Aurora boreal: tudo o que você queria saber

Todo mundo sabe que a Aurora Boreal é um espetáculo de luzes no céu à noite, não é? É, sem dúvida, um dos fenômenos mais lindos e intrigantes que a natureza nos oferece.

Mas não é o mundo todo que tem o privilégio de ter um dos maiores espetáculos da Terra em seu quintal… A aurora boreal só ocorre no extremo norte do planeta, em regiões geladas, como Noruega, Sibéria, Groenlândia, Canadá…

A aurora boreal na Noruega, em particular, parece ser ainda mais especial, embora haja vários destinos ótimos para ver e vamos falar um pouquinho deles neste texto também.

Tem gente que passa a vida viajando pra “caçar” auroras boreais. E eu entendo perfeitamente!

Mas, afinal… você sabe o que é Aurora Boreal? Sabe como ela se forma? E você sabe como se faz para ver o espetáculo?

Pois leia este post até o final, porque a gente vai conversar sobre tudo isso agora!

=> Economia: Seguro Viagem Internacional (com desconto)

aurora boreal na noruega - Aurora boreal: tudo o que você queria saber
Aurora Boreal, show de luzes e cores

Aurora Boreal

Então, acompanhe a gente nesse post. Aqui nós vamos falar sobre:

Vamos lá?

O que é a aurora boreal?

Em poucas palavras, a aurora boreal é um fenômeno meteorológico que forma um lindo balé de luzes no céu e que pode ser observado em todas as regiões próximas ao Círculo Polar Ártico.

Como acontece a aurora boreal?

A aurora boreal ocorre a partir do impacto entre partículas do vento solar e a atmosfera terrestre.

Ao entrarem na atmosfera terrestre, essas partículas solares são canalizadas pelo campo magnético da Terra e se concentram nos polos.

Com esse choque e com a acumulação nos polos por conta do campo magnético da Terra, as partículas solares ainda encontram outros elementos nas camadas mais altas da atmosfera, como  moléculas de oxigênio e nitrogênio.

A partir de tudo isso, são formados os pontos luminosos e as faixas circulares ou horizontais, cheias de cores, luzes e encanto.

A variedade de cores – luzes de cor azul, vermelha e verde – é produzida pela irradiação de diferentes íons (átomos que perderam ou ganharam elétrons, lembram-se das aulas de química? rs) e as faixas são porque os íons seguem as linhas do campo magnético da Terra.

Quando acontece a aurora boreal?

A melhor época para a observação da aurora Boreal é entre o final de setembro (início do outono) a março, sendo que nos meses de novembro e março, em especial, a intensidade e possibilidade de observação do fenômeno são bem maiores.

Isso é porque a atividade solar é maior nessa época.

Apesar de saber a melhor época que acontece o fenômeno, é difícil prever exatamente quando ela irá acontecer. Então, se quiser observá-la, é preciso um bom planejamento.

Onde acontece a aurora boreal?

Agora que você sabe o que é aurora boreal e como ela acontece, é hora de ver onde essas luzes do norte estão acontecendo!

O evento pode ser registrado em vários países da Europa e da América do Norte.

A seguir, veja um pouco mais sobre as “Luzes do Norte” em diversos países e regiões onde você pode ver um dos mais belos fenômenos da natureza.

Vamos falar aqui sobre os destinos:

  • Noruega
  • Alasca – EUA
  • Canadá
  • Groenlândia
  • Escócia
  • Suécia
  • Ilhas Faroe – Dinamarca
  • Finlândia
  • Islândia
  • Rússia

Mas, como você pode perceber, vamos nos aprofundar um pouquinho na aurora boreal na Noruega.

Aurora boreal na Noruega, que tal?

A Noruega já é um país incrível, de natureza exuberante, muita água, cachoeiras, os maravilhosos fiordes… imagina, então, com esse espetáculo no céu?!

Nós já estivemos por lá e damos diversas dicas aqui no blog, quer ver mais?

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 10% de desconto com o cupom TURISTAPRO5, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Onde ver as luzes do norte na Noruega?

Se você quer acertar na busca da aurora boreal na Noruega (nordlys, em norueguês) tem que ir ao lugar certo, tem que ir à capital mundial para assistir a este espetáculo: a pequena cidade de Tromsø.

A cidade se encontra a 350 km acima do Círculo Polar Ártico e, sendo assim, as possibilidades de ver o fenômeno são grandes. Tromsø oferece toda uma estrutura, com ótimos hotéis e muito conforto aos viajantes.

A cidade, com cerca de 70.000 habitantes, conta ainda com um dos principais aeroportos da Noruega, recebendo diversos voos diários, tanto de capitais europeias como de outras cidades da Noruega. Ou seja, apesar da distância, é um lugar fácil de chegar.

E se você está imaginando que vai virar um “picolé” por lá, a boa notícia é que a temperatura , mesmo na época mais fria, não passa dos -10º. Parece muito frio, né? Mas, acredite, considerando a localização da cidade, é muito bom. 🙂

O melhor horário para conseguir vê-la, em geral, é entre as 21h e 23h, isso claro, com céu limpo e longe das luzes da cidade.

Se você planeja fazer essa viagem, saiba que há vários voos por dia direto de Oslo ou Estocolmo até Tromsø.

Ainda no norte da Noruega, outros pontos bons para observar são as famosas Ilhas Lofoten, a ilha de Senja, a cidade de Alta, Nordkapp, Narvik e a ilha de Svalbard.

Imperdível => Procurando a Aurora Boreal (Tromsø)

noruega aurora boreal tromso - Aurora boreal: tudo o que você queria saber
Tromsø, o melhor lugar para ver a aurora boreal na Noruega

Como saber quando vai aparecer?

A época que tem mais probabilidade de vermos o espetáculo, nós já dissemos, é durante o inverno.

Mas, pra ter certeza, existe um aplicativo prático e exclusivo no Visit Norway para quem não quer perder a aurora boreal, o Norway Lights, que oferece a previsão do tempo, as chances de ocorrência nas cidades norueguesas e onde é possível observá-la – isso tudo em tempo real.

O app está disponível para iOS e Android.

Além disso, também vale a pena consultar o site Tromsø Geophysical Observatory, que te diz qual o melhor horário para observar o show na cidade.

Pesquise aqui as melhores ofertas de passagens aéreas para Noruega

Observando o espetáculo em um navio na Noruega

Vamos melhorar ainda mais a experiência?

Imagina poder ver este fenômeno em pleno mar?!

Isso é possível durante o inverno, em um percurso de cinco dias a bordo de um navio da empresa Hurtigruten.

Os viajantes também irão desfrutar de passeios pelas belas ilhas de Lofoten, Vesterålen e algumas cidades norueguesas como Trondheim, Tromsø, Bergen e Ålesund.

Para se maravilhar um pouco mais, assista ao vídeo dessa viagem!

Fotografando as luzes

Nós do blog Turista Profissional somos simplesmente apaixonados por fotografias.

Sempre que vemos alguma maravilha da natureza queremos registrar em fotos. Mas, no caso da aurora boreal, não é tão simples assim…

Pensando nisso, o turismo da cidade de Narvik, na Noruega, oferece tours onde um profissional de fotografia acompanha os viajantes.

Desta forma, tudo pode ser devidamente registrado, garantindo uma lembrança eterna desse mágico momento.

E em Tromsø você inúmeras excursões que também oferecem ajuda na hora de você registrar as Luzes do Norte!

Veja aqui todas as Excursões para ver Aurora Boreal que você pode fazer em Tromso

Outros lugares bons onde ver a aurora boreal

no Alasca

O Alaska é um estado dos Estados Unidos que fica beeeeem lá no norte, acima do Canadá. Então, é um dos principais pontos de observação de aurora boreal do mundo.

A aurora boreal no Alasca é outra experiência fantástica, pois, além de paisagens lindas, o céu por lá permite uma visibilidade muito boa do fenômeno.

Dois dos melhores lugares para ir no Alaska são o Parque Nacional de DenaliFairbanks, com uma ótima infraestrutura turística e onde ainda fazem sucesso as fontes termais da Chena Hot Springs.

A melhor época para ver as luzes no céu do Alaska é por volta de fevereiro e março, quando o inverno está terminando no Hemisfério Norte.

Para poder se programar melhor, confira a previsão de auroras boreais feita pela Universidade do Alasca.

aurora boreal - Aurora boreal: tudo o que você queria saber

no Canadá

Outro lugar muito bom para ver o espetáculo de luzes é o Canadá, já que o país também é cortado pelo Círculo Polar Norte.

Como é um país de grande extensão territorial, diversas cidades do Canadá oferecem pontos de visualização de aurora boreal.

Os principais lugares para ver a aurora boreal no Canadá são, especialmente, Yellowknife e Iqaluit, visto que são mais afastadas e menos povoadas. Desta forma, tem menos poluição luminosa, com mais escuridão, facilitando a observação.

Mas existem outras cidades de onde também se pode ver, como Churchill, Whitehorse, Athabasca, Parque Nacional de Banff, Jasper, Parque Provincial Muncho Lake (Colúmbia Britânica), Fort McMurray (Alberta) e La Ronge.

As melhores épocas para ver a aurora boreal no Canadá são entre setembro e outubro e entre fevereiro e março.

como chegar em banff1 - Aurora boreal: tudo o que você queria saber
Em Banff, no Canadá.

na Groenlândia

Embora a Groenlândia não seja um lugar que a maioria das pessoas pense ser possível visitar, saiba que é sim e, em especial, se quiser ver a aurora boreal.

É o destino ideal para quem gosta de aventura 🙂 .

Em quase toda Groenlândia você consegue ver aurora boreal, mas existem algumas cidades-base que têm melhor acesso e infraestrutura, os locais mais acessíveis estão ao sul e ao leste do território, como as cidades de Ammassalik ou Kulusuk.

Alguns outros locais interessantes para avistar as luzes são Kangerlussuaq, Sisimiut, Ilulissat e Nuuk.

Não esqueça: as melhores épocas, como na maioria dos lugares, está entre entre os meses de setembro a abril.

aurora boreal 1 - Aurora boreal: tudo o que você queria saber
Luzes coloridas da Aurora boreal

na Escócia

Embora não seja o destino mais famoso, na Ilha de Skye da Escócia também dá para se ver a aurora boreal. Além disso, o país é um dos mais lindos que eu já visitei, com paisagens deslumbrantes, castelos e muita história.

Outro local bom pra ver aurora boreal por lá é na região das Terras Altas, na costa nordeste da Escócia, cuja capital é Inverness. Pela sua localização, no Ártico, é também um dos melhores locais do país.

Os melhores meses para ver é entre os meses de outubro e março.

na Suécia

Na Suécia a aurora boreal não é tão comum de acontecer, mas… há chances. Então, se você estiver por lá e quiser ‘caçar’ um show de luzes do Norte, em especial na pequena Abisko na região da Lapônia sueca.

Estando por ali, que tal ficar no maior hotel de gelo do mundo? É o Icehotel, situado no vilarejo Jukkasjäsvi.

Outro local na região da Lapônia é em Kiruna, no extremo norte do país.

aurora boreal 2 - Aurora boreal: tudo o que você queria saber
Espetáculo no Icehotel – fonte: Booking

nas Ilhas Faroe

As Ilhas Faroe são um arquipélago situado ao norte da Escócia, mas pertencente à Dinamarca. Saindo de Copenhagen, você chega até lá de avião ou de barco.

Pela sua posição no Globo, também são um ótimo local para a observação da aurora boreal. Sua capital é Thorshavn.

na Finlândia

Pertinho da Noruega, mas um destino um pouco mais barato, a Finlândia também está na lista dos destinos onde podemos observar a aurora boreal.

As chances de ver a aurora boreal na Finlândia são bem grandes, porque ela pode acontecer até 200 noites por ano! Então, é um ótimo local do mundo para ver.

A Finlândia tem até um Centro de Investigação de Auroras Boreais, que faz o monitoramento da atividade do fenômeno, instalado em Sodankyla.

Como em todos os países, alguns lugares são melhores para a observação do fenômeno.

A região de Rovaniemi, a capital da Lapônia finlandesa, é um dos melhores locais no país para ver a aurora boreal. E, olha que legal: para quem não sabe, lá é a terra do Papai Noel, então, é uma boa desculpa para fazer uma viagem casada, em especial se for entre os meses e novembro e começo de janeiro.

Outro local bom para ver as Luzes do Norte na Finlândia é em Luosto, no norte do país. E, olha que legal, vários hotéis em Luosto possuem tetos de vidro para os hóspedes verem a aurora boreal e, para ninguém perder, eles têm alarmes que tocam quando acontecem.

Outro local que tem esse conforto nos hotéis é em Kakslauttanen, também na Lapônia, onde vários hotéis interessantíssimos. Dê uma olhada, por exemplo, no Kakslauttanen Artic Resort – Igloos and Chalets, onde você dorme em iglus de vidro!!

Outros lugares mais indicados na Finlândia para ver a aurora borea são Kilpisjarvi e Nellim, e

Você pode voar até Helsinque e de lá pegar um voos para um desses locais. 😉 Pesquise aqui as melhores ofertas de passagens aéreas para a Finlândia.

As melhores épocas para ver a aurora boreal na Finlândia é: de outubro a novembro e de fevereiro a março.

na Islândia

Outro país com uma perfeita localização para ver a aurora boreal é a Islândia, onde as noites podem chegar a durar até 20 horas em certas épocas, o que aumentam as chances de assistir ao fenômeno.

Um dos melhores lugares para observar as Luzes do Norte na Islândia é no Parque Nacional de Pingvellir, próximo à capital do país, Reykjavik.

Estando na capital, é muito fácil contratar uma excursão que sai da cidade só com o intuito de assistir à aurora boreal. Veja esses exemplos abaixo:

Os melhores meses para assistir ao fenômeno é de setembro a abril.

na Rússia

Se enfrentar o frio extremos não é um problema para você, que tal visitar a região da Península de Kola no noroeste da Rússia?!

Como está localizado acima do Círculo Polar Ártico, é um bom ponto no planeta para ver a aurora boreal também e um dos melhores lugares da Rússia.

Mas é claro que, com uma extensão territorial tão grande, existem muitos outros locais para observar a aurora boreal na Rússia.

A região de Murmansk, especialmente na aldeia de Teriberka, por exemplo, é outro bom local para ver o fenômeno. E lá ainda tem a vantagem de ter um inverno considerado “ameno”, com temperaturas de -10 a -15ºC. Sim, acredite, para a Rússia isso é ótimo.

Um lugar um pouco mais frio – mas em compensação, mais fácil de ver – é nas montanhas Khibiny. As cidades em seus arredores apresentam boas chances de observaçã, tais como Arkhanguelsk, Petrozavodsk, Naryan-Mar, Vorkuta e Iakutsk.

Outras das principais cidades russas para ver o fenômeno são Severodvinsk, Magadan, Pustozersk, SalekhardTiksi, Nova Zembla, Khatanga, Dikson, Igarka e Ilha de Wrangel.

Curiosidades sobre aurora boreal

Você sabia que o nome “aurora boreal” é somente para o fenômeno que ocorre no polo Norte? Mas o espetáculo de luzes e cores também acontece no Polo Sul… só que lá o nome que recebe é “aurora austral”.

Você sabia que este fenômeno também ocorre em outros planetas? Pois é… os planetas Júpiter, Marte, Vênus e Saturno também apresentam espetáculos semelhantes ao que acontece aqui na Terra.

Você sabia que a maior incidência de auroras boreais ocorre na região da Lapônia finlandesa?

Você sabia que diversas cores podem aparecer nas auroras boreais? Sim, o céu pode ficar vermelho, laranja, azul, verde, amarelo, lilás e amarelo. Ah, e às vezes mais mais de uma cor pode aparecer ao mesmo tempo.

Você sabia que ela pode ser avistada do espaço? Sim, é verdade… e a Terra é redonda!! 🙂 🙂 🙂

Você sabia que quem deu o nome de aurora boreal foi Galileu Galilei? Ele deu o nome de uma deusa romana responsável pelo amanhecer, Aurora, e um deus grego responsável pelos ventos do Norte, Bóreas.

Como ver a aurora boreal: dicas para não perder

Bom, já deu pra perceber que essas luzes são vistas na época do inverno e no Polo Norte, não é mesmo? Então, com certeza você vai pegar temperaturas negativas e é fundamental levar roupas apropriadas, como casacos, cachecóis, luvas e botas.

Você pode priorizar, para além de roupas quentes, também tecidos impermeáveis.

Como é um fenômeno que depende do céu, duas coisas são fundamentais no seu planejamento: dias sem nuvens e locais escuros, longe de grandes cidades.

Como nunca se pode ter certeza de conseguir observá-la em um determinado dia, é fundamental uma viagem de alguns dias, algo em torno de uma semana no local escolhido, para ter maiores chances de observação.

Para fotografar a aurora boreal e registrar adequadamente, não é muito fácil. Um bom equipamento, que possa ser trabalhado no modo manual, como uma câmera profissional, é fundamental, assim como lentes claras e tripé.

É isso. Como vimos, há várias opções de super destinos para ver a aurora boreal pelo mundo.

Qual você escolheria?!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 10% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Deixe um comentário