisboa um roteiro de 6 dias pelo litoral português, passando por Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Batalha, Leiria, Aveiro e Porto; ou
    b) Acrescentar um roteiro de 6 dias pelo sul da Espanha, região da Andaluzia, passando por cidades como Granada, Pueblos Brancos e Sevilha.

    Obrigado!

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Manoel! Obrigado pela audiência, 🙂 Olha, eu sou meio suspeita, mas definitivamente ficaria com a primeira opção, pois 6 dias são suficientes para fazer o que planejou em Portugal e tenho certeza que irá adorar! Só não esqueça de Coimbra. Boa viagem!

  20. Roberto Freitas

    Olá Ana. Estou indo pra Lisboa dia 17/01 e permanecerei até dia 28/01. tenho a intensão de ir conhecer Madri por um dia, saindo de manhã cedo e retornando no final do mesmo dia. Suas dicas foram muito importantes pra mim. Chegando no aeroporto de Madri quais as opções de transporte para alcançar o “ponto zero” sugerido por você.
    Parabéns pelo blog!

    • Ana Catarina Portugal

      Metrô direto para lá. Boa viagem!

    • Roberto Freitas

      Oi Ana. Já me decidi pela visita a Madri, com saída de Lisboa no dia 21/01 as as 9:15 e retorno no dia seguinte dia 22/01 as 21:05 pela TAP. Vou me basear no seu roteiro descrito acima. Tenho agora que reservar hotel antes de sair do Brasil. Me parece que o ideal é reservar hotel no centro de Madri e vou utilizar o serviço do Booking.com. Peço sua opinião e se possível sugestão de hotel.
      Abraços

      Roberto

      • Ana Catarina Portugal

        Sim, reserve no centro, próximo a Plaza Mayor ou Puerta del Sol, mas não tenho nenhum em especial para te indicar, 🙁

  21. mayara

    Oi, Ana!
    estou indo para Madri dia 27 de fevereiro, chegarei por volta das 17h e só passarei uma noite na cidade, qual é a melhor atração para fazer a noite e na manhã seguinte?
    Obrigada!!

    • Ana Catarina Portugal

      Mayara, isso é muito pessoal, pois só você sabe o que deseja mais conhecer. Veja as sugestões deste roteiro e escolha. Boa viagem!

  22. Liliane

    Oiii, Ana Catarina!

    Tire uma dúvida, por favor! As fotos você tirou com tripé ou viajou acompanhada?

  23. Silvia

    Olá, Ana Catarina. Adorei seu roteiro.
    Tenho uma conexão longa em Madri dia 13/02 e viajo sozinha. Chego no aeroporto Barajas as 10:45h e meu próximo vôo é só as 00:30h. Vou direto para a Puerta del Sol. Essa estação é em linha direta do aeroporto ou tem que trocar de linha?
    No mapa detalhado seu indica que o percurso (direto sem paradas pra fotos rsrs) é 45 minutos. Acho que terei das 12:30 até 17:30 para fazer o percurso e dai visitar o Museu do Prado até as 20:00h. Dai pego um taxi para o aeroporto.
    o que você acha?

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Silvia. A linha não é direta, terá que fazer mudanças, mas é relax! E sim, acho que o tempo é suficiente! Boa viagem!

  24. Elaine Frias

    olá Ana,
    Muito legal seu blog. Ana vou fazer uma conexão em Madri, chegarei as 13:00 e partiremos as 23:20. Como faço p conhecer a cidade? Chego no T1. Qual transporte vc indica, será preciso fazer mudança entre o trajeto? Queria conhecer a Plaza Mayor e meu marido o Estadio rs eles ficam próximos? Da para conhecer os dois? Estou um pouco ansiosa pois nunca viajei para europa e nunca fizemos conexão. pode me ajudar.
    Abraços
    Elaine

    • Ana Catarina Portugal

      Do aeroporto tem metrô direto pro centro da cidade, mas Plaza Mayor e estádio não são perto não, :-(, mas acho que pode dar tempo sim. Boa viagem!

  1. Pingback: Madri em apenas um dia | Fotos do Mundo Inteiro

  2. Pingback: Um roteiro de 24 horas em Madri | Releases de Turismo

  3. Pingback: Madri em um dia! | Helena Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *