Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 18/05/2020

A aurora boreal é, sem dúvida, um dos fenômenos mais lindos e intrigantes que a natureza nos oferece.

E aurora boreal na Noruega, em particular, parece ser ainda mais especial, embora haja vários destinos ótimos para ver e vamos falar um pouquinho deles neste texto também.

Tem gente que passa a vida viajando pra “caçar” auroras boreais. E eu entendo perfeitamente!

Mas, afinal…

O que é a aurora boreal?

Em poucas palavras, a aurora boreal é um lindo balé de luzes oriundo do impacto entre partículas do vento solar e a atmosfera terrestre.

Este fenômeno meteorológico pode ser observado em todas as regiões próximas ao Círculo Polar Ártico.

A melhor época para a observação da aurora Boreal é entre o final de setembro (início do outono) a março, sendo que nos meses de novembro e março, em especial, a intensidade e possibilidade de observação do fenômeno são bem maiores.

Como é bastante difícil prever quando irá acontecer,  é preciso um bom planejamento para ver a aurora boreal.

=> Economia: Seguro Viagem Internacional (com desconto)

aurora boreal na noruega - Aurora boreal, que tal?

Aurora boreal na Noruega, que tal?

A Noruega já é um país incrível, de natureza exuberante, muita água, cachoeiras, os maravilhosos fiordes… imagina, então, com o espetáculo da Aurora Boreal?!

Nós já estivemos por lá e damos diversas dicas aqui no blog, quer ver mais?

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Qual o melhor lugar para ver a aurora boreal na Noruega?

Se você quer acertar na busca da aurora boreal na Noruega (nordlys, em norueguês) tem que ir ao lugar certo, tem que ir à capital mundial para assistir a este espetáculo: a pequena cidade de Tromsø.

A cidade se encontra a 350 km acima do Círculo Polar Ártico e, sendo assim, as possibilidades de ver o fenômeno são grandes. Tromsø oferece toda uma estrutura, com ótimos hotéis e muito conforto aos viajantes.

A cidade, com cerca de 70.000 habitantes, conta ainda com um dos principais aeroportos da Noruega, recebendo diversos voos diários, tanto de capitais europeias como de outras cidades da Noruega. Ou seja, apesar da distância, é um lugar fácil de chegar.

E se você está imaginando que vai virar um “picolé” por lá, a boa notícia é que a temperatura, mesmo na época mais fria, não passa dos -10º. Parece muito frio, né? Mas, acredite, considerando a localização da cidade, é muito bom.

O melhor horário para conseguir vê-la, em geral, é entre as 21h e 23h, isso claro, com céu limpo e longe das luzes da cidade.

Se você planeje fazer essa viagem, saiba que há vários voos por dia direto de Oslo ou Estocolmo até Tromsø.

Ainda no norte da Noruega, outros pontos bons para observar a aurora boreal são as famosas Ilhas Lofoten, a ilha de Senja, a cidade de Alta, Nordkapp, Narvik e a ilha de Svalbard.

Imperdível => Procurando a Aurora Boreal (Tromsø)

noruega aurora boreal tromso - Aurora boreal, que tal?

Como saber quando irá aparecer?

A época que tem mais probabilidade de vermos o espetáculo, nós já dissemos, é durante o inverno. Mas, pra ter certeza, existe um aplicativo prático e exclusivo no Visit Norway para quem não quer perder a aurora boreal, o Norway Lights, que oferece a previsão do tempo, as chances de ocorrência nas cidades norueguesas e onde é possível observá-la – isso tudo em tempo real. O app está disponível para iOS e Android.

Além disso, também vale a pena consultar o site Tromso Geophysical Observatory, que te diz qual o melhor horário para observar o show na cidade.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Aurora boreal, que tal?

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Observando a aurora boreal de um navio

Vamos melhorar ainda mais a experiência?

Imagina poder ver este fenômeno em pleno mar?!

Isso é possível durante o inverno, em um percurso de cinco dias a bordo de um navio da empresa Hurtigruten. Os viajantes também irão desfrutar de passeios pelas belas ilhas de Lofoten, Vesterålen e algumas cidades norueguesas como Trondheim, Tromsø, Bergen e Ålesund.

Para se maravilhar um pouco mais, assista ao vídeo dessa viagem!

Fotografia profissional

Nós do blog Turista Profissional somos simplesmente apaixonados por fotografias. Sempre que vimos alguma maravilha da natureza queremos registrar em fotos. Mas, no caso da aurora boreal, não é tão simples assim.

Pensando nisso, o turismo da cidade de Narvik oferece tours onde um profissional de fotografia acompanha os viajantes. Desta forma, tudo pode ser devidamente registrado, garantindo uma lembrança eterna desse mágico momento.

Outros lugares bons para ver a aurora boreal no mundo

Aurora Boreal no Alasca

A aurora boreal no Alasca é outra experiência fantástica, pois, além de paisagens lindas, o céu por lá permite uma visibilidade muito boa do fenômeno. Um dos melhores lugares para ir é o Parque Nacional de Denali.

aurora boreal - Aurora boreal, que tal?

Aurora Boreal no Canadá

Outro lugar muito bom é o Canadá, já que o país também é cortado pelo Círculo Polar Norte.

Os principais lugares para ver a aurora boreal no Canadá são: Yellowknife, Churchill, Whitehorse, Athabasca, Parque Nacional de Banff, Jasper, e Iqaluit, entre outros.

Aurora Boreal no Escócia

Embora não seja o destino mais famoso, na Ilha de Skye da Escócia também dá para se ver a aurora boreal. Além disso, o país é um dos mais lindos que eu já visitei, com paisagens deslumbrantes, castelos e muita história.

Aurora Boreal no Finlândia

Pertinho da Noruega, mas um destino um pouco mais barato, a Finlândia também está na lista dos destinos onde podemos observar a aurora boreal.

Os lugares mais indicados para isso são Lousto, Kilpisjarvi e Rovaniemi, sendo que este último, para quem não sabe, é a terra do Papai Noel, então, é uma boa desculpa para fazer uma viagem casada, em especial se for entre os meses e novembro e começo de janeiro.

Você pode voar até Helsinque e de lá pegar um voos para um desses locais. 😉

Aurora Boreal no Groenlândia

Embora a Groenlândia não seja um lugar que a maioria das pessoas pense ser possível visitar, saiba que é sim e, em especial, se quiser ver a aurora boreal. Para isso você terá que chegar até as cidades de Ammassalik ou Kulusuk.

aurora boreal 1 - Aurora boreal, que tal?

Aurora Boreal na Rússia

Se enfrentar o frio extremos não é um problema para você, que tal visitar a região de Kola na Rússia?!

Como está localizado acima do Círculo Polar Ártico, é um bom ponto no planeta para ver a aurora boreal também.

As principais cidades russas para ver o fenômeno são Murmansk, Severodvinsk, Magadan, Pustozersk, Salekhard, Tiksi, Nova Zembla, Khatanga, Dikson, Igarka e Ilha de Wrangel.

Aurora Boreal na Suécia

E, por fim, temos a Suécia como opção de destino, em especial a pequena Abisko na região da Lapônia.

Ou seja, há várias opções de super destinos para ver a aurora boreal pelo mundo.

Qual você escolheria?!

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *